Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O aproveitamento na disciplina será verificado através das avaliações mensais (AM) e bimestrais (AB), além de frequência, interesse e participação do aluno na disciplina que resultaram em uma nota qualitativa(Q). A nota Qualitativa (Q) terá valor entre 0(zero) a 1,0(um) ponto. As avaliações mensais constarão de provas (P) e/ou exercícios de classe e/ou casa e/ou relatórios (E), com questões abrangendo o conteúdo ministrado, sendo o seu valor dado por: Avaliação mensal: AM = P+E+Q Avaliação bimestral AB= P +E+ Q A média bimestral (MB) será a média aritmética entre a AM e AB. Para ser aprovado por média, a média do aluno, calculada entre as duas médias Bimestrais (MB) deve ser maior ou igual a 6,0 (seis) ou maior que 8,0 se o aluno tiver frequência maior que 55 e menor que 75%. Caso contrário o aluno realizará a recuperação, o que resultará em uma nota de recuperação (R) . Para ser aprovado o aluno deve obter média final (MF) 6,0 (seis), entre a MB e a nota da recuperação (R), além de frequência maior que 75%. Para se submeter ao exame de recuperação o aluno precisa alcançar média 4,0 nas avaliações bimestrais. Caso não consiga ainda a aprovação, o aluno terá direito a uma prova final (PF) em que para ser aprovado deve obter uma nota maior ou igual a 6,0 (seis) |
Bibliografia:
| AMABIS, J.M et all, Moderna plus : ciências da natureza e suas tecnologias : O conhecimento científico, vol 01, 1ª ed. São Paulo : Moderna, 2020 AMABIS, J.M et all, Moderna plus : ciências da natureza e suas tecnologias : Água e Vida, vol 02, 1ª ed. São Paulo : Moderna, 2020 MARANDINO, M. Tendências teóricas e metodológicas no ensino de Ciências. São Paulo, USP, 2013 VENCESLAU, G. M. Física de plasma no Ensino Médio. Brasília: UnB, 2015. AMORIM, R.; FEISTEL, R. A. B. Interdisciplinaridade no ensino de Física: algumas discussões. Revista de Eventos Pedagógicos, v. 8, n. 1, 21. ed., p. 507-533, jan./jul. 2017. FILGUEIRAS, C. A. L. Lavoisier e o estabelecimento da Química Moderna. São Paulo: Odysseus, 2002. LOPES, A. R. C. Reações químicas: fenômeno, transformação e representação. Química Nova na Escola, n. 2, 1995. p. 7-9. MALDANER, O. A.; PIEDADE, M. C. T. Repensando a Química. Química Nova na Escola, n. 1, 1995. p. 15-19. MORTIMER, E. F.; MIRANDA, L. C. Transformações. Concepções de estudantes sobre reações químicas. Química Nova na Escola, n. 2, 1995. p. 23-26. ABDALLA, M. C. Bohr: o arquiteto do átomo. São Paulo: Odysseus Editora, 2002. DEMÝRCÝOÐLU, G.; ÖZMEN, H.; AYAS, A. Some Concepts Misconceptions Encountered in Chemistry: A Research on Acid and Base. Educational Sciences: Theory & Practice. 4 (1) . May 2004 . 73-80 FIGUEIRA, A. C. M.; OLIVEIRA, A. M.; SALLA, L. F.; ROCHA, J. B. T. Concepções alternativas de estudantes do ensino médio: ácidos e bases. Anais do VII Enpec. Florianópolis, 2000. CAMPOS, R. C.; SILVA, R. C. Funções da química inorgânica... funcionam? Química Nova na Escola. n.9. Maio, 1999. p.18-22. FERNANDEZ, C.; MARCONDES, M. E. R. Concepções dos Estudantes sobre Ligação Química. Química Nova na Escola. n.24. Maio, 2006. p.20-24. ATKINS, P.; DE PAULA, J. Atkins, física-química. Rio de Janeiro: LTC, 2008. v. 1. ISBN 978-85- 216-1600-9.
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