Metodologia: |
A disciplina baseia-se no método indutivo-dedutivo, no qual para cada conteúdo, direciona-se o que saber, onde buscar o conhecimento e o que fazer num processo de descoberta onde o estudante é o agente da aprendizagem. A utilização de técnica básica de Enfermagem a partir do conteúdo bibliográfico. Esta construção se dará através de discussões e seminários, permeando com conteúdos desenvolvidos através de exposição dos professores. Os estudantes serão divididos em grupos, e conhecerão a bibliografia indicada em sala de aula, para discutir e analisar as bases técnicas da Enfermagem. Pretende-se, assim, que os estudantes participem efetivamente das discussões e aulas teórico-práticas. Será utilizada a seguinte metodologia: Aulas expositivas e dialogadas; Elaboração de relatórios; Apresentação de seminários; Estudo dirigido; Pesquisa bibliográfica; Leitura de texto relacionada com o conteúdo programático; Produção textual; Trabalhos individuais, Atividade em grupo; Leitura compartilhada; Sessão de vídeo com análise e discussão e; Provas escritas. Verificações de aprendizagens formais: serão atribuídos conceitos de acordo com as normas da Instituição e suas datas obedecerão ao Calendário Acadêmico.
|
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação do desempenho dos alunos será numa dimensão formativa, contínua, e somativa, individualmente e em grupo observando aspectos qualitativos e quantitativos, como a participação nas atividades propostas, observando sua responsabilidade, criticidade, interesse, qualidade dos trabalhos produzidos. O rendimento acadêmico será feito através da apuração da frequência às atividades didáticas e da avaliação do aproveitamento escolar, conforme regulamenta a Resolução CEPEX 31/2021 da UFPI (regulamenta atividades remotas nos Colégios Técnicos), conforme o que segue: O controle de frequência será consolidado por meio da participação dos estudantes nas atividades indicadas pelo docente no plano de curso da disciplina. As atividades assíncronas não devem ultrapassar 50% da carga horária do componente curricular. As atividades assíncronas (avaliativas ou não) elaboradas pelos docentes deverão ser postadas em até 24 (vinte e quatro) horas após a aula e estabelecer um período mínimo de 5 (cinco) dias a serem entregues pelos estudantes. O discente deverá cumprir os prazos estabelecidos pelo docente para realização das atividades. Em caso de descumprimento pelo discente, fica a critério do docente decidir sobre a dinâmica da pontuação da referida atividade. O controle de frequência de discentes se dará por meio das participações nas atividades síncronas e assíncronas. A frequência mínima exigida será de 75% (setenta e cinco por cento) do total das atividades, assim dispostas: Atividade Síncrona: assiduidade e participação na atividade realizada em tempo real. Atividade Assíncrona: realização e envio de atividades acadêmicas. Para os casos de alunos em situação de avaliação de segunda chamada, considerando o Regimento Interno de cada Unidade, a comunicação deverá ser feita através de e-mail à coordenação do curso técnico concomitante e/ou subsequente com cópia para o(s) professor(es) ao qual o componente curricular esteja vinculado com anexo do comprovante de justificativa, no prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis. A autorização para realização da verificação da aprendizagem, em segunda chamada, dependerá da análise pela Coordenação de Curso/Área, conjuntamente com o(s) professor(es) da(s) disciplina(s), que dispõem de 24 (vinte e quatro) horas, após a notificação ao professor, para emitirem parecer relativo ao objeto do requerimento com devolutiva via e-mail. A média final, por disciplina, para os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subsequente ou Concomitante, será obtida considerando somatório das notas das avaliações da aprendizagem dividido pelo número de avaliações. Estará(ão) aprovado(s) por média o(s) estudante(s) que alcançar(em) nota final igual ou superior a 6,0 (seis). Para aqueles com nota inferior a 3,0 (quatro) não haverá recuperação, estando o(s) mesmo(s) reprovado(s) por nota. Para aqueles com nota entre 3,0 e 5,9 haverá recuperação. Para a aprovação na disciplina se exige nota final igual ou superior à 6,0 (seis) e frequência maior ou igual a 75% da carga horária da disciplina, em atividades síncronas e assíncronas. A avaliação ocorrerá por meio de atividades individuais e em grupo, realizadas remotamente, síncrona e assincronamente. A média final será obtida pela média das notas das atividades realizadas: 1ª nota (1ª avaliação online), 2ª nota (2ª avaliação online), 3ª nota (3ª avaliação online) e 4ª nota (4ª avaliação online + média das notas das atividades avaliativas). |
Bibliografia:
| ATKINSON, M. Fundamentos de Enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989. CAMPADELLI, M. C. et al. Processo de Enfermagem na prática. 2. ed. São Paulo: Ática, 2000. DU GAS, B. W. Enfermagem prática. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1988. TIMBY, B. K. Conceitos e habilidades fundamentais de Enfermagem. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002. PRADO, M. L. E; GELBGKE, F. L. Fundamentos de Enfermagem. Florianópolis: Cidade Futura, 2002. NETTINA, S. M. Prática de Enfermagem. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016. |