SONIA MARIA BEZERRA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO/CSHNB

Ir ao Menu Principal

sonia maria bezerra

ADJ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO/CSHNB

DAA0287 - DIDATICA DA HISTORIA - Turma: 01 (2022.1)

Tópicos Aulas
I - O surgimento da História enquanto área de conhecimento desde o século XIX. (20/06/2022 - 21/06/2022)
O surgimento da História enquanto área de conhecimento desde o século XIX.
   Livro Fundamentos do ensino de História 
Material de apoio
  CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÕES - AVALIAÇÃO 3 
Informativo Avaliação 3
II - Os conceitos históricos contemporâneos e sua contextualização social. (27/06/2022 - 28/06/2022)
Os conceitos históricos contemporâneos e sua contextualização social.
III - As principais tendências historiográficas. (04/07/2022 - 12/07/2022)
As principais tendências historiográficas.
IV - A História enquanto campo de pesquisa e a História escolar. (18/07/2022 - 26/07/2022)
A História enquanto campo de pesquisa e a História escolar.
V - A percepção da realidade cotidiana através de conceitos históricos; a possibilidade de compreensão do homem enquanto sujeito da História. (01/08/2022 - 08/08/2022)
A percepção da realidade cotidiana através de conceitos históricos; a possibilidade de compreensão do homem enquanto sujeito da História.
VI - Os Parâmetros Curriculares Nacionais e o ensino de História nas séries iniciais do ensino fundamental. (09/08/2022 - 30/08/2022)
Os Parâmetros Curriculares Nacionais e o ensino de História nas séries iniciais do ensino fundamental.
  SLIDE PCNS 
Material de apoio
VII - A Base Nacional Comum Curricular e o ensino de História nas séries iniciais do ensino fundamental. (05/09/2022 - 20/09/2022)
A Base Nacional Comum Curricular e o ensino de História nas séries iniciais do ensino fundamental.
  BNCC HISTÓRIA 
Material de apoio
  TEXTO PARA A AULA SOBRE BNCC 
Material de apoio
  SLIDE AULA BNCC 
Material de apoio
VIII - Estratégias metodológicas para o ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental. (26/09/2022 - 11/10/2022)
Estratégias metodológicas para o ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental.
  LIVRO REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA - Micro-aulas 
Material de apoio para as micro-aulas
  LIVRO NAS TRILHAS DO ENSINO DE HISTÓRIA - micro-aulas 
Material de apoio para as micro-aulas.
  TEXTO MÚSICA E HISTÓRIA - micro-aulas 
Material de apoio para as micro-aulas
EXAME FINAL (17/10/2022 - 17/10/2022)
Prova escrita
Frequências da Turma
# Matrícula JUN JUL AGO SET OUT Total
20 21 27 28 04 05 11 12 18 19 25 26 01 02 08 09 15 16 22 23 29 30 05 06 12 13 19 20 26 27 03 04 10 11 17 18
1 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
2 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
3 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4
4 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2019901**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
6 2018901**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
7 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2019902**** 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
9 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
10 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
12 2018903**** 0 0 0 2 0 2 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
13 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
14 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
15 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
17 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
19 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
20 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
21 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
22 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
25 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
26 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
27 2019902**** 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
28 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
29 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
30 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
31 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
32 2019902**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 8
33 2015901**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 2 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 14
34 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2019901**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 12
36 2019901**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 1 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 11
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 11 AM
2 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
3 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2015901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 14 AM
5 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
6 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
7 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
8 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
9 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
10 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
11 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
12 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
13 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
14 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
15 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
16 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
17 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
18 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
19 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
20 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
21 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
22 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
23 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
24 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
25 2018903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 14 AM
26 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
27 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
28 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
29 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
30 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
31 2018901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 14 AM
32 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
33 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
34 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
35 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
36 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: x
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Buscaremos atuar de forma a dar oportunidade de expressão individual e coletiva nos diversos momentos de desenvolvimento da disciplina. Nessa perspectiva, serão realizadas atividades variadas, como: aula expositiva e dialogada, com efetiva participação da turma; pesquisa bibliográfica, individual e/ou em grupo; exposição de conteúdo pelo discente ou em grupo, com discussão ao final; leituras precedentes às exposições do conteúdo a ser trabalhado, para fundamentação nas intervenções; apresentação de documentário pertinente à matéria e indicado pelo professor, seguido de levantamento de pontos relevantes para o entendimento e esclarecimento do conteúdo; avaliação do processo; confecção de materiais didáticos objetivando adequar e facilitar o entendimento do conteúdo trabalhado.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O aproveitamento do rendimento acadêmico está normatizado pela Resolução Nº 177/12-CEPEX, de 5/11/2012 (e os ajustes posteriores) – Normas de Funcionamento dos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Piauí. Conforme esta Resolução, os resultados das avaliações serão expressos em nota, obedecendo a uma escala de 0 (zero) a 10 (dez). O aluno que obtiver média igual ou superior a 7 (sete) e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das aulas, estará aprovado; o aluno que obtiver média inferior a 7 (sete) e igual ou superior a 4 (quatro), será submetido a exame final, sendo considerado aprovado, nesta fase, o aluno que obtiver média aritmética igual ou superior a 6 (seis). Excetuando-se os casos previstos em normas pertinentes, não haverá abono de faltas, assim como nenhum graduando será dispensado das atividades previstas para a disciplina.
Tendo em vista a carga horária desta disciplina, para efeito de registro de notas, serão realizadas, pelo menos, três avaliações parciais e mais o exame final, este, se for necessário.
Horário de atendimento: 10:00 as 12:00
Bibliografia: Bibliografia Básica
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez,
2008.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História. Brasília: MEC, 1997.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. 2017.
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de História. Campinas: Papirus, 2003.
FONSECA, Thais Nivia de Lima e. História & ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
KARNAL, Leandro (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2003.
PINSKY, J. (Org.). O ensino de História e a criação do fato. São Paulo: Contexto, 1988.
SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão (Org.). Livros didáticos de História e Geografia: avaliação e
pesquisa. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2006.

Bibliografia complementar:
ABREU, Martha; SOIHET, Rachel (Orgs.). Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.
CABRINI, C. et al. O ensino de História: revisão urgente. São Paulo: Brasiliense, 1986.
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria &
Educação, nº 2, p. 177-229, 1990.
JESUS, Nauk de (Org.). Ensino de História: trajetórias em movimento. Cáceres (MT): UNEMAT, 2007.
MARTINS, Maria do Carmo. A História prescrita e disciplinada nos currículos escolares: quem legitima
esses saberes? Bragança Paulista: EDUSF, 2002.
MIRANDA, Sonia Regina; LUCA, Tania Regina de. O livro didático de História hoje: um panorama a
partir do PNLD. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 24, n. 48, 2004, pp. 123-144.
NADAI, Elza. O ensino de História no Brasil: trajetórias e perspectivas. Revista Brasileira de História. São Paulo: ANPUH, v. 13, nº 25/26, p. 143-162, 1992.
PENTEADO, Heloísa. Metodologia do ensino de História e Geografia. São Paulo: Cortez, 1991.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
20/06/2022
21/06/2022
I - O surgimento da História enquanto área de conhecimento desde o século XIX.
27/06/2022
28/06/2022
II - Os conceitos históricos contemporâneos e sua contextualização social.
04/07/2022
12/07/2022
III - As principais tendências historiográficas.
18/07/2022
26/07/2022
IV - A História enquanto campo de pesquisa e a História escolar.
01/08/2022
08/08/2022
V - A percepção da realidade cotidiana através de conceitos históricos; a possibilidade de compreensão do homem enquanto sujeito da História.
09/08/2022
30/08/2022
VI - Os Parâmetros Curriculares Nacionais e o ensino de História nas séries iniciais do ensino fundamental.
05/09/2022
20/09/2022
VII - A Base Nacional Comum Curricular e o ensino de História nas séries iniciais do ensino fundamental.
26/09/2022
11/10/2022
VIII - Estratégias metodológicas para o ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental.
17/10/2022
17/10/2022
EXAME FINAL
Avaliações
Data Descrição
15/08/2022 1ª Avaliação
12/09/2022 2ª Avaliação
03/10/2022 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 12:16