-

CTF008 - LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA II - Turma: MI 2 (2022.0)

Tópicos Aulas
Apresentação do plano de curso. Exibição e discussão do curta-metragem que fala sobre educação.cu (24/02/2022 - 24/02/2022)
Análise e interpretação da música "Podres poderes" (03/03/2022 - 03/03/2022)
Estudo das relações morfossintáticas no texto na música "Podres poderes". (10/03/2022 - 10/03/2022)
Estudo das relações morfossintáticas no sintagma nominal. (17/03/2022 - 17/03/2022)
Estudo das relações morfossintáticas no sintagma nominal. (24/03/2022 - 24/03/2022)
Romantismo: contexto histórico-político-social. (31/03/2022 - 31/03/2022)
Romantismo: a poesia brasileira. (07/04/2022 - 07/04/2022)
Pesquisa sobre autores e obras do Romantismo Brasileiro. (14/04/2022 - 14/04/2022)
Pesquisa sobre autores e obras do Romantismo Brasileiro. (28/04/2022 - 28/04/2022)

Aula Extra.

Leitura e interpretação de texto. (05/05/2022 - 05/05/2022)
A classe dos substantivos. (12/05/2022 - 12/05/2022)
Assíncrona: leitura e análise de uma obra do Romantismo. (19/05/2022 - 19/05/2022)
Realização da 8ª Jornada Acadêmica: mostra de pesquisa e extensão. (26/05/2022 - 26/05/2022)
Vida e obra de José de Alencar e Castro Alves. (02/06/2022 - 02/06/2022)
Retomada de conteúdos já ministrados: romantismo e leitura de textos (09/06/2022 - 09/06/2022)
Pronome Relativo (23/06/2022 - 23/06/2022)
Resolução de questões sobre os pronomes relativos (30/06/2022 - 30/06/2022)
Apresentação dos seminários sobre romantismo no Brasil e em Portugal (07/07/2022 - 07/07/2022)
Recuperação (14/07/2022 - 14/07/2022)
Pronomes relativos e a coesão textual (04/08/2022 - 04/08/2022)
Pronomes e funcionamento semântico: interrogativos e indefinidos (11/08/2022 - 11/08/2022)
Pronomes e funcionamento semântico: interrogativos e indefinidos (18/08/2022 - 18/08/2022)

Análise e resolução de questões. 

Coesão e coerência: articulação textual (25/08/2022 - 25/08/2022)
Coesão e coerência: articulação textual (01/09/2022 - 01/09/2022)

Análise de textos. 

Artigo, numeral e interjeição: flexão e funcionamento semântico na construção do sentido do texto. (08/09/2022 - 08/09/2022)
Aplicação de avaliação (15/09/2022 - 15/09/2022)
Retomada de aspectos sobre o romantismo no Brasil e em Portugal (22/09/2022 - 22/09/2022)
Introdução ao estuda da sintaxe (29/09/2022 - 29/09/2022)
Estudo dos termos essenciais e integrantes da oração (06/10/2022 - 06/10/2022)
Resolução de questões sobre os termos essenciais e integrantes da oração (13/10/2022 - 13/10/2022)
Estudo dos termos acessórios da oração (20/10/2022 - 20/10/2022)
Letramento literário: Realismo em Portugal e no Brasil – contexto histórico e produção literária (27/10/2022 - 27/10/2022)
Letramento literário: Realismo em Portugal e no Brasil – contexto histórico e produção literária (03/11/2022 - 03/11/2022)

Leitura de uma obra do realismo brasileiro e produção de um vídeo-resenha cujo propósito é apresentar crticamente a obra lida. 

Letramento Literário: Parnasianismo – contexto histórico e produção literária (10/11/2022 - 10/11/2022)
Definição e funcionamento semântico das preposições e conjunções (17/11/2022 - 17/11/2022)
Apresentação das vídeo-resenhas sobre as obras literárias realistas (24/11/2022 - 24/11/2022)
Simbolismo: contexto histórico, características e produção literária (01/12/2022 - 01/12/2022)
Aplicação de avaliação (08/12/2022 - 08/12/2022)
Recuperação (15/12/2022 - 15/12/2022)
Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ Total
24 03 10 17 24 31 07 14 28 05 12 19 26 02 09 23 30 07 14 21 28 04 11 18 25 01 08 15 22 29 06 13 20 27 03 10 17 24 01 08 15
1 2020300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2020300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2020300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
18 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
20 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2020300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Unid. 5 Unid. 6 Unid. 7 Unid. 8 Unid. 9 Unid. 10 Unid. 11 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020300**** 9,0 9,0 8,0 9,5 10,0 5,0 10,0 9,3 8.8 0 AM
2 2021300**** 9,0 8,0 8,0 9,6 10,0 10,0 9,0 9,3 9.2 0 AM
3 2021300**** 8,5 8,0 8,5 9,5 9,0 5,0 8,0 9,5 8.3 2 AM
4 2021300**** 8,0 7,0 8,0 9,6 10,0 10,0 9,0 7,8 8.7 0 AM
5 2021300**** 8,0 7,0 8,0 9,2 8,0 10,0 0,0 9,0 7.5 2 AM
6 2021300**** 7,5 7,0 8,0 9,6 9,0 5,0 8,0 9,8 8.1 0 AM
7 2021300**** 9,0 9,0 8,5 9,5 10,0 10,0 10,0 9,0 9.4 0 AM
8 2021300**** 9,0 9,5 8,5 9,5 10,0 10,0 10,0 9,6 9.6 0 AM
9 2021300**** 8,5 9,0 8,0 9,5 10,0 10,0 8,0 9,1 9.1 0 AM
10 2021300**** 8,0 7,0 7,0 9,6 5,5 10,0 10,0 9,8 8.4 0 AM
11 2021300**** 8,5 8,0 8,5 9,5 10,0 10,0 10,0 9,8 9.4 0 AM
12 2021300**** 9,0 9,0 8,5 9,5 10,0 10,0 9,0 9,5 9.4 0 AM
13 2021300**** 8,0 7,0 7,0 9,2 7,0 5,0 8,0 9,1 7.6 0 AM
14 2020300**** 8,0 7,0 8,0 9,2 7,5 10,0 0,0 7,8 7.3 0 AM
15 2021300**** 8,5 9,0 8,0 9,6 10,0 10,0 9,0 9,6 9.3 0 AM
16 2021300**** 9,0 9,0 8,0 9,6 10,0 10,0 9,0 9,6 9.3 0 AM
17 2020300**** 8,5 8,0 8,5 9,6 9,0 10,0 10,0 0,0 8.0 0 AM
18 2021300**** 8,0 8,0 7,0 9,2 8,6 10,0 8,0 9,6 8.6 0 AM
19 2021300**** 9,0 8,0 7,0 9,2 6,5 10,0 8,0 8,8 8.4 0 AM
20 2021300**** 8,5 8,0 8,0 9,5 10,0 10,0 10,0 9,6 9.3 0 AM
21 2020300**** 0,0 0,0 8,0 9,2 7,0 8,8 5,0 0,0 8,8 6.8 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA II
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Na disciplina far-se-á uso da plataforma google meet para a realização das aulas síncronas.
Far-se-á emprego também das ferramentas classroom e do whatsapp para a postagem de atividades, slides, vídeos, áudios, artigos, livros e outros materiais.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Serão propostas atividades diversas (debates, questionários, apresentações, produções escritas, entre outros) a serem realizadas pelos alunos ao longo da disciplina a fim de verificar o conhecimento construído.
Assiduidade e participação constarão como critérios de avaliação qualitativa.
Horário de atendimento: De segunda à sexta-feira à noite.
Bibliografia: CEREJA & MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: linguagens – Literatura – Produção de texto – Gramática. 1ª série. São Paulo: Atual, 2005.
FIORIN, José Luiset SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 1990.
_____. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 1997.
GARCEZ, LUCÍLIA H. do Carmo. (2004). Técnica de Redação – o que é preciso saber para bem escrever. São Paulo: Martins Fontes.
HOUAISS, Antônio & VILLAR, Mauro de Salles. Minidicionário Houaiss da língua portuguesa. 3.ed. (rev. e aum.). Rio de janeiro: Objetiva, 2008.
KOCH, Ingedore Villaça & ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
RIBEIRO, Ana Elisa. Textos multimodais: leitura e produção. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
24/02/2022
24/02/2022
Apresentação do plano de curso. Exibição e discussão do curta-metragem que fala sobre educação.cu
03/03/2022
03/03/2022
Análise e interpretação da música "Podres poderes"
10/03/2022
10/03/2022
Estudo das relações morfossintáticas no texto na música "Podres poderes".
17/03/2022
17/03/2022
Estudo das relações morfossintáticas no sintagma nominal.
24/03/2022
24/03/2022
Estudo das relações morfossintáticas no sintagma nominal.
31/03/2022
31/03/2022
Romantismo: contexto histórico-político-social.
07/04/2022
07/04/2022
Romantismo: a poesia brasileira.
14/04/2022
14/04/2022
Pesquisa sobre autores e obras do Romantismo Brasileiro.
28/04/2022
28/04/2022
Pesquisa sobre autores e obras do Romantismo Brasileiro.
05/05/2022
05/05/2022
Leitura e interpretação de texto.
12/05/2022
12/05/2022
A classe dos substantivos.
19/05/2022
19/05/2022
Assíncrona: leitura e análise de uma obra do Romantismo.
26/05/2022
26/05/2022
Realização da 8ª Jornada Acadêmica: mostra de pesquisa e extensão.
02/06/2022
02/06/2022
Vida e obra de José de Alencar e Castro Alves.
09/06/2022
09/06/2022
Retomada de conteúdos já ministrados: romantismo e leitura de textos
23/06/2022
23/06/2022
Pronome Relativo
30/06/2022
30/06/2022
Resolução de questões sobre os pronomes relativos
07/07/2022
07/07/2022
Apresentação dos seminários sobre romantismo no Brasil e em Portugal
14/07/2022
14/07/2022
Recuperação
04/08/2022
04/08/2022
Pronomes relativos e a coesão textual
11/08/2022
11/08/2022
Pronomes e funcionamento semântico: interrogativos e indefinidos
18/08/2022
18/08/2022
Pronomes e funcionamento semântico: interrogativos e indefinidos
25/08/2022
25/08/2022
Coesão e coerência: articulação textual
01/09/2022
01/09/2022
Coesão e coerência: articulação textual
08/09/2022
08/09/2022
Artigo, numeral e interjeição: flexão e funcionamento semântico na construção do sentido do texto.
15/09/2022
15/09/2022
Aplicação de avaliação
22/09/2022
22/09/2022
Retomada de aspectos sobre o romantismo no Brasil e em Portugal
29/09/2022
29/09/2022
Introdução ao estuda da sintaxe
06/10/2022
06/10/2022
Estudo dos termos essenciais e integrantes da oração
13/10/2022
13/10/2022
Resolução de questões sobre os termos essenciais e integrantes da oração
20/10/2022
20/10/2022
Estudo dos termos acessórios da oração
27/10/2022
27/10/2022
Letramento literário: Realismo em Portugal e no Brasil – contexto histórico e produção literária
03/11/2022
03/11/2022
Letramento literário: Realismo em Portugal e no Brasil – contexto histórico e produção literária
10/11/2022
10/11/2022
Letramento Literário: Parnasianismo – contexto histórico e produção literária
17/11/2022
17/11/2022
Definição e funcionamento semântico das preposições e conjunções
24/11/2022
24/11/2022
Apresentação das vídeo-resenhas sobre as obras literárias realistas
01/12/2022
01/12/2022
Simbolismo: contexto histórico, características e produção literária
08/12/2022
08/12/2022
Aplicação de avaliação
15/12/2022
15/12/2022
Recuperação
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1073 26/04/2024 05:12