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CBT0021 - ETNOLOGIA - Turma: 01 (2022.1)

Tópicos Aulas
Apresentação do programa. Metodologia, avaliações, regras e procedimentos da disciplina. (21/06/2022 - 21/06/2022)
   Plano de disciplina.pdf 
Roda de conversa sobre a identidade nacional (22/06/2022 - 22/06/2022)
Vídeos: Identidade nacional: o que é ser brasileiro. 5m44s. 2016. Nexo jornal, Temas fundamentais do Brasil, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Q9LIEDRmlcE&list=PLAE4zdwPT_XPyI9msRX3hLfryi4TvoDpQ&index=3 A construção da identidade nacional na literatura brasileira. 6m26s. Pettras. Viagens de Clio. disponível em https://www.youtube.com/watch?v=LKI7vJNaT6o
A formação dos discursos sobre cultura e identidade nacional (28/06/2022 - 28/06/2022)
Exposição dialogada Texto 1: MOTTA, Antonio. Raza, cultura y identidad: marcas de origen en el discurso socio-antropológico brasileño. In: ROTA Y MONTER, José Antonio Fernández (ed.). Integración social y cultural. Coruña: Universidad de La Coruña, 2002. p.69-84.
Continuação (29/06/2022 - 29/06/2022)
A formação dos discursos sobre cultura e identidade nacional
Cultura brasileira e apropriação cultural (05/07/2022 - 05/07/2022)
Exposição dialogada Texto 2: FRY, Peter. Para inglês ver: identidade e política na cultura brasileira. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. cap.II, p. 47-53. ?Feijoada e Soul Food?: notas sobre a manipulação de símbolos étnicos e nacionais
Atividade avaliativa 1: Debate sobre cultura, identidade e apropriação cultural (06/07/2022 - 06/07/2022)
Vídeos: Apropriação cultural existe? Pode branca de turbante?. 11m14s. Nátaly Neri. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=8Q_H99xE9_U Apropriação cultural: qual é o limite entre homenagem e desrespeito? | CNN Tonight. 6m31s. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ezGY3qBp79c
Atividade avaliativa 2: Oficina sobre o conceito de etnicidade (12/07/2022 - 12/07/2022)
Material de apoio: Vídeos, músicas e textos.
continuação da oficina (13/07/2022 - 13/07/2022)
Identidade, diferença e relações de alteridade (19/07/2022 - 19/07/2022)
Exposição dialogada Texto 3: SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p.73-102.
Continuação (20/07/2022 - 20/07/2022)
Identidade, diferença e relações de alteridade
Atividade avaliativa 3: Estudo dirigido (26/07/2022 - 26/07/2022)
Atividade avaliativa 1: Roda de conversa sobre a questão indígena no Piauí (27/07/2022 - 27/07/2022)
Reconstrução de identidade e turismo étnico (02/08/2022 - 02/08/2022)
Exposição dialogada Texto 4: GRÜNEWALD. Rodrigo de Azeredo. Turismo e o resgate da cultura Pataxó. In: BANDUCCI Jr., Álvaro; BARRETO, Margarita (org.). Turismo e identidade local: uma visão antropológica. Campinas: Papirus, 2001. (Turismo). p. 127-148
Continuação (03/08/2022 - 03/08/2022)
Reconstrução de identidade e turismo étnico
Atividade avaliativa 2: Estudo dirigido (09/08/2022 - 09/08/2022)
Identidade e construção de tradições culturais (10/08/2022 - 10/08/2022)
Exposição dialogada Texto 5: SAVOLDI, Adiles. A reconstrução da italianidade no Sul do estado de Santa Catarina. In: BANDUCCI Jr., Álvaro; BARRETO, Margarita (org.). Turismo e identidade local: uma visão antropológica. Campinas: Papirus, 2001. (Turismo). p. 89-116
Continuação (16/08/2022 - 16/08/2022)
Identidade e construção de tradições culturais
Atividade avaliativa 3: Estudo dirigido (17/08/2022 - 17/08/2022)
Atividade avaliativa 1: Debate sobre turismo comunitário e Covid-19 (23/08/2022 - 23/08/2022)
Material de apoio: Vídeos e textos
Continuação: Turismo comunitário e Covid 19 (24/08/2022 - 24/08/2022)
Turismo religioso (30/08/2022 - 30/08/2022)
Exposição dialogada Texto 6: STEIL, Carlos Alberto. Romeiros e turistas no santuário de Bom Jesus da Lapa. Horizontes antropológicos, out. 2003, vol.9, no.20, p.249-261. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ha/v9n20/v9n20a12.pdf. acesso em 27 agost2007
Atividade avaliativa 2: Debate sobre turismo religioso no Nordeste e no Piauí (31/08/2022 - 31/08/2022)
Material de apoio: Vídeos Romaria de Bom Jesus da Lapa 2019. 9m31s. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=N6EVBDQCc-E; Santa Cruz dos Milagres. 7m55s. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=T-dWRGWqNfo; Historiadores fazem ressalvas sobre a história dos Mártires de Cunhaú e Uruaçú. 7m35s. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=TCHCaLIw7H4
Turismo nas favelas (06/09/2022 - 06/09/2022)
Exposição dialogada Texto 7: MORAES, Camila. Turismo em favelas: notas etnográficas sobre um debate em curso. PLURAL, Revista do Programa de Pós ?Graduação em Sociologia da USP, São Paulo, v.23.2, 2016, p.65?93. Disponível em https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/125110/122183
Atividade avaliativa 3: Oficina sobre turismo nas favelas (13/09/2022 - 13/09/2022)
Material de apoio: Vídeos e textos
Orientação sobre o trabalho final (14/09/2022 - 28/09/2022)
Apresentação do trabalho final (04/10/2022 - 04/10/2022)
Frequências da Turma
# Matrícula JUN JUL AGO SET OUT Total
21 22 28 29 05 06 12 13 19 20 26 27 02 03 09 10 23 24 30 31 06 13 14 20 21 27 28 04 05 18
1 201395**** 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 2 2 2 0 2 2 2 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 36
2 2021901**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
3 2020901**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
4 2020902**** 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
5 2021902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2020906**** 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
7 2020900**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
8 2021901**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
9 2020901**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
10 2021902**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
11 2021900**** 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 30
12 2021902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2020902**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
14 2021902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2021902**** 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
16 2021901**** 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
17 2021902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2021901**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
19 2021902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
20 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
21 2019905**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 36
22 2021902**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
23 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 36
24 2019904**** 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 14
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
2 2021902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
3 2019905**** 0,0 0,0 0,0 0.0 36 RF
4 2019904**** 10,0 7,0 9,0 8.7 14 AM
5 2019903**** 10,0 0,0 0,0 3.3 36 RF
6 2021902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
7 2020906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
8 2021902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
9 2021901**** 10,0 10,0 9,0 9.7 4 AM
10 2021902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
12 2021902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
13 2021902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
14 2020902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
15 2021902**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
16 2021900**** 3,0 3,0 0,0 2.0 30 RF
17 2020901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
18 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
19 2020906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
20 2021902**** 8,0 10,0 9,0 9.0 0 AM
21 2020902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
22 2020901**** 8,0 8,0 10,0 8.7 2 AM
23 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
24 201395**** 0,0 0,0 0,0 0.0 36 RF

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Etnicidade e relação étnica. Abordagens teóricas e metodológicas no estudo das relações entre morfologia social e cosmologia. Consciência histórica e identidade: o estabelecimento de etnicidades orientadas para o turismo. Compreensão do turismo étnico e das relações de etnicidade no Nordeste.
Objetivos: ? Oportunizar um conhecimento teórico-metodológico para investigaçao dos impactos do turismo nas questoes relativas a mudança cultural; ? Abordar a problemática do turismo como atividade econômico-cultural vinculada as açoes de preservaçao, intervençao e manutençao de patrimônios culturais; ? Discutir problemas de pesquisa e interpretaçao de dados etnográficos em propostas de estudos sobre etnoturismo ou turismo étnico.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Exposição dialogada, leituras e discussão de textos, rodas de conversa, oficinas, seminários e apresentações de vídeos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: As atividades de verificação de aprendizagem serão realizadas por meio de diferentes instrumentos pedagógicos de avaliação continuada, como estudos dirigidos, oficinas e seminários.
Horário de atendimento:
Bibliografia: UNIDADE I
MOTTA, Antonio. Raza, cultura y identidad: marcas de origen en el discurso socio-antropológico brasileño. In: ROTA Y MONTER, José Antonio Fernández (ed.). Integración social y cultural. Coruña: Universidad de La Coruña, 2002. p.69-84.
FRY, Peter. Para inglês ver: identidade e política na cultura brasileira. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. cap.II, p. 47-53. “Feijoada e Soul Food”: notas sobre a manipulação de símbolos étnicos e nacionais
SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p.73-102.

UNIDADE II
GRÜNEWALD. Rodrigo de Azeredo. Turismo e o resgate da cultura Pataxó. In: BANDUCCI Jr., Álvaro; BARRETO, Margarita (org.). Turismo e identidade local: uma visão antropológica. Campinas: Papirus, 2001. (Turismo). p. 127-148.
SAVOLDI, Adiles. A reconstrução da italianidade no Sul do estado de Santa Catarina. In: BANDUCCI Jr., Álvaro; BARRETO, Margarita (org.). Turismo e identidade local: uma visão antropológica. Campinas: Papirus, 2001. (Turismo). p. 89-116.

UNIDADE III
STEIL, Carlos Alberto. Romeiros e turistas no santuário de Bom Jesus da Lapa. Horizontes antropológicos, out. 2003, vol.9, no.20, p.249-261. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ha/v9n20/v9n20a12.pdf.
MORAES, Camila. Turismo em favelas: notas etnográficas sobre um debate em curso. PLURAL, Revista do Programa de Pós ‑Graduação em Sociologia da USP, São Paulo, v.23.2, 2016, p.65‑93. Disponível em https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/125110/122183

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR*.
JERÓNIMO, Rita. Banhistas e banheiros: reconfiguração identitária na praia da Ericeira. Etnográfica. vol.II, n.1, 2003, 159-69. Disponível em http://ceas.iscte.pt/etnografica/docs/vol_07/N1/Vol_vii_N1_159-170.pdf.
OLIVEIRA, Luiz Antonio de. Cultura, Direitos, Políticas: a construção de uma agenda pública para os povos indígenas e a diversidade étnica no Brasil contemporâneo (2003-2015). Saarbrücken (Alemanha): Novas Edições Acadêmicas, 2016. Capítulo 2: Identidades e Políticas [Item 2.1: Do mestiço ao multicultural: a questão da identidade nacional] p.76-95.
ARRUTI, José Maurício. Etnicidade. In: SANSONE, Livio; FURTADO, Cláudio Alves (org.). Dicionário crítico das ciências sociais dos países de fala oficial portuguesa. Salvador: EDUFBA, 2014. P.199-213.
CHAUI, Marilena. Brasil – mito fundador e sociedade autoritária. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2001. (História do povo brasileiro). p.11-29: A nação como semióforo.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
21/06/2022
21/06/2022
Apresentação do programa. Metodologia, avaliações, regras e procedimentos da disciplina.
22/06/2022
22/06/2022
Roda de conversa sobre a identidade nacional
28/06/2022
28/06/2022
A formação dos discursos sobre cultura e identidade nacional
29/06/2022
29/06/2022
Continuação
05/07/2022
05/07/2022
Cultura brasileira e apropriação cultural
06/07/2022
06/07/2022
Atividade avaliativa 1: Debate sobre cultura, identidade e apropriação cultural
12/07/2022
12/07/2022
Atividade avaliativa 2: Oficina sobre o conceito de etnicidade
13/07/2022
13/07/2022
continuação da oficina
19/07/2022
19/07/2022
Identidade, diferença e relações de alteridade
20/07/2022
20/07/2022
Continuação
26/07/2022
26/07/2022
Atividade avaliativa 3: Estudo dirigido
27/07/2022
27/07/2022
Atividade avaliativa 1: Roda de conversa sobre a questão indígena no Piauí
02/08/2022
02/08/2022
Reconstrução de identidade e turismo étnico
03/08/2022
03/08/2022
Continuação
09/08/2022
09/08/2022
Atividade avaliativa 2: Estudo dirigido
10/08/2022
10/08/2022
Identidade e construção de tradições culturais
16/08/2022
16/08/2022
Continuação
17/08/2022
17/08/2022
Atividade avaliativa 3: Estudo dirigido
23/08/2022
23/08/2022
Atividade avaliativa 1: Debate sobre turismo comunitário e Covid-19
24/08/2022
24/08/2022
Continuação: Turismo comunitário e Covid 19
30/08/2022
30/08/2022
Turismo religioso
31/08/2022
31/08/2022
Atividade avaliativa 2: Debate sobre turismo religioso no Nordeste e no Piauí
06/09/2022
06/09/2022
Turismo nas favelas
13/09/2022
13/09/2022
Atividade avaliativa 3: Oficina sobre turismo nas favelas
14/09/2022
28/09/2022
Orientação sobre o trabalho final
04/10/2022
04/10/2022
Apresentação do trabalho final
Avaliações
Data Descrição
26/07/2022 1ª Avaliação
17/08/2022 2ª Avaliação
04/10/2022 3ª Avaliação
11/10/2022 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Semana de 18 a 22 de julho 18/07/2022
Aulas durante a semana de 27/06 a 02/07 27/06/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 11:24