-

CFL/CEAD006 - Lógica do Planejamento Integrado (Interdisciplinar) por áreas do conhecimento. - Turma: 1A (2022.1)

Tópicos Aulas
Aula Material didático: 01/05/2022 - 10/05/2022 (10/05/2022 - 10/05/2022)
Materiais, textos, vídeos, etc.
Avaliação de reestruturação de nota para retidos e discentes ingressados de segunda e terceira chamadas chamada (26/06/2022 - 26/06/2022)
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (09/07/2022 - 20/07/2022)

 

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor (a): Drª. Mirtes Gonçalves Honório

Caríssimo(a) estudante!

Olá! Tudo bem? Estamos iniciando uma nova etapa de aprendizado com a disciplina Lógica do Planejamento Integrado por área de conhecimento. Que bom contar com a sua participação.  Espero que você possa aproveitar bem essa oportunidade de adquirir um pouco mais de conhecimento e aplicar com propriedade tudo o que conseguir aprender.

Para você ter melhor aproveitamento nesta disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Nesta disciplina iremos transitar na trilha formativa que vai da teoria à prática ao longo das duas unidades de estudo.

                                                  Uma excelente trilha de aprendizagem!

 

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí- UFPI, Especialista em Ensino pela Universidade Federal do Piauí- UFPI, Especialista em Avaliação Educacional pela Universidade de Brasília- UnB, Licenciada em Pedagogia e Orientação Educacional pela Universidade Federal do Piauí- UFPI. Tem publicações na área de Educação com ênfase na formação de professores e avaliação. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino-DMTE, do Centro de Ciências da Educação-CCE, da Universidade Federal do Piauí-UFPI. É líder de grupo no CNPQ, coordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Formação de professores e Práticas Educativas- NEFORPE, integrante do Fórum Municipal de Educação do município de Teresina-PI e Avaliadora do INEP. Tem Experiência na Educação Básica e no Ensino Superior. Pesquisa temáticas relacionadas à formação de professores, avaliação e práticas educativas.

 https://orcid.org/0000-0001-8567-4845

 

Saiba mais no Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7716577944700509

AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (09/07/2022 - 20/07/2022)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

Parada obrigatória: Leitura do Manual do Aluno;

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Leitura complementar

 

LIBÂNEO. José Carlos. O Planejamento Escolar.

 http://www.aecep.com.br/artigo/o-planejamento-escolar--jose-carlos-libaneo.html

 

Texto: Interdisciplinaridade: uma contextualização

Link: https://www.scielo.br/j/ape/a/zcxLWkprCCXBFcghb5qfYcp

 

Texto: INTERDISCIPLINARIDADE: ONTEM, HOJE... E AMANHÃ?

 

Leitura obrigatória

 

INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE: RFLEXÕES E DESAFIOS

 

Link: https://www.docsity.com/pt/ensino-superior-processos-inovadores-e-formativos-de-ensinar-e-aprender

UNIDADE I – (09/07/2022 - 20/07/2022)

 

  • Planejamento da ação docente
  • Definição de planejamento
  • Dimensões do planejamento
  • Tipos de planejamento
  • Planejamento integrado

 

 

 

Leitura obrigatória

IBIAPINA, Ivana Maria L. de M.; LIMA, Mª da Glória S. B. O planejamento como atitude. In: IBIAPINA, Ivana Maria L. de M. Formação de professores: texto & contexto. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

 

 

Leitura complementar

LIBÂNEO. José Carlos. O Planejamento Escolar.

http://www.aecep.com.br/artigo/o-planejamento-escolar--jose-carlos-libaneo.html

 

    
Inicia em 09/07/2022 às 8h 0 e finaliza em 17/07/2022 às 23h 59
UNIDADE II – (09/07/2022 - 20/07/2022)

 

  • Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade: reflexões e desafios
  • Interdisciplinaridade na visão de alguns teóricos
  • Características do trabalho interdisciplinar
  • Desafios do trabalho interdisciplinar
  • Transdisciplinaridade: um novo tipo de conhecimento

 

 

Leitura obrigatória

 

HONÓRIO, Mirtes G.; HONÓRIO, Teresa Christina T. S. Interdisciplinaridade na formação docente: reflexão e desafios. In: CARVALHEDO, Josania L. P.; HONÓRIO, Mirtes G. Ensino superior: processos inovadores e formativos de ensinar e aprender.

https://www.docsity.com/pt/ensino-superior-processos-inovadores-e-formativos-de-ensinar-e-aprender

 

 

Leitura complementar

 

CARDOSO, Fernanda S. Interdisciplinaridade: ontem, hoje... E amanhã? V Encontro Nacional de pesquisa em Educação em Ciências

https://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/3/pdf/p228.pdf


Vídeos:

Interdisciplinaridde explicada por Gaudência Frigoto

https://www.youtube.com/watch?v=gFPyge0oWE8

 

Palestra sobre Interdisciplinaridade

https://www.youtube.com/watch?v=gFPyge0oWE8  

 

   Fórum I - Tema: Interdisciplinaridade na prática educativa
Período de Habilitação: 09/07/2022 às 08:00 a 17/07/2022 às 23:59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (09/07/2022 - 20/07/2022)

 

Após o percurso trilhado ao longo das unidades didáticas, agora será realizada a verificação da aprendizagem.

    
Inicia em 19/07/2022 às 8h 0 e finaliza em 19/07/2022 às 23h 59
  
    
Inicia em 02/09/2022 às 0h 0 e finaliza em 23/09/2022 às 23h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
2 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
3 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
4 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
5 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
6 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
7 2022200**** 8,0 0,0 10,0 6.8 0 AM
8 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
9 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
10 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
11 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
12 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
13 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
14 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
15 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
16 2022200**** 8,0 10,0 9,0 8.6 0 AM
17 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
18 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
19 2022200**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 AM
20 2022200**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 AM
21 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
22 2022200**** 5,0 10,0 10,0 7.0 0 AM
23 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
24 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
25 2022200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
26 2022200**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 AM
27 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
28 2022200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
29 2022200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
30 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
31 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
32 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
33 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
34 2022200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
35 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
36 2022200**** 6,0 10,0 7,0 7.0 0 AM
37 2022200**** 8,0 10,0 8,0 8.4 0 AM
38 2022200**** 4,0 10,0 10,0 6.4 0 AM
39 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
40 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
41 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
42 2022200**** 0,0 10,0 10,0 4.0 0 RN
43 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
44 2022200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
45 2022200**** 8,0 0,0 10,0 6.8 0 AM
46 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
47 2022200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
48 2022200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
49 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
50 2022200**** 8,0 0,0 10,0 6.8 0 AM
51 2022200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
52 2022200**** 9,0 0,0 10,0 7.4 0 AM
53 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
54 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
55 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
56 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
57 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
58 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
TURMAS DE RECUOERAÇÃO 25/09/2022
Boa tarde! 03/09/2022
Prova dissertativa 29/07/2022
Notas cadastradas no sistema 20/07/2022
Prova eletônica 18/07/2022
Prazos! 17/07/2022
Link para aula sícrona do dia 14/07/2022 - 14:00 horas 14/07/2022
Aula síncrona 13/07/2022
Disciplina no ar dia 09/07 08/07/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1092 27/07/2024 13:34