-

LEDOC/CCE034 - DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO II - Turma: 02 (2022.1)

Tópicos Aulas
AULA (23/06/2022 - 23/06/2022)

- Abertura com Mística

·  Discussão do texto: As práticas cotidianas de alfabetização: o que fazem as professoras?* - Albuquerque, Morais e Ferreira (RBE, 2008)

  • Mística dos participantes
  • Apresentação de uma síntese oral (individual)(slides).
  • Análise das apresentações pelos formadores.

·  Discussão do texto:

As práticas cotidianas de alfabetização: o que fazem as professoras?Albuquerque, Morais e Ferreira (RBE, 2008)

  • Quadro comparativo de práticas de alfabetização: texto e realidade (em grupo).
  • Apresentação do quadro

- Síntese dos formadores, explorando conteúdo e forma

 

AULA EXTRA (23/06/2022 - 23/06/2022)

Aula Extra - ATIVIDADE ASSÍNCRONA

AULA (24/06/2022 - 24/06/2022)

- Exibição e Roda de Conversa - vídeo da Emília Ferreiro.

- Leitura direcionada do texto (a partir de roteiro de estudo) e discussão nos grupos.

- Texto sobre o Trabalho Educativo com Projeto (Wirla e Disnah).

  • Apresentação das compreensões a partir do roteiro (grupos);
  • Slides da proposta pedagógica para a EdoC – apresentação e discussão
AULA EXTRA (24/06/2022 - 24/06/2022)

Aula Extra - ATIVIDADE ASSÍNCRONA

AULA (25/06/2022 - 25/06/2022)

TEXTO: Alfabetização e letramento na educação do campo: Jogos Didáticos e Atividades Contextualizadas com os Saberes Campesinos. (SILVA, FRANCO E SILVA, 2019)

  • ·Discussão do texto.
  • ·Criação e apresentação de um jogo didático para alfabetização e letramento, relacionado a algum subprojeto da proposta (a partir de roteiro).

Orientação por parte dos formadores para o tempo-comunidade e entrega dos referenciais teóricos do TC anterior (disciplina 2).

AULA EXTRA (25/06/2022 - 25/06/2022)

Aula Extra - ATIVIDADE ASSÍNCRONA

AULA EXTRA (27/06/2022 - 27/06/2022)

Aula Extra - ATIVIDADE ASSÍNCRONA

Frequências da Turma
# Matrícula JUN Total
23 24 25 27
1 2021200**** 0 0 0 0 0
2 2021200**** 0 0 0 0 0
3 2021200**** 0 0 0 0 0
4 2021200**** 0 0 0 0 0
5 2021200**** 0 0 0 0 0
6 2021200**** 0 0 0 0 0
7 2021200**** 0 0 0 0 0
8 2021200**** 0 0 0 0 0
9 2021200**** 0 0 0 0 0
10 2021200**** 0 0 0 0 0
11 2021200**** 0 0 0 0 0
12 2021200**** 0 0 0 0 0
13 2021200**** 0 0 0 0 0
14 2021200**** 0 0 0 0 0
15 2021200**** 0 0 0 0 0
16 2021200**** 0 0 0 0 0
17 2021200**** 12 12 12 9 45
18 2021200**** 12 12 12 9 45
19 2021200**** 0 0 0 0 0
20 2021200**** 0 0 0 0 0
21 2021200**** 0 0 0 0 0
22 2021200**** 0 0 0 0 0
23 2021200**** 0 0 0 0 0
24 2021200**** 0 0 0 0 0
25 2021200**** 0 0 0 0 0
26 2021200**** 0 0 0 0 0
27 2021200**** 0 0 0 0 0
28 2021200**** 0 0 0 0 0
29 2021200**** 0 0 0 0 0
30 2021200**** 0 0 0 0 0
31 2021200**** 0 0 0 0 0
32 2021200**** 0 0 0 0 0
33 2021200**** 0 0 0 0 0
34 2021200**** 0 0 0 0 0
35 2021200**** 0 0 0 0 0
36 2021200**** 0 0 0 0 0
37 2021200**** 0 0 0 0 0
38 2021200**** 12 12 12 9 45
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 45 RF
2 2021200**** 7,5 7,5 7,5 7.5 0 AM
3 2021200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
4 2021200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2021200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2021200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2021200**** 7,5 7,5 7,5 7.5 0 AM
8 2021200**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
9 2021200**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
10 2021200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2021200**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
12 2021200**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
13 2021200**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
14 2021200**** 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
15 2021200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
16 2021200**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
17 2021200**** 9,8 9,8 9,8 9.8 0 AM
18 2021200**** 9,8 9,8 9,8 9.8 0 AM
19 2021200**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
20 2021200**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
21 2021200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 45 RF
22 2021200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 45 RF
23 2021200**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
24 2021200**** 9,8 9,8 9,8 9.8 0 AM
25 2021200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
26 2021200**** 7,5 7,5 7,5 7.5 0 AM
27 2021200**** 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
28 2021200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
29 2021200**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
30 2021200**** 9,8 9,8 9,8 9.8 0 AM
31 2021200**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
32 2021200**** 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
33 2021200**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
34 2021200**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
35 2021200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
36 2021200**** 7,5 7,5 7,5 7.5 0 AM
37 2021200**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
38 2021200**** 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Práticas de Letramento e Alfabetização na educação do campo. Leitura e produção de textos. Ludicidade e atividades contextualizadas com os saberes campesinos. Reflexões sobre planejamento e organização da rotina no contexto da alfabetização inicial em classes multisseriadas. Avaliação da aprendizagem da leitura e da escrita no processo de alfabetização.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Manhã 4h Abertura com Mística

• Discussão do texto:
• As práticas cotidianas de alfabetização:
o que fazem as professoras?*
Albuquerque, Morais e Ferreira (RBE, 2008) Mística dos participantes

• Apresentação de uma síntese oral (individual)(slides).

• Análise das apresentações pelos formadores.
Texto
Data Show
Computador
Power Point


• Manhã 4h Abertura com mística
• • Discussão do texto: O trabalho pedagógico na disciplina de
• história nos anos iniciais do ensino
• fundamental a partir da PHC, Casagrande, Peletti e Batista (2016) Mística dos participantes

• Apresentação de uma síntese oral em grupos (slides).

• Análise das apresentações pelos formadores.
Texto
Data Show
Computador
Power Point







Tarde
• 4h Discussão do texto:
• As práticas cotidianas de alfabetização:
o que fazem as professoras?*
Albuquerque, Morais e Ferreira (RBE, 2008) Quadro comparativo de práticas de alfabetização: texto e realidade (em grupo).

• Apresentação do quadro

• Síntese dos formadores, explorando conteúdo e forma.


Texto
Data Show
Computador
Power Point

Tarde
4h
• • Discussão do texto: O trabalho pedagógico na disciplina de
• história nos anos iniciais do ensino
fundamental a partir da PHC, Casagrande, Peletti e Batista (2016)
• Quadro comparativo entre a proposta de organização do ensino de história no texto e nas escolas do campo

• Apresentação do quadro

• Síntese dos formadores, explorando conteúdo e forma.

Texto
Data Show
Computador
Power Point






Manhã 4h - Vídeo da Emília Ferreiro

• - Texto sobre o Trabalho Educativo com Projeto (Wirla e Disnah). Exibição e Roda de Conversa - vídeo da Emília Ferreiro.

Leitura direcionada do texto (a partir de roteiro de estudo) e discussão nos grupos. Texto
Data Show
Computador
Power Point


Manhã 4h • Leitura e Discussão do texto:
O ensino de geografia segundo a pedagogia histórico-crítica: algumas aproximações Pastoriza e Caiado, 2016




• Apresentação de uma síntese em grupos (slides).

• Análise das apresentações pelos formadores.
Texto
Data Show
Computador
Power Point
















Tarde
4h - Texto sobre o Trabalho Educativo com Projeto (Wirla e Disnah).

• - Slides da Proposta Pedagógica EdoC. Apresentação das compreensões a partir do roteiro (grupos).
Slides da proposta pedagógica para a EdoC – apresentação e discussão. Texto
Data Show
Computador
Power Point


Tarde
4h • Discussão do texto:
• O ensino de geografia segundo a pedagogia histórico-crítica: algumas aproximações Pastoriza e Caiado, 2016 Quadro comparativo entre a prática educativa do ensino de geografia e as indicações do texto;
• Aproximações entre as duas disciplinas que compõem a área (Ciências Humanas) pelos formadores
• Elaboração de um plano de aula a partir dos momentos da sequência didática para o trabalho interdisciplinar (geografia e história) tendo como aporte os inventários.






Texto
Data Show
Computador
Power Point











Manhã 4h TEXTO: Alfabetização e letramento
na educação do campo: Jogos Didáticos e Atividades Contextuali-zadas
com os Saberes Campesinos.
(SILVA, FRANCO E SILVA, 2019)

• - Atividade tempo-comunidade para a próxima disciplina. Discussão do texto.
• Criação e apresentação de um jogo didático para alfabetização e letramento, relacionado a algum subprojeto da proposta (a partir de roteiro).

Orientação por parte dos formadores para o tempo-comunidade e entrega dos referenciais teóricos do TC anterior (disciplina 2). Texto
Data Show
Computador
Power Point
Papel Madeira
Pincel
Fita gomada
Tesoura
Cola
Papeis diversos (sufite, cartolina, cartão etc) 30/07
Manhã 4h TEXTO:
• • O trabalho pedagógico na disciplina de
• história nos anos iniciais do ensino
fundamental a partir da PHC, Casagrande, Peletti e Batista (2016);

• O ensino de geografia segundo a pedagogia histórico-crítica: algumas aproximações Pastoriza e Caiado, 2016 • Apresentação dos planos pelos grupos;

• Orientação por parte dos formadores para o tempo-comunidade e entrega dos referenciais teóricos do TC anterior (disciplina 2). Texto
Data Show
Computador
Power Point


Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: • Apresentação de uma síntese oral (individual)(slides).
• 4h Discussão do texto:
• As práticas cotidianas de alfabetização:
o que fazem as professoras?*
Albuquerque, Morais e Ferreira (RBE, 2008) Quadro comparativo de práticas de alfabetização: texto e realidade (em grupo).
• Apresentação do quadro
Leitura direcionada do texto (a partir de roteiro de estudo) e discussão nos grupos. Texto
• Apresentação de uma síntese em grupos (slides).
• Elaboração de um plano de aula a partir dos momentos da sequência didática para o trabalho interdisciplinar (geografia e história) tendo como aporte os inventários.
• - Atividade tempo-comunidade para a próxima disciplina. Discussão do texto.
• Criação e apresentação de um jogo didático para alfabetização e letramento, relacionado a algum subprojeto da proposta (a partir de roteiro).
Horário de atendimento: 2567M3456 2567T3456
Bibliografia: - As práticas cotidianas de alfabetização:
o que fazem as professoras?*
Albuquerque, Morais e Ferreira (RBE, 2008)

- Texto sobre o Trabalho Educativo com Projeto (Wirla e Disnah).

- Alfabetização e letramento
na educação do campo: Jogos Didáticos e Atividades Contextuali-zadas
com os Saberes Campesinos.
(SILVA, FRANCO E SILVA, 2019)
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
23/06/2022
23/06/2022
AULA EXTRA
23/06/2022
23/06/2022
AULA
24/06/2022
24/06/2022
AULA EXTRA
24/06/2022
24/06/2022
AULA
25/06/2022
25/06/2022
AULA
25/06/2022
25/06/2022
AULA EXTRA
27/06/2022
27/06/2022
AULA EXTRA
Avaliações
Data Descrição
23/06/2022 1ª Avaliação
24/06/2022 2ª Avaliação
25/06/2022 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1092 27/07/2024 13:42