• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

DAA0323 - HISTORIA DA EDUCACAO BRASILEIRA - Turma: 01 (2022.1)

Tópicos Aulas
UNIDADE 1 (21/06/2022 - 30/06/2022)
Conceitos, objeto de estudo, periodização e importância da história da educação brasileira na formação de professores.
   LIVRO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA 
Material de apoio para a disciplina
  TEXTO ATIVIDADE 4_AVALIAÇÃO 1 
Material de apoio
UNIDADE 2 (05/07/2022 - 28/07/2022)
A educação no período colonial: Educação Jesuítica, Reforma Pombalina e Educação Joanina.
UNIDADE 3 (02/08/2022 - 30/08/2022)
A educação no período imperial: Organização Escolar, (Des)centralização do Ensino e Reformas Educacionais.
UNIDADE 4 (01/09/2022 - 22/09/2022)
A educação no período republicano: Primeira República, Estado Novo, Segunda República, Regime Militar e Novas República.
  SLIDE ESCOLA NOVA 
Material de apoio
  ATIVIDADE ESCOLA NOVA 
Material de apoio
UNIDADE 5 (27/09/2022 - 11/10/2022)
Atualidades do Ensino no Brasil.
  CRONOGRAMA PAINÉIS TEMÁTICOS 
Material de apoio
  LIVRO PAINEL TEMÁTICO 2 - HISTÓRIA DAS IDEIAS PEDAGÓGICAS 
Material de apoio Painel temático 2
Frequências da Turma
# Matrícula JUN JUL AGO SET OUT Total
21 23 28 30 05 07 12 14 19 21 26 28 02 04 09 11 16 18 23 25 30 01 06 08 13 15 20 22 27 29 04 06 11 13 18
1 2021900**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
2 2021901**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
3 2021903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2
4 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2
5 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 4
6 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2
7 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
8 2018903**** 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 2 0 0 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
9 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2021902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
11 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2021902**** 2 2 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 54
13 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2021902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
16 2020901**** 2 2 0 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 14
17 2019902**** 0 0 0 2 2 0 0 0 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
18 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2021902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
23 2021901**** 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
24 2021902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 4
26 2020902**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
27 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 4
28 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
29 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2021902**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021902**** 10,0 8,0 10,0 9.3 6 AM
2 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2021901**** 10,0 8,0 10,0 9.3 2 AM
4 2021901**** 10,0 8,0 6,0 8.0 4 AM
5 2020902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
6 2021901**** 10,0 8,0 10,0 9.3 4 AM
7 2021902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
9 2021901**** 10,0 8,0 10,0 9.3 2 AM
10 2021902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2020901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
12 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
13 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
14 2019902**** 6,0 9,0 10,0 8.3 10 AM
15 2020901**** 6,0 7,0 8,0 7.0 14 AM
16 2021900**** 8,0 9,0 10,0 9.0 2 AM
17 2021902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
18 2021900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
19 2021902**** 2,0 0,0 0,0 0.7 54 RF
20 2021900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
21 2021902**** 10,0 8,0 10,0 9.3 2 AM
22 2021900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
23 2018903**** 6,0 9,0 7,0 7.3 12 AM
24 2021901**** 10,0 10,0 8,0 9.3 4 AM
25 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
26 2021900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
27 2021900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
28 2021903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
29 2021901**** 8,0 9,0 10,0 9.0 12 AM
30 2021900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Buscaremos atuar de forma a dar oportunidade de expressão individual e coletiva nos diversos momentos de desenvolvimento da disciplina. Nessa perspectiva, serão realizadas atividades variadas, como: aula expositiva e dialogada, com efetiva participação da turma; pesquisa bibliográfica, individual e/ou em grupo; exposição de conteúdo pelo discente ou em grupo, com discussão ao final; leituras precedentes às exposições do conteúdo a ser trabalhado, para fundamentação nas intervenções; apresentação de documentário pertinente à matéria e indicado pelo professor, seguido de levantamento de pontos relevantes para o entendimento e esclarecimento do conteúdo; avaliação do processo; confecção de materiais didáticos objetivando adequar e facilitar o entendimento do conteúdo trabalhado.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Os resultados das avaliações serão expressos em nota, obedecendo a uma escala de 0 (zero) a 10 (dez). O aluno que obtiver média igual ou superior a 7 (sete) e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das aulas, estará aprovado; o aluno que obtiver média inferior a 7 (sete) e igual ou superior a 4 (quatro), será submetido a exame final, sendo considerado aprovado, nesta fase, o aluno que obtiver média aritmética igual ou superior a 6 (seis). Excetuando-se os casos previstos em normas pertinentes, não haverá abono de faltas, assim como nenhum graduando será dispensado das atividades previstas para a disciplina.
Tendo em vista a carga horária desta disciplina, para efeito de registro de notas, serão realizadas, pelo menos, três avaliações parciais e mais o exame final, este, se for necessário.
Horário de atendimento: 10:00 as 12:00
Bibliografia: Bibliografia Básica
AZEVEDO. Fernando de. A transmissão da cultura. São Paulo: Melhoramentos, 1978.
HILSDORF, Maria Lúcia Spedo. O aparecimento da escola moderna; uma história ilustrada. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
RIBEIRO, Maria Luisa dos Santos. História da educação brasileira: a organização escolar: Campinas: Autores Associados, 2003.
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. São Paulo: Autores Associados, 2007.
SOUZA, Rosa Fátima. História da Organização do Trabalho Escolar e do currículo no século XX(ensino primário e secundário no Brasil). São Paulo: Cortez, 2008.
VEIGA, C. G. História da Educação. São Paulo: Ática, 2007.

Bibliografia Complementar
ARANHA, Maria Lúcia de A. História da Educação e da Pedagogia: Geral e Brasil. São Paulo: Moderna, 2006.
AUAD, Daniela. Educar Meninas e Meninos: relações de Gênero na Escola. São Paulo: Contexto, 2006.
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. Trad. de Álvaro Lorencini. São Paulo: Ed. da UNESP, 1999.
CATANI, Denice Barbara et al. Docência, Memória e Gênero: estudos sobre formação. São Paulo: Escrituras Editora, 1977.
FARIA FILHO, Luciano M. de (Org.) Pesquisa em História da Educação: perspectiva de análise. Belo Horizonte: HG edições, 1999.
FAZENDA, Ivani Catarina A. Educação no Brasil nos anos 60: O Pacto do silêncio. São Paulo: Loyola, 1985.
GADOTTI, Moacir. História das Idéias Pedagógicas. São Paulo: Ática, 1993.
GOMES, Ana Beatriz S; CUNHA JÚNIOR, Henrique. Educação e Afrodescendência no Brasil. Fortaleza: Ed. UFC, 2008.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública. São Paulo Loyola, 1990.
LOPES, Eliane Marta T.; FARIA FILHO, Luciano M.; VEIGA, Cintia G. (Orgs.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2000.
LOPES, Eliane Marta T. Perspectivas Históricas da Educação. São Paulo: Ática, 1989.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/SECAD. Orientações e Ações pra a Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD, 2006.
ROMANELLI, Otaíza de O. História da Educação no Brasil (1930-1973). 3 Ed. Minas Gerais: Vozes, 1986.
ROSA, Maria da Glória de. A história da educação através dos textos. São Paulo: Cultrix, 1993.
SAVIANI, Dermeval; LOMBARDI, José Claudinei; SANFELICE, José Luís (Orgs.). História e história da educação: o debate teórico-metodológico atual. Campinas: Autores Associados/HISTEDBR, 1998.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1991.
STEPHANOU, Maria & BASTOS, Maria Helena C. (Orgs.) História e memória da educação no Brasil. Vol. I – Séculos XVI e XVIII. Petrópolis: Vozes, 2004.
STEPHANOU, Maria & BASTOS, Maria Helena C. (Orgs.) História e memória da educação no Brasil. Vol. II – Século XIX. Petrópolis: Vozes, 2004.
STEPHANOU, Maria & BASTOS, Maria Helena C. (Orgs.) História e memória da educação no Brasil. Vol. III – Século XX. Petrópolis: Vozes, 2004.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
21/06/2022
30/06/2022
UNIDADE 1
05/07/2022
28/07/2022
UNIDADE 2
02/08/2022
30/08/2022
UNIDADE 3
01/09/2022
22/09/2022
UNIDADE 4
27/09/2022
11/10/2022
UNIDADE 5
Avaliações
Data Descrição
15/08/2022 1ª Avaliação
12/09/2022 2ª Avaliação
03/10/2022 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Informes sobre notas 14/10/2022
CONFIRMAÇÃO DE AULA AS 14H - 11/08/22 11/08/2022
SOBRE A AULA DO DIA 04/08/2022 04/08/2022
INFORME SOBRE A AULA DO DIA 14/07/22 14/07/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 11:19