CLARISSA GOMES REIS LOPES

COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA/CCN

Ir ao Menu Principal

clarissa gomes reis lopes

LCN - COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA/CCN

PPGL010 - PESQUISA E ORIENTAÇÃO II - Turma: 11 (2022.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina. Relações entre letramento acadêmico e letramento digital (07/05/2021 - 07/05/2021)
  • Letramento como prática social
  • Abordagens para letramento acadêmico
  • Abordagens para letramento digital
   Plano de Ensino 2021.1 
  O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações 
LEA, M. R.; STREET, B. V. O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações. Filol. Linguíst. Port., São Paulo, v. 16, n. 2, p. 477-493, jul./dez. 2014 [2006]. Tradução de Fabiana Komesu e Adriana Fischer. Publicado originalmente em 2006.
  Letramento digital e letramento acadêmico: estratégias de navegação e leitura de graduandos em Letras 
ALEXANDRE, L. R. B. Letramento digital e letramento acadêmico: estratégias de navegação e leitura de graduandos em Letras. 238f. Tese (doutorado) -Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. (Com foco na seção 2.3)
Ações de leitura acadêmica em ambiente digital (14/05/2021 - 14/05/2021)
  • Aproximações e distanciamentos entre ações de navegação e ações de leitura
  • Leitura de uma e de múltiplas fontes
  Source Evaluation, Comprehension, and Learning in Internet Science Inquiry Tasks 
WILEY, J. et al. Source Evaluation, Comprehension, and Learning in Internet Science Inquiry Tasks. American Educational Research Journal, v. 46, n. 4, p. 1060–1106, December 2009. Disponível em: .
Habilidades e estratégias de leitura acadêmica em ambiente digital (21/05/2021 - 21/05/2021)
  • Conflitos e aproximações entre o que é esperado e o que é realizado
  • Possibilidades de intervenção
  Letramento digital e letramento acadêmico: estratégias de navegação e leitura de graduandos em Letras 
ALEXANDRE, L. R. B. Letramento digital e letramento acadêmico: estratégias de navegação e leitura de graduandos em Letras. 238f. Tese (doutorado) -Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. (Com foco na seção 8.2)
  Research in practice: online academic literacy for Brazilian undergraduate students 
AMARAL, L. L.; PEREIRA, D.; COSCARELLI, C. Research in practice: online academic literacy for Brazilian undergraduate students. In: RODRIGUES, D. L. D. I; SILVA, J. Q. G (Org.). Práticas discursivas em letramento acadêmico: questões em estudo, v. 3. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2020. p. 29-56.
  Leer y escribir en entornos académicos: cinco acciones para docentes inclusivos 
NAVARRO, F. Leer y escribir en entornos académicos: cinco acciones para docentes inclusivos. Especialización en Lectura, Escritura y Educación, Buenos Aires, Flacso Virtual- Argentina, 2020.
Apresentação de análises de percursos de leitura acadêmica em ambiente digital (28/05/2021 - 28/05/2021)
Reunião para organização do cronograma (08/08/2022 - 08/08/2022)
Leitura e discussão do capítulo metodológico (22/08/2022 - 22/08/2022)
Leitura e discussão do capítulo metodológico (29/08/2022 - 29/08/2022)
Leitura e discussão do capítulo metodológico (05/09/2022 - 05/09/2022)
Leitura e discussão do capítulo metodológico (12/09/2022 - 12/09/2022)
Leitura e discussão do capítulo contextual (19/09/2022 - 19/09/2022)
Leitura e discussão do capítulo contextual (26/09/2022 - 26/09/2022)
Leitura e discussão do capítulo contextual (03/10/2022 - 03/10/2022)
Leitura e discussão do capítulo teórico (17/10/2022 - 17/10/2022)
Leitura e discussão do capítulo teórico (24/10/2022 - 24/10/2022)
Leitura e discussão do capítulo analítico (07/11/2022 - 07/11/2022)
Leitura e discussão do capítulo analítico (14/11/2022 - 14/11/2022)
Leitura e discussão do capítulo analítico (21/11/2022 - 21/11/2022)
Leitura e discussão do capítulo analítico (28/11/2022 - 28/11/2022)
Leitura e discussão do capítulo analítico (05/12/2022 - 05/12/2022)
Leitura e discussão da versão preliminar da dissertação (12/12/2022 - 12/12/2022)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
08 22 29 05 12 19 26 03 17 24 07 21 28 05 12
1 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2021100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2021100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2021100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1397 16/09/2025 13:45