-

PPGS003 - SEMINÁRIO DE PROJETO - Turma: 05 (2022.2)

Tópicos Aulas
REVISÃO DO PROJETO DE PESQUISA (09/08/2022 - 11/10/2022)

UNIDADE I – Projeto de pesquisa (planejamneto, discussão, aprofundamento teórico e metodológico do tema em estudo).

UNIDADE II - Pesquisa bibliográfica e submissão ao CEP(procedimentos éticos da pesquisa; seleção dos artigos a serem analisados, resultados) 

Construção da Fundamentação Teórica da Dissertação (18/10/2022 - 08/11/2022)

-Realização de leituras, ressumos e fichamentos das principais referências a ser analisada no texto dissertativo;

-Considerando os estudos realizados, elaborar uma estrutura básica (sumário prévio) da dissertação;

Levantamentos de dados para realização da pesquisa de campo (22/11/2022 - 13/12/2022)

- Discussão das possibilidades e estratégias metodológicas;

- Refletir para definir o percurso metológico da pesquisa;

Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
09 23 30 06 13 20 27 04 11 18 25 01 08 22 29 06 13
1 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022100**** 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Discussão e orientação do instrumental teórico-metodológico complementar ao projeto de pesquisa à elaboração da dissertação.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A metodologia empregada nas discussões do conteúdo dessa disciplina serão efetivadas através de orientações virtuais e presenciais cujas discussões giram em torno do tema de investigação, indicações de material bibliográfico, revisões e discussões do material escrito (projeto de pesquisa, resumos, fichamentos e texto dissertativo)
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: SISTEMA DE AVALIAÇÃO
O processo de avaliação se dará de forma processual e contínua, ao longo da disciplina, levando em consideração a participação do(a) discentes nas orientações presenciais, leituras do material bibliográfico sugerido (teórico e metodológico) e do material escrito entregue (projeto, monografia)
Horário de atendimento: Encontros quinzenais ou quando agendado com a orientadora
Bibliografia: SUGESTÕES:
BEAUD, S. & WEBER, Florence. Guia para a pesquisa de campo: produzir e analisar dados etnográficos. Petrópolis, RJ. Vozes, 2007.
BECKER. Howard S. Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: Editora GASKELL, George. Entrevistas individuais e grupais. In.: BAUER, Margin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002, p. 64-89.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 12ª Edição. Rio de Janeiro: Record, 2011.
RAMPAZO, Lino. Metodologia Cientifica: para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. 3ª edição. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
REIS, Linda G. Produção de Monografia: da teoria à prática: o método educar pela pesquisa (MEP). 4ª edição, Brasilia: SENAC-DF, 2012.
RODRIGUES. Auro de Jesus. Metodologia Científica: completo e essencial para a vida universitária. São Paulo: Avercamp, 2006.
AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Sueli Carneiro; Polén, 2019. (Coleção Feminismos Plurais)
BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 11, mai./ago. 2013, p. 89-117.
CONNELL, Raewyn; PEARSE, Rebecca. Gênero: uma perspectiva global. Tradução de Marília Moschkovich. São Paulo: Versos, 2015.
RIBEIRO, Djamila. Lugar de fala. São Paulo: Sueli Carneiro; Polén, 2019. (Coleção Feminismos Plurais)
RIBEIRO, Djamila. Quem tem medo do feminismo negro? São Paulo: Companhia das Letras, 2018
ADAD, Shara Jane Holanda Costa. A sociopoética e os cinco princípios: a filosofia dos corpos misturados na pesquisa em educação. In: ADAD, Shara Jane Holanda Costa. et al. (orgs.). Tudo que não inventamos é falso: dispositivos artísticos para pesquisar, ensinar e aprender com a sociopoética. Fortaleza: EdUECE, 2014.

ARRUDA, Ângela. Teoria das representações sociais e teorias de gênero. UFRJ. São Paulo, Nov. 2002.

BERDAHL, J. et al. Work as a Masculinity Contest. Journal of Social Issues, v. 74, n. 3, p. 422-448, 2018

CONNEL, R. W. Gender and Power. Sydney: Allen & Urwin, 1987.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia. Lisboa: Assírio Alvim, 1968.

HOOKS, bell. Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra. São Paulo: Elefante, 2019.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pósestruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.

. Um corpo estranho – ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

. Pedagogias da sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes (org) O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica. 1999, p 7- 34.

MOLINIER, Pascale; WELZER-LANG, Daniel. Feminilidade, masculinidade, virilidade. In: Hirata, Hélène et al. (Org.). Dicionário crítico do feminismo São Paulo: Editora Unesp. p.101-106. 2009.

NUNES, Maria Luisa Abreu. O ponto de cruz: a grande encruzilhada do imaginário. Porto: Instituto Português de Museus. 1998.

OLIVEIRA, K. L.; SANTOS, A. A. A. Compreensão em Leitura e Avaliação da Aprendizagem em Universitários. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 18, n. 1, p. 118-124, 2005.

PETIT, Sandra Haydèe. Sociopoética: potencializando a dimensão poiética da pesquisa. In: ADAD, Shara Jane Holanda Costa. et al. (orgs.). Tudo que não inventamos é falso: dispositivos artísticos para pesquisar, ensinar e aprender com a sociopoética. Fortaleza: EdUECE, 2014.

SANTOS, B.S. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2003.

SAFFIOTI, Heleieth Iara Bongiovani. Subjectividade, Cidadania e Emancipação. In: SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela Mão de Alice. O Social e o Político na PósModernidade. Porto: Afrontamento, 1994.

SCOTT, Joan. História das mulheres. In: Burke, Peter (Ed.). A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Editora Unesp. p.63-95. 1992.

SILVEIRA, L.C. Abrindo coisas e rachando palavras: a utilização dos dispositivos na Sociopoética. In: SANTOS, I. et al. (Orgs.). Prática da pesquisa nas ciências humanas e sociais: abordagem sociopoética. São Paulo: Atheneu, 2005. p.224-41. (Série Atualização em Enfermagem, v.3).

WILLIAMS, Raymond. Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

VALENCIA, Nelson Molina. El cuerpo: museo y significado controlado. In: Polis – Gestion Del Cuerpo y Control social. Bolívia: Universidad Bolivariana. Nº 11, vol. 4, p 139-162.

VAZ, Alexandre Fernandez. Memória e progresso: sobre a presença do corpo na arqueologia da modernidade em Walter Benjamin. In: SOARES, Carmen (org). Corpo e História. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

VIEZZER, Mema. O problema não está na mulher. São Paulo: Cortez – (Coleção Biblioteca da Educação. Serie 3. Mulher Tempo; v2) 1989.



Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
09/08/2022
11/10/2022
REVISÃO DO PROJETO DE PESQUISA
18/10/2022
08/11/2022
Construção da Fundamentação Teórica da Dissertação
22/11/2022
13/12/2022
Levantamentos de dados para realização da pesquisa de campo
Avaliações
Data Descrição
06/12/2022 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1092 27/07/2024 13:38