-

CTF/UFPI137 - FUNDAMENTOS DA AGRICULTURA - Turma: TA 1B (2022.1)

Tópicos Aulas
Apresentação do plano de ensino (21/02/2022 - 22/02/2022)

Objetivos, metodologia e avaliação do processo de ensino aprendizagem da disciplina. Importância de se estudar os fundamentos da agricultura. Atividade avaliativa.

   Aula assíncrona - atividade 1 
Atividade da aula assíncrona
  Plano de Ensino 
Apresentação do Plano de Ensino.
  Cronograma da disciplina 
Cronograma de Fundamentos da Agricultura.
Introdução à agricultura (07/03/2022 - 08/03/2022)

Conceitos, importância, história e evolução da agricultura, tipos de agricultura. Atividade avaliativa.

  Atividade 2 - Introdução à agricultura 
Atividade da Aula assíncrona.
Minerais e rochas (14/03/2022 - 15/03/2022)

Conceitos, principais minerais, propriedades físicas e químicas dos minerais, rochas ígneas, sedimentares e metamórficas. Atividade avaliativa.

  Aula 3 - Minerais e rochas 
Slides da aula.
  Atividade 3 - Minerais e rochas 
Atividade da aula assíncrona
Fatores e processos de formação do solo (21/03/2022 - 22/03/2022)

Material de origem, clima, organismos, relevo, tempo. Processos gerais de formação do solo: adição, perdas, translocação, transformação. Processos específicos: latolização, podzolização, salinização, hidromorfismo.

Primeira avaliação (28/03/2022 - 29/03/2022)

Aplicação da 1ª prova teórica. 

Propriedades físicas do solo (04/04/2022 - 05/04/2022)

Composição do solo, textura, estrutura, densidade do solo, densidade de partícula, porosidade, água e ar no solo, armazenamento de água no solo. Atividade avaliativa.

Propriedades químicas e biológicas do solo (11/04/2022 - 12/04/2022)

Propriedades químicas do solo: coloides do solo, cargas elétricas, teor de nutrientes, Capacidade de Troca de Cátions (CTC), pH, matéria orgânica e salinidade. Propriedades biológicas do solo: organismos do solo (macro e microrganismos), funções dos organismos do solo. Atividade avaliativa.

Elementos climáticos na produção agrícola (13/04/2022 - 13/04/2022)
Temperatura do ar e do solo; umidade relativa, precipitação, radiação solar, vento. Atividade avaliativa. Aula extra: 10h00 às 11h50min
Elementos climáticos na produção agrícola (16/04/2022 - 16/04/2022)
Aula assíncrona: Atividade. Aula extra: 18h00 às 19h40min
  Atividade 5 - Aula assíncrona 
Atividade referente a aula assíncrona.
Sistemas de cultivo (18/04/2022 - 19/04/2022)

Conceitos, sistema convencional: desbravamento, destoca, divisão e sistematização do terreno, aração, gradagem, semeadura, subsolagem. Sistema de cultivo mínimo: conceitos e vantagens. Sistema de Plantio Direto (SPD): definição, princípios, área plantada no Brasil, plantadeiras. Sistema orgânico: características gerais. Cultivo protegido. Atividade avaliativa.

  Aula 8 - Sistemas de cultivo 
Slides da aula.
Conservação do solo: Práticas vegetativas (25/04/2022 - 26/04/2022)

Conceitos de erosão, causas, tipos e fases da erosão. Práticas vegetativas de conservação do solo: plantas de cobertura, consorciação de culturas, rotação de culturas, plantio direto, florestamento ou reflorestamento, quebra-ventos, ceifa do mato. Atividade avaliativa. 

Segunda avaliação (30/04/2022 - 30/04/2022)
Aplicação da 2ª prova teórica.
Conservação do solo: Práticas edáficas e mecânicas (02/05/2022 - 03/05/2022)

Práticas edáficas: eliminação e controle do fogo, adubação química, orgânica e verde, calagem.

Práticas mecânicas: plantio em nível e terraceamento. Atividade avaliativa.

Introdução ao Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (09/05/2022 - 10/05/2022)

O que é o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS)? Como está dividido o SiBCS? Níveis categóricos do SiBCS, atributos diagnósticos, horizontes diagnósticos superficiais e subsuperficiais. Atividade avaliativa.

Terceira avaliação (14/05/2022 - 14/05/2022)
Aplicação da 3ª prova teórica.
Classes do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (Parte I) (16/05/2022 - 17/05/2022)

Conceito de solo, perfil do solo, horizontes do solo. Classes de solos do SiBCS: Organossolos, Neossolos, Vertissolos, Espodossolos, Planossolos, Gleissolos, Latossolos. Atividade avaliativa.

Classes do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (Parte II) (23/05/2022 - 24/05/2022)

Por que classificar os solos? Classes de solos do SiBCS: Chernossolos, Cambissolos, Plintossolos, Luvissolos, Nitossolos, Argissolos. Atividade avaliativa.

Agricultura de Precisão (30/05/2022 - 31/05/2022)

Conceito de Agricultura de Precisão (AP), benefícios da AP, coleta e análise dos dados, ciclo da AP, tecnologias presentes na AP: GPS, Drones, telemetria, sensores, aplicativos utilizados na agricultura, Big-Data.

Aula Prática na Fazenda do CTF (06/06/2022 - 07/06/2022)

Cobertura de solo, sistema mandala, ambiente protegido, adubação de cobertura, compostagem, principais características do solo da Fazenda do CTF.

Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR MAI JUN Total
21 22 07 08 14 15 21 22 28 29 04 05 11 12 13 14 16 18 19 25 26 30 02 03 09 10 14 16 17 23 24 30 31 06 07
1 2022300**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 4
2 2022300**** 1 1 0 0 1 1 0 0 3 1 1 1 3 1 2 2 2 3 1 2 1 4 2 1 3 1 4 3 1 1 1 2 1 3 1 55
3 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2020300**** 0 0 2 0 3 1 2 0 3 1 2 0 3 1 2 2 2 2 0 2 0 4 2 0 3 1 4 3 1 3 1 2 1 3 1 57
5 2022300**** 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
6 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
7 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
8 2022300**** 0 0 0 0 3 1 2 0 0 0 3 1 3 1 2 2 2 3 1 2 1 4 2 1 3 1 4 3 1 3 1 2 1 3 1 57
9 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 3 1 0 0 1 1 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
10 2020300**** 0 0 2 0 3 1 2 0 3 1 2 0 3 1 2 2 2 2 0 2 0 4 2 0 3 1 4 3 1 3 1 2 1 3 1 57
11 2022300**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
12 2020300**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
13 2020300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 10
14 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
15 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2022300**** 0 0 0 0 1 1 0 0 0 0 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 5
17 2022300**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 1 0 2 0 1 1 0 0 0 0 0 0 0 3 1 13
18 2020300**** 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 2 0 2 0 1 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 15
19 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
20 2022300**** 1 1 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 2 0 3 1 18
21 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
22 2022300**** 0 0 1 1 3 1 0 0 3 1 3 1 3 1 2 2 2 3 1 2 1 4 0 1 3 1 4 3 1 3 1 3 1 3 1 60
23 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 6
24 2020300**** 1 0 1 1 3 1 0 0 3 1 3 1 0 0 0 0 0 3 1 2 1 4 2 1 3 1 4 3 1 3 1 3 1 0 0 49
25 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2022300**** 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0 1 1 0 0 0 0 0 1 1 0 1 0 0 0 1 1 4 3 1 3 1 3 1 3 1 29
27 2022300**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
28 2022300**** 0 0 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 12
29 2022300**** 0 0 1 1 1 1 0 0 0 0 1 1 1 1 0 2 2 1 1 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 17
30 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 3 1 5
31 2020300**** 1 1 3 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 10
32 2022300**** 1 1 1 1 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022300**** 7,9 8,6 10,0 4,7 7.8 6 AM
2 2020300**** 6,6 7,6 8,6 6,3 7.3 10 AM
3 2022300**** 9,6 7,2 10,0 7,3 8.5 5 AM
4 2022300**** 4,5 5,3 10,0 6,8 6.7 15 AM
5 2022300**** 4,4 5,1 8,6 5,7 6.0 12 AM
6 2022300**** 7,9 8,6 4,4 6,5 6.9 6 AM
7 2022300**** 6,2 8,3 1,5 0,0 4.0 29 RF
8 2022300**** 9,3 9,3 8,6 6,8 8.5 0 AM
9 2020300**** 0,0 1,0 0,0 0,0 0.3 49 RF
10 2022300**** 6,9 7,2 4,4 6,7 6.3 6 AM
11 2022300**** 1,0 0,0 0,0 0,0 0.3 58 RF
12 2022300**** 7,9 8,6 4,4 6,0 6.7 6 AM
13 2022300**** 8,3 9,3 10,0 9,5 9.3 18 AM
14 2022300**** 7,9 8,6 8,5 6,3 7.8 1 AM
15 2020300**** 5,9 6,2 10,0 4,1 6.6 15 AM
16 2022300**** 8,6 9,3 7,1 2,7 6.9 13 AM
17 2022300**** 8,7 7,6 7,1 6,7 7.5 5 AM
18 2022300**** 9,8 9,7 10,0 9,2 9.7 0 AM
19 2022300**** 6,3 6,2 7,2 7,8 6.9 2 AM
20 2020300**** 6,2 6,9 8,6 4,0 6.4 10 AM
21 2020300**** 4,8 5,8 10,0 5,8 6.6 8 AM
22 2022300**** 7,6 6,5 10,0 4,8 7.2 2 AM
23 2020300**** 2,0 2,0 3,0 0,0 1.8 55 RF
24 2022300**** 3,0 7,9 8,6 8,0 6.9 8 AM
25 2022300**** 3,4 0,0 0,0 0,0 0.9 55 RF
26 2022300**** 6,2 9,3 10,0 7,1 8.2 2 AM
27 2022300**** 7,9 4,1 8,6 7,5 7.0 2 AM
28 2022300**** 7,6 9,3 8,6 6,3 8.0 8 AM
29 2020300**** 2,0 2,0 3,0 0,0 1.8 55 RF
30 2022300**** 9,7 8,6 8,6 7,8 8.7 0 AM
31 2022300**** 1,0 0,0 0,0 0,0 0.3 53 RF
32 2022300**** 7,9 8,6 10,0 8,0 8.6 4 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Fundamentos da agricultura
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aula expositiva e dialogada (aula síncrona) com recursos audiovisuais por meio de tecnologias digitais (TICs) e exercícios para fixação do conteúdo (aula assíncrona), contemplando atividades teórico-práticas, buscando estimular o pensamento crítico e a construção coletiva dos estudantes.

HABILIDADES ESPECIFÍCAS DESENVOLVIDAS NO COMPONENTE CURRICULAR

Eixo estruturante Habilidades específicas desenvolvidas na formação técnica e profissional

Investigação Científica (EMIFFTP01) Investigar, analisar e resolver problemas do cotidiano dos estudantes, da escola e do trabalho, considerando dados e informações disponíveis em diferentes mídias, planejando, desenvolvendo e avaliando as atividades realizadas, compreendendo a proposição de soluções para os problemas identificado na agricultura local, a descrição de proposições lógicas por meio de fluxogramas, a aplicação de variáveis e constantes, a aplicação de operadores lógicos, de operadores aritméticos, de laços de repetição, de decisão e de condição.
(EMIFFTP02) Levantar e testar hipóteses para resolver problemas do cotidiano dos estudantes, da escola e do trabalho, utilizando procedimentos e linguagens adequados à investigação científica.
Mediação e Intervenção Sociocultural EMIFFTP07) Identificar e explicar normas e valores sociais relevantes à convivência cidadã no trabalho, considerando os seus próprios valores e crenças, suas aspirações profissionais, avaliando o próprio comportamento frente ao meio em que está inserido, a importância do respeito às diferenças individuais e a preservação do meio ambiente.
(EMIFFTP08) Selecionar e mobilizar intencionalmente conhecimentos sobre o mundo do trabalho, demonstrando comprometimento em suas atividades pessoais e profissionais, realizando as atividades dentro dos prazos estabelecidos, o cumprimento de suas atribuições na equipe de forma colaborativa, valorizando as diferenças socioculturais e a conservação ambiental.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O aproveitamento na disciplina será efetuado por meio das atividades semanais (AS), além da frequência e participação (FP) dos estudantes nas aulas assíncronas. As avaliações constarão de provas e exercícios de classe e/ou casa e/ou relatórios, com questões abrangendo o conteúdo ministrado. A nota de cada avaliação será calculada da seguinte maneira:
Avaliação 1: Prova (70%) + Atividades (30%)
Avaliação 2: Prova (70%) + Atividades (30%)
Avaliação 3: Prova (70%) + Atividades (30%)
Avaliação 4: Atividades (100%)
Será aprovado, o discente que obtiver média ≥ 6,0 (seis), ou média ≥ 6,0 (seis), entre a média das avaliações e a nota da recuperação (R), além de frequência ≥ 75%. Para se submeter ao exame de recuperação o aluno precisa alcançar 3,0 ≤ média ≤ 6,0 na nota das avaliações. Para se submeter a prova final, o estudante terá que obter média semestral ≥ 3,0 (três) e ≤ 6,0 (seis) pontos em até 2 (duas) disciplinas.
Horário de atendimento: 08h00 às 18h00
Bibliografia: BÁSICA:

BERTOL, I.; MARIA, I. C.; SOUZA, L. S. Manejo e Conservação do Solo e da Água. 1. Ed. Viçosa – MG: SBCS, 2019. 1355p.

FLOSS, E. L. Produção de Alimentos "a nobre missão da agricultura". 1. Ed. Passo Fundo – RS: Aldeia do Sul, 2020. 200p.

KLEIN, V. A. Física do Solo. 3. Ed. Passo Fundo – RS: UPF, 2014. 263p.

KER, J. C.; CURI, N.; SCHAEFER, C. E. G. R.; TORRADO, P.V. Pedologia. 1. Ed. Viçosa – MG: SBCS, 2012. 343p.

REICHARDT, K.; TIMM, L. C. Solo, Planta e Atmosfera. 2. Ed. São Paulo: Editora Manole, 2012. 524p.

RAMOS, S. R. Fundamentos da agricultura. 1. Ed. Indaial - SC: UNIASSELVI, 2018. 244 p.

REIFSCHNEIDER, F. J. B.; HENZ, G. P.; RAGASSI, C. F.; ANJOS, U. G.; FERRAZ, R. M. Novos Ângulos da História da Agricultura do Brasil. 1. Ed. Brasília - DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2010. 112p.

SANTOS, H. G.; JACOMINE, P. K. T.; ANJOS, L. H. C.; OLIVEIRA, V. A.; LUMBRERAS, J. F.; COELHO, M. R.; ALMEIDA, J. A.; ARAÚJO-FILHO, J. C.; OLIVEIRA, J. B.; CUNHA, T. J. F. Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. 5. Ed. Viçosa – MG: Editora UFV, 2018. 353p.

COMPLEMENTAR:

CURI, N.; KER, J. C.; NOVAIS, R. F.; TORRADO, P. V.; SCHAEFER, C. E. G. R. Pedologia - Solos dos Sistemas Brasileiros. 1. Ed. Viçosa – MG: SBCS - Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2017. 597p.

GIACOBBO, D. G.; FROTA, L. M. AGRO: O Papel do Agronegócio Brasileiro nas Novas Relações Econômicas Mundiais. 1. Ed. Rio de Janeiro: Synergia, 2021. 363p.

MENDONÇA, J. F. B. Solo - Substrato da Vida. 2. Ed. Brasília – DF: Embrapa, 2011. 132p.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
21/02/2022
22/02/2022
Apresentação do plano de ensino
07/03/2022
08/03/2022
Introdução à agricultura
14/03/2022
15/03/2022
Minerais e rochas
21/03/2022
22/03/2022
Fatores e processos de formação do solo
28/03/2022
29/03/2022
Primeira avaliação
04/04/2022
05/04/2022
Propriedades físicas do solo
11/04/2022
12/04/2022
Propriedades químicas e biológicas do solo
13/04/2022
13/04/2022
Elementos climáticos na produção agrícola
16/04/2022
16/04/2022
Elementos climáticos na produção agrícola
18/04/2022
19/04/2022
Sistemas de cultivo
25/04/2022
26/04/2022
Conservação do solo: Práticas vegetativas
30/04/2022
30/04/2022
Segunda avaliação
02/05/2022
03/05/2022
Conservação do solo: Práticas edáficas e mecânicas
09/05/2022
10/05/2022
Introdução ao Sistema Brasileiro de Classificação de Solos
14/05/2022
14/05/2022
Terceira avaliação
16/05/2022
17/05/2022
Classes do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (Parte I)
23/05/2022
24/05/2022
Classes do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (Parte II)
30/05/2022
31/05/2022
Agricultura de Precisão
06/06/2022
07/06/2022
Aula Prática na Fazenda do CTF
Avaliações
Data Descrição
28/03/2022 1ª Avaliação
27/04/2022 2ª Avaliação
18/05/2022 3ª Avaliação
30/05/2022 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1068 19/04/2024 04:04