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CFISI/CMRV058 - FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - Turma: 01 (2022.1)

Tópicos Aulas
FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (20/06/2022 - 20/06/2022)

Caros alunos, 

Bem vindos a nossa disciplina que será oferecida de forma PRESENCIAL.

De início veremos o Desenvolvimento infantil, a avaliação neurológica infantil, Em seguida, estudaremos os princípios para avaliação  e tratamento fisioterapêutico para  crianças com  Paralisia Braquial Perinatal,  crianças com  mielomeningocele e crianças com  Paralisia Cerebral.   

Espero que tenhamos bom aproveitamento  e bom  período para todos

Sobre a disciplina  gostaria de  lembra-los que o ensino será teremos aulas presenciais ás terças das 8h00 as  12h00 e o nas segundas das  14h00 as 18h00.

abraços a  todos

MATERIAL DIDÁTICO (27/06/2022 - 18/10/2022)
   Alua 1- Slides DNPM 
  Aula 1.1- MAterial para estudos em aula 
Queridos alunos por favor baixem este material pra a aula de hoje
  Roteiro de aula prática = Mudança de decúbito 
Material necessário- 1 Lençol por grupo
ATIVIDADES (09/08/2022 - 09/08/2022)
  
  Tesxto de apoio 1 
Ler pagina 122 a 124
  texto de apoio 2 
Ler páginas 1 a 11
    
Inicia em 21/06/2022 às 0h 0 e finaliza em 21/06/2022 às 23h 59
  
    
Inicia em 28/06/2022 às 0h 0 e finaliza em 28/06/2022 às 23h 59
  
    
Inicia em 15/03/2022 às 0h 0 e finaliza em 13/09/2022 às 23h 59
  
    
Inicia em 12/07/2022 às 0h 0 e finaliza em 15/07/2022 às 23h 59
  Ativiade 5- EM  grgupo  leia e discuta  a ficha de avaliação em anexo e unto  com seus colegas  faça as correções  e melhorias  no  docuemntos do  word em  anexo. Alem  disso, insira  ao  menos 20 exercicios para o  tratamento desta  criança 
    
Inicia em 02/08/2022 às 0h 0 e finaliza em 09/08/2022 às 23h 59
  
    
Inicia em 26/07/2022 às 0h 0 e finaliza em 13/09/2022 às 23h 59
  
  Atividade 7- Construa  uma  ficha de avaliaçãode PC
    
Inicia em 30/08/2022 às 0h 0 e finaliza em 13/09/2022 às 23h 59
  Arquivo atividade 7 
Preencher este arquivo
  Atividade 8-  De acordo com o exemplo a seguir, construa Quadros clínicos de acordo com o diagnóstico cinesiofuncional  solicitado:: 1-      Tetraparesia espástica GMFCS IV 2-      Hemiparesia discinética GMFCS I 3-      Tetraparesia atáxica GMFCS III 4-      Diparesia espástica GMFCS II
    
Inicia em 27/10/2021 às 0h 0 e finaliza em 03/11/2021 às 23h 59
  ATIVIDADE 9 Esta atividade deve ser desenvolvida individualmente .. A atividade diz respeito a avaliaçãoa da GMFm a ao diagnóstico fisioterapeutico)cenético funcional. Esta atividade tem o valor de 3,0

Assistir o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=0dQro-EAHMA 0 . Avaliar a dimensãoA,B,C, D e E.

    
Inicia em 18/04/2022 às 0h 0 e finaliza em 25/04/2022 às 23h 59
  Atividade 10- Ler a f icha de Pc e elaborar os objetivos e Tratamento  para a  criança escolhida até 02/05
    
Inicia em 13/09/2022 às 0h 0 e finaliza em 18/09/2022 às 23h 59
  Roteiro de aula de aula pratica 
Avaliaç]ao LPBO
    
Inicia em 11/04/2022 às 0h 0 e finaliza em 17/04/2022 às 23h 59
  ATIVIDADE CRIATIVA- O grupo  deve enviar a arte criativa  ate dia  17/04
FÓRUNS (10/10/2022 - 10/10/2022)
   Fórum Tira-Dúvidas
Período de Habilitação: 07/02/2022 às 00:00 a 09/05/2022 às 23:59
PROVA (17/10/2022 - 17/10/2022)
    
Inicia em 16/05/2022 às 10h 0 e finaliza em 16/05/2022 às 11h 30
Frequências da Turma
# Matrícula JUN JUL AGO SET OUT Total
20 21 27 28 04 05 11 12 18 19 25 26 01 02 08 09 15 16 22 23 29 30 05 06 12 13 19 20 26 27 03 04 10 11
1 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2017912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
4 2017913**** 0 0 0 0 0 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 116
5 2017914**** 0 4 0 0 0 4 0 0 0 1 0 4 0 1 4 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 26
6 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
8 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 14
9 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
10 2017914**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 13
11 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4 0 0 0 0 0 0 16
12 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
13 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
14 2018905**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
15 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
16 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 2 0 4 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
17 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2016906**** 4 4 4 4 4 4 0 4 0 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 128
19 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2018905**** 0 0 0 0 0 4 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
21 2018905**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
22 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
23 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2017913**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
25 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 12
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018904**** 9,0 4,2 5,5 5,0 6.0 6.0 12 EF
2 2017913**** 9,5 6,0 5,5 7,5 7.1 8 AM
3 2018905**** 9,4 6,4 7,0 6,0 7.2 0 AM
4 2018904**** 9,4 7,0 7,5 6,0 7.5 8 AM
5 2018905**** 9,4 7,0 5,5 6,0 7.0 4 AM
6 2018905**** 9,3 6,0 7,0 10,0 8.1 12 AM
7 2018904**** 9,4 7,1 8,0 6,0 7.6 0 AM
8 2016906**** 5,5 0,0 0,0 0,0 1.4 68 RF
9 2018904**** 9,4 7,0 8,0 10,0 8.6 0 AM
10 2018905**** 9,2 7,8 7,5 7,5 8.0 14 AM
11 2018905**** 9,2 8,3 7,0 10,0 8.6 8 AM
12 2018905**** 9,0 4,8 4,0 5,0 4.5 5.1 12 RN
13 2018905**** 9,4 3,4 4,0 5,0 6.0 5.8 4 RN
14 2018905**** 9,2 9,1 6,5 7,5 8.1 4 AM
15 2018904**** 8,9 4,7 6,5 5,0 6.5 6.4 16 EF
16 2017914**** 8,8 5,2 7,5 1,0 9.0 7.3 13 EF
17 2018905**** 9,4 7,0 6,5 10,0 8.2 4 AM
18 2018905**** 9,2 8,0 8,5 5,0 7.7 14 AM
19 2019900**** 9,5 8,5 8,5 10,0 9.1 4 AM
20 2018905**** 9,2 7,4 6,5 10,0 8.3 0 AM
21 2017914**** 6,5 5,8 4,0 10,0 6.5 6.6 26 EF
22 2017913**** 3,4 0,0 0,0 0,0 0.9 64 RF
23 2017912**** 9,5 6,7 8,0 10,0 8.6 8 AM
24 2018905**** 9,4 4,9 6,5 10,0 7.7 0 AM
25 2018904**** 9,4 4,2 8,0 6,0 8.5 7.7 0 EF

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo de doenças que interferem no desenvolvimento infantil em relação aos sistemas cardiorrespiratório, osteoarticular e neuromuscular e suas respectivas condutas fisioterapêuticas. Exames complementares relacionados à saúde da criança e do adolescente.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: As estratégias de ensino utilizadas nesta disciplina aplicadas serão desenvolvidas por meio do ensino remoto. A disciplina será realizada de forma síncrona e assíncrona. Serão realizados debates, fóruns, relatórios, análise de material audiovisual, produção de vídeos, produção de material didático para postagem em redes sociais, estudos de casos e seminários. Para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem das aulas serão utilizados recursos audiovisuais, como vídeos, vídeo-aulas , filmes, textos e livros. A utilização destes recursos terá como objetivo favorecer a participação ativa dos alunos no desenvolvimento de cada tema abordado.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Esta disciplina será avaliada por meio de avaliações divididas em quatro tópicos, cada qual valendo 10 pontos :
1. Atividades individuais que podem ser: Enviar um vídeo com a avaliação de tônus de uma pessoa da família (2,0), Enviar um texto com a descrição das posturas enviadas Construir uma HMA/HMP de uma criança com Paralisia Braquial Perinatal, Construir uma HMA/HMP de uma criança com Mielomeningocele ), Construir uma HMA/HMP de uma criança com PC .

2. Atividades em grupoque podem ser: Construir uma ficha completa de avaliação e tratamento (2,5) de uma criança com Paralisia Braquial Perinatal, Construir uma ficha completa de avaliação e tratamento de uma criança com Mielomeningocele , Construir duas ficha completa de avaliação e tratamento de crianças com diferentes tipos d e PC .

3. Seminário em grupo (10,0)em que os alunos vão escolher entre os seguintes temas: Atenção Fisioterápica no Pé torto congênito, Atenção Fisioterápica na luxação congênita de quadril, Atenção Fisioterápica no Torcicolo Congênito ,Atenção Fisioterápica no recém nascidos e lactantes com bronquiolite, Atenção Fisioterápica no recém nascidos e lactantes com Insuficiência respiratória ou - Síndromes: Down, West, Cri Du Chat, Williams, Noonan, Hunter, Rett. Ou ainda uma atividade de movimentar uma midea social com assuntos da disciplina

4. Prova teórica (10)
Horário de atendimento:
Bibliografia: BÁSICA:
1- CASTILHO-WEWINERT, L.V, FORTI-BELLANI, C.C, Fisioterapia em Neuropediatria. Curitiba, OMNIPAX, 2009 ACESSO : http://omnipax.com.br/livros/2011/FNP/FNP-livro.pdf

2- Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil / Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2002.: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/crescimento_desenvolvimento.pdf

COMPLEMENTAR:
1- DOUGLAS, C.R. Tratado de Fisiologia em Fisioterapia. 2.ed. São Paulo: Tecmedd, 2004.
2- PANNUS, P.C; JOBST, E.E; TINSLEY, S.L; et al. Farmacologia para fisioterapeutas. Porto Alegre: Mc Graw Hill, 2011.
3- SILVA, L. R. Diagnóstico em pediatria. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.
4- COLE, M.; COLE, S.R. O desenvolvimento da criança e do adolescente. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.
5- TECKLIN, S. Fisioterapia Pediátrica. Artmed, 2002.
6- SARMENTO, G. J. V. Fisioterapia respiratória em pediatria e neonatologia. São Paulo: Manole, 2009.
7- LOPEZ, F. A; CAMPOS JR, D. Tratado de pediatria. 2 ed. São Paulo: Manole, 2009.
8- MOURA-RIBEIRO, M. V.; GONÇALVES, V. M. G. (Colab.). Neurologia do desenvolvimento da criança. 2.ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2010.
9- KOPCZYNSKI, M C. (Coord). Fisioterapia em Neurologia . são Paulo. Editora Manole, 2012.(Doencas Neuromusculares- SNP)
10- LEVY, J. A., OLIVEIRA, A. S. B. Reabilitação em doenças neurológicas_ guia terapêutico pratico. São Paulo: Atheneu, 2003.(Doencas neuromusculares- SNP)

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
20/06/2022
20/06/2022
FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
27/06/2022
18/10/2022
MATERIAL DIDÁTICO
09/08/2022
09/08/2022
ATIVIDADES
10/10/2022
10/10/2022
FÓRUNS
17/10/2022
17/10/2022
PROVA
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Site Aula 6 - MAterial complementar Mielo
Site Aula 5- Material Complementar Paralisia Cerebral- Tratamento e Lúduco
Site Aula 7- Paralisia Cerebral- Material Complementar Aula Luxação de Quadril na Paralisia Cerebral
Site Aula 7- Aula Pc material Complementar
Site Material Complementar - Aula sobre Lesão Medular
Site Aula 6- MAterial Complementar - Pratica Baseada em Evidencia na NeuroPediatria
Site Aula 6 MAterial complementar Mielo
Livro Aula 5- MAterial complementar Torcicolo Congênito
Site Aula Torcicolo Congênito
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Atividade complementara 15/08/2022
Aula de Fisioterapia Criança e Adolescente 15/08/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1100 24/08/2024 21:40