-

PPGED159 - PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO II - Turma: 04 (2022.1)

Tópicos Aulas
Pesquisa em educação: abordagem narrativa (11/03/2022 - 11/03/2022)
Pesquisa em educação: abordagem narrativa
Pesquisa em educação: abordagem narrativa (18/03/2022 - 18/03/2022)
Pesquisa em educação: abordagem narrativa
Delimitação do objeto de estudo (25/03/2022 - 25/03/2022)
Revisitação de problema e objetivos da pesquisa.
Fundamentos epistemológicos da pesquisa narrativa (01/04/2022 - 01/04/2022)
Fundamentos epistemológicos da pesquisa narrativa
Fundamentos epistemológicos da pesquisa narrativa (08/04/2022 - 08/04/2022)
Fundamentos epistemológicos da pesquisa narrativa
Definição das fontes de pesquisa a serem utilizadas: descrição e fundamentação teórica (29/04/2022 - 29/04/2022)
Definição das fontes de pesquisa a serem utilizadas: descrição e fundamentação teórica
Definição das fontes de pesquisa a serem utilizadas: descrição e fundamentação teórica (06/05/2022 - 06/05/2022)
Definição das fontes de pesquisa a serem utilizadas: descrição e fundamentação teórica
Revisão de literatura em teses e dissertações (13/05/2022 - 13/05/2022)
Revisão de literatura em teses e dissertações: elaboração de mapa conceitual
Revisão de literatura em teses e dissertações (20/05/2022 - 20/05/2022)
Revisão de literatura em teses e dissertações: definição das categorias teóricas
Revisão de literatura em teses e dissertações (27/05/2022 - 27/05/2022)
Revisão de literatura em teses e dissertações: definição das categorias teóricas
Revisão de literatura em teses e dissertações (03/06/2022 - 03/06/2022)
Revisão de literatura em teses e dissertações: definição das categorias teóricas
Triangulação de fontes na pesquisa em educação (10/06/2022 - 10/06/2022)
Triangulação de fontes na pesquisa em educação
Triangulação de fontes na pesquisa em educação (24/06/2022 - 24/06/2022)
Triangulação de fontes na pesquisa em educação
Questões éticas da pesquisa em educação (01/07/2022 - 01/07/2022)
Questões éticas da pesquisa em educação: especificidades da pesquisa com seres humanos
Questões éticas da pesquisa em educação (08/07/2022 - 08/07/2022)
Questões éticas da pesquisa em educação: especificidades da pesquisa com seres humanos
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
11 18 25 01 08 29 06 13 20 27 10 24 01 08 15
1 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2021100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Aprofundamento teórico e metodológico de um dos tipos/modalidades de pesquisa em Educação.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O desenvolvimento das aulas ocorrerá a partir das seguintes atividades: exposições dialogadas, discussões de textos e livros lidos, relato de experiências, estudo de caso, leitura de textos, trabalhos individuais e em grupos, exibição de vídeos e filmes, entre outas atividades.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo de avaliação da disciplina será efetivado conforme disposições legais desta IES e incluirá a observação dos seguintes aspectos: frequência mínima de 75% das aulas, assiduidade, pontualidade, responsabilidade, interesse, participação e compromisso com as atividades propostas e desenvolvidas em sala, pontualidade na entrega dos trabalhos, qualidade dos trabalhos produzidos, postura profissional, autodisciplina, relacionamento, autoavaliação, atividades individuais e em grupo, entre outras. Para registro no diário de classe serão computadas avaliações em uma escala de 0 a 10. A avaliação constará das seguintes atividades: Participação nas aulas (avaliação processual), fichamentos, resenhas críticas, resumos de textos, apresentação de relatos sobre pesquisas em andamento e apresentação do projeto revisado.
Horário de atendimento:
Bibliografia: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. O método autobiográfico como produtor de sentidos: a invenção de si. Revista Actualidades Pedagógicas nº 54/ Julio – diciembre 2009.
ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Memória, narrativas e pesquisa autobiográfica. História da Educação, ASPHE,/FaE/UFPEl, Pelotas, n 14. p. 79-95, set. 2003.
ANDRE, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 12.ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. 143p.
BAKHTIN, Mikhail M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003. BAKHTIN, Mikhail M. Para uma filosofia do ato responsável. [Tradução aos cuidados de Valdemir Miotello & Carlos Alberto Faraco]. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1996. (Obras escolhidas; v.1).
BOLÍVAR, Antonio; DOMINGO, Jesús; FERNÁNDEZ, Manuel. La investigación biográfico-narrativa en educación: enfoque y metodología. Editora La Muralla: Madrid, 2001.
CARVALHO, Isabel Cristina Moura. Biografia, identidade e narrativa: elementos para uma análise hermenêutica. Horizontes antropológicos, Porto Alegre, ano 9 n. 19, p. 283-302, julho de 2003.
FREITAS, Maria Teresa; SOUZA, Solange Jobim e; KRAMER, Sônia. Ciências Humanas e Pesquisa: Leituras de Mikhail Bakhtin. Coleção questões da nossa época. v.107. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2007.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. In: GERALDI, Corinta Maria Grisolia; RIOLFI, Claudia Rosa; GARCIA, Maria de Fátima (Org.). Escola Viva: elementos para a construção de uma educação de qualidade social. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004ª.
LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Tradução Alfredo VeigaNeto. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004b.
LIMA, Maria Emília Caixeta; GERALDI, Corinta Maria Grisolia; GERALDI, Wanderley. O trabalho com narrativas na investigação em educação. Educ. rev. [online]. 2015, vol.31, n.1, pp.17-44. ISSN 0102-4698. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698130280>. Acesso: 10 mai 2015.
MARIANI, Fábio. A pesquisa narrativa na formação de professores: aproximações que se potencializam. Roteiro, Joaçaba, v. 41, n. 1, p. 109-134, jan./abr. 2016.
MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
NÓVOA, Antonio (Org.). Vidas de Professores. Portugal: Porto Editora, 1995. RICOEUR, Paul. La vida: un relato en busca de narrador. ÁGORA, Vol. 25, nº 2: 9-22, 2006.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo,SP: Cortez, 2008. 304p
SOUZA, Elizeu Clementino de. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A; Salvador, BA: UNEB, 2006.
TEIXEIRA, ELIZABETH. As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
11/03/2022
11/03/2022
Pesquisa em educação: abordagem narrativa
18/03/2022
18/03/2022
Pesquisa em educação: abordagem narrativa
25/03/2022
25/03/2022
Delimitação do objeto de estudo
01/04/2022
01/04/2022
Fundamentos epistemológicos da pesquisa narrativa
08/04/2022
08/04/2022
Fundamentos epistemológicos da pesquisa narrativa
29/04/2022
29/04/2022
Definição das fontes de pesquisa a serem utilizadas: descrição e fundamentação teórica
06/05/2022
06/05/2022
Definição das fontes de pesquisa a serem utilizadas: descrição e fundamentação teórica
13/05/2022
13/05/2022
Revisão de literatura em teses e dissertações
20/05/2022
20/05/2022
Revisão de literatura em teses e dissertações
27/05/2022
27/05/2022
Revisão de literatura em teses e dissertações
03/06/2022
03/06/2022
Revisão de literatura em teses e dissertações
10/06/2022
10/06/2022
Triangulação de fontes na pesquisa em educação
24/06/2022
24/06/2022
Triangulação de fontes na pesquisa em educação
01/07/2022
01/07/2022
Questões éticas da pesquisa em educação
08/07/2022
08/07/2022
Questões éticas da pesquisa em educação
Avaliações
Data Descrição
01/04/2022 1ª Avaliação
13/05/2022 2ª Avaliação
10/06/2022 3ª Avaliação
08/07/2022 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 06:32