Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Os conteúdos serão desenvolvidos por meio de aulas expositivas dialogadas, seminários de leitura, interpretação e discussão de textos e artigos científicos, estudos de caso, estudos dirigidos dentre outros. As aulas teóricas acontecerão remotamente de forma síncrona, podendo-se utilizar plataformas tais como Google Meet, Zoom, RNP, dentre outros. Alguns conteúdos serão disponibilizados de forma assíncrona, sendo os mesmos vinculados a atividades avaliativas. As aulas práticas serão presenciais. A avaliação acontecerá de forma processual, sendo consideradas as atividades desenvolvidas durante a disciplina, vídeos demonstrando a execução das técnicas e prova.
Recursos Didáticos: Uso do ambiente virtual de aprendizagem como mídia principal, complementado com material impresso, audiovisual, webconferências, videoaulas, conteúdos organizados em plataformas virtuais de ensino e aprendizagem, redes sociais, correio eletrônico, blogs, entre outros.
Dinâmica das aulas: As aulas síncronas ocorrerão às quartas-feiras, no horário de 14h às 16h (2h/aulas). Nessas aulas serão abordados conteúdos teórico-práticos contemplados na ementa da disciplina. Os conteúdos assíncronos terão foco complementar na parte prática da disciplina, sendo disponibilizados via SIGAA. As aulas práticas ocorrerão presencialmente, nas quintas-feiras. Ressalta-se que caso haja mudança nas condições da pandemia, a disciplina poderá ser alterada para o formato remoto.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
De acordo com o estabelecido na Resolução No 177/2012 CEPEX, serão realizadas 3 avaliações: 1ª Avaliação: Média da nota do júri; nota da Primeira Prova Prática; e nota da Primeira Prova Teórica. 2ª Avaliação: Média da das apresentações dos artigos; nota da Segunda Prova Prática; e, nota da Segunda Prova Teórica. 3ª Avaliação: Nota do Seminário de Casos Clínicos. Os alunos que obtiverem a média aritmética dessas 3 avaliações a nota mínima 7,0 estarão aprovados. Os alunos que obtiverem a média aritmética entre 4,0 e 6,9 realizarão a avaliação final da disciplina. Os alunos que obtiverem a média aritmética abaixo de 4,0 estarão reprovados por nota. Para aprovação o aluno deverá ter, no mínimo, 75% de frequência na disciplina. A frequência das aulas síncronas se dará por meio de formulário eletrônico cujo link será disponibilizado no decorrer de cada aula. A frequência das aulas assíncronas será computada pela entrega das atividades avaliativas relativas ao conteúdo.
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Horário de atendimento:
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Bibliografia:
| BATISTA, J. S.; BORGES, A. M; WIBELINGER, L. M. Tratamento fisioterapêutico na síndrome da dor miofascial e fibromialgia. Rev. dor [online]. 2012, vol.13, n.2 pp.170-174. ISSN 1806-0013. https://doi.org/10.1590/S1806-00132012000200014. GOSLING, A. P.. Mecanismos de ação e efeitos da fisioterapia no tratamento da dor. Rev. dor [online]. 2012, vol.13, n.1, pp.65-70. ISSN 1806-0013. https://doi.org/10.1590/S1806-00132012000100012. PEÑAS, C. S. et al. Manual therapies in myofascial trigger point treatment: a systematic review. Journal of Bodywork and Movement Therapies. 2005, vol. 9, pp. 2734. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1360859203001062. Roteiros práticos da disciplina, disponibilizados via SIGAA.
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