-

CPSIC/CMRV005 - PSICOLOGIA E PROCESSOS ENSINO APRENDIZAGEM I - Turma: 01 (2022.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina (22/06/2022 - 22/06/2022)
   Ementa ens. e apz. I_2022.1.docx 
Aprendizagem: um conceito histórico e complexo (23/06/2022 - 23/06/2022)
Ensino-aprendizagem: uma interação entre dois processos comportamentais (29/06/2022 - 30/06/2022)
Ensino-aprendizagem: uma interação entre dois processos comportamentais (30/06/2022 - 30/06/2022)
Ensino-aprendizagem: uma interação entre dois processos comportamentais (06/07/2022 - 07/07/2022)
Ensino-aprendizagem: uma interação entre dois processos comportamentais (07/07/2022 - 07/07/2022)
Aula suspensa conforme nota da UFDPar de recomendações para turma com casos confirmados e/ou suspeitos de COVID-19. (13/07/2022 - 13/07/2022)
Aula suspensa conforme nota da UFDPar de recomendações para turma com casos confirmados e/ou suspeitos de COVID-19. (14/07/2022 - 14/07/2022)
Concepções e tendências atuais em Psicologia da Educação (20/07/2022 - 21/07/2022)
Estudo para avaliação (21/07/2022 - 21/07/2022)
Avaliação escrita (27/07/2022 - 28/07/2022)
Estudo em grupo para Seminário (28/07/2022 - 28/07/2022)
Seminário: Contribuições de Sigmund Freud para a compreensão do processo de ensino-aprendizagem (03/08/2022 - 04/08/2022)
Seminário: Contribuições de Henri Wallon para a compreensão do processo de ensino-aprendizagem (10/08/2022 - 11/08/2022)
Seminário: Contribuições de Jean Piaget para a compreensão do processo de ensino-aprendizagem (17/08/2022 - 18/08/2022)
Seminário: Contribuições de Lev Vygotsky para a compreensão do processo de ensino-aprendizagem (24/08/2022 - 25/08/2022)
Seminário: Contribuições de B. F. Skinner para a compreensão do processo de ensino-aprendizagem (31/08/2022 - 01/09/2022)
Estudo em grupo para Seminário (01/09/2022 - 01/09/2022)
Feriado Municipal (07/09/2022 - 07/09/2022)
Feriado Municipal (08/09/2022 - 08/09/2022)
Seminário: Contribuições de David Ausubel para a compreensão do processo de ensino-aprendizagem (14/09/2022 - 14/09/2022)
Síntese das teorias e Explicação da terceira avaliação (estudo de caso – individual) (15/09/2022 - 15/09/2022)
  3 atividade avaliativa_ens_apz_I.docx 
3 avaliação (individual, prazo de envio para o meu email - 29/09)
História da Psicologia da Educação no Brasil (21/09/2022 - 21/09/2022)
Prazo para recebimento/ envio da terceira avaliação (22/09/2022 - 22/09/2022)
Frequências da Turma
# Matrícula JUN JUL AGO SET OUT Total
22 23 29 30 06 07 13 14 20 21 27 28 03 04 10 11 17 18 24 25 31 01 08 14 15 21 22 28 29 05 06
1 2021903**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 12
2 2021901**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 4
3 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
6 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2021902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2020905**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 2 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 30
10 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 4
11 2021903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2
12 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 4
13 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
16 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 4
18 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 4
20 2020901**** 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 10
21 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 4
22 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2
23 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 4
24 2020906**** 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 8
25 2021902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 8
26 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
27 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
28 2020906**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 12
29 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 4
31 2016906**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 62
32 2021901**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
33 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2020907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2020905**** 10,0 0,0 0,0 3.3 0 RN
5 2020907**** 8,5 10,0 9,0 9.2 0 AM
6 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2016906**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
10 2021901**** 8,5 10,0 10,0 9.5 0 AM
11 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
12 2020906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
13 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
14 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
15 2021902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
16 2020906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
17 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
18 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
19 2021900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
20 2020901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
21 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
22 2021900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
23 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
24 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
25 2021901**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
26 2020906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
27 2021903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
28 2020906**** 8,5 10,0 10,0 9.5 0 AM
29 2021902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
30 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
31 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
32 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
33 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
34 2021901**** 8,5 10,0 10,0 9.5 0 AM
35 2021903**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Os processos de ensino-aprendizagem, construídos ao longo da vida do sujeito, nos diferentes espaços do mundo sócio-histórico-cultural em que ele se insere, envolvendo tanto aspectos cognitivos como afetivos. As teorias e diferentes concepções de aprendizagem. As concepções de sujeito envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem. Contribuições da Epistemologia Genética - Jean Piaget. Contribuições do Sócio-construtivismo - Lev Vigotsky. Contribuições da Psicogenética - Henry Wallon. Contribuições da Psicanálise - Sigmund Freud.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será desenvolvida em três unidades de estudo, articuladas entre si. As atividades serão realizadas de forma interativa entre a professora e os alunos; explanação oral dos assuntos propostos; debates e discussão em sala de aula; atividades individuais e em grupo acerca do conteúdo estudado.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Como estratégias de avaliação: Atividade avaliativa, Seminário e Atividade de estudo de caso em psicologia escolar.
Horário de atendimento:
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
22/06/2022
22/06/2022
Apresentação da disciplina
23/06/2022
23/06/2022
Aprendizagem: um conceito histórico e complexo
29/06/2022
30/06/2022
Ensino-aprendizagem: uma interação entre dois processos comportamentais
30/06/2022
30/06/2022
Ensino-aprendizagem: uma interação entre dois processos comportamentais
06/07/2022
07/07/2022
Ensino-aprendizagem: uma interação entre dois processos comportamentais
07/07/2022
07/07/2022
Ensino-aprendizagem: uma interação entre dois processos comportamentais
13/07/2022
13/07/2022
Aula suspensa conforme nota da UFDPar de recomendações para turma com casos confirmados e/ou suspeitos de COVID-19.
14/07/2022
14/07/2022
Aula suspensa conforme nota da UFDPar de recomendações para turma com casos confirmados e/ou suspeitos de COVID-19.
20/07/2022
21/07/2022
Concepções e tendências atuais em Psicologia da Educação
21/07/2022
21/07/2022
Estudo para avaliação
27/07/2022
28/07/2022
Avaliação escrita
28/07/2022
28/07/2022
Estudo em grupo para Seminário
03/08/2022
04/08/2022
Seminário: Contribuições de Sigmund Freud para a compreensão do processo de ensino-aprendizagem
10/08/2022
11/08/2022
Seminário: Contribuições de Henri Wallon para a compreensão do processo de ensino-aprendizagem
17/08/2022
18/08/2022
Seminário: Contribuições de Jean Piaget para a compreensão do processo de ensino-aprendizagem
24/08/2022
25/08/2022
Seminário: Contribuições de Lev Vygotsky para a compreensão do processo de ensino-aprendizagem
31/08/2022
01/09/2022
Seminário: Contribuições de B. F. Skinner para a compreensão do processo de ensino-aprendizagem
01/09/2022
01/09/2022
Estudo em grupo para Seminário
07/09/2022
07/09/2022
Feriado Municipal
08/09/2022
08/09/2022
Feriado Municipal
14/09/2022
14/09/2022
Seminário: Contribuições de David Ausubel para a compreensão do processo de ensino-aprendizagem
15/09/2022
15/09/2022
Síntese das teorias e Explicação da terceira avaliação (estudo de caso – individual)
21/09/2022
21/09/2022
História da Psicologia da Educação no Brasil
22/09/2022
22/09/2022
Prazo para recebimento/ envio da terceira avaliação
Avaliações
Data Descrição
14/07/2022 1ª Avaliação
27/07/2022 2ª Avaliação
28/09/2022 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Notas no sigaa + trabalhos pendentes 02/10/2022
Levar para a aula de hoje: papel e caneta 22/09/2022
Atividade referente à terceira nota está no sigaa 16/09/2022
Aula suspensa conforme pedido do Centro Acadêmico de Psicologia 25/08/2022
Reforçando os avisos da aula de hoje 18/08/2022
Seminário sobre Piaget - apresentação será na quinta (18/08) 15/08/2022
Textos-base para seminários já estão no sigaa 20/07/2022
Amanhã retornamos as aulas 19/07/2022
Aviso sobre nossas aulas dessa semana 13/07/2022
Aula de amanhã 12/07/2022
Aula amanhã - confirmada - psi ens. apz. I 05/07/2022
Aula 30/06 29/06/2022
Aula de amanhã- Psi. processos ens.-apz I (29/06) 28/06/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1075 17/05/2024 12:32