-

CTF024 - REDAÇÃO E EXPRESSÃO III - Turma: MI 3 (2022.0)

Tópicos Aulas
Dinâmica de apresentação. Leitura do plano de curso. (24/02/2022 - 24/02/2022)
Levantamento e análise dos gêneros textuais cobrado na prova de Linguagens no ENEM 2021 (03/03/2022 - 03/03/2022)
Levantamento e análise dos gêneros textuais cobrado na prova de Linguagens no ENEM 2021 (10/03/2022 - 10/03/2022)
Revisão sobre a noção de gêneros textuais, tipos textuais e funções da linguagem. (17/03/2022 - 17/03/2022)
Revisão sobre a noção de gêneros textuais, tipos textuais e funções da linguagem. (24/03/2022 - 24/03/2022)
O texto dissertativo-argumentativo: as cinco competências. (31/03/2022 - 31/03/2022)
Elaboração da minuta do texto projeto "Ação Legal": tema, slogan, objetivos, público-alvo. (07/04/2022 - 07/04/2022)
Apresentação da minuta para o projeto "Ação Legal". (14/04/2022 - 14/04/2022)

Aula Extra.

O parágrafo introdutório do texto dissertativo-argumentativo. (28/04/2022 - 28/04/2022)
Estudo do Título 1 da Const.Bras. e da Declaração Universal dos Direitos. (05/05/2022 - 05/05/2022)
Elaboração do parágrafo introdutório do texto dissertativo-argumentativo. (12/05/2022 - 12/05/2022)
A Construção do parágrafo de desenvolvimento da redação do ENEM. (19/05/2022 - 19/05/2022)
Realização da 8ª Jornada Acadêmica: mostra de pesquisa e extensão. (26/05/2022 - 26/05/2022)
Leitura dos capítulos 4 e 5 do ebook "Produção de textos: a redação do Enem" (02/06/2022 - 02/06/2022)
Discussão do tema 1 do caderno de proposta (09/06/2022 - 09/06/2022)
Escrita de texto sobre o tema I (23/06/2022 - 23/06/2022)
Continuação da escrita do texto sobre o tema I (23/06/2022 - 23/06/2022)
Discussão do tema 3 do caderno de propostas (30/06/2022 - 30/06/2022)
Escrita do texto sobre o tema 3 do caderno de temas (07/07/2022 - 07/07/2022)
Recuperação (14/07/2022 - 14/07/2022)
Estratégias de elaboração da introdução de um texto dissertativo-argumentativo (04/08/2022 - 04/08/2022)
Como construir os parágrafos de desenvolvimento em um texto dissertativo-argumentativo (11/08/2022 - 18/08/2022)
Construção de argumentos para a constituição dos parágrafos de desenvolvimento em um texto dissertativo-argumentativo (25/08/2022 - 01/09/2022)
Proposta de produção de texto dissertativo-argumentativo sobre o tema "Os impactos dos padrões de beleza na sociedade brasileira" (08/09/2022 - 15/09/2022)

Escrita de um texto dissertativo-argumentativo que contemple o tema proposto. 

Como evitar redundâncias e repetições (22/09/2022 - 22/09/2022)

Discussão sobre coesão textual e ampliação de vocabulário. 

Reescrita do texto produzido sobre "Os impactos dos padrões de beleza na scoiedade brasileira" (29/09/2022 - 06/10/2022)
Compreendendo as competências 1 e 4 da redação do Enem (13/10/2022 - 13/10/2022)
Analisando as competências 2 e 3 da redação do Enem (20/10/2022 - 20/10/2022)
Elaborando a proposta de intervenção: uma análise da competência 5 da redação do Enem (27/10/2022 - 27/10/2022)
Encaminhamentos para a produção das edições 19 e 20 da revista Cais Cultural (03/11/2022 - 10/11/2022)
Produção de texto dissertativo-argumentativo sobre o tema "Caminhos para assegurar direitos maternos no mercado de trabalho" (17/11/2022 - 24/11/2022)
Discussão de repertórios socioculturais (01/12/2022 - 01/12/2022)

Apresentação e discussão de repertórios socioculturais sobre os temas: 

  • Turismo Sustentável no Brasil; 

  • Insegurança alimentar. 
Reescrita do texto produzido sobre "Caminhos para assegurar direitos maternos no mercado de trabalho" (08/12/2022 - 08/12/2022)
Recuperação (15/12/2022 - 15/12/2022)
Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ Total
24 03 10 17 24 31 07 14 28 05 12 19 26 02 09 23 30 07 14 21 28 04 11 18 25 01 08 15 22 29 06 13 20 27 03 10 17 24 01 08 15
1 2019300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2020300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2020300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
4 2020300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2020300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2020300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2020300**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
8 2020300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2020300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
10 2020300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2018301**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
12 2020300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2020300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
14 2020300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
15 2019300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2020300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2020300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2020300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2020300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2019300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2020300**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
22 2019300**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Unid. 5 Unid. 6 Unid. 7 Unid. 8 Unid. 9 Unid. 10 Unid. 11 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019300**** 7,5 8,0 6,5 7,5 8,0 7,5 8,0 10,0 7.9 2 AM
2 2020300**** 8,5 8,0 0,0 7,2 4,0 7,5 3,0 10,0 6.1 2 AM
3 2019300**** 8,5 8,0 5,0 7,0 7,0 7,5 0,0 10,0 6.7 0 AM
4 2020300**** 8,5 9,0 8,5 7,5 8,0 7,5 7,5 10,0 8.4 0 AM
5 2020300**** 8,5 9,0 8,0 7,5 7,0 7,5 8,0 10,0 8.3 0 AM
6 2020300**** 9,5 9,5 9,0 7,5 8,6 7,5 8,6 10,0 8.8 0 AM
7 2020300**** 8,5 9,5 8,5 7,5 8,6 7,5 0,0 10,0 7.6 0 AM
8 2019300**** 8,5 9,0 7,5 7,5 0,0 7,5 0,0 10,0 6.3 0 AM
9 2020300**** 8,5 9,5 8,5 7,5 8,6 7,5 9,2 10,0 8.7 2 AM
10 2020300**** 8,0 8,5 8,5 7,5 8,0 7,5 8,0 10,0 8.3 2 AM
11 2020300**** 9,0 8,5 8,0 7,5 9,2 7,5 8,6 10,0 8.6 0 AM
12 2018301**** 9,0 9,0 8,0 7,5 7,0 7,5 7,0 10,0 8.2 4 AM
13 2020300**** 8,0 8,5 7,0 6,5 6,0 7,5 7,0 10,0 7.7 0 AM
14 2020300**** 8,5 8,5 8,5 7,0 7,0 7,5 8,0 10,0 8.2 4 AM
15 2020300**** 8,5 8,5 7,0 7,0 8,0 7,5 8,0 10,0 8.1 0 AM
16 2020300**** 8,0 9,0 7,5 7,0 7,0 7,5 8,0 10,0 8.1 2 AM
17 2020300**** 9,0 8,5 7,5 7,0 7,0 7,5 7,0 10,0 8.0 0 AM
18 2020300**** 8,0 8,5 8,5 7,0 6,0 7,5 7,0 10,0 7.9 0 AM
19 2020300**** 9,0 9,0 7,5 7,0 7,0 7,5 8,0 10,0 8.2 0 AM
20 2020300**** 9,0 8,5 8,0 7,0 6,0 7,5 7,5 10,0 8.0 2 AM
21 2020300**** 9,5 9,5 9,0 8,0 9,2 7,5 9,2 10,0 9.0 0 AM
22 2019300**** 8,5 9,0 6,0 7,0 6,0 7,5 7,5 10,0 7.8 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: REDAÇÃO E EXPRESSÃO III
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Na disciplina far-se-á uso da plataforma google meet como meio para a realização das aulas síncronas.
Far-se-á uso também das ferramentas google sala de aula e do whatssapp para a postagem tanto das atividades avaliativas, como também de materiais complementares como vídeos, slides, áudios, textos diversos e livros entre outros.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Serão propostas atividades variadas (provas, questionários, debates, apresentações, participação em projetos) a serem realizadas pelos alunos ao longo da disciplina a fim de verificar o conhecimento (re)construído. Assiduidade e participação constarão como critérios de avaliação qualitativa.
Horário de atendimento: De segunda à sexta-feira à noite.
Bibliografia: BATISTA JÚNIOR, José Ribamar Lopes; SATO, Denise Tamaê Borges; PEIXOTO, Gercivaldo Vale. Práticas de ensino de língua portuguesa no ensino médio: leramento, tecnologias digitais e protagonismo juvenil. LETRAS EM REVISTA, [S.1.], V.9, N.01, jun. 2018.
BATISTA JÚNIOR, José Ribamar Lopes; SATO, Denise Tamaê Borges; MELO, Iran Ferreira de. Análise de discurso crítica para linguistas e não linguistas. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.
CEREJA & MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: linguagens – Literatura – Produção de texto – Gramática. 1ª série. São Paulo: Atual, 2005.
FIORIN, José Luiset SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 1990.
_____. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 1997.
GARCEZ, LUCÍLIA H. do Carmo. (2004). Técnica de Redação – o que é preciso saber para bem escrever. São Paulo: Martins Fontes.
HOUAISS, Antônio & VILLAR, Mauro de Salles. Minidicionário Houaiss da língua portuguesa. 3.ed. (rev. e aum.). Rio de janeiro: Objetiva, 2008.
KOCH, Ingedore Villaça & ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreenderos sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
RIBEIRO, Ana Elisa. Textos multimodais: leitura e pprodução. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
24/02/2022
24/02/2022
Dinâmica de apresentação. Leitura do plano de curso.
03/03/2022
03/03/2022
Levantamento e análise dos gêneros textuais cobrado na prova de Linguagens no ENEM 2021
10/03/2022
10/03/2022
Levantamento e análise dos gêneros textuais cobrado na prova de Linguagens no ENEM 2021
17/03/2022
17/03/2022
Revisão sobre a noção de gêneros textuais, tipos textuais e funções da linguagem.
24/03/2022
24/03/2022
Revisão sobre a noção de gêneros textuais, tipos textuais e funções da linguagem.
31/03/2022
31/03/2022
O texto dissertativo-argumentativo: as cinco competências.
07/04/2022
07/04/2022
Elaboração da minuta do texto projeto "Ação Legal": tema, slogan, objetivos, público-alvo.
14/04/2022
14/04/2022
Apresentação da minuta para o projeto "Ação Legal".
28/04/2022
28/04/2022
O parágrafo introdutório do texto dissertativo-argumentativo.
05/05/2022
05/05/2022
Estudo do Título 1 da Const.Bras. e da Declaração Universal dos Direitos.
12/05/2022
12/05/2022
Elaboração do parágrafo introdutório do texto dissertativo-argumentativo.
19/05/2022
19/05/2022
A Construção do parágrafo de desenvolvimento da redação do ENEM.
26/05/2022
26/05/2022
Realização da 8ª Jornada Acadêmica: mostra de pesquisa e extensão.
02/06/2022
02/06/2022
Leitura dos capítulos 4 e 5 do ebook "Produção de textos: a redação do Enem"
09/06/2022
09/06/2022
Discussão do tema 1 do caderno de proposta
23/06/2022
23/06/2022
Escrita de texto sobre o tema I
23/06/2022
23/06/2022
Continuação da escrita do texto sobre o tema I
30/06/2022
30/06/2022
Discussão do tema 3 do caderno de propostas
07/07/2022
07/07/2022
Escrita do texto sobre o tema 3 do caderno de temas
14/07/2022
14/07/2022
Recuperação
04/08/2022
04/08/2022
Estratégias de elaboração da introdução de um texto dissertativo-argumentativo
11/08/2022
18/08/2022
Como construir os parágrafos de desenvolvimento em um texto dissertativo-argumentativo
25/08/2022
01/09/2022
Construção de argumentos para a constituição dos parágrafos de desenvolvimento em um texto dissertativo-argumentativo
08/09/2022
15/09/2022
Proposta de produção de texto dissertativo-argumentativo sobre o tema "Os impactos dos padrões de beleza na sociedade brasileira"
22/09/2022
22/09/2022
Como evitar redundâncias e repetições
29/09/2022
06/10/2022
Reescrita do texto produzido sobre "Os impactos dos padrões de beleza na scoiedade brasileira"
13/10/2022
13/10/2022
Compreendendo as competências 1 e 4 da redação do Enem
20/10/2022
20/10/2022
Analisando as competências 2 e 3 da redação do Enem
27/10/2022
27/10/2022
Elaborando a proposta de intervenção: uma análise da competência 5 da redação do Enem
03/11/2022
10/11/2022
Encaminhamentos para a produção das edições 19 e 20 da revista Cais Cultural
17/11/2022
24/11/2022
Produção de texto dissertativo-argumentativo sobre o tema "Caminhos para assegurar direitos maternos no mercado de trabalho"
01/12/2022
01/12/2022
Discussão de repertórios socioculturais
08/12/2022
08/12/2022
Reescrita do texto produzido sobre "Caminhos para assegurar direitos maternos no mercado de trabalho"
15/12/2022
15/12/2022
Recuperação
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1069 19/04/2024 14:07