• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

DAA0313 - FILOSOFIA DA EDUCACAO I - Turma: 01 (2022.1)

Tópicos Aulas
Apresentação e introdução da disciplina. (21/06/2022 - 14/10/2022)
   Chauí 
Sensibilização: Filme "Pro dia nascer feliz" (24/06/2022 - 28/06/2022)
Sensibilização: Filme "Nunca me Sonharam" (01/07/2022 - 05/07/2022)
Debate sobre os filmes (08/07/2022 - 08/07/2022)
Estudo dirigido do texto "Convite a Filosofia" de Marilena Chauí até pág.17. (12/07/2022 - 19/07/2022)
Definições de Filosofia (22/07/2022 - 22/07/2022)
Definições e aplicações da filosofia da educação (26/07/2022 - 26/07/2022)
Estudo dirigido do texto "Convite a Filosofia" de Marilena Chauí, cap. I e II. (29/07/2022 - 29/07/2022)
Estudo dirigido do texto "Convite a Filosofia" de Marilena Chauí, cap. I e II. (02/08/2022 - 02/08/2022)
Filme: A Odisseia (05/08/2022 - 05/08/2022)
Mitologia grega : visão geral (09/08/2022 - 09/08/2022)
Mitologia grega e a influência sobre a cultura e concepções educacionais gregas (12/08/2022 - 12/08/2022)
Passagem do mito ao logos (16/08/2022 - 16/08/2022)
Atenas Clássica e a filosofia da educação (19/08/2022 - 19/08/2022)
Sofistas e educação (23/08/2022 - 23/08/2022)
Introdução ao pensamento socrático (26/08/2022 - 26/08/2022)
Filme: Sócrates (30/08/2022 - 02/09/2022)
Debate sobre o filme Sócrates (06/09/2022 - 06/09/2022)
Ironia e maiêutica do ponto de vista pedagógico (09/09/2022 - 09/09/2022)
Introdução ao pensamento de Platão (13/09/2022 - 13/09/2022)
Alegoria do sol e as estruturas do mundo e do conhecimento (16/09/2022 - 16/09/2022)
A Alegoria da Caverna enquanto metáfora da formação humana (20/09/2022 - 20/09/2022)
Dimensões essenciais do surgimento da modernidade (23/09/2022 - 27/09/2022)
Encerramento da disciplina (30/09/2022 - 30/09/2022)
Frequências da Turma
# Matrícula JUN JUL AGO SET Total
21 24 28 01 05 08 12 15 19 22 26 29 02 05 09 12 16 19 23 26 30 02 06 09 13 16 20 23 27 30
1 2022901**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
2 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
3 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2022901**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
6 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
7 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2019903**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
10 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
13 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
14 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
17 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
18 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
19 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
21 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2022902**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
24 2022902**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
25 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2022901**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
28 2022901**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
29 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
31 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
33 2022900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2022900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
10 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
12 2022902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
13 2022902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
14 2022902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
15 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
16 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
17 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
18 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
19 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
20 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
21 2022902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
22 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
23 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
24 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
25 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
26 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
27 2019903**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
28 2022902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
29 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
30 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
31 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
32 2022902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
33 2022902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
34 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
35 2022901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Ementa
Gênese do Pensamento Filosófico. Formas de Conhecer. Concepções da Ciência. Principais
Correntes da Filosofia e o Pensamento Filosófico no Brasil. Temas Filosóficos da Atualidade.

Metodologia:
Aulas expositivas e dialogadas;
Estudos dirigidos, envolvendo textos, vídeos, podcasts, e outros recursos disponíveis;
Sala de aula invertida.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação do rendimento acadêmico será feita por meio do acompanhamento contínuo do desempenho do aluno, sob formas diversificadas, tais como: provas escritas, orais ou práticas, trabalhos de pesquisa, trabalhos em campo, individuais ou em grupo, seminários, podendo conter outros instrumentos.
Horário de atendimento: Diariamente, podendo ser agendado pelos canais de contato fornecidos pelo docente
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ARANHA, Maria Lúcia de A; MARTINS, Maria Helena P. Filosofando: introdução à
filosofia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2003.
______. Filosofia da educação. 2. ed. ver.ampl. São Paulo: Moderna, 2000.
CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. 13. ed. São Paulo: Ática, 2003.
CORDI, Cassiano et al. Para filosofar. São Paulo: Scipione, 2000.
COTRIM, Gilberto. Fundamentos da filosofia: ser, saber e fazer. 14. ed. São Paulo: Saraiva,
1999.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: pedagogia crítico-social
dos conteúdos: São Paulo: Loyola, 1985.
LUCKESI, Cipriano Carlos; PASSOS, Elizete Silva. Introdução à filosofia: aprendendo a
pensar. São Paulo: Cortez, 1995.
______. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1991.
MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos Wittgenstein. 7.
ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo:
EPU, 1986.
OZMON, Howard A.; CRAVER, Samuel M. Fundamentos filosóficos da educação. 6 ed.
Porto alegre: Artmed, 2004.
SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 17 ed. São Paulo:
Cortez, 2007.
______.Escola e democracia. 36. ed. rev. Campinas; SP: Autores Associados, 2003.
______. Pedagogia histórico-crítica. 10. ed. São Paulo: Autores Associados, 2008.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Educação, ideologia e contra-ideologia. São Paulo: EPU,
1986.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CORTELLA, Mário Sérgio. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e
políticos 10 ed. São Paulo, Cortez: Instituto Paulo Freire, 2006.
GHIRALDELLI JR, Paulo. Caminhos da filosofia. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia. São Paulo: 1992.
SILVA, Sônia Aparecida Ignácio. Valores em educação. 2. ed. Petrópolis; RJ, 1988.


OBS.: Esta lista é a que consta no PPC do curso, podendo ser alterada ou atualizada pelo docento no andamento da disciplina.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
21/06/2022
14/10/2022
Apresentação e introdução da disciplina.
24/06/2022
28/06/2022
Sensibilização: Filme "Pro dia nascer feliz"
01/07/2022
05/07/2022
Sensibilização: Filme "Nunca me Sonharam"
08/07/2022
08/07/2022
Debate sobre os filmes
12/07/2022
19/07/2022
Estudo dirigido do texto "Convite a Filosofia" de Marilena Chauí até pág.17.
22/07/2022
22/07/2022
Definições de Filosofia
26/07/2022
26/07/2022
Definições e aplicações da filosofia da educação
29/07/2022
29/07/2022
Estudo dirigido do texto "Convite a Filosofia" de Marilena Chauí, cap. I e II.
02/08/2022
02/08/2022
Estudo dirigido do texto "Convite a Filosofia" de Marilena Chauí, cap. I e II.
05/08/2022
05/08/2022
Filme: A Odisseia
09/08/2022
09/08/2022
Mitologia grega : visão geral
12/08/2022
12/08/2022
Mitologia grega e a influência sobre a cultura e concepções educacionais gregas
16/08/2022
16/08/2022
Passagem do mito ao logos
19/08/2022
19/08/2022
Atenas Clássica e a filosofia da educação
23/08/2022
23/08/2022
Sofistas e educação
26/08/2022
26/08/2022
Introdução ao pensamento socrático
30/08/2022
02/09/2022
Filme: Sócrates
06/09/2022
06/09/2022
Debate sobre o filme Sócrates
09/09/2022
09/09/2022
Ironia e maiêutica do ponto de vista pedagógico
13/09/2022
13/09/2022
Introdução ao pensamento de Platão
16/09/2022
16/09/2022
Alegoria do sol e as estruturas do mundo e do conhecimento
20/09/2022
20/09/2022
A Alegoria da Caverna enquanto metáfora da formação humana
23/09/2022
27/09/2022
Dimensões essenciais do surgimento da modernidade
30/09/2022
30/09/2022
Encerramento da disciplina
Avaliações
Data Descrição
26/07/2022 1ª Avaliação
30/08/2022 2ª Avaliação
27/09/2022 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 09:28