-

CFI/CEAD006 - PLANEJAMENTO DE AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO MÉDIO - Turma: 8A (2022.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (09/06/2022 - 09/06/2022)

Caro(a) aluno(a),

Aluno(a), seja bem-vindo(a) a disciplina Planejamento de Aulas de Ciências da Natureza no Ensino da Médio!

É com muito prazer que damos início! Desde já gostaria de salientar que estamos nos organizando da melhor maneira possível para contribuir positivamente no seu processo de formação. Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados em 3 unidades e nas respectivas semanas.Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Saudações, com vocês a Prof.ª Dr.ª Patricia Sara Lopes Melo

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2018), na linha de pesquisa: Formação Docente e Prática Educativa.  Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2012), na linha de pesquisa: Ensino, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas.  graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (2009)Membro Fundador do Fórum Permanente Interinstitucional de Pedagogia da UFPI. Membro do Núcleo de Pesquisa sobre a Formação e Profissionalização em Pedagogia. Membro fundadora e Subcoordenadora no Núcleo de Pesquisa em Educação do Campo no Semiárido (NUPECS). Coordenadora de disciplina, no Curso de Licenciatura em Física, da Universidade Aberta do Brasil - UAB/UFPI. Atualmente é Professora Adjunta do curso de Licenciatura em Educação do Campo, área de Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores.

Saiba mais no Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/5872297918923550 

 

AMBIENTAÇÃO DO ALUNO 

PARA INICIO DE CONVERSA

 

Disponível em: http://gestao3pontozero.com.br/a-conversa/

NETIQUETA 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

    • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
    • Fique atento à formatação das mensagens;
    • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
    • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
    • Seja cortês na comunicação.

                                                                                          Netiqueta: conheça algumas regras de comportamento na web - Painel Urbano

Disponível em: https://comunidade.nubank.com.br/t/netiqueta/47441/2

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);
  • Professor como mediador, facilitador.

MIDIATECA

Os Livros indicados para os estudos dessa disciplina na plataforma serão indicados de acordo com a unidade temática.

 

O PROFESSOR COM A PALAVRA

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

 

UNIDADE I - PRÁTICA DOCENTE E BNCC

Texto Base: “Práticas Docentes no Ensino de Ciências Naturais”, de Cristina Cardoso de Araújo. Disponível em: https://sgmd.nute.ufsc.br/content/pnaic-sgmd/caderno-8/aprofundando-o-tema-2.html 

Conteúdo Unidade I: Prática Docente: fundamentos pedagógicos e prática de ensino

Objetivo: Discutir sobre a prática docente alinhada a BNCC

 MIDIATECA

Texto complementar:  VIDEO:  Fundamentos e Práticas no Ensino de Ciências da Natureza - O papel do professor nas aulas. Link:  https://www.youtube.com/watch?v=lHzgYdnZL6I

 

  

O que a BNCC orienta para o trabalho docente na área de Ciências da Natureza?

LETRAMENTO CIENTÍFICO 

  

UNIDADE II:  PREPARAÇÃO DE PLANO DE AULAS   

Texto base: CARVALHO, Anna M. P. de. Critérios Estruturantes para o Ensino das Ciências. In: CARVALHO, Anna M. P. de (org.). Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. Disponível em: https://cenfopciencias.files.wordpress.com/2011/07/criterios-estruturantes-para-o-ensino-de-ciencias.pdf 

Conteúdo da Unidade II:Planejamento de aula e Competências Específicas

Objetivo: Explorar as competências de Ciências da Natureza na preparação de planos de aula.

 

                                                                                                                      MIDIATECA

Texto complementar: ARTIGO:  CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. O ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (org). Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage

Learning, 2013. Disponível em:  https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2670273/mod_resource/content/1/Texto%206_Carvalho_2012_O%20ensino%20de%20ci%C3%AAncias%20e%20a%20proposi%C3%A7%C3%A3o%20de%20sequ%C3%AAncias%20de%20ensino%20investigativas.pdf

 

Unidade III: PREPARAÇÃO DE PLANOS DE AULA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Texto base: BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Base Nacional Comum Curricular – BNCC.  Brasília, DF: Ministério da Educação, (2018). Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ 

Conteúdo: Plano de aula e Interdisciplinaridade 

Objetivo: Elaborar planos de aula de Ciências da natureza para o ensino médio

 

MIDIATECA 

Texto complementar: Processos e metodologias no ensino de ciências [recurso eletrônico] /Organizadora Karine Dalazoana. Ponta Grossa, PR: AtenaEditora, 2019. Disponível em:  https://www.atenaeditora.com.br/wp-content/uploads/2019/05/E-book-Processos-e-Metodologias-no-Ensino-de-Ciencias.pdf

   Plano de ensino 
   Fórum de Apresentação dos alunos, professor e tutor.
Período de Habilitação: 14/06/2022 às 08:00 a 30/06/2022 às 23:59
   Fórum de Tira-dúvida
Período de Habilitação: 14/06/2022 às 08:00 a 30/06/2022 às 23:59
UNIDADE I - PRÁTICA DOCENTE (10/06/2022 - 10/06/2022)

Prática Docente: Fundamentos Pedagógicos e Prática de Ensino

    
Inicia em 10/06/2022 às 20h 0 e finaliza em 20/06/2022 às 8h 0
   Fórum 1
Período de Habilitação: 10/06/2022 às 20:00 a 20/06/2022 às 08:00
UNIDADE II e III- Planejamento de aula (14/06/2022 - 14/06/2022)
Avaliação (15/06/2022 - 15/06/2022)

Após o percurso trilhado ao longo das unidades didáticas, agora será realizada a Avaliação Final da disciplina. 

    
Inicia em 15/06/2022 às 20h 0 e finaliza em 23/06/2022 às 20h 0
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
3 2022200**** 8,0 10,0 7,0 8.2 0 AM
4 2022200**** 7,0 10,0 9,0 8.0 0 AM
5 2022200**** 9,5 10,0 10,0 9.7 0 AM
6 2022200**** 7,0 10,0 0,0 6.2 0 AM
7 2022200**** 0,0 10,0 0,0 2.0 0 RN
8 2022200**** 9,0 10,0 8,0 9.0 0 AM
9 2022200**** 8,5 10,0 10,0 9.1 0 AM
10 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
11 2022200**** 6,0 10,0 9,0 7.4 0 AM
12 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
13 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
14 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
15 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
16 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
17 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
18 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
19 2022200**** 8,5 10,0 8,0 8.7 0 AM
20 2022200**** 9,5 10,0 10,0 9.7 0 AM
21 2022200**** 9,5 10,0 10,0 9.7 0 AM
22 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
23 2022200**** 9,0 10,0 9,0 9.2 0 AM
24 2022200**** 9,5 10,0 10,0 9.7 0 AM
25 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
26 2022200**** 8,5 10,0 10,0 9.1 0 AM
27 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
28 2022200**** 9,5 10,0 10,0 9.7 0 AM
29 2022200**** 8,5 10,0 10,0 9.1 0 AM
30 2022200**** 9,6 10,0 10,0 9.8 0 AM
31 2022200**** 9,5 10,0 10,0 9.7 0 AM
32 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
33 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
34 2022200**** 8,0 10,0 9,0 8.6 0 AM
35 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
36 2022200**** 8,5 10,0 10,0 9.1 0 AM
37 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
38 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
39 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
40 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
41 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
42 2022200**** 7,0 10,0 9,0 8.0 0 AM
43 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
44 2022200**** 9,0 10,0 9,0 9.2 0 AM
45 2022200**** 0,0 10,0 0,0 2.0 0 RN
46 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
47 2022200**** 9,5 10,0 10,0 9.7 0 AM
48 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
49 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
50 2022200**** 9,5 10,0 10,0 9.7 0 AM
51 2022200**** 8,0 0,0 10,0 6.8 0 AM
52 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
53 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
54 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
55 2022200**** 9,5 0,0 8,0 7.3 0 AM
56 2022200**** 9,5 10,0 10,0 9.7 0 AM
57 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
58 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
59 2022200**** 9,5 10,0 10,0 9.7 0 AM
60 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
AULA SÍNCRONA PLANEJAMENTO DE AULAS 15/06/22 14/06/2022
AULA PLANEJAMENTO DE AULAS 10/06/22 09/06/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1100 24/08/2024 20:34