-

DAA0314 - MET. DO TRABALHO E DA PESDQUISA EM EDUCACAO - Turma: 01 (2022.1)

Tópicos Aulas
Unidade I - Introdução a pesquisa científica (22/06/2022 - 29/07/2022)
- Teoria e prática científica - Epistemologia do trabalho científico - Pesquisa qualitativa e quantitativa ? característica e aplicação - Subsídios para a interpretação de textos científicos - Meios para ler artigo - Fichamento e resenha crítica - A pesquisa com objetos complexos
   LIVRO PARA QUEM PESQUISAMOS, PARA QUEM ESCREVEMOS 
Material de apoio para primeira semana de aula. Leitura do Capítulo 1: Para quem investigamos - para quem escrevemos: reflexões sobre a responsabilidade social do pesquisador - página 15 à 42
  LIVRO A CONSTRUÇÃO DO SABER 
Material de apoio para as aulas. Leitura dos Capítulo 1, 2 e 3. Dias 01, 06 e 08 de julho de 2022
  SLIDE AULA 1 - INTRODUÇÃO 
material de apoio
Unidade II - Matrizes teóricas da pesquisa científica em educação; (03/08/2022 - 31/08/2022)
- Positivismo - Materialismo Histórico Dialético - Estruturalismo - Fenomenologia - Etnografia
  TEXTO A FENOMENOLOGIA E A PESQUISA EM EDUCAÇÃO 
Material de apoio para a aula.
Unidade III - Elaboração do projeto de pesquisa (02/09/2022 - 07/10/2022)
- Registro e difusão do conhecimento científico: redação científica normas técnicas (ABNT) - Tipos de registro e difusão do conhecimento científico: Dissertação, tese, ensaios, monografias e artigos científicos. - Elaboração de um de projeto de pesquisa
  TEMPLATE PRÉ-PROJETO DE PESQUISA 
MATERIAL DE APOIO PARA AVALIAÇÃO 2
  OBJETOS DE PESQUISA 
Mapa de objetos de pesquisa
EXAME FINAL (14/10/2022 - 14/10/2022)
Prova escrita
Frequências da Turma
# Matrícula JUN JUL AGO SET OUT Total
22 24 29 01 06 08 13 15 20 22 27 29 03 05 10 12 17 19 24 26 31 02 09 14 16 21 23 28 30 05 07 14
1 2022901**** 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 62
2 2022901**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 12
3 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
5 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
6 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2019903**** 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
10 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 4
11 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
13 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
14 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
15 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
16 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
17 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
19 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
22 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
23 2022902**** 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
24 2022902**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 10
25 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2022901**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 20
28 2022901**** 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 12
29 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2022901**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
31 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 4
32 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
33 2022900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022901**** 10,0 8,0 8,0 8.7 0 AM
2 2022901**** 10,0 9,0 9,5 9.5 0 AM
3 2022900**** 10,0 9,0 10,0 9.7 0 AM
4 2022901**** 10,0 7,0 8,0 8.3 4 AM
5 2022901**** 10,0 8,0 8,0 8.7 4 AM
6 2022901**** 10,0 8,0 8,0 8.7 2 AM
7 2022901**** 10,0 8,0 8,0 8.7 0 AM
8 2022901**** 10,0 7,4 8,0 8.5 12 AM
9 2022901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 20 RF
10 2022901**** 10,0 5,0 7,0 7.3 0 AM
11 2022901**** 10,0 8,0 8,0 8.7 0 AM
12 2022902**** 10,0 5,0 7,0 7.3 10 AM
13 2022902**** 10,0 9,5 9,5 9.7 8 AM
14 2022902**** 10,0 9,0 8,0 9.0 2 AM
15 2022901**** 10,0 8,0 9,0 9.0 4 AM
16 2022901**** 10,0 8,0 9,0 9.0 0 AM
17 2022901**** 10,0 9,0 9,0 9.3 0 AM
18 2022901**** 10,0 9,0 10,0 9.7 4 AM
19 2022901**** 10,0 8,0 9,0 9.0 0 AM
20 2022901**** 10,0 8,0 9,0 9.0 2 AM
21 2022902**** 10,0 9,5 10,0 9.8 2 AM
22 2022901**** 10,0 8,0 10,0 9.3 2 AM
23 2022901**** 10,0 8,0 8,0 8.7 4 AM
24 2022901**** 10,0 9,0 10,0 9.7 4 AM
25 2022901**** 10,0 9,5 10,0 9.8 0 AM
26 2022901**** 10,0 8,0 10,0 9.3 4 AM
27 2019903**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
28 2022902**** 10,0 8,0 9,0 9.0 0 AM
29 2022901**** 10,0 9,5 9,0 9.5 0 AM
30 2022901**** 10,0 5,5 5,5 7.0 0 AM
31 2022901**** 10,0 9,5 9,0 9.5 2 AM
32 2022902**** 10,0 9,5 9,5 9.7 2 AM
33 2022902**** 10,0 9,0 8,0 9.0 0 AM
34 2022901**** 10,0 5,0 7,0 7.3 12 AM
35 2022901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: - Leitura e análise de textos básicos e complementares
- Debates e utilização de recursos audiovisuais
- Trabalhos individuais e em grupos
- Seminários
- Aulas expositivas e dialogadas
A disciplina se configura teoricamente com disciplinas que abordam o conceito de ciência, pesquisa, formação de professores e educação. Neste sentido, é possível fazer um diálogo com disciplinas que também contemplam estas abordagens teóricas.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo de verificação do desempenho dos alunos se dará a partir de avaliações em equipe, trabalhos de pesquisas, listas de exercícios. Para cada indicador de competências: domínio cognitivo, comprimento e
qualidade das tarefas, capacidade de produzir em equipe e autonomia, será analisado para assim ter uma ideia global do desempenho dos alunos.
· Serão atribuídas notas aos alunos através de no mínimo 03 (três) avaliações parciais e no exame final, quando for o caso.
· O processo avaliativo também será contínuo e seguirá os critérios abaixo:
o Assiduidade/ pontualidade/ comprometimento/ resolução das atividades propostas;
o Desenvolvimento e apresentação de seminário.
Horário de atendimento: 10:00 as 12:00
Bibliografia: ANDRÉ, M. (org.). O papel da pesquisa na formação e prática dos professores. Campinas: Papirus, 2001.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: métodos e técnicas. São Paulo: Editora Atlas, 1999.
ALVES, R. Filosofia da ciência. São Paulo: Brasiliense, 1987.
CAMPBELL, D.T.; STANLEY, J.C. Delineamentos experimentais e quase experimentais de pesquisa. São Paulo: EPU, 1979.
GAYA, A., GARLIPP, D.C., SILVA, M.F., MOREIRA, R.B. Ciências do movimento humano: Introdução à metodologia da pesquisa. Porto Alegre: Artmed; 2008.
LUDKE, M.; ANDRE, M.E.D. Pesquisa em Educação; abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho cientifico. São Paulo: Cortez, 2007.
MARCONI, M. A. LAKATOS, E. M; Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2009.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
22/06/2022
29/07/2022
Unidade I - Introdução a pesquisa científica
03/08/2022
31/08/2022
Unidade II - Matrizes teóricas da pesquisa científica em educação;
02/09/2022
07/10/2022
Unidade III - Elaboração do projeto de pesquisa
14/10/2022
14/10/2022
EXAME FINAL
Avaliações
Data Descrição
20/07/2022 1ª Avaliação
24/08/2022 2ª Avaliação
07/10/2022 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Informações sobre as notas 14/10/2022
Sobre a aula do dia 01/07/22 30/06/2022
Boas-vindas! 20/06/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 11:00