-

PROFSAUDE007 - ATENÇÃO INTEGRAL NA SAÚDE DA FAMÍLIA - Turma: 01 (2022.2)

Tópicos Aulas
1 semana (13/08/2022 - 13/08/2022)

Boas-vindas ao Mestrado Profissional em Saúde da Família e às disciplinas do primeiro semestre: Atenção Integral na Saúde da Família, Educação na Saúde, Planejamento e Avaliação na Saúde da Família e Produção do Conhecimento em Serviços de Saúde! Este 1º Encontro Presencial é muito importante para nos conhecermos, para conhecer o curso e o nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Temos como objetivos, neste encontro, oportunizar que vocês exponham um pouco de sua trajetória pessoal e profissional, para que se inicie o vínculo entre colegas e com os regentes das disciplinas, e apresentar o Curso: introduzir o conteúdo de cada uma das disciplinas do primeiro semestre e a interconexão entre elas.

Está disponibilizado, no bloco Materiais de Orientação, o Manual do Mestrando(a) do PROFSAÚDE, que inclui o Projeto Pedagógico e o Regimento do curso. Está disponibilizado também o Cronograma de Tarefas e Critérios de Avaliação das Disciplinas do 1º Semestre no bloco Cronograma de tarefas e critérios de avaliação. Faça a leitura destes documentos para conhecer as bases teóricas de nossa proposta pedagógica, as rotinas e a base legal do Curso. Veja o Tutorial Moodle para Mestrandos do PROFSAÚDE, disponível em vídeo e em PDF, que será disponibilizado por e-mail, para obter informações sobre como navegar neste Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Bons estudos!

2 semana (20/08/2022 - 20/08/2022)

Caro(a) mestrando(a),

Durante a primeira semana, você procurou responder, no Fórum Integrado 1, de forma espontânea, a pergunta norteadora: Como os princípios e diretrizes do SUS e os atributos da APS/AB se refletem na atenção ao usuário, na gestão do serviço, na educação na saúde e na produção do conhecimento que acontecem em seu serviço?  A cada semana, nas disciplinas Atenção Integral, Educação na Saúde e Planejamento e Avaliação examinaremos diferentes enfoques desta questão subsidiados pelo referencial teórico. Na semana 2, o tema central é a diretriz da territorialização, que é fundamental para alcançar uma atenção universal, integral e equânime. Ao mesmo tempo, na disciplina Produção do Conhecimento, você deve aproveitar as reflexões sobre este aspecto para selecionar o tema que focará em seu Trabalho de Conclusão do Mestrado.

Bons estudos!

3 semana (27/08/2022 - 27/08/2022)

Caro(a) mestrando(a),

Na semana 2, você buscou a ampliação do conhecimento sobre o território em termos das redes que o constituem, atividades educacionais nele desenvolvidas e a relação entre estes aspectos e o previsto no Plano Municipal de Saúde.

Na semana 3, vamos conversar sobre os distintos sentidos da integralidade, seus desafios e potencialidades para a reconfiguração da integralidade do cuidado na APS/AB, sobre a relação entre a área da educação e a área da saúde e iniciar as atividades de construção do diagnóstico situacional do território da UBS, cuja tarefa final, que será apresentada no 2º Encontro Presencial, incorporará aspectos trabalhados nas disciplinas Atenção Integral e Educação na Saúde.

Bons estudos!

4 semana (03/09/2022 - 03/09/2022)

aro(a) mestrando(a),

Na semana 4 refletiremos sobre o processo de trabalho desenvolvido no serviço considerando em que medida está de acordo com o preconizado na PNAB 2017 e relacionando-o às possibilidades de aprendizagem que oferece, pois, sendo atividade prática, que ocorre na realidade do serviço, é carregado de significado e, portanto, excelente oportunidade de aprendizagem. Estas considerações permeiam o desenvolvimento do trabalho nas disciplinas Planejamento e Avaliação - na qual está sendo desenvolvido o Diagnóstico Situacional - e Produção do Conhecimento – em que vocês, mestrandos (as), estão procurando, a partir destas reflexões, definir tema e problema para o seu TCM.

Bons estudos!

5 semana (10/09/2022 - 10/09/2022)

Caro(a) mestrando(a),

O curso segue uma linha contínua com o foco centrado no processo de trabalho na APS/AB e na atenção ao usuário, nas próximas semanas continuaremos trabalhando sobre o mesmo tema geral e abordando novos subtemas. Na semana 5, o foco é acolhimento na APS/AB e a proposta é extrair elementos do material disponibilizado para estudo, dentre eles a Política Nacional de Educação Permanente e seu compromisso com a busca de melhoria de práticas organizacionais, interinstitucionais e/ou intersetoriais das equipes da APS/AB, e compará-los com a organização do serviço em que você está inserido, especialmente no que se refere ao acolhimento.

Bons estudos!

6 semana (17/09/2022 - 17/09/2022)

Caro(a) mestrando(a),

Na semana 6, o foco é integração, abrangendo o trabalho em equipe interprofissional e colaborativo na UBS e também a integração ensino-serviço-comunidade. A questão-foco do fórum esta semana é justamente a análise crítica sobre a contribuição das políticas indutoras da formação profissional em saúde para potencializar a relação ensino-serviço-comunidade e fortalecer o trabalho em equipe interprofissional e colaborativo.

Bons estudos!

7 semana (24/09/2022 - 24/09/2022)

Caro(a) mestrando(a),

Nesta semana continuaremos conversando sobre o processo de trabalho na APS/AB, com foco no trabalho em equipe interprofissional e colaborativo, mas estreitando o foco para examinar mais atentamente a atenção domiciliar.

Ao mesmo tempo, nas semanas 7 e 8, cada mestrando deverá desenvolver um diagnóstico situacional dos processos formativos em sua realidade de trabalho, considerando a integração ensino-serviço-comunidade e as necessidades de aprendizagem dos profissionais de saúde. A proposta do fórum é desenvolver avaliação crítica sobre a contribuição das Diretrizes Curriculares Nacionais para potencializar a relação ensino-serviço-comunidade e o trabalho em equipe interprofissional.

Bons estudos!

8 semana (01/10/2022 - 01/10/2022)

Caro(a) mestrando(a),

A semana 8 é uma semana de preparação para o encontro presencial que ocorrerá na semana 9. Serão finalizados relatórios sobre trabalho interprofissional e colaborativo sintonizado ao atendimento das necessidades de saúde do território e ao alcance da integralidade; relatório sobre processo formativo situado na realidade do trabalho e a síntese das atividades da Estimativa Rápida Participativa (ERP). Estes conteúdos subsidiam a apresentação integrada que você deve fazer no 2º Encontro Presencial.

Bons estudos!

9 semana (08/10/2022 - 08/10/2022)

Caro(a) mestrando(a),

No primeiro dia do 2º Encontro Presencial ocorrerá um seminário integrado das disciplinas do 1º semestre para apresentação e discussão do Diagnóstico Situacional do serviço em que você está inserido. Nesta apresentação você deve comentar como esse diagnóstico orientou a exploração do tema, problema e objetivos de seu TCM.

Esta apresentação integrada de todas as atividades e reflexões desenvolvidas nessas nove semanas é também subsídio para que você elabore sua autoavaliação.

O segundo dia do 2º Encontro Presencial será dedicado à apresentação e discussão dos projetos dos Trabalhos de Conclusão do Mestrado.

Bons estudos!

10 semana (15/10/2022 - 15/10/2022)

Caro(a) mestrando(a),

Na semana 10, na disciplina Atenção Integral, propomos conversar sobre o processo de trabalho na APS/AB na perspectiva da consolidação de vínculos e da corresponsabilização entre usuários, trabalhadores e gestores, considerando que, ao direcionar estratégias e métodos de articulação de ações, saberes e sujeitos, pode-se efetivamente potencializar a garantia de atenção integral, resolutiva e humanizada.

Já as disciplinas Educação na Saúde e Planejamento e Avaliação estão com o foco em avaliação.

Em relação à avaliação da aprendizagem, refletiremos sobre avaliação somativa, formativa e formadora e, em relação à avaliação do serviço, refletiremos sobre o desafio que a avaliação representa para o SUS, sobre o PMAQ e seu componente de autoavaliação (AMAQ) – instrumento que vem sendo usado ao longo de todas as semanas pela disciplina Atenção Integral como subsídio para reflexão sobre a integralidade do cuidado.

O fórum integrado tem como foco as práticas avaliativas no SUS, em particular na APS/AB.

Bons estudos!

11 semana (22/10/2022 - 22/10/2022)

Caro(a) mestrando(a),

Nesta semana, conversaremos sobre como as Redes de Atenção à Saúde (RAS) em seus territórios e regiões, ordenadas pela APS/AB, podem ser o caminho para a promoção da saúde e o cuidado integral, visando a melhoria das condições de saúde de indivíduos, famílias e comunidade; sempre utilizando a AMAQ para observar a autoavaliação do serviço em relação ao que está sendo focado, nesta semana, relacionada à Rede de Atenção à Saúde.

Educação na Saúde e Planejamento e Avaliação também continuam com o foco em avaliação. Educação na Saúde propondo a elaboração de um plano de avaliação da aprendizagem para uma atividade de preceptoria no serviço e Planejamento e Avaliação conversando no fórum sobre avaliação em saúde, com foco especial na participação de distintos atores sociais nas práticas avaliativas que vêm sendo implementadas no SUS, em particular na APS/AB.

Bons estudos!

12 semana (29/10/2022 - 29/10/2022)

Caro(a) mestrando(a),

Na disciplina Atenção Integral, nos debruçaremos para um estudo mais detalhado da PNAB. A proposta é compararmos as versões 2006, 2011 e 2017 e compreendermos significados e implicações das mudanças introduzidas pela PNAB 2017.

Na disciplina Educação na Saúde, propomos refletir sobre a importância da comunicação no trabalho dos profissionais da área da saúde. Ao mesmo tempo, a disciplina Planejamento e Avaliação fará uso da habilidade de comunicação para realizar uma reunião com a equipe multiprofissional e outros atores sociais do serviço em que desenvolveu o exercício da Estimativa Rápida Participativa (ERP), com o objetivo de apresentar e discutir o trabalho realizado e também identificar e pactuar, coletivamente, um problema de saúde prioritário para o qual elaborar um plano de ação. O tema do fórum também é comunicação.

Bons estudos!

13 semana (05/11/2022 - 05/11/2022)

Caro(a) mestrando(a),

Na semana 13,  na Atenção Integral, buscamos compreender os Modelos de APS/AB integral e sua relação com as Redes de Atenção orientadas pela APS/AB e com os direitos à saúde levando em conta os princípios da Atenção Primária à Saúde no que se refere aos atributos essenciais (primeiro contato, vínculo longitudinal, integralidade, coordenação) e aos derivados (orientação comunitária e cultural).

Na disciplina Educação na Saúde o foco continua sendo a comunicação abordando o conceito de comunicação não-violenta e suas possibilidades de prática revolucionária para as relações humanas.

Na disciplina Planejamento e Avaliação daremos continuidade à atividade relativa ao Plano de Ação para abordar o problema prioritário pactuado com a equipe e comunidade.

 Bons estudos!

14 semana (12/11/2022 - 12/11/2022)

Caro(a) mestrando(a),

Como continuidade ao trabalho desenvolvido na semana anterior, na disciplina Atenção Integral, sobre os modelos de APS/AB, esta semana, vocês estudarão sistemas de saúde universais de diferentes países, com foco nos atributos da APS e na organização dos serviços de saúde em cada um deles, para compará-los com o modelo do SUS no Brasil.

Na disciplina Educação na Saúde, o foco continua sendo a preceptoria. Vocês devem refletir a partir de suas experiências prévias e do material disponibilizado para leitura, conversar com os colegas e docentes no fórum e elaborar uma proposta de formação que atenda alguma das necessidades do serviço no qual você está inserido.

Na disciplina de Planejamento e Avaliação você deve concluir a elaboração do plano de ação que iniciou na Semana 13.

Bons estudos!

15 semana (19/11/2022 - 19/11/2022)

Caro(a) mestrando(a),

Na semana 15, você deve, além de finalizar os trabalhos das disciplinas, sistematizar as atividades que serão apresentadas no 3º Encontro Presencial que ocorrerá na semana 16.

Na disciplina Atenção Integral, nossa proposta é refletir sobre os princípios e diretrizes do SUS na APS/AB e o processo histórico das políticas públicas de saúde do Brasil e da constituição do Sistema Único de Saúde, relacionando ao contexto atual.

Na disciplina Educação na Saúde, na semana 15, você deve concluir a Proposta de Formação elaborada com intuito de atender a uma necessidade específica do serviço em que está inserido.

Na disciplina Planejamento e Avaliação, na semana 15, você deve elaborar um texto reflexivo (2 a 3 laudas) sobre as atividades realizadas no decorrer desta disciplina, com foco no tema Planejamento e Avaliação Participativa.

No Fórum Integrado 5, aprofundaremos nossa conversa sobre a preceptoria articulada ao contexto em que acontece e sua contribuição para o fortalecimento do SUS e da APS/AB em particular.

Para o 3º Encontro Presencial você deve preparar-se para participar na conversa sobre os Nós críticos e desafios para fortalecimento do SUS e alcance de uma atenção integral, gestão, educação na saúde e produção do conhecimento de qualidade e com participação social; para apresentar a versão preliminar de seu projeto de TCM e, além disso, deve estar preparado para elaborar, junto com os colegas e considerando as reflexões que você desenvolveu ao participar das disciplinas, o mapa conceitual deste semestre.

Bons estudos!

16 semana (26/11/2022 - 26/11/2022)

Caro(a) mestrando(a),

Todas as disciplinas, neste primeiro semestre, foram trabalhadas de forma integrada, assim, no 3º Encontro Presencial, último do semestre, faremos uma roda de conversa sobre Nós críticos e desafios para fortalecimento do SUS e alcance de uma atenção integral, gestão, educação na saúde e produção do conhecimento de qualidade e com participação social.

Além disso, trabalharemos a sistematização final e a própria avaliação das disciplinas elaborando um mapa conceitual integrado de todas elas.

3º Encontro Presencial será, também, uma importante oportunidade de troca sobre os Projetos de Trabalho de Conclusão do Mestrado, que também são resultados das atividades pedagógicas desenvolvidas de forma integrada entre as disciplinas. Cada mestrando apresentará seu projeto e receberá perguntas e contribuições dos colegas.

Bons estudos!

Feedback (03/12/2022 - 03/12/2022)

Feedback via plataforma ProfSaúde

Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
13 20 27 03 10 17 24 01 08 15 22 29 05 12 19 26
1 2022101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2022101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2022101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2022101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2022101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2022101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2022101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2022101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022101**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2022101**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2022101**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2022101**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2022101**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2022101**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2022101**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2022101**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1080 29/05/2024 18:25