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PPGPP057 - TÓPICOS DE CULTURA, IDENTIDADE E PROCESSOS SOCIAIS - Turma: 01 (2022.2)

Tópicos Aulas
inicio disciplina, apresentação de programa e turma. Unidade I (08/08/2022 - 08/08/2022)
cont. Unidade I (15/08/2022 - 15/08/2022)
Cont. Unidade I (22/08/2022 - 22/08/2022)
conclusão. unidade I (29/08/2022 - 29/08/2022)
inicio unidade II (05/09/2022 - 05/09/2022)
Cont. unidade II (12/09/2022 - 12/09/2022)
Cont. Unidade II (19/09/2022 - 19/09/2022)
Cont. Unidade II (26/09/2022 - 26/09/2022)
conclusão. unidade II (03/10/2022 - 03/10/2022)
Inicio unidade III (10/10/2022 - 10/10/2022)
Conti. Unidade III (17/10/2022 - 17/10/2022)
Cont. Unidade III (24/10/2022 - 24/10/2022)
conclusão unidade III (07/11/2022 - 07/11/2022)
Inicio Unidade IV (21/11/2022 - 21/11/2022)
cont. Unidade IV (28/11/2022 - 28/11/2022)
Conclusão Unidade IV e da discplina (05/12/2022 - 05/12/2022)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
08 15 22 29 05 12 19 26 03 10 17 24 31 07 21 28 05
1 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 1 0 0 0 0 0 4
2 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 3 0 0 6
3 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 3 0 0 0 6
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022100**** 8,5 8.5 0 AM
2 2022100**** 8,0 8.0 0 AM
3 2022100**** 9,0 9.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Reflexão sobre cultura, com a lente através da qual enxergamos e avaliamos o mundo, como uma complexa trama que constitui nossa herança propriamente social (formas, costumes, sons de linguagem, sistema relacional, instituições, etc.), e sobre identidades como construções históricas e culturais, produtos e produtoras de espaços para práticas sociais. Nesta perspectiva, este curso se direciona no sentido de partir de uma abordagem mais ampla, focada sobre temas contemporâneos do debate sobre cultura e identidade, delineando assim o espaço onde nos movemos, como sujeitos de uma era afunilando, em seguida, para abordagens mais direcionadas às pesquisas dos alunos, que podem ser agrupadas nos seguintes blocos temáticos: - corpo, saúde, subjetividade, sexualidade e gênero; - espaços comunitários: identidade, memória e práticas culturais; - cultura, identidade. Novos mercados e padrões de consumo; - memória, patrimônio cultural, e identidade nacional; - infância e cultura lúdica.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia:

UFPI/CCHL/MPP
Disciplinas: -T6pico Especial em Cultura e ldentidade - 2021-2 Carga horaria: 45 h
Professora: Dr' Dione Morais

Oportunizar reflex6es te6ricas e empiricas sabre os objetos de estudo de discentes que cursam a disciplina, pela 6tica de culturas e identidades e perspectivas questionadoras do colonial e da colonialidade.




Ementa:
Os temas cultura e identidade apontam para as lentes atraves das quais enxergamos o mundo, nos orientamos, nos ancoramos, e avaliamos formas de nascer, viver, e morrer, nas complexas tramas de nossas e de outras humanidades. Como tal, esses termos necessitam ser submetidos a uma reflexao que leve ao aprofundamento de sentidos e significados mais imediatos, articulando as dimens6es te6ricas, empiricas e ontol6gicas. Nesta perspectiva, este piano disciplinar parte de uma reflexao sabre nossa
ancoragem latino-americana, passa par uma breve revisao te6rico­ conceitual dos temas cultura e identidade, traz a tona dimens6es do debate
contemporaneo relacionado a culturas e identidades e afunila para os dialogos entre as pesquisas de discentes da turma e os conteudos da disciplina..


Objetivos Geral
Tratar as tematicas cultura e identidade nos pianos te6rico-conceitual e empfrico, na relagao com nossa ancoragem ontol6gica.

Especificos

Refletir sabre nossas ancoragens culturais e identitarias, problematizando pressupostos hegem6nicos da modernidade ocidental;
Apreender fundamentos te6ricos do debate contemporaneo sabre culturas e identidades na relagao singular/universal, identidade e diferenga, e em dialogos interdisciplinares;

UNIDADE I
(3 sessoes = 9 horas)
Nossas ancoragens culturais e identitarias, para alem da perspectiva eurocentrada, na reflexao sabre modernidade/colonialidade e decolonialidade
Processo de trabalho: aulas expositivas e discursivas, a partir da leitura previas dos textos. Aula inicial: "Nossa ancoragem": aula expositiva, pela professora, com slides. Conversa sabre as pesquisas de cada discente, para melhor dialogar com os temas, na continuidade da disciplina.


Referencias
ALMEIDA, Eliene Amorim de; SILVA, Janssen Felipe da. Abya Ya/a Como Territ6rio Epistemico: pensamento decolonial coma perspectiva te6rica. lnterrit6rios. Revista de Educa ao. Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, BRASIL, v.1, n.1, 2015, p. 42-64
https://periodicos.ufpe.br/revistas/interritorios/article/view/5009
ASANTE, Molefi Kete. Afrocentricidade coma crftica do paradigma hegem6nico ocidental: introdugao a uma ldeia. Ensaios Filos6ficos, Volume XIV­ Dezembro/2016, 10 p. https://filosofia­ africana.weebly.com/uploads/1/3/2/1/13213792/
MIGNOLO, Walter. Desafios decoloniais hoje. EPISTEMOLOGIAS DO SUL,
Faz do lguagu/PR, 1(1), p. 12-32, 2017. https://revistas.unila.edu.br/epistemologiasdosul/article/view/772/0
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para alem do pensamento abissal. Das linhas globais a uma ecologia de saberes. NOVOS ESTUDOS, 79, Novembro/2007, p. 71-94 https://www.scielo.br/j/nec/a/ytPjkXXYbTRxnJ7THFDBrgc-




UNIDADE II
Cultura no debate te6rico contemporaneo: contribuig6es s6cio­ antropol6gicas, dos estudos culturais e do Giro decolonial latino­ americano. (4 sessoes/3 horas = 12 horas)
Processo de trabalho: aulas expositivas e discursivas, a partir da leitura previas dos textos.
Referencias

BHABHA, Homi. lntrodugao: locais da Cultura. In: . 0 local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998, p. 19-42
BOURDIEU, Pierre. 0 poder simb6Iico
BOURDIEU, Pierre; WACQUANT, Loic. 0 imperialismo da razao neoliberal. Revista Possibilidades, publicagao do Nucleo de Pesquisa Marxista (NPM). Ano 1, n. 1, Jul./Set de 2004, p. 24-28.
DUSSEL, Enrique. Transmodernidade e interculturalidade: interpretagao a partir da filosofia da libertagao. Revista Sociedade e Estado - Volume 31 Numero 1 Janeiro/Abril 2016, p. 51-73
CARVALHO, Jose Jorge de. 'Espetacularizagao' e 'canibalizagao' das culturas populares na America Latina. Revista ANTHROPOL6GICAS, ano 14, vol.21 (1), 2020, p. 39-76
RESTEPRO, Eduardo. Sabre os Estudos Culturais na America Latina.
Educa ao. Porto Alegre, v. 38, n. 1, jan./abr. 2015, p. 21-31
HALL, Stuart. Sabre as revolug6es culturais do nosso tempo. Educa ao &
Realidade. 22 (2), 1997, p. 15-46

Cultura. Ano 5, numero 8, semestral, out/2014 a mar/ 2015, p. 10-21. Disponivel em: https://periodicos.uff.br/pragmatizes/article/view/10398


Complementar:
WILLIAM, Rodney. A procura de um conceito. In: ---. Apropria ao cultural. (Colegao Feminismos Plurais. Coordenagao de Djamila Ribeiro. Sao Paulo: Polen, 2019, p. 27-38


UNIDADE Ill
ldentidades no debate te6rico-conceitual (4 sess6es = 16 horas)
BAUMAN, Zigmunt. ldentidade. Entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005
BHABHA, Homi. lnterrogando a identidade. In: . 0 local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998, p. 70-104
GONZALES, Lelia. A categoria politico-cultural da amefricanidade. Tempo Brasileiro, n. 92/93 Uan./jun.), 1988, p. 69-82. Disponivel em: https://institutoodara.org.br/public/gonzalez-lelia-a-categoria-politico­ cultural-de-amefricanidade-tempo-brasileiro-rio-de-janeiro-v-92-n-93-p-69- 82-jan-jun-1988b-p-69-82/
HALL, Stuart. A identidade cultural na p6s-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. (caps. 1 e 2)
MARIMBA Ani. Raga e identidade nacional (p. 255-264)/0 complemento da auto-imagem europeia (p. 279-281)/. Porque o outro e preto e nao branco (282- 290)/Escravidao, suas consequencias, e a imagem dos

HALL, Stuart. Questao multicultural. In: Da diaspora. ldentidade e

outros (291-293). In:

. Yurugu. Uma crftica africano-centrada do

mediag6es culturais. Belo Horizonte: UFMG/Brasflia: representag6es da UNESCO no Brasil, 2003, pp. 51-100
VICH, Victor. Desculturalizar a cultura: desafios atuais das polfticas culturais. pragMATIZES - Revista Latino Americana de Estudos em

pensamento e comportamento cultural europeu. Disponfvel em: https://estahorareall.wordpress.com/2015/08/07/dr-marimba-ani-yurugu­ uma-critica-africano-centrada-do-pensamento-e-comportamento-cultural­ europeu/


OLIVEIRA, Roberto. ldentidade etnica, reconhecimento e o mundo moral. Revista ANTHROPOLOGICAS, ano 9, volume 16(2), p. 9-40, 2005. Disponivel em:
https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaanthropologicas/article/view/23631/19 286
QUIJANO, Anibal. da identidade sabre a questao e nac;ao no Peru.
Dossie America Latina Notas ? Estud. av. 6 (16) ? Dez 1992. Disponfvel
- https://www.scielo.br/j/ea/a/HGhkC4xVR3mfb8pythJphVG/?lang=pt

UNIDADE IV
(4 sessoes/3 horas = 9 horas)
Pesquisando culturas e identidades: quais direc;oes? (3 sess6es de 4 hs = 12 horas)
Debater os temas de pesquisa de discentes da disciplina, em dialogos com leituras te6ricas e de casos estudados .
Processo de trabalho: apresentac;ao de discentes de seus objetos de estudo, em Circulos de Pesquisa (CPs), no formate de seminarios,.em dialogos com autorxs e ideias afins. As referencias, indicadas pela professora, visam a uma melhor aproximac;ao aos temas de cada discente.
Circulos de Pesquisa


CP 1- ldentidade na perspectiva interseccional: genero e ra a Discente-pesquisador: Francisco Renato Sampaia da Silva
AKOTIRENE, Karla. lnterseccionalidade. In: RIBEIRO, Djamila (Coard.).
Feminismos plurais. Sao Paulo: Sueli Carneiro/Polen, 2019: (n.p.]
COLLINS, Patricia Hill Collins; BILGE, Sirma. lnterseccionalidade [recurse eletr6nico]; traduc;ao Rane Souza. 1. ed. Sao Paulo: Boitempo, 2020. Disponfvel em: (99+) lnterseccionalidade - Patricia Hill Collins e Sirma Bilge.pdf · versao

Isa Almeida - Academia.edu [cap. 1: 0 que e interseccionalidade? E cap. E cap. 2: interseccionalidade e identidade]
LUGONES, Marfa. Colonialidad y genera. Tabula Rasa. Bogota, Colombia, n. 9, jul./dec./2008, p. 73-101. Disponfvel em: https://www.revistatabularasa.org/numero-9/05lugones.pdf


ED - Povos rurais, identidades, agroneg6cio e colonialidade Discente pesquisadora: Lucile de Sousa Moura
CARVALHO, Fernanda Ferreira. Capftulo 2 - Colonialidade: a persistencia de sistemas de colonizac;ao e dominac;ao no chamado terceiro. in:
. Estruturas opressoras, povos famintos: a colonialidade ea violac;ao ao direito humane a alimentac;ao. Dissertac;ao. Mestrado em
Direiro Agrario. Universidade Federal de Goias. Goiania, 2018, p. 56-100
FIRMINIANO, Frederico Daia. Sabre colonialismo em tempos de globalizac;ao e a experiencia brasileira contemporanea do agroneg6cio. EXTRAPRENSA Edic;ao Especial. Ill Simp6sio Internacional de Cultura e Comunicac;ao na America Latina, 2009,.. p. 746-755
MIGNOLO, Walter D. Colonialidade: o lado mais obscure da modernidade
RBCS Vol. 32 n° 94 junho/2017, p. 1-18


ED - ldentidade e patrimonio cultural
Discente pesquisadora: Jessica Katherine Alves Arraz
MARTINS, Sara Daniela Teixeira. Parte I- Mem6ria, identidade e patrim6nio In: . A mem6ria de um lugar: discursos e praticas identitarias na freguesia do Castelo em Lisboa. Dissertac;ao em Antropologia. Institute Superior de Estudos Sociais e Politicos. Lisboa, 2011, p. 22-52
PELEGRINI, Sandra. Mem6rias e identidades: a patrimonializac;ao e os usos do passado. Anos 90, Porto Alegre, v. 25, n. 48, dez./2018, p. 87-


SILVA, Jordana Gouveia; TEIXEIRA, Ederson. Patrim6nio, mem6ria e pessoas nos centros urbanos: uma analise da revitaliza<;:ao da Pra<;:a Cfvica, Goiania - GO. Cadernos de Arquitetura e Urbanismo. Paranoa
30. Edi<;:ao Tematica: Olhares de Reabilita<;:ao Sustentavel, 2021, [n.p].

Processo de avaliac;;ao na disciplina

A realiza<;:ao desta proposta requer disciplina intelectual, observancia de horarios, e compromisso com o seu desenvolvimento, par meio de:
-Aulas expositivas-dissertativas, com base nas referencias, seguidas de debate, podendo dar-se atraves de trabalhos em grupos, diversos, em sala de aula, ou extra-classe, e com apresenta<;:ao e debate. Realiza<;:ao de - "Espa<;:os de Dialogos" (ED's), na forma de seminarios;
A avalia<;:ao de desempenho dar-se-a de forma processual, compreendendo: frequencia, participa<;:ao, rendimento e produ<;:ao individual, e em grupo, mensuraveis atraves da presen<;:a e da participa<;:ao qualificada nas aulas, da participa<;:ao efetiva nos trabalhos, e no resultado destes.
A cada unidade, discentes deverao identifica pontos convergentes com a pr6pria pesquisa.

Tudo isto implica leitura das referencias basicas, obrigat6rias. Possfveis altera<;:6es nas referencias e nos criterios de avalia<;:ao serao avisadas com antecedencia e fichamentos de textos, alem dos previstos, poderao ser exigidos, coma parte da avalia<;:ao.

Born trabalho!
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem:

UFPI/CCHL/MPP
Disciplinas: -T6pico Especial em Cultura e ldentidade - 2021-2 Carga horaria: 45 h
Professora: Dr' Dione Morais

Oportunizar reflex6es te6ricas e empiricas sabre os objetos de estudo de discentes que cursam a disciplina, pela 6tica de culturas e identidades e perspectivas questionadoras do colonial e da colonialidade.




Ementa:
Os temas cultura e identidade apontam para as lentes atraves das quais enxergamos o mundo, nos orientamos, nos ancoramos, e avaliamos formas de nascer, viver, e morrer, nas complexas tramas de nossas e de outras humanidades. Como tal, esses termos necessitam ser submetidos a uma reflexao que leve ao aprofundamento de sentidos e significados mais imediatos, articulando as dimens6es te6ricas, empiricas e ontol6gicas. Nesta perspectiva, este piano disciplinar parte de uma reflexao sabre nossa
ancoragem latino-americana, passa par uma breve revisao te6rico­ conceitual dos temas cultura e identidade, traz a tona dimens6es do debate
contemporaneo relacionado a culturas e identidades e afunila para os dialogos entre as pesquisas de discentes da turma e os conteudos da disciplina..


Objetivos Geral
Tratar as tematicas cultura e identidade nos pianos te6rico-conceitual e empfrico, na relagao com nossa ancoragem ontol6gica.

Especificos

Refletir sabre nossas ancoragens culturais e identitarias, problematizando pressupostos hegem6nicos da modernidade ocidental;
Apreender fundamentos te6ricos do debate contemporaneo sabre culturas e identidades na relagao singular/universal, identidade e diferenga, e em dialogos interdisciplinares;

UNIDADE I
(3 sessoes = 9 horas)
Nossas ancoragens culturais e identitarias, para alem da perspectiva eurocentrada, na reflexao sabre modernidade/colonialidade e decolonialidade
Processo de trabalho: aulas expositivas e discursivas, a partir da leitura previas dos textos. Aula inicial: "Nossa ancoragem": aula expositiva, pela professora, com slides. Conversa sabre as pesquisas de cada discente, para melhor dialogar com os temas, na continuidade da disciplina.


Referencias
ALMEIDA, Eliene Amorim de; SILVA, Janssen Felipe da. Abya Ya/a Como Territ6rio Epistemico: pensamento decolonial coma perspectiva te6rica. lnterrit6rios. Revista de Educa ao. Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, BRASIL, v.1, n.1, 2015, p. 42-64
https://periodicos.ufpe.br/revistas/interritorios/article/view/5009
ASANTE, Molefi Kete. Afrocentricidade coma crftica do paradigma hegem6nico ocidental: introdugao a uma ldeia. Ensaios Filos6ficos, Volume XIV­ Dezembro/2016, 10 p. https://filosofia­ africana.weebly.com/uploads/1/3/2/1/13213792/
MIGNOLO, Walter. Desafios decoloniais hoje. EPISTEMOLOGIAS DO SUL,
Faz do lguagu/PR, 1(1), p. 12-32, 2017. https://revistas.unila.edu.br/epistemologiasdosul/article/view/772/0
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para alem do pensamento abissal. Das linhas globais a uma ecologia de saberes. NOVOS ESTUDOS, 79, Novembro/2007, p. 71-94 https://www.scielo.br/j/nec/a/ytPjkXXYbTRxnJ7THFDBrgc-




UNIDADE II
Cultura no debate te6rico contemporaneo: contribuig6es s6cio­ antropol6gicas, dos estudos culturais e do Giro decolonial latino­ americano. (4 sessoes/3 horas = 12 horas)
Processo de trabalho: aulas expositivas e discursivas, a partir da leitura previas dos textos.
Referencias

BHABHA, Homi. lntrodugao: locais da Cultura. In: . 0 local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998, p. 19-42
BOURDIEU, Pierre. 0 poder simb6Iico
BOURDIEU, Pierre; WACQUANT, Loic. 0 imperialismo da razao neoliberal. Revista Possibilidades, publicagao do Nucleo de Pesquisa Marxista (NPM). Ano 1, n. 1, Jul./Set de 2004, p. 24-28.
DUSSEL, Enrique. Transmodernidade e interculturalidade: interpretagao a partir da filosofia da libertagao. Revista Sociedade e Estado - Volume 31 Numero 1 Janeiro/Abril 2016, p. 51-73
CARVALHO, Jose Jorge de. 'Espetacularizagao' e 'canibalizagao' das culturas populares na America Latina. Revista ANTHROPOL6GICAS, ano 14, vol.21 (1), 2020, p. 39-76
RESTEPRO, Eduardo. Sabre os Estudos Culturais na America Latina.
Educa ao. Porto Alegre, v. 38, n. 1, jan./abr. 2015, p. 21-31
HALL, Stuart. Sabre as revolug6es culturais do nosso tempo. Educa ao &
Realidade. 22 (2), 1997, p. 15-46

Cultura. Ano 5, numero 8, semestral, out/2014 a mar/ 2015, p. 10-21. Disponivel em: https://periodicos.uff.br/pragmatizes/article/view/10398


Complementar:
WILLIAM, Rodney. A procura de um conceito. In: ---. Apropria ao cultural. (Colegao Feminismos Plurais. Coordenagao de Djamila Ribeiro. Sao Paulo: Polen, 2019, p. 27-38


UNIDADE Ill
ldentidades no debate te6rico-conceitual (4 sess6es = 16 horas)
BAUMAN, Zigmunt. ldentidade. Entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005
BHABHA, Homi. lnterrogando a identidade. In: . 0 local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998, p. 70-104
GONZALES, Lelia. A categoria politico-cultural da amefricanidade. Tempo Brasileiro, n. 92/93 Uan./jun.), 1988, p. 69-82. Disponivel em: https://institutoodara.org.br/public/gonzalez-lelia-a-categoria-politico­ cultural-de-amefricanidade-tempo-brasileiro-rio-de-janeiro-v-92-n-93-p-69- 82-jan-jun-1988b-p-69-82/
HALL, Stuart. A identidade cultural na p6s-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. (caps. 1 e 2)
MARIMBA Ani. Raga e identidade nacional (p. 255-264)/0 complemento da auto-imagem europeia (p. 279-281)/. Porque o outro e preto e nao branco (282- 290)/Escravidao, suas consequencias, e a imagem dos

HALL, Stuart. Questao multicultural. In: Da diaspora. ldentidade e

outros (291-293). In:

. Yurugu. Uma crftica africano-centrada do

mediag6es culturais. Belo Horizonte: UFMG/Brasflia: representag6es da UNESCO no Brasil, 2003, pp. 51-100
VICH, Victor. Desculturalizar a cultura: desafios atuais das polfticas culturais. pragMATIZES - Revista Latino Americana de Estudos em

pensamento e comportamento cultural europeu. Disponfvel em: https://estahorareall.wordpress.com/2015/08/07/dr-marimba-ani-yurugu­ uma-critica-africano-centrada-do-pensamento-e-comportamento-cultural­ europeu/


OLIVEIRA, Roberto. ldentidade etnica, reconhecimento e o mundo moral. Revista ANTHROPOLOGICAS, ano 9, volume 16(2), p. 9-40, 2005. Disponivel em:
https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaanthropologicas/article/view/23631/19 286
QUIJANO, Anibal. da identidade sabre a questao e nac;ao no Peru.
Dossie America Latina Notas ? Estud. av. 6 (16) ? Dez 1992. Disponfvel
- https://www.scielo.br/j/ea/a/HGhkC4xVR3mfb8pythJphVG/?lang=pt

UNIDADE IV
(4 sessoes/3 horas = 9 horas)
Pesquisando culturas e identidades: quais direc;oes? (3 sess6es de 4 hs = 12 horas)
Debater os temas de pesquisa de discentes da disciplina, em dialogos com leituras te6ricas e de casos estudados .
Processo de trabalho: apresentac;ao de discentes de seus objetos de estudo, em Circulos de Pesquisa (CPs), no formate de seminarios,.em dialogos com autorxs e ideias afins. As referencias, indicadas pela professora, visam a uma melhor aproximac;ao aos temas de cada discente.
Circulos de Pesquisa


CP 1- ldentidade na perspectiva interseccional: genero e ra a Discente-pesquisador: Francisco Renato Sampaia da Silva
AKOTIRENE, Karla. lnterseccionalidade. In: RIBEIRO, Djamila (Coard.).
Feminismos plurais. Sao Paulo: Sueli Carneiro/Polen, 2019: (n.p.]
COLLINS, Patricia Hill Collins; BILGE, Sirma. lnterseccionalidade [recurse eletr6nico]; traduc;ao Rane Souza. 1. ed. Sao Paulo: Boitempo, 2020. Disponfvel em: (99+) lnterseccionalidade - Patricia Hill Collins e Sirma Bilge.pdf · versao

Isa Almeida - Academia.edu [cap. 1: 0 que e interseccionalidade? E cap. E cap. 2: interseccionalidade e identidade]
LUGONES, Marfa. Colonialidad y genera. Tabula Rasa. Bogota, Colombia, n. 9, jul./dec./2008, p. 73-101. Disponfvel em: https://www.revistatabularasa.org/numero-9/05lugones.pdf


ED - Povos rurais, identidades, agroneg6cio e colonialidade Discente pesquisadora: Lucile de Sousa Moura
CARVALHO, Fernanda Ferreira. Capftulo 2 - Colonialidade: a persistencia de sistemas de colonizac;ao e dominac;ao no chamado terceiro. in:
. Estruturas opressoras, povos famintos: a colonialidade ea violac;ao ao direito humane a alimentac;ao. Dissertac;ao. Mestrado em
Direiro Agrario. Universidade Federal de Goias. Goiania, 2018, p. 56-100
FIRMINIANO, Frederico Daia. Sabre colonialismo em tempos de globalizac;ao e a experiencia brasileira contemporanea do agroneg6cio. EXTRAPRENSA Edic;ao Especial. Ill Simp6sio Internacional de Cultura e Comunicac;ao na America Latina, 2009,.. p. 746-755
MIGNOLO, Walter D. Colonialidade: o lado mais obscure da modernidade
RBCS Vol. 32 n° 94 junho/2017, p. 1-18


ED - ldentidade e patrimonio cultural
Discente pesquisadora: Jessica Katherine Alves Arraz
MARTINS, Sara Daniela Teixeira. Parte I- Mem6ria, identidade e patrim6nio In: . A mem6ria de um lugar: discursos e praticas identitarias na freguesia do Castelo em Lisboa. Dissertac;ao em Antropologia. Institute Superior de Estudos Sociais e Politicos. Lisboa, 2011, p. 22-52
PELEGRINI, Sandra. Mem6rias e identidades: a patrimonializac;ao e os usos do passado. Anos 90, Porto Alegre, v. 25, n. 48, dez./2018, p. 87-


SILVA, Jordana Gouveia; TEIXEIRA, Ederson. Patrim6nio, mem6ria e pessoas nos centros urbanos: uma analise da revitaliza<;:ao da Pra<;:a Cfvica, Goiania - GO. Cadernos de Arquitetura e Urbanismo. Paranoa
30. Edi<;:ao Tematica: Olhares de Reabilita<;:ao Sustentavel, 2021, [n.p].

Processo de avaliac;;ao na disciplina

A realiza<;:ao desta proposta requer disciplina intelectual, observancia de horarios, e compromisso com o seu desenvolvimento, par meio de:
-Aulas expositivas-dissertativas, com base nas referencias, seguidas de debate, podendo dar-se atraves de trabalhos em grupos, diversos, em sala de aula, ou extra-classe, e com apresenta<;:ao e debate. Realiza<;:ao de - "Espa<;:os de Dialogos" (ED's), na forma de seminarios;
A avalia<;:ao de desempenho dar-se-a de forma processual, compreendendo: frequencia, participa<;:ao, rendimento e produ<;:ao individual, e em grupo, mensuraveis atraves da presen<;:a e da participa<;:ao qualificada nas aulas, da participa<;:ao efetiva nos trabalhos, e no resultado destes.
A cada unidade, discentes deverao identifica pontos convergentes com a pr6pria pesquisa.

Tudo isto implica leitura das referencias basicas, obrigat6rias. Possfveis altera<;:6es nas referencias e nos criterios de avalia<;:ao serao avisadas com antecedencia e fichamentos de textos, alem dos previstos, poderao ser exigidos, coma parte da avalia<;:ao.

Born trabalho!
Horário de atendimento: 15 às 19:00
Bibliografia:

UFPI/CCHL/MPP
Disciplinas: -T6pico Especial em Cultura e ldentidade - 2021-2 Carga horaria: 45 h
Professora: Dr' Dione Morais

Oportunizar reflex6es te6ricas e empiricas sabre os objetos de estudo de discentes que cursam a disciplina, pela 6tica de culturas e identidades e perspectivas questionadoras do colonial e da colonialidade.




Ementa:
Os temas cultura e identidade apontam para as lentes atraves das quais enxergamos o mundo, nos orientamos, nos ancoramos, e avaliamos formas de nascer, viver, e morrer, nas complexas tramas de nossas e de outras humanidades. Como tal, esses termos necessitam ser submetidos a uma reflexao que leve ao aprofundamento de sentidos e significados mais imediatos, articulando as dimens6es te6ricas, empiricas e ontol6gicas. Nesta perspectiva, este piano disciplinar parte de uma reflexao sabre nossa
ancoragem latino-americana, passa par uma breve revisao te6rico­ conceitual dos temas cultura e identidade, traz a tona dimens6es do debate
contemporaneo relacionado a culturas e identidades e afunila para os dialogos entre as pesquisas de discentes da turma e os conteudos da disciplina..


Objetivos Geral
Tratar as tematicas cultura e identidade nos pianos te6rico-conceitual e empfrico, na relagao com nossa ancoragem ontol6gica.

Especificos

Refletir sabre nossas ancoragens culturais e identitarias, problematizando pressupostos hegem6nicos da modernidade ocidental;
Apreender fundamentos te6ricos do debate contemporaneo sabre culturas e identidades na relagao singular/universal, identidade e diferenga, e em dialogos interdisciplinares;

UNIDADE I
(3 sessoes = 9 horas)
Nossas ancoragens culturais e identitarias, para alem da perspectiva eurocentrada, na reflexao sabre modernidade/colonialidade e decolonialidade
Processo de trabalho: aulas expositivas e discursivas, a partir da leitura previas dos textos. Aula inicial: "Nossa ancoragem": aula expositiva, pela professora, com slides. Conversa sabre as pesquisas de cada discente, para melhor dialogar com os temas, na continuidade da disciplina.


Referencias
ALMEIDA, Eliene Amorim de; SILVA, Janssen Felipe da. Abya Ya/a Como Territ6rio Epistemico: pensamento decolonial coma perspectiva te6rica. lnterrit6rios. Revista de Educa ao. Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, BRASIL, v.1, n.1, 2015, p. 42-64
https://periodicos.ufpe.br/revistas/interritorios/article/view/5009
ASANTE, Molefi Kete. Afrocentricidade coma crftica do paradigma hegem6nico ocidental: introdugao a uma ldeia. Ensaios Filos6ficos, Volume XIV­ Dezembro/2016, 10 p. https://filosofia­ africana.weebly.com/uploads/1/3/2/1/13213792/
MIGNOLO, Walter. Desafios decoloniais hoje. EPISTEMOLOGIAS DO SUL,
Faz do lguagu/PR, 1(1), p. 12-32, 2017. https://revistas.unila.edu.br/epistemologiasdosul/article/view/772/0
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para alem do pensamento abissal. Das linhas globais a uma ecologia de saberes. NOVOS ESTUDOS, 79, Novembro/2007, p. 71-94 https://www.scielo.br/j/nec/a/ytPjkXXYbTRxnJ7THFDBrgc-




UNIDADE II
Cultura no debate te6rico contemporaneo: contribuig6es s6cio­ antropol6gicas, dos estudos culturais e do Giro decolonial latino­ americano. (4 sessoes/3 horas = 12 horas)
Processo de trabalho: aulas expositivas e discursivas, a partir da leitura previas dos textos.
Referencias

BHABHA, Homi. lntrodugao: locais da Cultura. In: . 0 local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998, p. 19-42
BOURDIEU, Pierre. 0 poder simb6Iico
BOURDIEU, Pierre; WACQUANT, Loic. 0 imperialismo da razao neoliberal. Revista Possibilidades, publicagao do Nucleo de Pesquisa Marxista (NPM). Ano 1, n. 1, Jul./Set de 2004, p. 24-28.
DUSSEL, Enrique. Transmodernidade e interculturalidade: interpretagao a partir da filosofia da libertagao. Revista Sociedade e Estado - Volume 31 Numero 1 Janeiro/Abril 2016, p. 51-73
CARVALHO, Jose Jorge de. 'Espetacularizagao' e 'canibalizagao' das culturas populares na America Latina. Revista ANTHROPOL6GICAS, ano 14, vol.21 (1), 2020, p. 39-76
RESTEPRO, Eduardo. Sabre os Estudos Culturais na America Latina.
Educa ao. Porto Alegre, v. 38, n. 1, jan./abr. 2015, p. 21-31
HALL, Stuart. Sabre as revolug6es culturais do nosso tempo. Educa ao &
Realidade. 22 (2), 1997, p. 15-46

Cultura. Ano 5, numero 8, semestral, out/2014 a mar/ 2015, p. 10-21. Disponivel em: https://periodicos.uff.br/pragmatizes/article/view/10398


Complementar:
WILLIAM, Rodney. A procura de um conceito. In: ---. Apropria ao cultural. (Colegao Feminismos Plurais. Coordenagao de Djamila Ribeiro. Sao Paulo: Polen, 2019, p. 27-38


UNIDADE Ill
ldentidades no debate te6rico-conceitual (4 sess6es = 16 horas)
BAUMAN, Zigmunt. ldentidade. Entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005
BHABHA, Homi. lnterrogando a identidade. In: . 0 local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998, p. 70-104
GONZALES, Lelia. A categoria politico-cultural da amefricanidade. Tempo Brasileiro, n. 92/93 Uan./jun.), 1988, p. 69-82. Disponivel em: https://institutoodara.org.br/public/gonzalez-lelia-a-categoria-politico­ cultural-de-amefricanidade-tempo-brasileiro-rio-de-janeiro-v-92-n-93-p-69- 82-jan-jun-1988b-p-69-82/
HALL, Stuart. A identidade cultural na p6s-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. (caps. 1 e 2)
MARIMBA Ani. Raga e identidade nacional (p. 255-264)/0 complemento da auto-imagem europeia (p. 279-281)/. Porque o outro e preto e nao branco (282- 290)/Escravidao, suas consequencias, e a imagem dos

HALL, Stuart. Questao multicultural. In: Da diaspora. ldentidade e

outros (291-293). In:

. Yurugu. Uma crftica africano-centrada do

mediag6es culturais. Belo Horizonte: UFMG/Brasflia: representag6es da UNESCO no Brasil, 2003, pp. 51-100
VICH, Victor. Desculturalizar a cultura: desafios atuais das polfticas culturais. pragMATIZES - Revista Latino Americana de Estudos em

pensamento e comportamento cultural europeu. Disponfvel em: https://estahorareall.wordpress.com/2015/08/07/dr-marimba-ani-yurugu­ uma-critica-africano-centrada-do-pensamento-e-comportamento-cultural­ europeu/


OLIVEIRA, Roberto. ldentidade etnica, reconhecimento e o mundo moral. Revista ANTHROPOLOGICAS, ano 9, volume 16(2), p. 9-40, 2005. Disponivel em:
https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaanthropologicas/article/view/23631/19 286
QUIJANO, Anibal. da identidade sabre a questao e nac;ao no Peru.
Dossie America Latina Notas ? Estud. av. 6 (16) ? Dez 1992. Disponfvel
- https://www.scielo.br/j/ea/a/HGhkC4xVR3mfb8pythJphVG/?lang=pt

UNIDADE IV
(4 sessoes/3 horas = 9 horas)
Pesquisando culturas e identidades: quais direc;oes? (3 sess6es de 4 hs = 12 horas)
Debater os temas de pesquisa de discentes da disciplina, em dialogos com leituras te6ricas e de casos estudados .
Processo de trabalho: apresentac;ao de discentes de seus objetos de estudo, em Circulos de Pesquisa (CPs), no formate de seminarios,.em dialogos com autorxs e ideias afins. As referencias, indicadas pela professora, visam a uma melhor aproximac;ao aos temas de cada discente.
Circulos de Pesquisa


CP 1- ldentidade na perspectiva interseccional: genero e ra a Discente-pesquisador: Francisco Renato Sampaia da Silva
AKOTIRENE, Karla. lnterseccionalidade. In: RIBEIRO, Djamila (Coard.).
Feminismos plurais. Sao Paulo: Sueli Carneiro/Polen, 2019: (n.p.]
COLLINS, Patricia Hill Collins; BILGE, Sirma. lnterseccionalidade [recurse eletr6nico]; traduc;ao Rane Souza. 1. ed. Sao Paulo: Boitempo, 2020. Disponfvel em: (99+) lnterseccionalidade - Patricia Hill Collins e Sirma Bilge.pdf · versao

Isa Almeida - Academia.edu [cap. 1: 0 que e interseccionalidade? E cap. E cap. 2: interseccionalidade e identidade]
LUGONES, Marfa. Colonialidad y genera. Tabula Rasa. Bogota, Colombia, n. 9, jul./dec./2008, p. 73-101. Disponfvel em: https://www.revistatabularasa.org/numero-9/05lugones.pdf


ED - Povos rurais, identidades, agroneg6cio e colonialidade Discente pesquisadora: Lucile de Sousa Moura
CARVALHO, Fernanda Ferreira. Capftulo 2 - Colonialidade: a persistencia de sistemas de colonizac;ao e dominac;ao no chamado terceiro. in:
. Estruturas opressoras, povos famintos: a colonialidade ea violac;ao ao direito humane a alimentac;ao. Dissertac;ao. Mestrado em
Direiro Agrario. Universidade Federal de Goias. Goiania, 2018, p. 56-100
FIRMINIANO, Frederico Daia. Sabre colonialismo em tempos de globalizac;ao e a experiencia brasileira contemporanea do agroneg6cio. EXTRAPRENSA Edic;ao Especial. Ill Simp6sio Internacional de Cultura e Comunicac;ao na America Latina, 2009,.. p. 746-755
MIGNOLO, Walter D. Colonialidade: o lado mais obscure da modernidade
RBCS Vol. 32 n° 94 junho/2017, p. 1-18


ED - ldentidade e patrimonio cultural
Discente pesquisadora: Jessica Katherine Alves Arraz
MARTINS, Sara Daniela Teixeira. Parte I- Mem6ria, identidade e patrim6nio In: . A mem6ria de um lugar: discursos e praticas identitarias na freguesia do Castelo em Lisboa. Dissertac;ao em Antropologia. Institute Superior de Estudos Sociais e Politicos. Lisboa, 2011, p. 22-52
PELEGRINI, Sandra. Mem6rias e identidades: a patrimonializac;ao e os usos do passado. Anos 90, Porto Alegre, v. 25, n. 48, dez./2018, p. 87-


SILVA, Jordana Gouveia; TEIXEIRA, Ederson. Patrim6nio, mem6ria e pessoas nos centros urbanos: uma analise da revitaliza<;:ao da Pra<;:a Cfvica, Goiania - GO. Cadernos de Arquitetura e Urbanismo. Paranoa
30. Edi<;:ao Tematica: Olhares de Reabilita<;:ao Sustentavel, 2021, [n.p].

Processo de avaliac;;ao na disciplina

A realiza<;:ao desta proposta requer disciplina intelectual, observancia de horarios, e compromisso com o seu desenvolvimento, par meio de:
-Aulas expositivas-dissertativas, com base nas referencias, seguidas de debate, podendo dar-se atraves de trabalhos em grupos, diversos, em sala de aula, ou extra-classe, e com apresenta<;:ao e debate. Realiza<;:ao de - "Espa<;:os de Dialogos" (ED's), na forma de seminarios;
A avalia<;:ao de desempenho dar-se-a de forma processual, compreendendo: frequencia, participa<;:ao, rendimento e produ<;:ao individual, e em grupo, mensuraveis atraves da presen<;:a e da participa<;:ao qualificada nas aulas, da participa<;:ao efetiva nos trabalhos, e no resultado destes.
A cada unidade, discentes deverao identifica pontos convergentes com a pr6pria pesquisa.

Tudo isto implica leitura das referencias basicas, obrigat6rias. Possfveis altera<;:6es nas referencias e nos criterios de avalia<;:ao serao avisadas com antecedencia e fichamentos de textos, alem dos previstos, poderao ser exigidos, coma parte da avalia<;:ao.

Born trabalho!
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
08/08/2022
08/08/2022
inicio disciplina, apresentação de programa e turma. Unidade I
15/08/2022
15/08/2022
cont. Unidade I
22/08/2022
22/08/2022
Cont. Unidade I
29/08/2022
29/08/2022
conclusão. unidade I
05/09/2022
05/09/2022
inicio unidade II
12/09/2022
12/09/2022
Cont. unidade II
19/09/2022
19/09/2022
Cont. Unidade II
26/09/2022
26/09/2022
Cont. Unidade II
03/10/2022
03/10/2022
conclusão. unidade II
10/10/2022
10/10/2022
Inicio unidade III
17/10/2022
17/10/2022
Conti. Unidade III
24/10/2022
24/10/2022
Cont. Unidade III
07/11/2022
07/11/2022
conclusão unidade III
21/11/2022
21/11/2022
Inicio Unidade IV
28/11/2022
28/11/2022
cont. Unidade IV
05/12/2022
05/12/2022
Conclusão Unidade IV e da discplina
Avaliações
Data Descrição
05/12/2022 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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