Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Os resultados das avaliações serão expressos em nota, obedecendo a uma escala de 0 (zero) a 10 (dez). O aluno que obtiver média igual ou superior a 7 (sete) e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das aulas, estará aprovado; o aluno que obtiver média inferior a 7 (sete) e igual ou superior a 4 (quatro), será submetido a exame final, sendo considerado aprovado, nesta fase, o aluno que obtiver média aritmética igual ou superior a 6 (seis). Excetuando-se os casos previstos em normas pertinentes, não haverá abono de faltas, assim como nenhum graduando será dispensado das atividades previstas para a disciplina. Tendo em vista a carga horária desta disciplina, para efeito de registro de notas, serão realizadas, pelo menos, três avaliações parciais e mais o exame final, este, se for necessário.
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Bibliografia:
| Bibliografia Básica AZEVEDO. Fernando de. A transmissão da cultura. São Paulo: Melhoramentos, 1978. HILSDORF, Maria Lúcia Spedo. O aparecimento da escola moderna; uma história ilustrada. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. RIBEIRO, Maria Luisa dos Santos. História da educação brasileira: a organização escolar: Campinas: Autores Associados, 2003. SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. São Paulo: Autores Associados, 2007. SOUZA, Rosa Fátima. História da Organização do Trabalho Escolar e do currículo no século XX(ensino primário e secundário no Brasil). São Paulo: Cortez, 2008. VEIGA, C. G. História da Educação. São Paulo: Ática, 2007.
Bibliografia Complementar ARANHA, Maria Lúcia de A. História da Educação e da Pedagogia: Geral e Brasil. São Paulo: Moderna, 2006. AUAD, Daniela. Educar Meninas e Meninos: relações de Gênero na Escola. São Paulo: Contexto, 2006. CAMBI, Franco. História da Pedagogia. Trad. de Álvaro Lorencini. São Paulo: Ed. da UNESP, 1999. CATANI, Denice Barbara et al. Docência, Memória e Gênero: estudos sobre formação. São Paulo: Escrituras Editora, 1977. FARIA FILHO, Luciano M. de (Org.) Pesquisa em História da Educação: perspectiva de análise. Belo Horizonte: HG edições, 1999. FAZENDA, Ivani Catarina A. Educação no Brasil nos anos 60: O Pacto do silêncio. São Paulo: Loyola, 1985. GADOTTI, Moacir. História das Idéias Pedagógicas. São Paulo: Ática, 1993. GOMES, Ana Beatriz S; CUNHA JÚNIOR, Henrique. Educação e Afrodescendência no Brasil. Fortaleza: Ed. UFC, 2008. LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública. São Paulo Loyola, 1990. LOPES, Eliane Marta T.; FARIA FILHO, Luciano M.; VEIGA, Cintia G. (Orgs.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2000. LOPES, Eliane Marta T. Perspectivas Históricas da Educação. São Paulo: Ática, 1989. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/SECAD. Orientações e Ações pra a Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD, 2006. ROMANELLI, Otaíza de O. História da Educação no Brasil (1930-1973). 3 Ed. Minas Gerais: Vozes, 1986. ROSA, Maria da Glória de. A história da educação através dos textos. São Paulo: Cultrix, 1993. SAVIANI, Dermeval; LOMBARDI, José Claudinei; SANFELICE, José Luís (Orgs.). História e história da educação: o debate teórico-metodológico atual. Campinas: Autores Associados/HISTEDBR, 1998. SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1991. STEPHANOU, Maria & BASTOS, Maria Helena C. (Orgs.) História e memória da educação no Brasil. Vol. I Séculos XVI e XVIII. Petrópolis: Vozes, 2004. STEPHANOU, Maria & BASTOS, Maria Helena C. (Orgs.) História e memória da educação no Brasil. Vol. II Século XIX. Petrópolis: Vozes, 2004. STEPHANOU, Maria & BASTOS, Maria Helena C. (Orgs.) História e memória da educação no Brasil. Vol. III Século XX. Petrópolis: Vozes, 2004.
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