-

CTF023 - REDAÇÃO E EXPRESSÃO II - Turma: MI 2 (2022.0)

Tópicos Aulas
Leitura do plano de curso. Explicação do projeto 'Quer que eu desenhe?" (25/02/2022 - 25/02/2022)
Revisão sobre a noção de gênero textual, domínio discursivo, tipos textuais e funções da linguagem. (04/03/2022 - 04/03/2022)
Leitura e interpretação do texto de divulgação científica "Fui procurar a saudade..." (11/03/2022 - 11/03/2022)
Análise dos recursos linguísticos utilizados no texto de divulgação científica. (18/03/2022 - 18/03/2022)
Pesquisa sobre os canais onde se pode encontrar textos de divulgação científica: blogs, vlogs, podcasts, revistas e jornais. (25/03/2022 - 25/03/2022)
Definição dos temas que serão abordados por cada grupo no projeto "Quer que eu desenhe?" (01/04/2022 - 01/04/2022)
Leitura e interpretação de um texto científico. (08/04/2022 - 08/04/2022)
Elaboração do pré-projeto "Quer que eu desenhe?" (22/04/2022 - 22/04/2022)
Aula Extra.
Apresentação dos projetos "Quer que eu desenhe?" (29/04/2022 - 29/04/2022)
Discussão dos textos que abordam a "fake news". (06/05/2022 - 06/05/2022)
Elaboração dos infográficos sobre a temática "fake news" (13/05/2022 - 13/05/2022)
Apresentação dos infográficos sobre "fake news". (20/05/2022 - 20/05/2022)
Realização da 8ª Jornada Acadêmica: mostra de pesquisa e extensão. (27/05/2022 - 27/05/2022)
Revisão das noções de: texto, gênero textual, tipos textuais e funções da linguagem. (03/06/2022 - 03/06/2022)
Conhecendo o Enem e a redação a partir das dimensões da escrita (10/06/2022 - 10/06/2022)
Conhecendo o Enem e a redação a partir das dimensões da escrita (continuação) (17/06/2022 - 17/06/2022)
Discussão sobre a temática: O estigma da saúde mental no Brasil (24/06/2022 - 24/06/2022)
Discussão sobre a temática: O estigma da saúde mental no Brasil (continuação) (01/07/2022 - 01/07/2022)
Produção do texto sobre a temática discutida nas aulas anteriores (08/07/2022 - 08/07/2022)
Recuperação (15/07/2022 - 15/07/2022)
Introdução às discussões sobre debate regrado público (05/08/2022 - 05/08/2022)
Características do gênero debate regrado público (12/08/2022 - 12/08/2022)
Discussão e escolha da temática a ser discutida no debate regrado público a ser realizado em sala (19/08/2022 - 19/08/2022)
Construção das perguntas e argumentos para o debate regrado público a ser realizado em sala (26/08/2022 - 26/08/2022)
Apresentação das poesias construídas sobre meio ambiente (26/08/2022 - 26/08/2022)
Realização do debate regrado público (Temática: Desarmamento no Brasil) (02/09/2022 - 02/09/2022)
Discussão da temática meio ambiente para a escrita de poemas (09/09/2022 - 09/09/2022)
Escrita das poesias sobre meio ambiente (16/09/2022 - 16/09/2022)
Introdução ao gênero artigo de opinião (23/09/2022 - 23/09/2022)
Estrutura composicional do gênero artigo de opinião (30/09/2022 - 30/09/2022)

Estudo da estrutura do gênero artigo de opinião a partir da leitura e análise de produções sobre a temática "Desarmamento no Brasil". 

Oficina de produção de um artigo de opinião (07/10/2022 - 07/10/2022)

O artigo produzido trata da Apropriação cultural no Brasil.   

Continuação da escrita do artigo de opinião (14/10/2022 - 14/10/2022)
Reescrita do artigo de opinião produzido sobre a apropriação cultural no Brasil (21/10/2022 - 21/10/2022)
Argumentação: tipos de argumentos (04/11/2022 - 04/11/2022)
Continuação das discussões sobre a construção de argumentos (11/11/2022 - 11/11/2022)
Preparação para a execução do projeto "Polêmicas em debate". (18/11/2022 - 18/11/2022)
Realização dos debates do projeto "Polêmicas em debate". (25/11/2022 - 25/11/2022)
Aplicação de avaliação (02/12/2022 - 02/12/2022)
Recuperação (09/12/2022 - 09/12/2022)
Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ Total
25 04 11 18 25 01 08 22 29 06 13 20 27 03 10 24 01 08 15 05 12 19 26 02 09 16 23 30 07 14 21 04 11 18 25 02 09
1 2020300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
2 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
3 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2020300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
6 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2020300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
10 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
11 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
13 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
18 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
19 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2020300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Unid. 5 Unid. 6 Unid. 7 Unid. 8 Unid. 9 Unid. 10 Unid. 11 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020300**** 9,0 9,0 9,0 7,5 7,0 7,0 10,0 7,0 8.3 2 AM
2 2021300**** 8,5 9,0 9,0 7,5 9,0 7,0 10,0 7,0 8.5 0 AM
3 2021300**** 8,0 9,0 9,0 7,0 9,5 7,0 10,0 7,0 8.4 0 AM
4 2021300**** 7,5 9,0 9,0 7,5 9,5 7,0 10,0 9,0 8.6 2 AM
5 2021300**** 8,0 9,0 9,0 7,0 9,5 7,0 0,0 0,0 6.3 2 AM
6 2021300**** 4,0 9,0 9,0 7,0 9,0 7,0 10,0 7,5 7.9 0 AM
7 2021300**** 8,5 9,0 9,0 7,5 9,5 7,0 10,0 6,0 8.4 0 AM
8 2021300**** 9,0 9,0 9,0 7,5 9,0 7,0 10,0 7,5 8.6 0 AM
9 2021300**** 8,0 9,0 9,0 7,0 9,5 7,0 0,0 6,0 7.0 0 AM
10 2021300**** 7,5 9,0 6,0 7,0 9,2 7,0 0,0 6,0 4,0 6.8 2 AM
11 2021300**** 7,5 9,0 9,0 7,0 9,0 7,0 10,0 7,0 8.3 0 AM
12 2021300**** 9,0 9,0 9,0 7,0 9,0 7,0 10,0 8,0 8.5 2 AM
13 2021300**** 3,5 9,0 6,0 7,0 9,0 7,0 0,0 6,5 6.1 4 AM
14 2020300**** 7,5 9,0 9,0 7,0 9,5 7,0 10,0 8,0 8.5 0 AM
15 2021300**** 8,5 9,0 9,0 7,5 9,5 7,0 10,0 8,0 8.7 0 AM
16 2021300**** 9,0 9,0 9,0 7,5 9,5 7,0 10,0 8,5 8.8 0 AM
17 2020300**** 8,0 9,0 9,0 7,5 9,5 7,0 0,0 8,5 7.4 2 AM
18 2021300**** 7,5 9,0 6,0 7,0 9,0 7,0 0,0 6,0 6.5 0 AM
19 2021300**** 4,5 9,0 6,0 7,0 9,0 7,0 0,0 7,5 6.3 0 AM
20 2021300**** 9,0 9,0 9,0 7,0 9,0 7,0 10,0 8,5 8.6 2 AM
21 2020300**** 4,0 9,0 9,0 6,0 9,5 7,0 10,0 0,0 6.9 2 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: REDAÇÃO E EXPRESSÃO II
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Na disciplina far-se-á uso da plataforma google meet para a realização das aulas síncronas.
Far-se-á uso também das ferramentas classroom e do whatsapp para a postagem dos materiais de estudo (vídeos, slides, áudios, artigos, livros entre outros).

Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Serão propostas atividades variadas (produções escritas, questionários, apresentações orais, debates, entre outros) a serem realizadas ao longo da disciplina a fim de verificar o conhecimento adquirido.
Assiduidade e participação constarão como critérios de avaliação qualitativa.

Horário de atendimento: De segunda à sexta-feira à noite.
Bibliografia: BATISTA JÚNIOR, José Ribamar Lopes; SATO, Denise Tamaê Borges; PEIXOTO, Gercivaldo Vale. Práticas de ensino de língua portuguesa no ensino médio: leramento, tecnologias digitais e protagonismo juvenil. LETRAS EM REVISTA, [S.1.], V.9, N.01, jun. 2018.
BATISTA JÚNIOR, José Ribamar Lopes; SATO, Denise Tamaê Borges; MELO, Iran Ferreira de. Análise de discurso crítica para linguistas e não linguistas. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.
CEREJA & MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: linguagens – Literatura – Produção de texto – Gramática. 1ª série. São Paulo: Atual, 2005.
FIORIN, José Luiset SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 1990.
_____. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 1997.
GARCEZ, LUCÍLIA H. do Carmo. (2004). Técnica de Redação – o que é preciso saber para bem escrever. São Paulo: Martins Fontes.
HOUAISS, Antônio & VILLAR, Mauro de Salles. Minidicionário Houaiss da língua portuguesa. 3.ed. (rev. e aum.). Rio de janeiro: Objetiva, 2008.
KOCH, Ingedore Villaça & ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
RIBEIRO, Ana Elisa. Textos multimodais: leitura e produção. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
25/02/2022
25/02/2022
Leitura do plano de curso. Explicação do projeto 'Quer que eu desenhe?"
04/03/2022
04/03/2022
Revisão sobre a noção de gênero textual, domínio discursivo, tipos textuais e funções da linguagem.
11/03/2022
11/03/2022
Leitura e interpretação do texto de divulgação científica "Fui procurar a saudade..."
18/03/2022
18/03/2022
Análise dos recursos linguísticos utilizados no texto de divulgação científica.
25/03/2022
25/03/2022
Pesquisa sobre os canais onde se pode encontrar textos de divulgação científica: blogs, vlogs, podcasts, revistas e jornais.
01/04/2022
01/04/2022
Definição dos temas que serão abordados por cada grupo no projeto "Quer que eu desenhe?"
08/04/2022
08/04/2022
Leitura e interpretação de um texto científico.
22/04/2022
22/04/2022
Elaboração do pré-projeto "Quer que eu desenhe?"
29/04/2022
29/04/2022
Apresentação dos projetos "Quer que eu desenhe?"
06/05/2022
06/05/2022
Discussão dos textos que abordam a "fake news".
13/05/2022
13/05/2022
Elaboração dos infográficos sobre a temática "fake news"
20/05/2022
20/05/2022
Apresentação dos infográficos sobre "fake news".
27/05/2022
27/05/2022
Realização da 8ª Jornada Acadêmica: mostra de pesquisa e extensão.
03/06/2022
03/06/2022
Revisão das noções de: texto, gênero textual, tipos textuais e funções da linguagem.
10/06/2022
10/06/2022
Conhecendo o Enem e a redação a partir das dimensões da escrita
17/06/2022
17/06/2022
Conhecendo o Enem e a redação a partir das dimensões da escrita (continuação)
24/06/2022
24/06/2022
Discussão sobre a temática: O estigma da saúde mental no Brasil
01/07/2022
01/07/2022
Discussão sobre a temática: O estigma da saúde mental no Brasil (continuação)
08/07/2022
08/07/2022
Produção do texto sobre a temática discutida nas aulas anteriores
15/07/2022
15/07/2022
Recuperação
05/08/2022
05/08/2022
Introdução às discussões sobre debate regrado público
12/08/2022
12/08/2022
Características do gênero debate regrado público
19/08/2022
19/08/2022
Discussão e escolha da temática a ser discutida no debate regrado público a ser realizado em sala
26/08/2022
26/08/2022
Construção das perguntas e argumentos para o debate regrado público a ser realizado em sala
26/08/2022
26/08/2022
Apresentação das poesias construídas sobre meio ambiente
02/09/2022
02/09/2022
Realização do debate regrado público (Temática: Desarmamento no Brasil)
09/09/2022
09/09/2022
Discussão da temática meio ambiente para a escrita de poemas
16/09/2022
16/09/2022
Escrita das poesias sobre meio ambiente
23/09/2022
23/09/2022
Introdução ao gênero artigo de opinião
30/09/2022
30/09/2022
Estrutura composicional do gênero artigo de opinião
07/10/2022
07/10/2022
Oficina de produção de um artigo de opinião
14/10/2022
14/10/2022
Continuação da escrita do artigo de opinião
21/10/2022
21/10/2022
Reescrita do artigo de opinião produzido sobre a apropriação cultural no Brasil
04/11/2022
04/11/2022
Argumentação: tipos de argumentos
11/11/2022
11/11/2022
Continuação das discussões sobre a construção de argumentos
18/11/2022
18/11/2022
Preparação para a execução do projeto "Polêmicas em debate".
25/11/2022
25/11/2022
Realização dos debates do projeto "Polêmicas em debate".
02/12/2022
02/12/2022
Aplicação de avaliação
09/12/2022
09/12/2022
Recuperação
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1073 25/04/2024 23:50