ANTONIO VINICIUS GARCIA CAMPOS

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA/CT

Ir ao Menu Principal

antonio vinicius garcia campos

MEC - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA/CT

DCE0158 - HISTORIA DA EDUCACAO - Turma: 01 (2022.1)

Tópicos Aulas
UNIDADE 1 - Aspectos Teóricos e Metodológicos. (21/06/2022 - 30/06/2022)
- Objetivos, conceitos, métodos, divisão. - A importância da História da Educação e da Pedagogia.
   LIVRO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA 
Material de Apoio
  Livro História da Educação: de Confúcio a Paulo Freire 
Material para as apresentações dos grupos
  Livro História da Educação 
Material de apoio para aulas expositivas.
  CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÕES - AVALIAÇÃO 1 
Cronograma de Apresentações da Avaliação 1
UNIDADE 2 - A Educação nas Sociedades Primitivas e na Antiguidade. (05/07/2022 - 28/07/2022)
A educação nas sociedades primitivas. A educação nas civilizações orientais e América Pré-Colombiana. A educação clássica: grega e romana. A educação cristã primitiva.
  SLIDE EDUCAÇÃO ANTES DA ESCOLA 
Material de apoio
  SLIDE EDUCAÇÃO NA GRÉCIA ANTIGA 
Material de apoio
  SLIDE EDUCAÇÃO NA ROMA ANTIGA 
Material de apoio
UNIDADE 3 - A Educação Medieval. (02/08/2022 - 30/08/2022)
Contexto histórico medieval. Tipos de educação na sociedade medieval. O Renascimento e a reforma do pensamento.
  SLIDE EDUCAÇÃO MEDIEVAL 
Material de apoio
UNIDADE 4 - A Educação Moderna. (01/09/2022 - 29/09/2022)
Contexto histórico moderno. O Renascimento Pedagógico: humanismo, Reforma e Contra Reforma na educação. Educação realista. Educação liberal.
UNIDADE 5 - A Educação Contemporânea. (04/10/2022 - 11/10/2022)
Contexto histórico contemporâneo. Tendências pedagógicas do Século XIX. Educação e Pedagogia no Século XX. Perspectivas da educação e da Pedagogia no Século XXI.
EXAME FINAL (13/10/2022 - 13/10/2022)
Prova Escrita
Frequências da Turma
# Matrícula JUN JUL AGO SET OUT Total
21 23 28 30 05 07 12 14 19 21 26 28 02 04 09 11 16 18 23 25 30 01 06 08 13 15 20 22 27 29 04 06 11 13 18
1 2021904**** 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 8
2 2021904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
3 2021902**** 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 44
4 2021903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2021903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2021904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2021904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2021902**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 70
9 2021903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2019904**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
11 2021904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
12 2021903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 34
13 2021904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2021903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2
15 2021903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2021904**** 2 2 2 2 2 2 2 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 64
17 2021904**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 70
18 2021904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2021904**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
20 2021904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2021903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2021903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2021904**** 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 66
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021904**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
2 2021903**** 7,5 9,0 9,0 8.5 0 AM
3 2021903**** 8,0 9,0 9,0 8.7 0 AM
4 2021904**** 7,5 9,0 9,0 8.5 0 AM
5 2021904**** 7,5 9,0 9,0 8.5 4 AM
6 2021904**** 10,0 9,0 9,0 9.3 0 AM
7 2021904**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
8 2021904**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
9 2021903**** 8,0 9,0 9,0 8.7 0 AM
10 2021903**** 7,5 9,0 9,0 8.5 2 AM
11 2021904**** 7,5 9,0 9,0 8.5 0 AM
12 2021903**** 9,0 0,0 0,0 3.0 34 RF
13 2021904**** 7,5 9,0 9,0 8.5 4 AM
14 2019904**** 8,0 8,0 8,0 8.0 10 AM
15 2021903**** 8,0 9,0 9,0 8.7 0 AM
16 2021902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
17 2021904**** 7,5 9,0 9,0 8.5 0 AM
18 2021904**** 8,0 9,0 9,0 8.7 0 AM
19 2021903**** 7,5 9,0 9,0 8.5 0 AM
20 2021903**** 7,5 9,0 9,0 8.5 0 AM
21 2021902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 44 RF
22 2021904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
23 2021904**** 9,0 8,0 9,0 8.7 8 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: História da educação: fundamentos teóricos-metodológicos e importância na formação do educador; principais teorias e práticas educacionais desenvolvidas na história da humanidade; visão histórica dos elementos mais significativos da educação brasileira e piauiense, considerando o contexto social, político, econômico e cultural de cada período.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Buscaremos atuar de forma a dar oportunidade de expressão individual e coletiva nos diversos momentos de desenvolvimento da disciplina. Nessa perspectiva, serão realizadas atividades variadas, como: aula expositiva e dialogada, com efetiva participação da turma; pesquisa bibliográfica, individual e/ou em grupo; exposição de conteúdo pelo discente ou em grupo, com discussão ao final; leituras precedentes às exposições do conteúdo a ser trabalhado, para fundamentação nas intervenções; apresentação de documentário pertinente à matéria e indicado pelo professor, seguido de levantamento de pontos relevantes para o entendimento e esclarecimento do conteúdo; avaliação do processo; confecção de materiais didáticos objetivando adequar e facilitar o entendimento do conteúdo trabalhado.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O aproveitamento do rendimento acadêmico está normatizado pela Resolução Nº 177/12-CEPEX, de 5/11/2012 (e os ajustes posteriores) – Normas de Funcionamento dos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Piauí. Conforme esta Resolução, os resultados das avaliações serão expressos em nota, obedecendo a uma escala de 0 (zero) a 10 (dez). O aluno que obtiver média igual ou superior a 7 (sete) e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das aulas, estará aprovado; o aluno que obtiver média inferior a 7 (sete) e igual ou superior a 4 (quatro), será submetido a exame final, sendo considerado aprovado, nesta fase, o aluno que obtiver média aritmética igual ou superior a 6 (seis). Excetuando-se os casos previstos em normas pertinentes, não haverá abono de faltas, assim como nenhum graduando será dispensado das atividades previstas para a disciplina.
Tendo em vista a carga horária desta disciplina, para efeito de registro de notas, serão realizadas, pelo menos, três avaliações parciais e mais o exame final, este, se for necessário.
Horário de atendimento: 18:00 às 20:00
Bibliografia: Bibliografia Básica
ARANHA, Maria Lúcia de A. História da educação e da Pedagogia: Geral e Brasil. 3. Ed. São Paulo: Moderna, 2006.
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. Trad. de Álvaro Lorencini. São Paulo: Ed. da UNESP, 1999.
EBY, Frederick. História da Educação Moderna. Porto Alegre: Globo.
LARROYO, Francisco. História Geral da Pedagogia. São Paulo: Mestre Jou, 1982.
LUZURIAGA, Lorenzo. História da Educação e da Pedagogia. São Paulo: Ed. Nacional, 1980.
Bibliografia Complementar
FARIA FILHO, Luciano M. de (Org.) Pesquisa em História da Educação: perspectiva de análise. Belo Horizonte: HG edições, 1999.
GADOTTI, Moacir. História das Idéias Pedagógicas. São Paulo: Ática, 1993.
HILSDORF, Maria Lúcia Spedo. O aparecimento da escola moderna; uma história ilustrada. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública. São Paulo Loyola, 1990.
LOPES, Eliane Marta T. Perspectivas Históricas da Educação. São Paulo: Ática, 1989.
LOPES, Eliane Marta T., FARIA FILHO, Luciano M., VEIGA, C. Greive (Orgs.) 500 anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2000.
MARROU, Henri Irinée. História da Educação na Antiguidade. São Paulo: Heber, 1969.
MONROE, Paul. História da Educação. São Paulo: Ed. Nacional, 1988.
PONCE, Aníbal. Educação e Luta de Classes. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1989.
ROSA, Maria da Glória de. A História da Educação através dos Textos. São Paulo: Cultrix, 1993.
SAVIANI, Dermeval, LOMBARDI, José Claudinei, SANFELICE, José Luís (Orgs.) História e História da Educação: o debate teórico-metodológico atual. Campinas - SP: Autores Associados: HISTEDBR, 1998.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1991
SCHAFF, Adam. História e Verdade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
21/06/2022
30/06/2022
UNIDADE 1 - Aspectos Teóricos e Metodológicos.
05/07/2022
28/07/2022
UNIDADE 2 - A Educação nas Sociedades Primitivas e na Antiguidade.
02/08/2022
30/08/2022
UNIDADE 3 - A Educação Medieval.
01/09/2022
29/09/2022
UNIDADE 4 - A Educação Moderna.
04/10/2022
11/10/2022
UNIDADE 5 - A Educação Contemporânea.
13/10/2022
13/10/2022
EXAME FINAL
Avaliações
Data Descrição
16/08/2022 1ª Avaliação
13/09/2022 2ª Avaliação
18/10/2022 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
INFORME SOBRE A AULA DO DIA 18/08/22 18/08/2022
INFORME SOBRE A AULA DO DIA 14/07/22 14/07/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 10:11