Metodologia: |
Buscaremos atuar de forma a dar oportunidade de expressão individual e coletiva nos diversos momentos de desenvolvimento da disciplina. Nessa perspectiva, serão realizadas atividades variadas, como: aula expositiva e dialogada, com efetiva participação da turma; pesquisa bibliográfica, individual e/ou em grupo; exposição de conteúdo pelo discente ou em grupo, com discussão ao final; leituras precedentes às exposições do conteúdo a ser trabalhado, para fundamentação nas intervenções; apresentação de documentário pertinente à matéria e indicado pelo professor, seguido de levantamento de pontos relevantes para o entendimento e esclarecimento do conteúdo; avaliação do processo; confecção de materiais didáticos objetivando adequar e facilitar o entendimento do conteúdo trabalhado. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O aproveitamento do rendimento acadêmico está normatizado pela Resolução Nº 177/12-CEPEX, de 5/11/2012 (e os ajustes posteriores) Normas de Funcionamento dos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Piauí. Conforme esta Resolução, os resultados das avaliações serão expressos em nota, obedecendo a uma escala de 0 (zero) a 10 (dez). O aluno que obtiver média igual ou superior a 7 (sete) e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das aulas, estará aprovado; o aluno que obtiver média inferior a 7 (sete) e igual ou superior a 4 (quatro), será submetido a exame final, sendo considerado aprovado, nesta fase, o aluno que obtiver média aritmética igual ou superior a 6 (seis). Excetuando-se os casos previstos em normas pertinentes, não haverá abono de faltas, assim como nenhum graduando será dispensado das atividades previstas para a disciplina. Tendo em vista a carga horária desta disciplina, para efeito de registro de notas, serão realizadas, pelo menos, três avaliações parciais e mais o exame final, este, se for necessário.
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Bibliografia:
| Bibliografia Básica BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2008. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História. Brasília: MEC, 1997. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. 2017. FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de História. Campinas: Papirus, 2003. FONSECA, Thais Nivia de Lima e. História & ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. KARNAL, Leandro (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2003. PINSKY, J. (Org.). O ensino de História e a criação do fato. São Paulo: Contexto, 1988. SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão (Org.). Livros didáticos de História e Geografia: avaliação e pesquisa. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2006.
Bibliografia complementar: ABREU, Martha; SOIHET, Rachel (Orgs.). Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003. CABRINI, C. et al. O ensino de História: revisão urgente. São Paulo: Brasiliense, 1986. CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, nº 2, p. 177-229, 1990. JESUS, Nauk de (Org.). Ensino de História: trajetórias em movimento. Cáceres (MT): UNEMAT, 2007. MARTINS, Maria do Carmo. A História prescrita e disciplinada nos currículos escolares: quem legitima esses saberes? Bragança Paulista: EDUSF, 2002. MIRANDA, Sonia Regina; LUCA, Tania Regina de. O livro didático de História hoje: um panorama a partir do PNLD. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 24, n. 48, 2004, pp. 123-144. NADAI, Elza. O ensino de História no Brasil: trajetórias e perspectivas. Revista Brasileira de História. São Paulo: ANPUH, v. 13, nº 25/26, p. 143-162, 1992. PENTEADO, Heloísa. Metodologia do ensino de História e Geografia. São Paulo: Cortez, 1991.
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