Metodologia: |
A disciplina aqui proposta tem como característica a utilização do seminário enquanto método de ensino-aprendizagem. Sendo assim, tem como finalidade, conforme Severino (1993), aprofundar as reflexões sobre um problema, analisar de forma mais rigorosa e radical o texto ou tema, efetuar leitura com a perspectiva de julgamento e de crítica e discutir a problemática presente explícita ou implícita do texto. Neste caso, queremos proporcionar um espaço de discussão, explorando características e qualidades individuais para trocas de experiências e ideias, compartilhando-as uns com os outros e ampliando o universo da temática. A disciplina, portanto, dar-se-á sob a forma de cinco seminários, previamente definidos, a serem executados seguindo as normas de preparação e apresentação de seminários acadêmicos.
|
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação ocorrerá de forma processual e contínua e por meio de produção de materiais que comporão as notas da disciplina, conforme especificação a seguir: a) Apresentação de seminário acadêmico (1ªNota); b) Construção de um roteiro de entrevista, um questionário, um roteiro de observação ou algum outro corpus de análise (2ªNota); c) Elaboração de categorias seguindo a técnica de análise de conteúdo (3ªNota). |