-

CMR0322 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO I - Turma: 01 (2022.1)

Tópicos Aulas
Psicologia do desenvolvimento (20/06/2022 - 20/06/2022)
Neste momento, o foco é a identificação da disciplina, conteúdo, relação professor-aluno: a finalização do plano da disciplina (se é que há algum fim), com base em uma sondagem da turma, interesses, desafios e perspectivas, sem abordagem a priori, dependerá da logística inicial.
O espetáculo da vida e o surgimento da mente humana (22/06/2022 - 22/06/2022)
Vídeos sobre quem somos, de onde viemos e para onde vamos...
    A origem da vida (Site) 
    O nascimento da mente (Site) 
Psicologia do desenvolvimento: Parte 1 (27/06/2022 - 27/06/2022)
LEITE, D. M. Psicologia da criança: história e principais campos de estudo e/ou SANTOS, M. S. et al. A Psicologia do desenvolvimento (texto 1).
   TEXTO 1.pdf 
Psicologia do desenvolvimento: Parte 2 (29/06/2022 - 29/06/2022)
SANTOS, M. S. et al. As teorias psicológicas e o desenvolvimento humano. (texto 2)
Psicanálise (04/07/2022 - 06/07/2022)
Freud e Erik Erikson
Psicanálise (04/07/2022 - 06/07/2022)
Freud e Erik Erikson
Piaget (13/07/2022 - 18/07/2022)
Vigostky (25/07/2022 - 27/07/2022)
Wallon (01/08/2022 - 03/08/2022)
   A infância em Wallon
Período de Habilitação: 03/08/2022 às 10:00 a 28/08/2022 às 23:59
    Henri Wallon I (Site) 
  Wallon (7).pdf 
Textos 6, 7 e 8.
    Henri Wallon II (Site) 
A infância em Melaine Klein (03/08/2022 - 17/08/2022)
   A infância em Melaine Klein
Período de Habilitação: 03/08/2022 às 10:00 a 09/10/2022 às 23:59
Diário de Leitura (10/08/2022 - 05/10/2022)
1ª Infância (15/08/2022 - 12/09/2022)
    Primeira Infância (Site) 
  Fundamentos do desenvolvimento infantil (1).pdf 
Texto que descreve o desenvolvimento infantil de 0 a 3 anos, ou seja, a primeira infância.
Merleau-Ponty e criança (12/09/2022 - 28/09/2022)
2ª Infância (14/09/2022 - 21/09/2022)
    Segunda Infância (Site) 
3ª Infância (26/09/2022 - 05/10/2022)
   Diário de Leitura
Período de Habilitação: 26/09/2022 às 10:00 a 04/10/2022 às 23:59
Exame Final (10/10/2022 - 17/10/2022)
Frequências da Turma
# Matrícula JUN JUL AGO SET OUT Total
20 22 27 29 04 06 11 13 18 20 25 27 01 03 08 10 15 17 22 24 29 31 05 12 14 19 21 26 28 03 05 10 17
1 2021903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4
2 2021905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2021905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 12
4 2021904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 12
5 2021904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
6 2021904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
7 2021905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
8 2020906**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
9 2021903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 8
10 2021904**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
11 2021903**** 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
12 2021904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
13 2021904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 6
14 2021903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 10
15 2021903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2021903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 4
17 2021904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
18 2021905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
19 2021905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2021904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2021904**** 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 14
22 2021903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 8
23 2019905**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 66
24 2021905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2021903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
26 2021903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2021904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
28 2021904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
29 2021904**** 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 12
30 2021903**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 10
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021905**** 8,0 9,5 9,8 9.1 2 AM
2 2021903**** 7,0 7,9 9,1 8.0 10 AM
3 2021904**** 9,5 9,1 9,8 9.5 12 AM
4 2021904**** 8,8 9,7 9,9 9.5 2 AM
5 2021904**** 9,0 8,4 9,7 9.0 6 AM
6 2021903**** 7,0 7,5 9,2 7.9 0 AM
7 2021903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
8 2021905**** 8,8 10,0 10,0 9.6 0 AM
9 2019905**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
10 2021903**** 8,8 9,1 9,6 9.2 8 AM
11 2021904**** 10,0 9,7 10,0 9.9 14 AM
12 2021904**** 9,8 10,0 10,0 9.9 0 AM
13 2021905**** 9,0 10,0 9,8 9.6 0 AM
14 2021904**** 7,0 7,8 8,8 7.9 8 AM
15 2021903**** 9,0 9,3 9,7 9.3 4 AM
16 2021903**** 8,5 9,6 10,0 9.4 0 AM
17 2021903**** 10,0 9,4 8,8 9.4 10 AM
18 2021904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
19 2021904**** 9,0 9,2 10,0 9.4 2 AM
20 2021903**** 8,5 9,1 10,0 9.2 6 AM
21 2021904**** 8,0 8,0 8,5 8.2 4 AM
22 2021903**** 8,0 9,1 9,0 8.7 8 AM
23 2020906**** 9,5 8,5 8,0 8.7 8 AM
24 2021905**** 9,8 8,8 8,8 9.1 2 AM
25 2021904**** 9,8 8,8 8,0 8.9 8 AM
26 2021904**** 9,0 9,6 9,0 9.2 4 AM
27 2021904**** 10,0 9,0 9,5 9.5 12 AM
28 2021905**** 5,0 8,9 8,0 7.3 12 AM
29 2021905**** 8,5 9,7 9,5 9.2 0 AM
30 2021903**** 9,3 8,8 8,8 9.0 4 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Desenvolvimento psicológico da criança. Constituição do sujeito psíquico de acordo com as diferentes abordagens teóricas do desenvolvimento. Abordagem crítica e integradora dessas diferentes visões do desenvolvimento infantil. Influências históricas, sociais, geo-políticas e ambientais. Discussão de tópicos atuais relacionados com o tema.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Exposição oral, leitura e discussão de textos, música, debate.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Fóruns no Sigaa, Diário de Leitura e prova escrita.
Horário de atendimento: 8h-18h
Bibliografia: Bibliografia principal:
BEE, Helen. O ciclo vital. Porto Alegre : Artmed, 2015.
DAVIDOFF, L. L. Introdução à Psicologia. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 2001.
HILGARD, E. R. & ATKINSON, R. C. Introdução à Psicologia. 13ª. Ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2002.
HUFFMAN, K.; VERNOY, M.; VERNOY,J. Psicologia. São Paulo: Atlas, 2003.

Bibliografia adicional:

ARIES, Philippe. História Social da Criança e da Família. 2 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006.
BEE, Helen. A criança em desenvolvimento. Porto Alegre : Artmed, 2011.
BIAGGIO, Ângela M. Brasil. Psicologia do desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 1985.
DAVIS, Cláudia. Piaget ou Vygotsky: uma falsa questão. Viver Mente & Cérebro. Coleção Memória da Pedagogia. Lev Seminovich Vygotsky, n. 2. Rio de Janeiro: Ediouro; São Paulo: Segmento-Duetto, 2005. pp. 38 – 49.
GUARESCHI, N. M. De que infância a Psicologia do Desenvolvimento fala? In: GUARESCHI, N. M. F.; HUNING,S. M. Implicações da psicologia no contemporâneo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.
LANJONQUIÈRE, L. Aquilo que da infância não cessa de se inscrever. In: COSTA, M. F. V.; ATEM, E. (orgs.). Alteridade: o outro como problema. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora Ltda, 2001.
LATAILLE, Yves et alii. Piaget, Vygotsky, Wallon: Teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
LEITE, Dante Moreira (org.). O desenvolvimento da criança. 3ª Ed. São Paulo: UNESP, 2010.
LURIA, A. R. Desenvolvimento Cognitivo: seus fundamentos culturais e sociais. 6ªed. São Paulo: Ícone, 2010.
MACHADO, Maria Marcondes. Merleau-Ponty e Educação. Rio de janeiro: Autêntica, 2010.
MERLEAU-PONTY, M. Merleau-Ponty na Sorbonne - resumo de cursos de psicossociologia e filosofia. Campinas: Papirus, 1990.
_____. Psicologia e Pedagogia da Criança. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
PENNA, A G. Percepção e Realidade: Introdução ao estudo da atividade perceptiva. Rio de Janeiro: Imago, 1993.
PIAGET, J. Seis Estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense /Universitária, 1967.
_____ . O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
PIAGET, J.; INHELDER, B. A psicologia da criança. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Difel, 2009.
RAPPAPORT, Clara Regina et al. Teorias do desenvolvimento: conceitos fundamentais. São Paulo: EPU, 1991.
SANTOS, M. S. et al. Psicologia do desenvolvimento: teorias e temas contemporâneos. Fortaleza: Liber Livro, 2008.
TAILLE, Y.; OLIVEIRA, M. K.; DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
_____ . Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 11ª Ed. São Paulo: Ícone, 2010.

OBS: Outras referências poderão ser introduzidas no decorrer da disciplina para complementação do conteúdo e para realização de trabalhos.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
20/06/2022
20/06/2022
Psicologia do desenvolvimento
22/06/2022
22/06/2022
O espetáculo da vida e o surgimento da mente humana
27/06/2022
27/06/2022
Psicologia do desenvolvimento: Parte 1
29/06/2022
29/06/2022
Psicologia do desenvolvimento: Parte 2
04/07/2022
06/07/2022
Psicanálise
04/07/2022
06/07/2022
Psicanálise
13/07/2022
18/07/2022
Piaget
25/07/2022
27/07/2022
Vigostky
01/08/2022
03/08/2022
Wallon
03/08/2022
17/08/2022
A infância em Melaine Klein
10/08/2022
05/10/2022
Diário de Leitura
15/08/2022
12/09/2022
1ª Infância
12/09/2022
28/09/2022
Merleau-Ponty e criança
14/09/2022
21/09/2022
2ª Infância
26/09/2022
05/10/2022
3ª Infância
10/10/2022
17/10/2022
Exame Final
Avaliações
Data Descrição
27/07/2022 1ª Avaliação
22/08/2022 2ª Avaliação
28/09/2022 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Site Segunda Infância
Site Primeira Infância
Site A origem da vida
Site Introdução à Psicologia do desenvolvimento I
Site O nascimento da mente
Site Modelos Teóricos: a epistemologia e a psicologia
Site Conversas com Melaine Klein I
Site Conversas com Melaine Klein II
Site Aprendendo embriologia
Site Introdução à Psicologia do desenvolvimento II
Site Henri Wallon I
Site Henri Wallon II
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Notas da disciplina 17/10/2022
Último dia para entregar o diário de leitura 04/10/2022
Diário de Leitura 28/08/2022
Wallon e mais Wallon 21/08/2022
Melaine Klein e Wallon 14/08/2022
Amanhã é dia de Wallon, de novo 07/08/2022
Amanhã é dia de Wallon 31/07/2022
saindo do médico 20/07/2022
Estou chegando 11/07/2022
Sem aula hoje 06/07/2022
Aula remota hoje 04/07/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1100 24/08/2024 20:08