-

CNA/CEAD023 - A MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS E OS ITINERÁRIOS FORMATIVOS II - Turma: 8A (2022.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA – SEMANA 1 (25/07/2022 - 31/07/2022)

 

 

A disciplina A Matemática e suas Tecnologias e os Itinerários Formativos II se insere no contexto do curso de Especialização em Matemática, suas tecnologias e o mundo do trabalho que tem como objetivo geral “possibilitar aos professores do Ensino Médio um estudo das tarefas matemáticas alinhadas às competências específicas da área Matemática e suas Tecnologias, observando as sugestões de metodologias e estratégias encontradas nos currículos estaduais, segundo as orientações da Base Nacional Comum Curricular e, alinhado a isso, aperfeiçoar a formação desses profissionais, na temática, capacitação e preparação dos estudantes para inserção no mercado de trabalho”. Ela dá continuidade aos estudos sobre o ensino de Matemática, observando a nova forma de organização curricular definida na BNCC para o Ensino Básico. 

A disciplina em apreço tem como objeto de estudo os Itinerários Formativos integrados à área da Matemática e suas tecnologias e enfoca o estudo teórico-prático da Matemática e suas possiblidades no desenvolvimento da criatividade dos estudantes do Ensino Básico, bem como as suas conexões com os Eixos Estruturantes dos Itinerários Formativos: Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo. Nesse sentido ela contribui com a formação dos professores de Matemática ao possibilitar a discussão das temáticas mencionadas e propor atividades formativas que observa a nova organização do currículo disposto na BNCC com ênfase no segundo eixo: Itinerários Formativos. Além disso a disciplina também analisa criticamente e de forma geral a teoria das Metodologias Ativas, oportunizando aos cursistas as condições iniciais para o aprofundamento dessa temática.

A disciplina está estruturada conforme o PPC do curso, tendo como eixo orientado estudos teórico-práticos, proposição de tarefas e discussões temáticas. O designe delafoi elaborado para permitir o entrelaçamento das múltiplas vozes num processo coletivo de busca pelo entendimento teleológico do seu conteúdo, assim a ênfase não é a memorização de normas, termos ou a mera reprodução de processos, mas a construção coletiva de uma compreensão capaz de ajudar os professores envolvidos na tomada de decisões e na conscientização de seu papel nesse novo formato de Ensino Médio que se apresenta como desafio para todos os que estão diretamente relacionados com o ensino de Matemática.

Portanto, a expectativa da disciplina é oferecer aprofundamento teórico-prático, visando colocar os professores cursistas diante da necessidade de se posicionar criticamente, de desenvolver conscientemente sua função docente como educador matemático, compreendendo sua responsabilidade social e assumindo, de maneira autônoma, o compromisso com sua formação profissional. Isto implica que o curso não tem a presunção de esgotar o assunto, mas de propiciar a oportunidade de produzir novas aprendizagens no campo do ensino e provocar os cursistas oferecendo mais perguntas que respostas, pois são elas que criam os motivos para o empenho de ações de estudo/pesquisas por parte dos professores de Matemática.

Caro(a) aluno(a),

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário comprometer-se com o processo de aprendizagem proposto para essa disciplina o que inclui, dentre outras ações: leitura atenciosas e sistematizada dos conteúdos disponibilizados; pesquisa de material bibliográfico complementar com o propósito de possibilitar aprofundamento na aprendizagem; participar dos fóruns de discussão com empenho, lendo, comentando e contribuindo com as discussões afim de compartilhar e acessar as diferentes forma de pensamento em busca de uma síntese coletiva; realizar as atividades propostas de forma crítica, evitando uma postura passiva diante da leitura e das discussões de modo envolver-se na construção do conhecimento pedagógico. É importante ver-se com sujeito da ação que compreende o seu papel na reflexão e na complexidade dos processos produtivos, para reconhecer o seu lugar no espaço social que ocupa na condição de agente de transformação, tomando atitudes conscientes e intencionalmente planejadas, isso descarta os processos de assimilação do pensamento do outro, a memorização absoluta, a reprodução acrítica de métodos ou processos com os quais venham se depararem.

Queremos viver uma experiência de aprendizagem consciente, crítica e criativa, mas também sistematizada e orientada e ao final tenhamos desenvolvidas competências profissionais indispensáveis ao professor de matemática, principalmente aquelas que dizem respeito à sua autonomia, à tomada de decisões no ambiente permeado pelas incertezas com são os espaços organizados e institucionais de aprendizagem.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!


CONHEÇA O PROFESSOR!

Prof. Dr. Alan Kardec Carvalho Sarmento

  

Breve apresentação do currículo


Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP - (2019), na Área de Concentração Ensino de Ciências e Matemática, com tese defendida sob o título: "O desenvolvimento Lógico-Histórico do conceito de medida e o processo de significação na atividade pedagógica." Mestre em Educação, com pesquisa realizada em Educação Matemática na linha de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Especialista em Matemática do Ensino Médio (UFPI/2003). Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (UFPI/1999), Atuou como professor de Matemática do Ensino Fundamental e Médio de 1992 a 2012 em escolas da rede pública e privada. Atuou como professor em Curso de Pós-Graduação Latus Sensus em faculdades privadas. Atualmente, é Professor Adjunto da Universidade Federal do Piauí (UFPI)), lotado no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, ocupando o cargo de chefia/coordenador e ministrando as disciplinas da área de Matemática, atuando também no ensino à distâncias tanto em cursos de Graduação como em Pós-Graduação. Tem experiência com orientações de trabalho de conclusão de curso, autoria de livro e de artigos científicos.


Saiba mais no Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/8281210524705780

   FÓRUM ESPECÍFICO - REENVIO
Período de Habilitação: 06/10/2022 às 00:00 a 16/10/2022 às 23:59
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO – SEMANA 1 (25/07/2022 - 31/07/2022)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

Parada obrigatória: Leitura do Manual do Aluno;

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

   Fórum de Apresentações
Período de Habilitação: 25/07/2022 às 00:00 a 31/08/2022 às 23:59
   Fórum de dúvida
Período de Habilitação: 25/07/2022 às 00:00 a 31/08/2022 às 23:59
UNIDADE I – Os Itinerários Formativos e os eixos estruturantes: foco pedagógico (25/07/2022 - 31/07/2022)
 
Fonte: https://novoensinomedio.sedu.es.gov.br/Media/NovoEnsinoMedio/imagens/12.png

Material da Disciplina: 

 

Texto 1 - PORTARIA Nº 1.432, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2018 (Estabelece os referenciais para elaboração dos itinerários formativos conforme preveem as Diretrizes Nacionais do Ensino Médio). Disponível na página da turma em “Material da Disciplina”.

  Texto 2 - Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda IN: Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática (PARTE I) Disponível na página da turma em “Material da Disciplina”.

  Texto 3 - Aprendizagem Baseada em Problema: Um Relato de Experiência IN: Práticas Inovadoras em Metodologias Ativas. Pág. 36 - 48. Disponível na página da turma em “Material da Disciplina”.



 

  • Os Itinerários Formativos e os eixos estruturantes;
  • A BNCC e a prevalência das Metodologia Ativas;
  • As Metodologias Ativas e o ensino tradicional: uma análise crítica.

  • Caracterizar os Itinerários Formativos a partir dos referenciais curriculares para a elaboração deles, observando a portaria Nº 1.432, de 28 de dezembro de 2018;
  • Avaliar criticamente a prevalência das Metodologias Ativas no contexto da BNCC;
  • Identificar os princípios gerais das Metodologias Ativa a fim de possibilitar uma análise comparativa delas com as metodologias de ensino tradicionais.

MATERIAL COMPLEMENTAR: 

MASSON, T. et al. Metodologia de ensino: aprendizagem baseada em projetos

(PBL). Disponível em: <https://pt.scribd.com/document/144027963/Metodol

ogia-de-Ensino-Aprendizagem-Pbl>. Acesso em: 21 maio 2017.

 

FUNDAÇÃO TELEFÔNICA VIVO. Inovaeduca: práticas para quem quer inovar

na educação. 2016. Disponível em: <http://fundacaotelefonica.org.br/wp-con

tent/uploads/pdfs/INOVA-ESCOLA.pdf>. Acesso em: 2 maio 2017.

 

- VÍDEOS

Os Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio. Disponível em:

https://youtu.be/9zPshUn0ZNg

 

   FÓRUM I - Discutir sobre a Matemática e os processos criativos
Período de Habilitação: 06/08/2022 às 08:00 a 17/08/2022 às 23:59
    
Inicia em 06/08/2022 às 8h 0 e finaliza em 26/08/2022 às 23h 59
UNIDADE II – SEMANA 2 (01/08/2022 - 07/08/2022)

 

Integração da Matemática por meio dos Processos Criativos.

 

 

Fonte: https://medium.com/@brunalanzillotta/você-já-ouviu-falar-de-ansiedade-matemática-8fed77c8b0f8

 

 

  • A criatividade;
  • A criatividade em Matemática;
  • Processos criativo e ensino.

  • Refletir sobre o desenvolvimento de processos criativos nos estudantes e suas conexões com o ensino de Matemático;
  • Analisar as diferentes concepções sobre a criatividade e processos criativos.

 

MATERIAL COMPLEMENTAR: 

- BIBLIOTECA VIRTUAL

- VÍDEOS

Criatividade em Matemática: bases teóricas e aplicações. Disponível em:

https://youtu.be/6sRkhq16wbM

- ARTIGO

O professor que inspirou criatividade matemática de Stephen Hawking. Disponível em:

https://g1.globo.com/educacao/noticia/2022/02/09/o-professor-que-inspirou-criatividade-matematica-de-stephen-hawking.ghtml

    
Inicia em 26/09/2022 às 0h 0 e finaliza em 26/10/2022 às 23h 59
UNIDADE III – SEMANA 3 (08/08/2022 - 14/08/2022)

 

Fonte:  undacaotelefonicavivo.org.br/noticias/o-que-a-escola-pode-aprender-com-o-voluntariado/

 

  • Itinerários Formativos e seus eixos estruturantes;
  • Processos Criativos;
  • Mediação e intervenção sociocultural;
  • Empreendedorismo.

 

Analisar os itinerários formativos e seus eixos estruturantes apresentados pela BNCC com foco pedagógico;

Propor atividades de intervenção pedagógica associadas aos itinerários formativos, focalizando pelo menos um dos eixos estruturantes (Processos Criativos, Mediação e Intervenção Social e Empreendedorismo).

 

MATERIAL COMPLEMENTAR: 

- BIBLIOTECA VIRTUAL

CRIATIVIDADE MATEMÁTICA: ALGUNS ELEMENTOS NA DIVISÃO DE QUADRADOS. Disponível em: http://www.dma.ufv.br/downloads/MAT%20490/2020-I/textos/Criatividade%20em%20Matematica%203%20-%20MAT%20490%20-%202020-I.pdf

- VÍDEO

Ensino Médio na BNCC: Mediação e Intervenção Sociocultural. Disponível em:

https://youtu.be/Vy1gJjmG9FU

 e ARTIGO

   FÓRUM II
Período de Habilitação: 06/08/2022 às 08:00 a 26/08/2022 às 23:59
Aula TÓPICO 6: AVALIAÇÃO (08/08/2022 - 14/08/2022)

Após o percurso trilhado ao longo das unidades didáticas, agora será realizada a verificação da aprendizagem.

  
    
Inicia em 22/10/2022 às 0h 0 e finaliza em 23/10/2022 às 23h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022200**** 5,5 8,0 7,0 6.3 0 AM
2 2022200**** 8,8 9,0 6,0 8.3 0 AM
3 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
4 2022200**** 7,5 9,5 7,0 7.8 0 AM
5 2022200**** 8,8 9,0 6,0 8.3 0 AM
6 2022200**** 7,5 9,0 7,0 7.7 0 AM
7 2022200**** 5,0 9,0 8,0 6.4 0 AM
8 2022200**** 10,0 9,0 6,0 9.0 0 AM
9 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
10 2022200**** 8,8 9,0 6,0 8.3 0 AM
11 2022200**** 7,5 9,0 7,0 7.7 0 AM
12 2022200**** 6,3 8,0 7,0 6.8 0 AM
13 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
14 2022200**** 8,8 9,0 6,0 8.3 0 AM
15 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
16 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
17 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
18 2022200**** 8,0 7,0 0,0 6.2 0 AM
19 2022200**** 8,8 8,0 8,0 8.5 0 AM
20 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
21 2022200**** 8,8 8,5 7,0 8.4 0 AM
22 2022200**** 6,3 9,0 8,0 7.2 0 AM
23 2022200**** 7,5 7,0 8,0 7.5 0 AM
24 2022200**** 7,5 8,0 7,0 7.5 0 AM
25 2022200**** 8,8 8,0 8,0 8.5 0 AM
26 2022200**** 7,5 7,4 0,0 6.0 0 AM
27 2022200**** 8,8 8,0 8,0 8.5 0 AM
28 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
29 2022200**** 8,8 7,0 9,0 8.5 0 AM
30 2022200**** 10,0 7,0 0,0 7.4 0 AM
31 2022200**** 8,8 9,0 8,0 8.7 0 AM
32 2022200**** 8,8 9,0 8,0 8.7 0 AM
33 2022200**** 10,0 9,0 6,0 9.0 0 AM
34 2022200**** 10,0 9,0 9,0 9.6 0 AM
35 2022200**** 7,5 9,0 5,0 7.3 0 AM
36 2022200**** 8,8 9,0 7,0 8.5 0 AM
37 2022200**** 8,8 9,0 0,0 7.1 0 AM
38 2022200**** 10,0 8,0 8,0 9.2 0 AM
39 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
40 2022200**** 7,5 8,5 4,0 7.0 0 AM
41 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
42 2022200**** 5,0 9,0 7,0 6.2 0 AM
43 2022200**** 8,8 4,0 0,0 6.1 0 AM
44 2022200**** 10,0 8,0 8,0 9.2 0 AM
45 2022200**** 6,3 4,5 7,5 6.2 0 AM
46 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
47 2022200**** 6,3 10,0 9,0 7.6 0 AM
48 2022200**** 10,0 9,0 9,5 9.7 0 AM
49 2022200**** 10,0 9,0 7,0 9.2 0 AM
50 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
51 2022200**** 6,3 9,0 7,0 7.0 0 AM
52 2022200**** 7,0 8,0 7,0 7.2 0 AM
53 2022200**** 10,0 8,0 9,5 9.5 0 AM
54 2022200**** 7,5 6,5 7,5 7.3 0 AM
55 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
56 2022200**** 10,0 8,0 8,0 9.2 0 AM
57 2022200**** 7,5 9,0 8,0 7.9 0 AM
58 2022200**** 10,0 9,0 8,0 9.4 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Reenvio de Atividades 04/10/2022
SOBRE AS PROPOSTAS DO FORUM II 02/10/2022
SOBRE AS PROPOSTAS DO FORUM III 17/09/2022
REALIZAÇÃO DA PROVA ELETRÔNICA 30/08/2022
Aula Síncrona 25/08/2022
ESCLARECIMENTOS SOBRE A ATIVIDADE DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. 16/08/2022
Aula Síncrona 11/08/2022
NOTÍCIA 02/08/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 18/05/2024 20:39