• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

DE/CCS095 - PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA - Turma: 01 (2022.1)

Tópicos Aulas
Aula Síncrona 03/06/2022 (14h:00min às 15h:00min): Apresentação da disciplina (07/10/2022 - 07/10/2022)

- Dinâmica de integração. - Apresentação do plano de disciplina. Google Meet - Link: meet.google.com/yfn-pnem-rob

 

Fonte imagem: Canva

   Plano da disciplina Prevenção de acidentes na infância e adolescência 
Aula Síncrona 03/06/2022 (15h:00min às 18h:00min): Morbidade e mortalidade dos acidentes na infância e adolescência. Políticas de prevenção de acidentes com crianças e adolescentes (07/10/2022 - 07/10/2022)

Google Meet - Link: meet.google.com/yfn-pnem-rob

 

Fonte imagem: Canva

Aula Síncrona 04/06/2022 (14h:00min às 16h:00min): Impactos do luto e da morte na infância para a família: o papel da enfermagem (07/10/2022 - 07/10/2022)

Exposição dialogada sobre o conteúdo. Google meet - Link: meet.google.com/ahi-cmgt-wzt

Fonte imagem: Canva

Aula Síncrona 04/06/2022 (08h:00min às 11h:00min): Processo de crescimento e desenvolvimento infantil nas diversas faixas (08/10/2022 - 08/10/2022)
Aula Síncrona 04/06/2022 (11h:00min às 12h:00min): Processo de crescimento e desenvolvimento infantil nas diversas faixas (08/10/2022 - 08/10/2022)
Avaliação teórica 04/06/2022 (16h:00min às 18h:00min) (08/10/2022 - 08/10/2022)
Frequências da Turma
# Matrícula OUT Total
07 08
1 2022200**** 0 0 0
2 2022200**** 0 0 0
3 2022200**** 0 0 0
4 2022200**** 0 0 0
5 2022200**** 0 0 0
6 2022200**** 0 2 2
7 2022200**** 0 0 0
8 2022200**** 0 0 0
9 2022200**** 0 0 0
10 2022200**** 5 10 15
11 2022200**** 0 0 0
12 2022200**** 0 0 0
13 2022200**** 0 0 0
14 2022200**** 0 2 2
15 2022200**** 0 0 0
16 2022200**** 0 0 0
17 2022200**** 5 10 15
18 2022200**** 0 2 2
19 2022200**** 0 2 2
20 2022200**** 0 0 0
21 2022200**** 0 0 0
22 2022200**** 0 0 0
23 2022200**** 0 0 0
24 2022200**** 0 0 0
25 2022200**** 0 0 0
26 2022200**** 5 10 15
27 2022200**** 2 0 2
28 2022200**** 0 3 3
29 2022200**** 0 0 0
30 2022200**** 0 0 0
31 2022200**** 0 2 2
32 2022200**** 5 10 15
33 2022200**** 0 0 0
34 2022200**** 0 0 0
35 2022200**** 0 0 0
36 2022200**** 0 0 0
37 2022200**** 0 2 2
38 2022200**** 0 2 2
39 2022200**** 0 0 0
40 2022200**** 0 0 0
41 2022200**** 0 0 0
42 2022200**** 0 0 0
43 2022200**** 0 0 0
44 2022200**** 5 10 15
45 2022200**** 0 0 0
46 2022200**** 5 10 15
47 2022200**** 0 0 0
48 2022200**** 0 0 0
49 2022200**** 0 0 0
50 2022200**** 0 0 0
51 2022200**** 5 10 15
52 2022200**** 0 2 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022200**** 7,0 7.0 2 AM
2 2022200**** 0,0 0.0 15 RF
3 2022200**** 10,0 10.0 0 AM
4 2022200**** 10,0 10.0 0 AM
5 2022200**** 10,0 10.0 0 AM
6 2022200**** 8,5 8.5 0 AM
7 2022200**** 0,0 0.0 15 RF
8 2022200**** 7,5 7.5 0 AM
9 2022200**** 0,0 0.0 15 RF
10 2022200**** 7,5 7.5 0 AM
11 2022200**** 10,0 10.0 0 AM
12 2022200**** 10,0 10.0 0 AM
13 2022200**** 10,0 10.0 0 AM
14 2022200**** 10,0 10.0 0 AM
15 2022200**** 10,0 10.0 2 AM
16 2022200**** 7,5 7.5 2 AM
17 2022200**** 10,0 10.0 0 AM
18 2022200**** 10,0 10.0 0 AM
19 2022200**** 9,2 9.2 0 AM
20 2022200**** 9,0 9.0 0 AM
21 2022200**** 0,0 0.0 15 RF
22 2022200**** 8,0 8.0 2 AM
23 2022200**** 9,0 9.0 0 AM
24 2022200**** 10,0 10.0 0 AM
25 2022200**** 8,5 8.5 0 AM
26 2022200**** 8,5 8.5 2 AM
27 2022200**** 0,0 0.0 15 RF
28 2022200**** 10,0 10.0 0 AM
29 2022200**** 6,5 6.5 0 AM
30 2022200**** 10,0 10.0 0 AM
31 2022200**** 10,0 10.0 0 AM
32 2022200**** 10,0 10.0 0 AM
33 2022200**** 9,2 9.2 2 AM
34 2022200**** 10,0 10.0 2 AM
35 2022200**** 0,0 0.0 15 RF
36 2022200**** 10,0 10.0 0 AM
37 2022200**** 10,0 10.0 0 AM
38 2022200**** 9,7 9.7 2 AM
39 2022200**** 7,0 7.0 0 AM
40 2022200**** 8,1 8.1 0 AM
41 2022200**** 10,0 10.0 0 AM
42 2022200**** 0,0 0.0 15 RF
43 2022200**** 10,0 10.0 0 AM
44 2022200**** 10,0 10.0 0 AM
45 2022200**** 10,0 10.0 0 AM
46 2022200**** 10,0 10.0 2 AM
47 2022200**** 10,0 10.0 0 AM
48 2022200**** 10,0 10.0 0 AM
49 2022200**** 10,0 10.0 0 AM
50 2022200**** 10,0 10.0 0 AM
51 2022200**** 9,0 9.0 0 AM
52 2022200**** 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Crescimento e desenvolvimento infantil com ênfase na prevenção de acidentes infanto-juvenil. Principais acidentes na infância. Prevenção de acidentes domésticos na infância. A prática da puericultura ,os cuidados de enfermagem e a prevenção de acidentes. A morte e o morrer na infância.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina baseia-se no Projeto Pedagógico do Curso de Especialização em Enfermagem neonatal e pediátrica do Departamento de Enfermagem da UFPI. Será desenvolvida em formato remoto, constituído por momentos síncronos e assíncronos. Desse modo, os momentos síncronos serão realizados via Google Meet e os assíncronos com o emprego de atividades off-line previamente estabelecidas. Para tal, serão utilizadas metodologias ativas e estratégias capazes de despertar e impulsionar os elementos formativos, tais como atividades crítico-reflexivas envolvendo artigos científicos e análise de estudos de casos. Ademais, aulas expositivas dialogadas e provas escritas também serão utilizadas.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A sistemática de avaliação da aprendizagem ocorrerá conforme o Projeto Pedagógico do Curso de Especialização em Enfermagem neonatal e pediátrica do Departamento de Enfermagem da UFPI e a Resolução nº100/2019 da CEPEX-UFPI que regulamenta os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu na UFPI. Desse modo, será um processo contínuo e progressivo, oferecendo oportunidade ao aluno com a avaliação e a autoavaliação, abrangendo, em especial, a área cognitiva (aspectos relacionados com capacidades, habilidades intelectuais, conhecimento dos conteúdos, bem como domínio de informações).

A aprovação na disciplina estará condicionada ao rendimento escolar do aluno, mensurado através da avaliação do ensino/aprendizagem e da assiduidade às atividades didáticas. Entende-se por avaliação da aprendizagem o processo formativo de diagnóstico, realizado pelo professor, sobre as competências e habilidades desenvolvidas pelos alunos, assim como sobre os conhecimentos construídos. Já a assiduidade do aluno refere-se à frequência às atividades didáticas (aulas teóricas e práticas e demais atividades exigidas em cada disciplina) programadas para o período letivo.

Ressalta-se que a frequência mínima exigida é de 75% (setenta e cinco por cento), assim compreendidas: atividade síncrona – assiduidade e participação na atividade realizada em tempo real; atividade assíncrona – realização e envio de atividades acadêmicas. A frequência do discente nos momentos síncronos será realizada através de chamada oral. Quanto às atividades assíncronas a frequência será contabilizada a partir de sua realização e entrega, dentro do prazo previamente estabelecido.

A presença do aluno é registrada por sua frequência em cada 60 minutos de aula (síncrona).

A avaliação teórica será individualizada e realizada no encerramento da disciplina.

Em caso de impossibilidade de realização de uma avaliação da aprendizagem no determinado prazo por parte do aluno, por motivos de força maior, com justificativa comprovada, o aluno poderá requerer segunda chamada de provas, cabendo à coordenação do curso emitir parecer sobre o pedido e, se for o caso, definir novos prazos e procedimentos de avaliação.

Será considerado aprovado na disciplina o aluno que:
- Obtiver frequência igual ou superior a 75% e média final da disciplina igual ou superior a 6,0.
Horário de atendimento: 08h:00min às 12h:00min e 14h:00min às 18h:00min
Bibliografia: BARCELOS, R. S.; DEL-PONTE, B.; SANTOS, I. S. Interventions to reduce accidents in childhood: a systematic review☆. Jornal de pediatria, v. 94, p. 351-367, 2018.
BRASIL. Ministério da Integração Nacional. (MI). Secretaria Nacional de Defesa Civil. (SEDEC). Redução das vulnerabilidades aos desastres e acidentes na infância / Ministério da Integração Nacional. Secretaria Nacional de Defesa Civil. -2. ed. -- Brasília: MS, 2002.
BRITO, M.A. et. al. Fatores de risco no ambiente doméstico para quedas em crianças menores de cinco anos. Revista gaúcha. v.38, n.3, 2017.
HOCKENBERRY, M. J. Wong fundamentos de enfermagem pediátrica / Marilyn J. Hockenberry, David Wilson, Cheryl C. Rodgers ; [ tradução Eliseanne Nopper, Flor de Letras , Sueli Toledo Basile]. - 10. ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2018.
RIBEIRO MGC et al. Determinantes sociais da saúde associados a acidentes domésticos na infância: uma revisão integrativa. REBEN.v.72, n. 1, 2019.
ROOT, B. L.; EXLINE, J. J. The role of continuing bonds in coping with grief: Overview and future directions. Death Studies, v. 38, n. 1, p. 1-8, 2014.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
07/10/2022
07/10/2022
Aula Síncrona 03/06/2022 (14h:00min às 15h:00min): Apresentação da disciplina
07/10/2022
07/10/2022
Aula Síncrona 03/06/2022 (15h:00min às 18h:00min): Morbidade e mortalidade dos acidentes na infância e adolescência. Políticas de prevenção de acidentes com crianças e adolescentes
07/10/2022
07/10/2022
Aula Síncrona 04/06/2022 (14h:00min às 16h:00min): Impactos do luto e da morte na infância para a família: o papel da enfermagem
08/10/2022
08/10/2022
Aula Síncrona 04/06/2022 (08h:00min às 11h:00min): Processo de crescimento e desenvolvimento infantil nas diversas faixas
08/10/2022
08/10/2022
Aula Síncrona 04/06/2022 (11h:00min às 12h:00min): Processo de crescimento e desenvolvimento infantil nas diversas faixas
08/10/2022
08/10/2022
Avaliação teórica 04/06/2022 (16h:00min às 18h:00min)
Avaliações
Data Descrição
04/06/2022 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Consolidado Final da disciplina 19/06/2022
Boas vindas!!! 03/06/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1100 24/08/2024 19:17