-

CPPGL/CCHL022 - TÓPICOS ESPECIAIS EM LINGUISTICA III - Turma: 01 (2022.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina. Discussão inicial sobre o conceito de Letramento Acadêmico. (09/08/2022 - 09/08/2022)
   Plano de Ensino 2022.2 
  Importante: A plataforma Google Classroom foi utilizada para armazenar programação, materiais e atividades da disciplina.
A perspectiva dos Novos Estudos do Letramento (23/08/2022 - 23/08/2022)
O modelo de letramentos acadêmicos (30/08/2022 - 30/08/2022)
Letramentos acadêmicos e identidades socialmente situadas (06/09/2022 - 06/09/2022)
Letramentos Acadêmicos, identidades e relações de poder (13/09/2022 - 13/09/2022)
Tensões entre práticas de letramento no ensino básico e no ensino superior (20/09/2022 - 20/09/2022)
Dimensões escondidas nas práticas de letramento acadêmico (04/10/2022 - 04/10/2022)
Leitura e escrita em práticas de letramento acadêmico: possibilidades de ação (11/10/2022 - 18/10/2022)
Planejamento e realização da atividade final (25/10/2022 - 29/11/2022)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
09 23 30 06 13 20 27 04 11 18 25 01 08 22 29
1 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2022100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
3 2022100**** 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 8
4 2022101**** 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
5 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
6 2022100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
7 2022100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 8
8 2022100**** 0 4 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
9 2022100**** 4 0 0 0 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 48
10 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
11 2022100**** 4 0 0 4 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
12 2022100**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
2 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
3 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
4 2022100**** 0,0 0,0 0,0 0.0 48 RF
5 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
6 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
7 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
8 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
9 2022101**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
10 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
11 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
12 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: -
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Ementa: Práticas de letramento acadêmico sob a perspectiva dos Novos Estudos de Letramento. Letramentos Acadêmicos, identidades e relações de poder. Leitura e escrita nas práticas de letramento acadêmico.

Metodologia:
• Aulas expositivas e dialogadas;
• Leitura e análise de textos teóricos
• Atividades de articulação teórico-prática.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação será contínua e tomará como critérios a participação nas discussões dos textos, a assiduidade e a pontualidade às aulas e o efetivo engajamento nas atividades. A frequência mínima nas aulas deverá ser de 75%. Além disso, será exigida a realização de atividades de característica teórico-prática acerca dos conteúdos trabalhados na disciplina.
Horário de atendimento:
Bibliografia: ALEXANDRE, L. R. B. Letramento digital e letramento acadêmico: estratégias de navegação e leitura de graduandos em Letras. 238f. Tese (doutorado) -Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.

AMARAL, L. L.; PEREIRA, D.; COSCARELLI, C. Research in practice: online academic literacy for Brazilian undergraduate students. In: RODRIGUES, D. L. D. I; SILVA, J. Q. G (Org.). Práticas discursivas em letramento acadêmico: questões em estudo, v. 3. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2020. p. 29-56.

BEZERRA, Benedito. Letramentos acadêmicos e construção da identidade: a produção do artigo científico por alunos de graduação. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 15, n. 1, p. 61-76, jan./abr. 2015.

DIONÍSIO, M. L.; FISCHER, A. Literacia(s) no ensino superior: configurações em práticas de investigação. In: CONGRESSO IBÉRICO “ENSINO SUPERIOR EM MUDANÇA: TENSÕES E POSSIBILIDADES”. Actas do... Braga: CIEd, 2010. Disponível em:
<http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/10582>.

FISCHER, A. A construção de letramentos na esfera acadêmica. 2007. 340 p. Tese (Doutorado em Linguística) — Programa de Pós-Graduação em Linguística, Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.

FISCHER, A. Os usos da língua na construção de sujeitos letrados: relações entre a esfera escolar e a acadêmica. Acta Scientiarum. Language and Culture, Maringá, v. 32, n. 2, p. 215-224, 2010

GEE, J. P. Learning in Semiotic Domains: A Social and Situated Account. In: SCHALERT, D., et al. The 51st yearbook of the National Reading Conference. Oak Creek, WI: NRC, 2002. p. 23-32.

JACOBS, C. On being an insider on the outside: new spaces for integrating academic literacies. Teaching in Higher Education, v. 10, n. 4, p. 475-487, Oct 2005.

LEA, M. R.; STREET, B. V. O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações. Filol. Linguíst. Port., São Paulo, v. 16, n. 2, p. 477-493, jul./dez. 2014 [2006]. Tradução de Fabiana Komesu e Adriana Fischer. Publicado originalmente em 2006.

LEA, M. R. Academic literacies: a pedagogy for course design. Studies in Higher Education, v. 29, n. 6, p. 739-756, Dec. 2004.

NAVARRO, F. Leer y escribir en entornos académicos: cinco acciones para docentes inclusivos. Especialización en Lectura, Escritura y Educación, Buenos Aires, Flacso Virtual- Argentina, 2020.

NELSON, J.; HAYES, J. R. How the writing context shapes students’ strategies for writing from sources (Tech. Rep. No. 16). University of California, Berkeley, Center for the Study of Writing. Berkeley. 1988.

STREET, B. V. What's "new" in New Literacy Studies? Critical approaches to literacy in theory and practice. Current Issues in Comparative Education, 5, n. 2, 12 May 2003. 77-91.

STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2014 [1995].

STREET, B. Dimensões “Escondidas” na Escrita de Artigos Acadêmicos. Perspectiva, Florianópolis, v. 28, n. 2, p. 541-567, jul./dez. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2010v28n2p541/18448

ZAVALA, V. ¿Quién está diciendo eso?: literacidad académica, identidad y poder en la educación superior. In: KALMAN, J.; STREET, B. (Coord.). Lectura, escritura y matemáticas como prácticas sociales. Diálogos con América Latina. México: Siglo XXI, 2009.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
09/08/2022
09/08/2022
Apresentação da disciplina. Discussão inicial sobre o conceito de Letramento Acadêmico.
23/08/2022
23/08/2022
A perspectiva dos Novos Estudos do Letramento
30/08/2022
30/08/2022
O modelo de letramentos acadêmicos
06/09/2022
06/09/2022
Letramentos acadêmicos e identidades socialmente situadas
13/09/2022
13/09/2022
Letramentos Acadêmicos, identidades e relações de poder
20/09/2022
20/09/2022
Tensões entre práticas de letramento no ensino básico e no ensino superior
04/10/2022
04/10/2022
Dimensões escondidas nas práticas de letramento acadêmico
11/10/2022
18/10/2022
Leitura e escrita em práticas de letramento acadêmico: possibilidades de ação
25/10/2022
29/11/2022
Planejamento e realização da atividade final
Avaliações
Data Descrição
08/11/2022 1ª Avaliação
22/11/2022 2ª Avaliação
29/11/2022 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Textos e programação - link do Classroom 10/08/2022
Início das aulas da nossa disciplina 04/08/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 18:25