-

CTF023 - REDAÇÃO E EXPRESSÃO II - Turma: MA 2 (2022.0)

Tópicos Aulas
(2) Orientações Gerais (26/02/2022 - 26/02/2022)

(Momento síncrono)

🖥️ Encontro on-line no Google Meet (das 10h20 às 12h); 

📚 Orientações sobre o andamento da disciplina no decorrer do período letivo 2022.

(4) Um help na selfie (05/03/2022 - 05/03/2022)

(Momento assíncrono)

Procure autorretratos de pintores famosos 👨🏼‍🎨👩🏽‍🎨 e reflita: O QUE HÁ DE DIFERENTE ENTRE SELFIES E OS AUTORRETRATOS ENCONTRADOS POR VOCÊ? 

🖌️ Retome as questões que discutimos na parte 1 para analisar os autorretratos que você encontrou: Quem é? Onde está? O que está fazendo? Diversão, trabalho ou apenas pose? Situação feliz, prazerosa ou triste, desagradável? Qual é a expressão facial?

ATENÇÃO: compartilhe suas reflexões no formulário a seguir: https://bit.ly/3sBtokL. Na sua resposta, informe também o link de onde você encontrou o autorretrato. 🎨

🖼️ Em seguida, faça, com sua câmera fotográfica ou seu celular, um novo selfie que represente: seu dia-a-dia ou profissão que pretende exercer no futuro. 

📧 Em seguida, compartilhe sua selfie com o professor exclusivamente pelo e-mail lpt@labproducaotextual.com. Juntamente com a foto, envie uma descrição detalhada. Criatividade e nada de cópia, viu!

🗓️ DATA-LIMITE PARA ENVIO DA PRODUÇÃO: até 15 de março de 2022.

(6) Relações Morfossintáticas (12/03/2022 - 12/03/2022)

(Momento síncrono)

🖥️ Encontro on-line no Google Meet (das 10h20 às 12h); 

📚 Aula dialogada sobre Relações Morfossintáticas; Organização dos grupos para o projeto Quer Que Eu Desenhe?.

(8) Relações Morfossintáticas (19/03/2022 - 19/03/2022)

(Momento síncrono)

🖥️ Encontro on-line no Google Meet (das 10h20 às 12h); 

📚 Organização da turma em grupos para identificação das classes de palavras no texto Selfie-se quem puder!, de Márcio Castro, no quadro colaborativo (Jamboard).

(10) Relações Morfossintáticas: Forma e Função (26/03/2022 - 26/03/2022)

(Momento síncrono)

🖥️ Encontro on-line no Google Meet (das 10h20 às 12h); 

📚 Aula dialogada sobre as classes de palavras; Leitura e análise dos textos "Circuito Fechado"e "Como se conjuga um empresário".

(12) Leitura e compreensão textual (02/04/2022 - 02/04/2022)

(Momento síncrono)

🖥️ Encontro on-line no Google Meet (das 10h20 às 12h); 

📚 Leitura e análise do texto de divulgação científica intitulado Fui procurar o endereço da saudade e o encontrei bem no meio do cérebro, de Lúcia Helena (disponível no UOL).

(14) Texto de Divulgação Científica (09/04/2022 - 09/04/2022)

(Momento assíncrono e síncrono)

🖥️ Encontro on-line no Google Meet (das 11h10 às 12h); 

📚 Em grupo, fazer curadoria sobre seu tema do projeto Quer Que Eu Desenhe?, listando os livros, sites, vídeos que o grupo precisará para produzir o texto de divulgação científica;

📝 Apresentação (de forma on-line) das diretrizes para produção do texto de divulgação científica.

(16) Análise Linguística (23/04/2022 - 23/04/2022)

(Momento assíncrono)

📚 Leitura do texto Fui procurar o endereço da saudade e o encontrei bem no meio do cérebro, de Lúcia Helena (disponível no UOL) e exercícios de análise linguística.

(18) Divulgação Científica e Cinema (30/04/2022 - 30/04/2022)

(Momento síncrono)

Continuação da exibição do filme Divertida Mente e análise dos seguintes aspectos:

- o papel das emoções na formação das memórias;

- o papel das memórias na formação de nossa personalidade;

- a importância dos sentimentos, incluindo aqueles não tão agradáveis, como o medo, o nojo, a raiva e a tristeza;

- a crítica feita pelo filme à sociedade contemporânea, que parece levar as pessoas a uma busca incessante pela felicidade e desencadear ansiedade e estados depressivos.

(20) Seminário (07/05/2022 - 07/05/2022)

(Momento síncrono)

🖥️ Encontro on-line no Google Meet (das 10h20 às 12h); 

Apresentação oral dos temas sobre neurociências.

(22) Leitura e compreensão de texto (14/05/2022 - 14/05/2022)

(Momento síncrono)

🖥️ Encontro on-line no Google Meet (das 10h20 às 12h); 

📚 Leitura e discussão do texto 9 coisas que o filme Divertida Mente ensina sobre o cérebro e as emoções, de André Biernath.

(24) Texto de Divulgação Científica (21/05/2022 - 21/05/2022)

(Momento síncrono)

🖥️ Encontro on-line no Google Meet (das 10h20 às 12h); 

📝 Continuação da correção da primeira versão do texto de divulgação científica.

Jornada Acadêmica (28/05/2022 - 28/05/2022)

Participação das/os estudantes na 8ª Jornada Acadêmica e 8ª Mostra de Pesquisa e Extensão para a construção de conhecimento científico sobre pesquisa, extensão e ações formativas, por meio de palestras, minicursos e mesas-redondas ofertadas, de 24 a 27 de maio de 2022.

▶️ Recursos: Google Meet 👩‍🏫👩‍💻 e YouTube 📽

(26) Texto de Divulgação Científica (04/06/2022 - 04/06/2022)

(Momento síncrono)

🖥️ Encontro on-line no Google Meet (das 10h20 às 12h); 

📝 Correção da primeira versão do texto de divulgação científica.

(28) Seminário (11/06/2022 - 11/06/2022)

(Momento Presencial)

Organização e preparação para Seminário sobre Romantismo: formação de grupos, definição de temas e orientação sobre a apresentação e slides.

(30) Oficina LPT (25/06/2022 - 25/06/2022)

(Momento presencial e síncrono)

🖥️ Encontro on-line no Google Meet (das 10h20 às 12h); 

📚 Oficina LPT sobre Infográfico com Francis Artuso Paiva e Gabriela Brito para projeto Quer Que Eu Desenhe?.

(32) Oficina LPT (02/07/2022 - 02/07/2022)

(Momento presencial e síncrono)

🖥️ Encontro on-line no Google Meet (das 10h20 às 12h); 

📚 Oficina LPT sobre Edição de Vídeo com FKarla Vidal para projeto Quer Que Eu Desenhe?.

(36) Leitura e compreensão textual (06/08/2022 - 13/08/2022)

Aplicação de atividade do projeto Redigir (https://www.redigirufmg.org/) sobre Linguagem Neutra e Linguagem Inclusiva para iniciar as ações do projeto Polêmicas em Debate (https://lptextual.me/projetos-de-leitura/polemicas-em-debate/).

(38) Produção Textual (20/08/2022 - 20/08/2022)

📝 Produção de texto de opinião sobre Linguagem Neutra/Linguagem Inclusiva

(40) Leitura e Compreensão Textual (27/08/2022 - 27/08/2022)

Retomada da atividade do projeto Redigir (https://www.redigirufmg.org/) sobre Linguagem Neutra e Linguagem Inclusiva.

(42) Oficina LPT (03/09/2022 - 03/09/2022)

📚 Oficinas LPT sobre Leitura e Escrita com Marcos Marcionilo.

(44) Polêmicas em Debate (10/09/2022 - 10/09/2022)

🗣️ Apresentação do Polêmicas em Debate.

(46) Argumentação e Cidadania (17/09/2022 - 17/09/2022)

Análise de uma ideia legislativa apresentada no portal e-cidadania do Senado Federal. Levantamento de hipóteses e argumentos.

(48) Polêmicas em Debate (24/09/2022 - 24/09/2022)

📋 Realização de enquete para defnição dos temas e grupos da 11ª edição do projeto Polêmicas em Debate.

(50) Debate Regrado (01/10/2022 - 01/10/2022)

💬 Aula dialogada sobre o gênero oral debate regrado.

(52) Argumentação e cidadania (08/10/2022 - 08/10/2022)

Retomada da atividade sobre argumentação e cidadania a partir de ideia legislativa apresentada no portal e-cidadania para construção de argumentos.

(54) Tipos de argumentos (22/10/2022 - 22/10/2022)

💬 Aula dialogada sobre estratégias de argumentação no debate regrado.

(56) Analisando pontos de vista (03/11/2022 - 03/11/2022)
💬 Leitura e discussão de artigos de opinião sobre a temática O Estado deve financiar as campanhas políticas?; Análise dos pontos de vistas SIM e NÃO e levantamento de argumentos.
(58) Artigo de Opinião (05/11/2022 - 05/11/2022)

💬 Aula dialogada sobre artigo de opinião.

(60) Artigo de Opinião (12/11/2022 - 12/11/2022)

💬 Produção individual de artigo de opinião [a partir dos temas da 11ª edição do projeto Polêmicas em Debate].

(62) Artigo de Opinião (19/11/2022 - 19/11/2022)

💬 Correção coletiva da Produção individual de artigo de opinião.

Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV Total
26 05 12 19 26 02 09 16 23 30 07 14 21 28 04 11 18 25 02 06 13 20 27 03 10 17 24 01 08 22 03 05 12 19
1 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2020300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2020300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2021300**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
11 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 8
13 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2021300**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
17 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2020300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Unid. 5 Unid. 6 Unid. 7 Unid. 8 Unid. 9 Unid. 10 Unid. 11 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020300**** 8,5 10,0 8,0 7,0 10,0 9,0 9,0 9,0 8.9 0 AM
2 2021300**** 8,0 10,0 7,5 7,0 8,0 8,0 9,0 8,5 8.3 0 AM
3 2021300**** 8,0 10,0 8,0 7,0 8,0 8,0 9,0 8,0 8.3 0 AM
4 2021300**** 8,0 6,0 7,5 7,0 10,0 10,0 4,0 1,0 6.8 2 AM
5 2021300**** 8,5 10,0 8,5 10,0 9,0 9,0 9,0 10,0 9.3 0 AM
6 2021300**** 10,0 10,0 7,5 10,0 10,0 10,0 9,0 9,5 9.6 0 AM
7 2021300**** 9,0 10,0 7,5 7,0 8,0 8,0 9,0 9,0 8.5 0 AM
8 2021300**** 9,5 10,0 8,5 7,0 10,0 8,0 8,5 1,0 7.9 8 AM
9 2021300**** 6,0 6,0 8,0 7,0 10,0 9,0 9,0 8,5 8.0 0 AM
10 2021300**** 10,0 10,0 7,5 10,0 10,0 10,0 9,0 9,5 9.6 2 AM
11 2021300**** 10,0 10,0 7,5 10,0 10,0 10,0 6,0 9,0 9.1 0 AM
12 2021300**** 8,5 10,0 8,5 10,0 10,0 8,0 9,0 1,5 8.3 0 AM
13 2021300**** 9,5 10,0 8,5 10,0 9,0 9,0 9,0 10,0 9.5 0 AM
14 2020300**** 8,5 10,0 8,0 7,0 8,0 8,0 9,0 10,0 8.6 0 AM
15 2021300**** 7,0 10,0 7,5 10,0 8,0 8,0 9,0 8,0 8.5 0 AM
16 2021300**** 8,0 10,0 8,0 10,0 10,0 9,0 9,0 9,5 9.2 0 AM
17 2021300**** 8,0 10,0 8,0 10,0 8,0 8,0 9,0 10,0 8.9 0 AM
18 2020300**** 2,0 6,0 8,5 10,0 10,0 8,0 9,0 8,0 7.8 0 AM
19 2021300**** 8,0 10,0 8,5 10,0 9,0 9,0 9,0 9,0 9.1 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: REDAÇÃO E EXPRESSÃO II
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Encontros on-line pelo Google Meet; Exposição oral de conteúdos; Leitura, Compreensão e Produção de textos de diversos gêneros textuais; Aplicação de projetos de leitura e escrita com vistas ao protagonismo juvenil e emancipação; Utilização das ferramentas Google: apresentações (slides), documentos, planilhas, formulários e demais ferramentas/recursos digitais.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A partir das atividades síncronas e assíncronas e participação nas aulas (50%); Execução das atividades das trilhas nos projetos Quer Que Eu Desenhe? e Polêmicas em Debate (50%).
Horário de atendimento:
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
26/02/2022
26/02/2022
(2) Orientações Gerais
05/03/2022
05/03/2022
(4) Um help na selfie
12/03/2022
12/03/2022
(6) Relações Morfossintáticas
19/03/2022
19/03/2022
(8) Relações Morfossintáticas
26/03/2022
26/03/2022
(10) Relações Morfossintáticas: Forma e Função
02/04/2022
02/04/2022
(12) Leitura e compreensão textual
09/04/2022
09/04/2022
(14) Texto de Divulgação Científica
23/04/2022
23/04/2022
(16) Análise Linguística
30/04/2022
30/04/2022
(18) Divulgação Científica e Cinema
07/05/2022
07/05/2022
(20) Seminário
14/05/2022
14/05/2022
(22) Leitura e compreensão de texto
21/05/2022
21/05/2022
(24) Texto de Divulgação Científica
28/05/2022
28/05/2022
Jornada Acadêmica
04/06/2022
04/06/2022
(26) Texto de Divulgação Científica
11/06/2022
11/06/2022
(28) Seminário
25/06/2022
25/06/2022
(30) Oficina LPT
02/07/2022
02/07/2022
(32) Oficina LPT
06/08/2022
13/08/2022
(36) Leitura e compreensão textual
20/08/2022
20/08/2022
(38) Produção Textual
27/08/2022
27/08/2022
(40) Leitura e Compreensão Textual
03/09/2022
03/09/2022
(42) Oficina LPT
10/09/2022
10/09/2022
(44) Polêmicas em Debate
17/09/2022
17/09/2022
(46) Argumentação e Cidadania
24/09/2022
24/09/2022
(48) Polêmicas em Debate
01/10/2022
01/10/2022
(50) Debate Regrado
08/10/2022
08/10/2022
(52) Argumentação e cidadania
22/10/2022
22/10/2022
(54) Tipos de argumentos
03/11/2022
03/11/2022
(56) Analisando pontos de vista
05/11/2022
05/11/2022
(58) Artigo de Opinião
12/11/2022
12/11/2022
(60) Artigo de Opinião
19/11/2022
19/11/2022
(62) Artigo de Opinião
Avaliações
Data Descrição
26/03/2022 1ª Avaliação
30/04/2022 2ª Avaliação
28/05/2022 3ª Avaliação
25/06/2022 4ª Avaliação
27/08/2022 5ª Avaliação
24/09/2022 6ª Avaliação
29/10/2022 7ª Avaliação
26/11/2022 8ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1088 17/07/2024 19:24