-

CLP/CEAD004 - Práticas interdisciplinares e itinerários formativos - Turma: 3A (2022.1)

Tópicos Aulas
Aula APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (27/07/2022 - 11/08/2022)

Na disciplina Práticas interdisciplinares e itinerários  formativos, refletiremos de que forma a linguagem dialoga com diversas áreas do conhecimento e as consequências dessa interlocução.

 

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

 Olá, caríssimos alunos. Sejam todos muito bem-vindos a esse desafio formativo. O material disponibilizado a vocês orienta todo o processo para a execução das atividades propostas em nossa disciplina. Leiam com atenção a fim de que consigam compreender a dinâmica das leituras e a participação em todas as atividades avaliativas. Estou certo de que iremos construir uma caminhada produtiva em busca de nossa formação continuada.

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor (a): Dr. Allan de Andrade Linhares




O professor Allan de Andrade Linhares é graduado em Letras pela Universidade Estadual do Piauí (2004); doutor em Língua Portuguesa pela PUC/SP (2017); tem mestrado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), área de concentração Estudos de Linguagem (2012). Atualmente é professor Adjunto C 1, em regime de Dedicação Exclusiva, da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Foi professor da Faculdade Maurício de Nassau, das Secretarias de Educação do Estado do Piauí e do município de Parnaíba. Foi, também, professor temporário da Universidade Estadual do Piauí e do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Piauí. Desenvolve pesquisas em ensino de leitura, formação do professor e letramento. Tem experiência nas áreas de Metodologia da Língua portuguesa, Alfabetização e letramento, Linguística aplicada à educação, Leitura de literatura na escola, Linguística do texto, Prática e pesquisa em educação.

 

Saiba mais no Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1369819842715099

   Plano de disciplina 
  PRÁTICAS LEITORAS NA ESCOLA: LETRAMENTO LITERÁRIO ATRAVÉS DA CONTÍSTICA MACHADIANA 
Indicação de artigo para a realização da Tarefa 1
Aula Ambientação do aluno (27/07/2022 - 11/08/2022)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

Parada obrigatória: Leitura do Manual do Aluno;

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

- Discutir a necessária relação entre linguagem e interdisciplinaridade.

- Discutir o papel da interdisciplinaridade no desenvolvimento de projetos de formação de um leitor literário.

- Problematizar as vantagens e os problemas da disciplinaridade.

- Compreender as razões pelas quais hoje a interdisciplinaridade é um universal positivo do discurso.

- Examinar os vínculos da Linguística com com outras área do conhecimento através de práticas/projetos pedagógicas de viés interdisciplinar.

Os Livros indicados para os estudos dessa disciplina na plataforma serão indicados em cada semana de acordo com a unidade temática.

 

Artigos para leitura:

1)      http://periodicos.unitau.br/ojs/index.php/caminhoslinguistica/article/view/2488/1730

2)      https://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-106X2008000100003

3)      https://periodicos.ufsm.br/LeC/article/view/30364/16815

4)      https://www.pucsp.br/prosaude/downloads/territorio/interdisciplinaridade%20um%20conceito%20em%20construcao.pdf

5)      https://www.pucsp.br/prosaude/downloads/territorio/interdisciplinaridade%20um%20conceito%20em%20construcao.pdf

6)      file:///C:/Users/andra/Downloads/708-1511-1-SM.pdf

7)      https://editora.pucrs.br/anais/IIICILLIJ/Trabalhos/Trabalhos/S6/cintiadias.pdf

 

Outras leituras:

1)      https://tutormundi.com/blog/bncc-lingua-portuguesa/

2)      https://pnld.moderna.com.br/modernaexplica-em/entenda-as-competencias-da-bncc-para-linguagens-e-suas-tecnologias/

 

        Livros:

1)      https://www.dropbox.com/s/pykyqs3l6s06079/Linguagem_e_interdisciplinaridade.pdf?dl=0

 

Documentos:

1)      http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

 

Vídeos:

1)      https://www.youtube.com/watch?v=Px6uNXKdKzc&t=209s

2)      https://www.youtube.com/watch?v=l0khWA3qNBs

3)      https://www.youtube.com/watch?v=fWVDvG7DWtw

 

 

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

   Fórum de Apresentações
Período de Habilitação: 27/07/2022 às 08:00 a 11/08/2022 às 23:59
   Fórum de dúvida
Período de Habilitação: 27/07/2022 às 08:00 a 11/08/2022 às 23:59
Aula Unidade 1 (27/07/2022 - 11/08/2022)
Materiais
    
Inicia em 27/07/2022 às 19h 0 e finaliza em 06/08/2022 às 23h 59
   INTERDISCIPLINARIDADE NA BNCC
Período de Habilitação: 29/07/2022 às 14:30 a 06/08/2022 às 23:59
Aula Avaliação (27/07/2022 - 11/08/2022)
Questionário eletrônico
    
Inicia em 05/08/2022 às 0h 0 e finaliza em 07/08/2022 às 23h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022200**** 0,0 8,0 9,0 3.4 0 RN
2 2022200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
3 2022200**** 7,0 5,0 6,0 6.4 0 AM
4 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
5 2022200**** 7,0 7,0 8,0 7.2 0 AM
6 2022200**** 6,0 7,0 8,0 6.6 0 AM
7 2022200**** 10,0 0,0 0,0 6.0 0 AM
8 2022200**** 10,0 9,5 10,0 9.9 0 AM
9 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
10 2022200**** 9,0 8,0 9,0 8.8 0 AM
11 2022200**** 8,0 7,5 8,5 8.0 0 AM
12 2022200**** 6,0 5,0 7,0 6.0 0 AM
13 2022200**** 7,0 7,0 8,0 7.2 0 AM
14 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
15 2022200**** 10,0 7,5 8,5 9.2 0 AM
16 2022200**** 9,0 7,0 8,0 8.4 0 AM
17 2022200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
18 2022200**** 10,0 7,5 8,5 9.2 0 AM
19 2022200**** 9,0 9,0 10,0 9.2 0 AM
20 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
21 2022200**** 8,0 8,0 9,0 8.2 0 AM
22 2022200**** 10,0 8,0 9,0 9.4 0 AM
23 2022200**** 10,0 8,5 9,5 9.6 0 AM
24 2022200**** 6,0 8,0 9,0 7.0 0 AM
25 2022200**** 10,0 8,5 9,5 9.6 0 AM
26 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
27 2022200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
28 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
29 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
30 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
31 2022200**** 9,0 7,0 8,0 8.4 0 AM
32 2022200**** 9,0 9,0 10,0 9.2 0 AM
33 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
34 2022200**** 7,0 7,0 8,0 7.2 0 AM
35 2022200**** 5,0 7,0 8,0 6.0 0 AM
36 2022200**** 10,0 8,0 9,0 9.4 0 AM
37 2022200**** 6,0 6,0 7,0 6.2 0 AM
38 2022200**** 8,0 8,5 9,5 8.4 0 AM
39 2022200**** 8,0 6,5 7,5 7.6 0 AM
40 2022200**** 10,0 7,5 8,5 9.2 0 AM
41 2022200**** 8,0 7,0 8,0 7.8 0 AM
42 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
43 2022200**** 7,0 8,5 9,5 7.8 0 AM
44 2022200**** 9,0 7,0 8,0 8.4 0 AM
45 2022200**** 10,0 7,0 8,0 9.0 0 AM
46 2022200**** 4,0 0,0 0,0 2.4 0 RN
47 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
48 2022200**** 9,0 9,5 10,0 9.3 0 AM
49 2022200**** 9,0 9,0 10,0 9.2 0 AM
50 2022200**** 6,0 8,5 9,5 7.2 0 AM
51 2022200**** 7,0 8,0 9,0 7.6 0 AM
52 2022200**** 10,0 0,0 0,0 6.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
LINK DAS AULAS SÍNCRONAS 29/07/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 12:38