Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação do rendimento acadêmico será feita por meio do acompanhamento contínuo do desempenho do aluno, sob formas diversificadas, tais como: provas escritas, orais ou práticas, trabalhos de pesquisa, trabalhos em campo, individuais ou em grupo, seminários, podendo conter outros instrumentos. |
Bibliografia:
| BIBLIOGRAFIA BÁSICA ARANHA, Maria Lúcia de A; MARTINS, Maria Helena P. Filosofando: introdução à filosofia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2003. ______. Filosofia da educação. 2. ed. ver.ampl. São Paulo: Moderna, 2000. CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. 13. ed. São Paulo: Ática, 2003. CORDI, Cassiano et al. Para filosofar. São Paulo: Scipione, 2000. COTRIM, Gilberto. Fundamentos da filosofia: ser, saber e fazer. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 1999. LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: pedagogia crítico-social dos conteúdos: São Paulo: Loyola, 1985. LUCKESI, Cipriano Carlos; PASSOS, Elizete Silva. Introdução à filosofia: aprendendo a pensar. São Paulo: Cortez, 1995. ______. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1991. MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos Wittgenstein. 7. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2002. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. OZMON, Howard A.; CRAVER, Samuel M. Fundamentos filosóficos da educação. 6 ed. Porto alegre: Artmed, 2004. SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 17 ed. São Paulo: Cortez, 2007. ______.Escola e democracia. 36. ed. rev. Campinas; SP: Autores Associados, 2003. ______. Pedagogia histórico-crítica. 10. ed. São Paulo: Autores Associados, 2008. SEVERINO, Antonio Joaquim. Educação, ideologia e contra-ideologia. São Paulo: EPU, 1986.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CORTELLA, Mário Sérgio. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos 10 ed. São Paulo, Cortez: Instituto Paulo Freire, 2006. GHIRALDELLI JR, Paulo. Caminhos da filosofia. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia. São Paulo: 1992. SILVA, Sônia Aparecida Ignácio. Valores em educação. 2. ed. Petrópolis; RJ, 1988.
OBS.: Esta lista é a que consta no PPC do curso, podendo ser alterada ou atualizada pelo docento no andamento da disciplina. |