Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
O ensino remoto amplia e exige a adoção de metodologias adequadas diante da interação proposta, podendo utilizar-se de interações: Síncronas: as realizadas com acesso simultâneo às tecnologias digitais, propiciando que os participantes estejam conectados ao mesmo tempo e no mesmo espaço em que a interação está ocorrendo, considerando, como exemplo: bate-papos virtuais (chats), webconferências, audioconferências, videoconferências, lives e outras. Assíncronas: não requerem simultaneidade no processo de interação entre os participantes, permitindo maior flexibilidade temporal e especial, considerandose, como exemplos: fóruns virtuais, blogs, wikis, videoaulas gravadas e outras. Recomenda-se priorizar as atividades desconectadas do momento real dos processos comunicativos mediados por tecnologias digitais, por proporcionarem maior flexibilização temporal e espacial. Reitera-se a importância de que eventos que tenham o objetivo de dirimir dúvidas e/ou construção coletiva opte-se pela forma assíncrona. Caso o docente opte pela adoção de atividades síncronas, deverá observar o horário definido para a unidade curricular no Sistema de Informação e Gestão Acadêmica (SIGA) e realizar a gravação para posterior acesso do discente na plataforma de ensino da unidade curricular. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O aproveitamento na disciplina será verificado através das avaliações mensais (AM) e bimestrais (AB), além de frequência, interesse e participação do aluno na disciplina que resultaram em uma nota qualitativa(Q). A nota Qualitativa (Q) terá valor entre 0(zero) a 1,0(um) ponto. As avaliações mensais constarão de provas (P) e/ou exercícios de classe e/ou casa e/ou relatórios (E), com questões abrangendo o conteúdo ministrado, sendo o seu valor dado por: Avaliação mensal: AM = P+E+Q Avaliação bimestral AB= P +E+ Q A média bimestral (MB) será a média aritmética entre a AM e AB. Para ser aprovado por média, a média do aluno, calculada entre as duas médias Bimestrais (MB) deve ser maior ou igual a 6,0 (seis) ou maior que 8,0 se o aluno tiver frequência maior que 55 e menor que 75%. Caso contrário o aluno realizará a recuperação, o que resultará em uma nota de recuperação (R) . Para ser aprovado o aluno deve obter média final (MF) 6,0 (seis), entre a MB e a nota da recuperação (R), além de frequência maior que 75%. Para se submeter ao exame de recuperação o aluno precisa alcançar média 4,0 nas avaliações bimestrais. Caso não consiga ainda a aprovação, o aluno terá direito a uma prova final (PF) em que para ser aprovado deve obter uma nota maior ou igual a 6,0 (seis) |
Horário de atendimento:
| 13:00 - 15:30 |
Bibliografia:
| ATKINS, P.; DE PAULA, J. Atkins, física-química. Rio de Janeiro: LTC, 2008 . v. 2. ISBN 978- 85-216-1601-6.´ SANTOS, W.; MÓL, G. Química cidadã: materiais, substâncias, constituintes, química ambiental e suas implicações sociais. São Paulo: Nova Geração, 2010. 2 v. SIENKO, M. J.; PLANE, R. A. Química. 5. ed. Nova Iorque: Mc Graw-Hill, 1976. ISBN 0-07- 057335-2. SPIRO, T. G.; STIGLIANI, W. M. Química ambiental. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice, 2009. 328 p. ISBN 978-85-7605-196-1
FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas. A Química dos airbag. Visto em: https://alunosonline.uol.com.br/quimica/quimicadosairbags.html. Acesso em: 16/08/2020. KÁSSIO KRAMER: A descoberta do Raio-X . Acesso em: https://www.youtube.com/watch?v=mzFUmZEXlf0. Visto em: 17/08/2021. |