Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Objetivos gerais e específicos: Gerais: Utilizar a investigação experimental como metodologia no Ensino de Física. Específicos: Apresentar uma postura crítica frente às aplicações das teorias estudadas; Conhecer e utilizar os diferentes tipos de atividades experimentais na Educação Básica; Investigar os critérios de segurança nos laboratórios.
Conteúdo programático Unidade I: - Tipos de experimentos Unidade II: - Apresentação de trabalhos. Unidade III: - Apresentação de simuladores Nesta disciplina usaremos o ensino mediado por Tecnologias de Informa e Comunicação TICs, e o Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA será o SIGAA UFPI. A carga horária semanal das atividades desenvolvidas na disciplina será dividida da seguinte forma: duas horas com atividades síncronas (interação direta com o professor), e duas horas com atividade assíncronas (atividades à distância), então será necessário que os discentes tenham acesso a internet e dispositivo para poder acessar (computador, celular, etc). Além disso, usaremos metodologias ativas, que serão usadas como estratégias relacionadas na abordagem dos conteúdos. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O sistema de avaliações estará conforme as Resoluções da UFPI, que estabelecem o mínimo de três notas para disciplinas com carga horária de 60 h. As avaliações serão divididas em atividades: teóricas e prática. O discente deverá realizar atividades poderão ser individuais e/ou em grupos, a aplicação das avaliações serão síncronas e assíncronas. As avaliações síncronas serão seminários, questionários e enquetes, todas realizadas com a presença do professor, as avaliações assíncronas serão os fóruns, pesquisas, tarefas e chats, não sendo obrigatória a presença do professor. A nota será obtida com a média das atividades síncronas e assíncronas de cada unidade. |
Horário de atendimento:
| Previamente agendado |
Bibliografia:
| Bibliografia: Básica 1. PEDUZZI, L.O. & PEDUZZI, S. (1998) Edições Especiais do Caderno Brasileiro de Ensino de Física: Atividades Experimentais no Ensino de Física. 2. MOREIRA, M.A. & LEVANDOWISKI (1985) Diferentes Abordagem ao Ensino de Laboratório. Porto Alegre: Editora da UFRGS. 3. KLEIN, H. A. (1988) The Science of Measurement. New York: Dover Publication. Suplementar 1.ELENE, O. A. M. & VANIN, V.R. (1981) Tratamento Estatístico de Dados em Física Experimental. São Paulo: Edgard Bluche. 2. INHELDER, B. & PIAGET, J. (1976) Da Lógica da Criança à Lógica do Adolescente. São Paulo: Livraria Pioneira Editora. 3.. GASPAR, A. ; MONTEIRO, I. C. de C.MONTEIRO, M. A. Alvarenga. Um estudo sobre as atividades experimentais de demonstração em sala de aula: proposta de uma fundamentação teórica. Enseñanza de las Ciencias, Granada, v. extra, 2005. |