Metodologia: |
Aula expositiva e dialogada (aula síncrona) com recursos audiovisuais por meio de tecnologias digitais (TICs) e exercícios para fixação do conteúdo (aula assíncrona), contemplando atividades teórico-práticas, buscando estimular o pensamento crítico e a construção coletiva dos estudantes.
HABILIDADES ESPECIFÍCAS DESENVOLVIDAS NO COMPONENTE CURRICULAR
Eixo estruturante Habilidades específicas desenvolvidas na formação técnica e profissional
Investigação Científica (EMIFFTP01) Investigar, analisar e resolver problemas do cotidiano dos estudantes, da escola e do trabalho, considerando dados e informações disponíveis em diferentes mídias, planejando, desenvolvendo e avaliando as atividades realizadas, compreendendo a proposição de soluções para os problemas identificado na agricultura local, a descrição de proposições lógicas por meio de fluxogramas, a aplicação de variáveis e constantes, a aplicação de operadores lógicos, de operadores aritméticos, de laços de repetição, de decisão e de condição. (EMIFFTP02) Levantar e testar hipóteses para resolver problemas do cotidiano dos estudantes, da escola e do trabalho, utilizando procedimentos e linguagens adequados à investigação científica. Mediação e Intervenção Sociocultural EMIFFTP07) Identificar e explicar normas e valores sociais relevantes à convivência cidadã no trabalho, considerando os seus próprios valores e crenças, suas aspirações profissionais, avaliando o próprio comportamento frente ao meio em que está inserido, a importância do respeito às diferenças individuais e a preservação do meio ambiente. (EMIFFTP08) Selecionar e mobilizar intencionalmente conhecimentos sobre o mundo do trabalho, demonstrando comprometimento em suas atividades pessoais e profissionais, realizando as atividades dentro dos prazos estabelecidos, o cumprimento de suas atribuições na equipe de forma colaborativa, valorizando as diferenças socioculturais e a conservação ambiental.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O aproveitamento na disciplina será efetuado por meio das atividades semanais (AS), além da frequência e participação (FP) dos estudantes nas aulas assíncronas. As avaliações constarão de provas e exercícios de classe e/ou casa e/ou relatórios, com questões abrangendo o conteúdo ministrado. A nota de cada avaliação será calculada da seguinte maneira: Avaliação 1: Prova (70%) + Atividades (30%) Avaliação 2: Prova (70%) + Atividades (30%) Avaliação 3: Prova (70%) + Atividades (30%) Avaliação 4: Atividades (100%) Será aprovado, o discente que obtiver média ≥ 6,0 (seis), ou média ≥ 6,0 (seis), entre a média das avaliações e a nota da recuperação (R), além de frequência ≥ 75%. Para se submeter ao exame de recuperação o aluno precisa alcançar 3,0 ≤ média ≤ 6,0 na nota das avaliações. Para se submeter a prova final, o estudante terá que obter média semestral ≥ 3,0 (três) e ≤ 6,0 (seis) pontos em até 2 (duas) disciplinas.
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Bibliografia:
| BÁSICA:
BERTOL, I.; MARIA, I. C.; SOUZA, L. S. Manejo e Conservação do Solo e da Água. 1. Ed. Viçosa MG: SBCS, 2019. 1355p.
FLOSS, E. L. Produção de Alimentos "a nobre missão da agricultura". 1. Ed. Passo Fundo RS: Aldeia do Sul, 2020. 200p.
KLEIN, V. A. Física do Solo. 3. Ed. Passo Fundo RS: UPF, 2014. 263p.
KER, J. C.; CURI, N.; SCHAEFER, C. E. G. R.; TORRADO, P.V. Pedologia. 1. Ed. Viçosa MG: SBCS, 2012. 343p.
REICHARDT, K.; TIMM, L. C. Solo, Planta e Atmosfera. 2. Ed. São Paulo: Editora Manole, 2012. 524p.
RAMOS, S. R. Fundamentos da agricultura. 1. Ed. Indaial - SC: UNIASSELVI, 2018. 244 p.
REIFSCHNEIDER, F. J. B.; HENZ, G. P.; RAGASSI, C. F.; ANJOS, U. G.; FERRAZ, R. M. Novos Ângulos da História da Agricultura do Brasil. 1. Ed. Brasília - DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2010. 112p.
SANTOS, H. G.; JACOMINE, P. K. T.; ANJOS, L. H. C.; OLIVEIRA, V. A.; LUMBRERAS, J. F.; COELHO, M. R.; ALMEIDA, J. A.; ARAÚJO-FILHO, J. C.; OLIVEIRA, J. B.; CUNHA, T. J. F. Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. 5. Ed. Viçosa MG: Editora UFV, 2018. 353p.
COMPLEMENTAR:
CURI, N.; KER, J. C.; NOVAIS, R. F.; TORRADO, P. V.; SCHAEFER, C. E. G. R. Pedologia - Solos dos Sistemas Brasileiros. 1. Ed. Viçosa MG: SBCS - Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2017. 597p.
GIACOBBO, D. G.; FROTA, L. M. AGRO: O Papel do Agronegócio Brasileiro nas Novas Relações Econômicas Mundiais. 1. Ed. Rio de Janeiro: Synergia, 2021. 363p.
MENDONÇA, J. F. B. Solo - Substrato da Vida. 2. Ed. Brasília DF: Embrapa, 2011. 132p.
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