Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
UFPI/CCHL/MPP Disciplinas: -T6pico Especial em Cultura e ldentidade - 2021-2 Carga horaria: 45 h Professora: Dr' Dione Morais Oportunizar reflex6es te6ricas e empiricas sabre os objetos de estudo de discentes que cursam a disciplina, pela 6tica de culturas e identidades e perspectivas questionadoras do colonial e da colonialidade.
Ementa: Os temas cultura e identidade apontam para as lentes atraves das quais enxergamos o mundo, nos orientamos, nos ancoramos, e avaliamos formas de nascer, viver, e morrer, nas complexas tramas de nossas e de outras humanidades. Como tal, esses termos necessitam ser submetidos a uma reflexao que leve ao aprofundamento de sentidos e significados mais imediatos, articulando as dimens6es te6ricas, empiricas e ontol6gicas. Nesta perspectiva, este piano disciplinar parte de uma reflexao sabre nossa ancoragem latino-americana, passa par uma breve revisao te6rico conceitual dos temas cultura e identidade, traz a tona dimens6es do debate contemporaneo relacionado a culturas e identidades e afunila para os dialogos entre as pesquisas de discentes da turma e os conteudos da disciplina..
Objetivos Geral Tratar as tematicas cultura e identidade nos pianos te6rico-conceitual e empfrico, na relagao com nossa ancoragem ontol6gica.
Especificos
Refletir sabre nossas ancoragens culturais e identitarias, problematizando pressupostos hegem6nicos da modernidade ocidental; Apreender fundamentos te6ricos do debate contemporaneo sabre culturas e identidades na relagao singular/universal, identidade e diferenga, e em dialogos interdisciplinares; UNIDADE I (3 sessoes = 9 horas) Nossas ancoragens culturais e identitarias, para alem da perspectiva eurocentrada, na reflexao sabre modernidade/colonialidade e decolonialidade Processo de trabalho: aulas expositivas e discursivas, a partir da leitura previas dos textos. Aula inicial: "Nossa ancoragem": aula expositiva, pela professora, com slides. Conversa sabre as pesquisas de cada discente, para melhor dialogar com os temas, na continuidade da disciplina.
Referencias ALMEIDA, Eliene Amorim de; SILVA, Janssen Felipe da. Abya Ya/a Como Territ6rio Epistemico: pensamento decolonial coma perspectiva te6rica. lnterrit6rios. Revista de Educa ao. Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, BRASIL, v.1, n.1, 2015, p. 42-64 https://periodicos.ufpe.br/revistas/interritorios/article/view/5009 ASANTE, Molefi Kete. Afrocentricidade coma crftica do paradigma hegem6nico ocidental: introdugao a uma ldeia. Ensaios Filos6ficos, Volume XIV Dezembro/2016, 10 p. https://filosofia africana.weebly.com/uploads/1/3/2/1/13213792/ MIGNOLO, Walter. Desafios decoloniais hoje. EPISTEMOLOGIAS DO SUL, Faz do lguagu/PR, 1(1), p. 12-32, 2017. https://revistas.unila.edu.br/epistemologiasdosul/article/view/772/0 SANTOS, Boaventura de Sousa. Para alem do pensamento abissal. Das linhas globais a uma ecologia de saberes. NOVOS ESTUDOS, 79, Novembro/2007, p. 71-94 https://www.scielo.br/j/nec/a/ytPjkXXYbTRxnJ7THFDBrgc-
UNIDADE II Cultura no debate te6rico contemporaneo: contribuig6es s6cio antropol6gicas, dos estudos culturais e do Giro decolonial latino americano. (4 sessoes/3 horas = 12 horas) Processo de trabalho: aulas expositivas e discursivas, a partir da leitura previas dos textos. Referencias
BHABHA, Homi. lntrodugao: locais da Cultura. In: . 0 local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998, p. 19-42 BOURDIEU, Pierre. 0 poder simb6Iico BOURDIEU, Pierre; WACQUANT, Loic. 0 imperialismo da razao neoliberal. Revista Possibilidades, publicagao do Nucleo de Pesquisa Marxista (NPM). Ano 1, n. 1, Jul./Set de 2004, p. 24-28. DUSSEL, Enrique. Transmodernidade e interculturalidade: interpretagao a partir da filosofia da libertagao. Revista Sociedade e Estado - Volume 31 Numero 1 Janeiro/Abril 2016, p. 51-73 CARVALHO, Jose Jorge de. 'Espetacularizagao' e 'canibalizagao' das culturas populares na America Latina. Revista ANTHROPOL6GICAS, ano 14, vol.21 (1), 2020, p. 39-76 RESTEPRO, Eduardo. Sabre os Estudos Culturais na America Latina. Educa ao. Porto Alegre, v. 38, n. 1, jan./abr. 2015, p. 21-31 HALL, Stuart. Sabre as revolug6es culturais do nosso tempo. Educa ao & Realidade. 22 (2), 1997, p. 15-46 Cultura. Ano 5, numero 8, semestral, out/2014 a mar/ 2015, p. 10-21. Disponivel em: https://periodicos.uff.br/pragmatizes/article/view/10398
Complementar: WILLIAM, Rodney. A procura de um conceito. In: ---. Apropria ao cultural. (Colegao Feminismos Plurais. Coordenagao de Djamila Ribeiro. Sao Paulo: Polen, 2019, p. 27-38
UNIDADE Ill ldentidades no debate te6rico-conceitual (4 sess6es = 16 horas) BAUMAN, Zigmunt. ldentidade. Entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005 BHABHA, Homi. lnterrogando a identidade. In: . 0 local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998, p. 70-104 GONZALES, Lelia. A categoria politico-cultural da amefricanidade. Tempo Brasileiro, n. 92/93 Uan./jun.), 1988, p. 69-82. Disponivel em: https://institutoodara.org.br/public/gonzalez-lelia-a-categoria-politico cultural-de-amefricanidade-tempo-brasileiro-rio-de-janeiro-v-92-n-93-p-69- 82-jan-jun-1988b-p-69-82/ HALL, Stuart. A identidade cultural na p6s-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. (caps. 1 e 2) MARIMBA Ani. Raga e identidade nacional (p. 255-264)/0 complemento da auto-imagem europeia (p. 279-281)/. Porque o outro e preto e nao branco (282- 290)/Escravidao, suas consequencias, e a imagem dos HALL, Stuart. Questao multicultural. In: Da diaspora. ldentidade e outros (291-293). In: . Yurugu. Uma crftica africano-centrada do mediag6es culturais. Belo Horizonte: UFMG/Brasflia: representag6es da UNESCO no Brasil, 2003, pp. 51-100 VICH, Victor. Desculturalizar a cultura: desafios atuais das polfticas culturais. pragMATIZES - Revista Latino Americana de Estudos em pensamento e comportamento cultural europeu. Disponfvel em: https://estahorareall.wordpress.com/2015/08/07/dr-marimba-ani-yurugu uma-critica-africano-centrada-do-pensamento-e-comportamento-cultural europeu/
OLIVEIRA, Roberto. ldentidade etnica, reconhecimento e o mundo moral. Revista ANTHROPOLOGICAS, ano 9, volume 16(2), p. 9-40, 2005. Disponivel em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaanthropologicas/article/view/23631/19 286 QUIJANO, Anibal. da identidade sabre a questao e nac;ao no Peru. Dossie America Latina Notas ? Estud. av. 6 (16) ? Dez 1992. Disponfvel - https://www.scielo.br/j/ea/a/HGhkC4xVR3mfb8pythJphVG/?lang=pt
UNIDADE IV (4 sessoes/3 horas = 9 horas) Pesquisando culturas e identidades: quais direc;oes? (3 sess6es de 4 hs = 12 horas) Debater os temas de pesquisa de discentes da disciplina, em dialogos com leituras te6ricas e de casos estudados . Processo de trabalho: apresentac;ao de discentes de seus objetos de estudo, em Circulos de Pesquisa (CPs), no formate de seminarios,.em dialogos com autorxs e ideias afins. As referencias, indicadas pela professora, visam a uma melhor aproximac;ao aos temas de cada discente. Circulos de Pesquisa
CP 1- ldentidade na perspectiva interseccional: genero e ra a Discente-pesquisador: Francisco Renato Sampaia da Silva AKOTIRENE, Karla. lnterseccionalidade. In: RIBEIRO, Djamila (Coard.). Feminismos plurais. Sao Paulo: Sueli Carneiro/Polen, 2019: (n.p.] COLLINS, Patricia Hill Collins; BILGE, Sirma. lnterseccionalidade [recurse eletr6nico]; traduc;ao Rane Souza. 1. ed. Sao Paulo: Boitempo, 2020. Disponfvel em: (99+) lnterseccionalidade - Patricia Hill Collins e Sirma Bilge.pdf · versao Isa Almeida - Academia.edu [cap. 1: 0 que e interseccionalidade? E cap. E cap. 2: interseccionalidade e identidade] LUGONES, Marfa. Colonialidad y genera. Tabula Rasa. Bogota, Colombia, n. 9, jul./dec./2008, p. 73-101. Disponfvel em: https://www.revistatabularasa.org/numero-9/05lugones.pdf
ED - Povos rurais, identidades, agroneg6cio e colonialidade Discente pesquisadora: Lucile de Sousa Moura CARVALHO, Fernanda Ferreira. Capftulo 2 - Colonialidade: a persistencia de sistemas de colonizac;ao e dominac;ao no chamado terceiro. in: . Estruturas opressoras, povos famintos: a colonialidade ea violac;ao ao direito humane a alimentac;ao. Dissertac;ao. Mestrado em Direiro Agrario. Universidade Federal de Goias. Goiania, 2018, p. 56-100 FIRMINIANO, Frederico Daia. Sabre colonialismo em tempos de globalizac;ao e a experiencia brasileira contemporanea do agroneg6cio. EXTRAPRENSA Edic;ao Especial. Ill Simp6sio Internacional de Cultura e Comunicac;ao na America Latina, 2009,.. p. 746-755 MIGNOLO, Walter D. Colonialidade: o lado mais obscure da modernidade RBCS Vol. 32 n° 94 junho/2017, p. 1-18
ED - ldentidade e patrimonio cultural Discente pesquisadora: Jessica Katherine Alves Arraz MARTINS, Sara Daniela Teixeira. Parte I- Mem6ria, identidade e patrim6nio In: . A mem6ria de um lugar: discursos e praticas identitarias na freguesia do Castelo em Lisboa. Dissertac;ao em Antropologia. Institute Superior de Estudos Sociais e Politicos. Lisboa, 2011, p. 22-52 PELEGRINI, Sandra. Mem6rias e identidades: a patrimonializac;ao e os usos do passado. Anos 90, Porto Alegre, v. 25, n. 48, dez./2018, p. 87-
SILVA, Jordana Gouveia; TEIXEIRA, Ederson. Patrim6nio, mem6ria e pessoas nos centros urbanos: uma analise da revitaliza<;:ao da Pra<;:a Cfvica, Goiania - GO. Cadernos de Arquitetura e Urbanismo. Paranoa 30. Edi<;:ao Tematica: Olhares de Reabilita<;:ao Sustentavel, 2021, [n.p].
Processo de avaliac;;ao na disciplina
A realiza<;:ao desta proposta requer disciplina intelectual, observancia de horarios, e compromisso com o seu desenvolvimento, par meio de: -Aulas expositivas-dissertativas, com base nas referencias, seguidas de debate, podendo dar-se atraves de trabalhos em grupos, diversos, em sala de aula, ou extra-classe, e com apresenta<;:ao e debate. Realiza<;:ao de - "Espa<;:os de Dialogos" (ED's), na forma de seminarios; A avalia<;:ao de desempenho dar-se-a de forma processual, compreendendo: frequencia, participa<;:ao, rendimento e produ<;:ao individual, e em grupo, mensuraveis atraves da presen<;:a e da participa<;:ao qualificada nas aulas, da participa<;:ao efetiva nos trabalhos, e no resultado destes. A cada unidade, discentes deverao identifica pontos convergentes com a pr6pria pesquisa.
Tudo isto implica leitura das referencias basicas, obrigat6rias. Possfveis altera<;:6es nas referencias e nos criterios de avalia<;:ao serao avisadas com antecedencia e fichamentos de textos, alem dos previstos, poderao ser exigidos, coma parte da avalia<;:ao.
Born trabalho!
|
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
UFPI/CCHL/MPP Disciplinas: -T6pico Especial em Cultura e ldentidade - 2021-2 Carga horaria: 45 h Professora: Dr' Dione Morais Oportunizar reflex6es te6ricas e empiricas sabre os objetos de estudo de discentes que cursam a disciplina, pela 6tica de culturas e identidades e perspectivas questionadoras do colonial e da colonialidade.
Ementa: Os temas cultura e identidade apontam para as lentes atraves das quais enxergamos o mundo, nos orientamos, nos ancoramos, e avaliamos formas de nascer, viver, e morrer, nas complexas tramas de nossas e de outras humanidades. Como tal, esses termos necessitam ser submetidos a uma reflexao que leve ao aprofundamento de sentidos e significados mais imediatos, articulando as dimens6es te6ricas, empiricas e ontol6gicas. Nesta perspectiva, este piano disciplinar parte de uma reflexao sabre nossa ancoragem latino-americana, passa par uma breve revisao te6rico conceitual dos temas cultura e identidade, traz a tona dimens6es do debate contemporaneo relacionado a culturas e identidades e afunila para os dialogos entre as pesquisas de discentes da turma e os conteudos da disciplina..
Objetivos Geral Tratar as tematicas cultura e identidade nos pianos te6rico-conceitual e empfrico, na relagao com nossa ancoragem ontol6gica.
Especificos
Refletir sabre nossas ancoragens culturais e identitarias, problematizando pressupostos hegem6nicos da modernidade ocidental; Apreender fundamentos te6ricos do debate contemporaneo sabre culturas e identidades na relagao singular/universal, identidade e diferenga, e em dialogos interdisciplinares; UNIDADE I (3 sessoes = 9 horas) Nossas ancoragens culturais e identitarias, para alem da perspectiva eurocentrada, na reflexao sabre modernidade/colonialidade e decolonialidade Processo de trabalho: aulas expositivas e discursivas, a partir da leitura previas dos textos. Aula inicial: "Nossa ancoragem": aula expositiva, pela professora, com slides. Conversa sabre as pesquisas de cada discente, para melhor dialogar com os temas, na continuidade da disciplina.
Referencias ALMEIDA, Eliene Amorim de; SILVA, Janssen Felipe da. Abya Ya/a Como Territ6rio Epistemico: pensamento decolonial coma perspectiva te6rica. lnterrit6rios. Revista de Educa ao. Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, BRASIL, v.1, n.1, 2015, p. 42-64 https://periodicos.ufpe.br/revistas/interritorios/article/view/5009 ASANTE, Molefi Kete. Afrocentricidade coma crftica do paradigma hegem6nico ocidental: introdugao a uma ldeia. Ensaios Filos6ficos, Volume XIV Dezembro/2016, 10 p. https://filosofia africana.weebly.com/uploads/1/3/2/1/13213792/ MIGNOLO, Walter. Desafios decoloniais hoje. EPISTEMOLOGIAS DO SUL, Faz do lguagu/PR, 1(1), p. 12-32, 2017. https://revistas.unila.edu.br/epistemologiasdosul/article/view/772/0 SANTOS, Boaventura de Sousa. Para alem do pensamento abissal. Das linhas globais a uma ecologia de saberes. NOVOS ESTUDOS, 79, Novembro/2007, p. 71-94 https://www.scielo.br/j/nec/a/ytPjkXXYbTRxnJ7THFDBrgc-
UNIDADE II Cultura no debate te6rico contemporaneo: contribuig6es s6cio antropol6gicas, dos estudos culturais e do Giro decolonial latino americano. (4 sessoes/3 horas = 12 horas) Processo de trabalho: aulas expositivas e discursivas, a partir da leitura previas dos textos. Referencias
BHABHA, Homi. lntrodugao: locais da Cultura. In: . 0 local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998, p. 19-42 BOURDIEU, Pierre. 0 poder simb6Iico BOURDIEU, Pierre; WACQUANT, Loic. 0 imperialismo da razao neoliberal. Revista Possibilidades, publicagao do Nucleo de Pesquisa Marxista (NPM). Ano 1, n. 1, Jul./Set de 2004, p. 24-28. DUSSEL, Enrique. Transmodernidade e interculturalidade: interpretagao a partir da filosofia da libertagao. Revista Sociedade e Estado - Volume 31 Numero 1 Janeiro/Abril 2016, p. 51-73 CARVALHO, Jose Jorge de. 'Espetacularizagao' e 'canibalizagao' das culturas populares na America Latina. Revista ANTHROPOL6GICAS, ano 14, vol.21 (1), 2020, p. 39-76 RESTEPRO, Eduardo. Sabre os Estudos Culturais na America Latina. Educa ao. Porto Alegre, v. 38, n. 1, jan./abr. 2015, p. 21-31 HALL, Stuart. Sabre as revolug6es culturais do nosso tempo. Educa ao & Realidade. 22 (2), 1997, p. 15-46 Cultura. Ano 5, numero 8, semestral, out/2014 a mar/ 2015, p. 10-21. Disponivel em: https://periodicos.uff.br/pragmatizes/article/view/10398
Complementar: WILLIAM, Rodney. A procura de um conceito. In: ---. Apropria ao cultural. (Colegao Feminismos Plurais. Coordenagao de Djamila Ribeiro. Sao Paulo: Polen, 2019, p. 27-38
UNIDADE Ill ldentidades no debate te6rico-conceitual (4 sess6es = 16 horas) BAUMAN, Zigmunt. ldentidade. Entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005 BHABHA, Homi. lnterrogando a identidade. In: . 0 local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998, p. 70-104 GONZALES, Lelia. A categoria politico-cultural da amefricanidade. Tempo Brasileiro, n. 92/93 Uan./jun.), 1988, p. 69-82. Disponivel em: https://institutoodara.org.br/public/gonzalez-lelia-a-categoria-politico cultural-de-amefricanidade-tempo-brasileiro-rio-de-janeiro-v-92-n-93-p-69- 82-jan-jun-1988b-p-69-82/ HALL, Stuart. A identidade cultural na p6s-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. (caps. 1 e 2) MARIMBA Ani. Raga e identidade nacional (p. 255-264)/0 complemento da auto-imagem europeia (p. 279-281)/. Porque o outro e preto e nao branco (282- 290)/Escravidao, suas consequencias, e a imagem dos HALL, Stuart. Questao multicultural. In: Da diaspora. ldentidade e outros (291-293). In: . Yurugu. Uma crftica africano-centrada do mediag6es culturais. Belo Horizonte: UFMG/Brasflia: representag6es da UNESCO no Brasil, 2003, pp. 51-100 VICH, Victor. Desculturalizar a cultura: desafios atuais das polfticas culturais. pragMATIZES - Revista Latino Americana de Estudos em pensamento e comportamento cultural europeu. Disponfvel em: https://estahorareall.wordpress.com/2015/08/07/dr-marimba-ani-yurugu uma-critica-africano-centrada-do-pensamento-e-comportamento-cultural europeu/
OLIVEIRA, Roberto. ldentidade etnica, reconhecimento e o mundo moral. Revista ANTHROPOLOGICAS, ano 9, volume 16(2), p. 9-40, 2005. Disponivel em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaanthropologicas/article/view/23631/19 286 QUIJANO, Anibal. da identidade sabre a questao e nac;ao no Peru. Dossie America Latina Notas ? Estud. av. 6 (16) ? Dez 1992. Disponfvel - https://www.scielo.br/j/ea/a/HGhkC4xVR3mfb8pythJphVG/?lang=pt
UNIDADE IV (4 sessoes/3 horas = 9 horas) Pesquisando culturas e identidades: quais direc;oes? (3 sess6es de 4 hs = 12 horas) Debater os temas de pesquisa de discentes da disciplina, em dialogos com leituras te6ricas e de casos estudados . Processo de trabalho: apresentac;ao de discentes de seus objetos de estudo, em Circulos de Pesquisa (CPs), no formate de seminarios,.em dialogos com autorxs e ideias afins. As referencias, indicadas pela professora, visam a uma melhor aproximac;ao aos temas de cada discente. Circulos de Pesquisa
CP 1- ldentidade na perspectiva interseccional: genero e ra a Discente-pesquisador: Francisco Renato Sampaia da Silva AKOTIRENE, Karla. lnterseccionalidade. In: RIBEIRO, Djamila (Coard.). Feminismos plurais. Sao Paulo: Sueli Carneiro/Polen, 2019: (n.p.] COLLINS, Patricia Hill Collins; BILGE, Sirma. lnterseccionalidade [recurse eletr6nico]; traduc;ao Rane Souza. 1. ed. Sao Paulo: Boitempo, 2020. Disponfvel em: (99+) lnterseccionalidade - Patricia Hill Collins e Sirma Bilge.pdf · versao Isa Almeida - Academia.edu [cap. 1: 0 que e interseccionalidade? E cap. E cap. 2: interseccionalidade e identidade] LUGONES, Marfa. Colonialidad y genera. Tabula Rasa. Bogota, Colombia, n. 9, jul./dec./2008, p. 73-101. Disponfvel em: https://www.revistatabularasa.org/numero-9/05lugones.pdf
ED - Povos rurais, identidades, agroneg6cio e colonialidade Discente pesquisadora: Lucile de Sousa Moura CARVALHO, Fernanda Ferreira. Capftulo 2 - Colonialidade: a persistencia de sistemas de colonizac;ao e dominac;ao no chamado terceiro. in: . Estruturas opressoras, povos famintos: a colonialidade ea violac;ao ao direito humane a alimentac;ao. Dissertac;ao. Mestrado em Direiro Agrario. Universidade Federal de Goias. Goiania, 2018, p. 56-100 FIRMINIANO, Frederico Daia. Sabre colonialismo em tempos de globalizac;ao e a experiencia brasileira contemporanea do agroneg6cio. EXTRAPRENSA Edic;ao Especial. Ill Simp6sio Internacional de Cultura e Comunicac;ao na America Latina, 2009,.. p. 746-755 MIGNOLO, Walter D. Colonialidade: o lado mais obscure da modernidade RBCS Vol. 32 n° 94 junho/2017, p. 1-18
ED - ldentidade e patrimonio cultural Discente pesquisadora: Jessica Katherine Alves Arraz MARTINS, Sara Daniela Teixeira. Parte I- Mem6ria, identidade e patrim6nio In: . A mem6ria de um lugar: discursos e praticas identitarias na freguesia do Castelo em Lisboa. Dissertac;ao em Antropologia. Institute Superior de Estudos Sociais e Politicos. Lisboa, 2011, p. 22-52 PELEGRINI, Sandra. Mem6rias e identidades: a patrimonializac;ao e os usos do passado. Anos 90, Porto Alegre, v. 25, n. 48, dez./2018, p. 87-
SILVA, Jordana Gouveia; TEIXEIRA, Ederson. Patrim6nio, mem6ria e pessoas nos centros urbanos: uma analise da revitaliza<;:ao da Pra<;:a Cfvica, Goiania - GO. Cadernos de Arquitetura e Urbanismo. Paranoa 30. Edi<;:ao Tematica: Olhares de Reabilita<;:ao Sustentavel, 2021, [n.p].
Processo de avaliac;;ao na disciplina
A realiza<;:ao desta proposta requer disciplina intelectual, observancia de horarios, e compromisso com o seu desenvolvimento, par meio de: -Aulas expositivas-dissertativas, com base nas referencias, seguidas de debate, podendo dar-se atraves de trabalhos em grupos, diversos, em sala de aula, ou extra-classe, e com apresenta<;:ao e debate. Realiza<;:ao de - "Espa<;:os de Dialogos" (ED's), na forma de seminarios; A avalia<;:ao de desempenho dar-se-a de forma processual, compreendendo: frequencia, participa<;:ao, rendimento e produ<;:ao individual, e em grupo, mensuraveis atraves da presen<;:a e da participa<;:ao qualificada nas aulas, da participa<;:ao efetiva nos trabalhos, e no resultado destes. A cada unidade, discentes deverao identifica pontos convergentes com a pr6pria pesquisa.
Tudo isto implica leitura das referencias basicas, obrigat6rias. Possfveis altera<;:6es nas referencias e nos criterios de avalia<;:ao serao avisadas com antecedencia e fichamentos de textos, alem dos previstos, poderao ser exigidos, coma parte da avalia<;:ao.
Born trabalho!
|
Horário de atendimento:
| 15 às 19:00 |
Bibliografia:
| UFPI/CCHL/MPP Disciplinas: -T6pico Especial em Cultura e ldentidade - 2021-2 Carga horaria: 45 h Professora: Dr' Dione Morais Oportunizar reflex6es te6ricas e empiricas sabre os objetos de estudo de discentes que cursam a disciplina, pela 6tica de culturas e identidades e perspectivas questionadoras do colonial e da colonialidade.
Ementa: Os temas cultura e identidade apontam para as lentes atraves das quais enxergamos o mundo, nos orientamos, nos ancoramos, e avaliamos formas de nascer, viver, e morrer, nas complexas tramas de nossas e de outras humanidades. Como tal, esses termos necessitam ser submetidos a uma reflexao que leve ao aprofundamento de sentidos e significados mais imediatos, articulando as dimens6es te6ricas, empiricas e ontol6gicas. Nesta perspectiva, este piano disciplinar parte de uma reflexao sabre nossa ancoragem latino-americana, passa par uma breve revisao te6rico conceitual dos temas cultura e identidade, traz a tona dimens6es do debate contemporaneo relacionado a culturas e identidades e afunila para os dialogos entre as pesquisas de discentes da turma e os conteudos da disciplina..
Objetivos Geral Tratar as tematicas cultura e identidade nos pianos te6rico-conceitual e empfrico, na relagao com nossa ancoragem ontol6gica.
Especificos
Refletir sabre nossas ancoragens culturais e identitarias, problematizando pressupostos hegem6nicos da modernidade ocidental; Apreender fundamentos te6ricos do debate contemporaneo sabre culturas e identidades na relagao singular/universal, identidade e diferenga, e em dialogos interdisciplinares; UNIDADE I (3 sessoes = 9 horas) Nossas ancoragens culturais e identitarias, para alem da perspectiva eurocentrada, na reflexao sabre modernidade/colonialidade e decolonialidade Processo de trabalho: aulas expositivas e discursivas, a partir da leitura previas dos textos. Aula inicial: "Nossa ancoragem": aula expositiva, pela professora, com slides. Conversa sabre as pesquisas de cada discente, para melhor dialogar com os temas, na continuidade da disciplina.
Referencias ALMEIDA, Eliene Amorim de; SILVA, Janssen Felipe da. Abya Ya/a Como Territ6rio Epistemico: pensamento decolonial coma perspectiva te6rica. lnterrit6rios. Revista de Educa ao. Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, BRASIL, v.1, n.1, 2015, p. 42-64 https://periodicos.ufpe.br/revistas/interritorios/article/view/5009 ASANTE, Molefi Kete. Afrocentricidade coma crftica do paradigma hegem6nico ocidental: introdugao a uma ldeia. Ensaios Filos6ficos, Volume XIV Dezembro/2016, 10 p. https://filosofia africana.weebly.com/uploads/1/3/2/1/13213792/ MIGNOLO, Walter. Desafios decoloniais hoje. EPISTEMOLOGIAS DO SUL, Faz do lguagu/PR, 1(1), p. 12-32, 2017. https://revistas.unila.edu.br/epistemologiasdosul/article/view/772/0 SANTOS, Boaventura de Sousa. Para alem do pensamento abissal. Das linhas globais a uma ecologia de saberes. NOVOS ESTUDOS, 79, Novembro/2007, p. 71-94 https://www.scielo.br/j/nec/a/ytPjkXXYbTRxnJ7THFDBrgc-
UNIDADE II Cultura no debate te6rico contemporaneo: contribuig6es s6cio antropol6gicas, dos estudos culturais e do Giro decolonial latino americano. (4 sessoes/3 horas = 12 horas) Processo de trabalho: aulas expositivas e discursivas, a partir da leitura previas dos textos. Referencias
BHABHA, Homi. lntrodugao: locais da Cultura. In: . 0 local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998, p. 19-42 BOURDIEU, Pierre. 0 poder simb6Iico BOURDIEU, Pierre; WACQUANT, Loic. 0 imperialismo da razao neoliberal. Revista Possibilidades, publicagao do Nucleo de Pesquisa Marxista (NPM). Ano 1, n. 1, Jul./Set de 2004, p. 24-28. DUSSEL, Enrique. Transmodernidade e interculturalidade: interpretagao a partir da filosofia da libertagao. Revista Sociedade e Estado - Volume 31 Numero 1 Janeiro/Abril 2016, p. 51-73 CARVALHO, Jose Jorge de. 'Espetacularizagao' e 'canibalizagao' das culturas populares na America Latina. Revista ANTHROPOL6GICAS, ano 14, vol.21 (1), 2020, p. 39-76 RESTEPRO, Eduardo. Sabre os Estudos Culturais na America Latina. Educa ao. Porto Alegre, v. 38, n. 1, jan./abr. 2015, p. 21-31 HALL, Stuart. Sabre as revolug6es culturais do nosso tempo. Educa ao & Realidade. 22 (2), 1997, p. 15-46 Cultura. Ano 5, numero 8, semestral, out/2014 a mar/ 2015, p. 10-21. Disponivel em: https://periodicos.uff.br/pragmatizes/article/view/10398
Complementar: WILLIAM, Rodney. A procura de um conceito. In: ---. Apropria ao cultural. (Colegao Feminismos Plurais. Coordenagao de Djamila Ribeiro. Sao Paulo: Polen, 2019, p. 27-38
UNIDADE Ill ldentidades no debate te6rico-conceitual (4 sess6es = 16 horas) BAUMAN, Zigmunt. ldentidade. Entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005 BHABHA, Homi. lnterrogando a identidade. In: . 0 local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998, p. 70-104 GONZALES, Lelia. A categoria politico-cultural da amefricanidade. Tempo Brasileiro, n. 92/93 Uan./jun.), 1988, p. 69-82. Disponivel em: https://institutoodara.org.br/public/gonzalez-lelia-a-categoria-politico cultural-de-amefricanidade-tempo-brasileiro-rio-de-janeiro-v-92-n-93-p-69- 82-jan-jun-1988b-p-69-82/ HALL, Stuart. A identidade cultural na p6s-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. (caps. 1 e 2) MARIMBA Ani. Raga e identidade nacional (p. 255-264)/0 complemento da auto-imagem europeia (p. 279-281)/. Porque o outro e preto e nao branco (282- 290)/Escravidao, suas consequencias, e a imagem dos HALL, Stuart. Questao multicultural. In: Da diaspora. ldentidade e outros (291-293). In: . Yurugu. Uma crftica africano-centrada do mediag6es culturais. Belo Horizonte: UFMG/Brasflia: representag6es da UNESCO no Brasil, 2003, pp. 51-100 VICH, Victor. Desculturalizar a cultura: desafios atuais das polfticas culturais. pragMATIZES - Revista Latino Americana de Estudos em pensamento e comportamento cultural europeu. Disponfvel em: https://estahorareall.wordpress.com/2015/08/07/dr-marimba-ani-yurugu uma-critica-africano-centrada-do-pensamento-e-comportamento-cultural europeu/
OLIVEIRA, Roberto. ldentidade etnica, reconhecimento e o mundo moral. Revista ANTHROPOLOGICAS, ano 9, volume 16(2), p. 9-40, 2005. Disponivel em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaanthropologicas/article/view/23631/19 286 QUIJANO, Anibal. da identidade sabre a questao e nac;ao no Peru. Dossie America Latina Notas ? Estud. av. 6 (16) ? Dez 1992. Disponfvel - https://www.scielo.br/j/ea/a/HGhkC4xVR3mfb8pythJphVG/?lang=pt
UNIDADE IV (4 sessoes/3 horas = 9 horas) Pesquisando culturas e identidades: quais direc;oes? (3 sess6es de 4 hs = 12 horas) Debater os temas de pesquisa de discentes da disciplina, em dialogos com leituras te6ricas e de casos estudados . Processo de trabalho: apresentac;ao de discentes de seus objetos de estudo, em Circulos de Pesquisa (CPs), no formate de seminarios,.em dialogos com autorxs e ideias afins. As referencias, indicadas pela professora, visam a uma melhor aproximac;ao aos temas de cada discente. Circulos de Pesquisa
CP 1- ldentidade na perspectiva interseccional: genero e ra a Discente-pesquisador: Francisco Renato Sampaia da Silva AKOTIRENE, Karla. lnterseccionalidade. In: RIBEIRO, Djamila (Coard.). Feminismos plurais. Sao Paulo: Sueli Carneiro/Polen, 2019: (n.p.] COLLINS, Patricia Hill Collins; BILGE, Sirma. lnterseccionalidade [recurse eletr6nico]; traduc;ao Rane Souza. 1. ed. Sao Paulo: Boitempo, 2020. Disponfvel em: (99+) lnterseccionalidade - Patricia Hill Collins e Sirma Bilge.pdf · versao Isa Almeida - Academia.edu [cap. 1: 0 que e interseccionalidade? E cap. E cap. 2: interseccionalidade e identidade] LUGONES, Marfa. Colonialidad y genera. Tabula Rasa. Bogota, Colombia, n. 9, jul./dec./2008, p. 73-101. Disponfvel em: https://www.revistatabularasa.org/numero-9/05lugones.pdf
ED - Povos rurais, identidades, agroneg6cio e colonialidade Discente pesquisadora: Lucile de Sousa Moura CARVALHO, Fernanda Ferreira. Capftulo 2 - Colonialidade: a persistencia de sistemas de colonizac;ao e dominac;ao no chamado terceiro. in: . Estruturas opressoras, povos famintos: a colonialidade ea violac;ao ao direito humane a alimentac;ao. Dissertac;ao. Mestrado em Direiro Agrario. Universidade Federal de Goias. Goiania, 2018, p. 56-100 FIRMINIANO, Frederico Daia. Sabre colonialismo em tempos de globalizac;ao e a experiencia brasileira contemporanea do agroneg6cio. EXTRAPRENSA Edic;ao Especial. Ill Simp6sio Internacional de Cultura e Comunicac;ao na America Latina, 2009,.. p. 746-755 MIGNOLO, Walter D. Colonialidade: o lado mais obscure da modernidade RBCS Vol. 32 n° 94 junho/2017, p. 1-18
ED - ldentidade e patrimonio cultural Discente pesquisadora: Jessica Katherine Alves Arraz MARTINS, Sara Daniela Teixeira. Parte I- Mem6ria, identidade e patrim6nio In: . A mem6ria de um lugar: discursos e praticas identitarias na freguesia do Castelo em Lisboa. Dissertac;ao em Antropologia. Institute Superior de Estudos Sociais e Politicos. Lisboa, 2011, p. 22-52 PELEGRINI, Sandra. Mem6rias e identidades: a patrimonializac;ao e os usos do passado. Anos 90, Porto Alegre, v. 25, n. 48, dez./2018, p. 87-
SILVA, Jordana Gouveia; TEIXEIRA, Ederson. Patrim6nio, mem6ria e pessoas nos centros urbanos: uma analise da revitaliza<;:ao da Pra<;:a Cfvica, Goiania - GO. Cadernos de Arquitetura e Urbanismo. Paranoa 30. Edi<;:ao Tematica: Olhares de Reabilita<;:ao Sustentavel, 2021, [n.p].
Processo de avaliac;;ao na disciplina
A realiza<;:ao desta proposta requer disciplina intelectual, observancia de horarios, e compromisso com o seu desenvolvimento, par meio de: -Aulas expositivas-dissertativas, com base nas referencias, seguidas de debate, podendo dar-se atraves de trabalhos em grupos, diversos, em sala de aula, ou extra-classe, e com apresenta<;:ao e debate. Realiza<;:ao de - "Espa<;:os de Dialogos" (ED's), na forma de seminarios; A avalia<;:ao de desempenho dar-se-a de forma processual, compreendendo: frequencia, participa<;:ao, rendimento e produ<;:ao individual, e em grupo, mensuraveis atraves da presen<;:a e da participa<;:ao qualificada nas aulas, da participa<;:ao efetiva nos trabalhos, e no resultado destes. A cada unidade, discentes deverao identifica pontos convergentes com a pr6pria pesquisa.
Tudo isto implica leitura das referencias basicas, obrigat6rias. Possfveis altera<;:6es nas referencias e nos criterios de avalia<;:ao serao avisadas com antecedencia e fichamentos de textos, alem dos previstos, poderao ser exigidos, coma parte da avalia<;:ao.
Born trabalho!
|