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CLI/CEAD053 - Itinerários formativos: concepções e práticas da aprendizagem - Turma: 8A (2022.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (15/07/2022 - 05/08/2022)

 

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

 

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor (a): Dra. Reijane Maria de Freitas Soares


 

Minicurrículo: Possui Doutorado em Educação (2014) pela Universidade Federal do Piauí, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2008), Especialização em Didática (1998) pela Universidade Estadual do Piauí e graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (1981). Atualmente é professora Assistente da Universidade Federal do Piauí nas áreas de Didática, Teoria do Currículo e Sociedade, Prática de Ensino. Membro da Comissão Setorial de Avaliação - CCE da Universidade Federal do Piauí, representante docente do DMTE-CCE da Universidade Federal do Piauí . Coordenadora do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil. Chefe do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino - CCE/UFPI. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogo, identidade profissional, formação continuada, indisciplina e leitura, Educação integral e escola de tempo integral.

 

 

Saiba mais no Currículo Lattes: link  http://lattes.cnpq.br/7901675951032647


   COMPONENTE CURRICULAR Itinerários formativos concepções e práticas da aprendizagem.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (15/07/2022 - 05/08/2022)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

Parada obrigatória: Leitura do Manual do Aluno;

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 12 ago. 2021.

 

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 12 ago. 2021. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 12 ago. 2021.

 

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB nº 5, de 04 de maio de 2011. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino médio. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=8016- pceb005-11&category_slug=maio-2011-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 12 ago. 2021.

 

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Guia de implementação do novo ensino médio. 2019. Disponível em: http://novoensinomedio.mec.gov.br/resources/downloads/pdf/Guia.pdf. Acesso em: 12 ago. 2021.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

 

Giusta, Agnela da Silva. Concepções de aprendizagem e práticas pedagógicas. IN: Educação em Revista | Belo Horizonte | v. 29 | n. 01 | p. 17-36| mar. 2013. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte-MG: p. 20-36

 

Machado, Michelle Jordão. Itinerários formativos e mediação pedagógica transdisciplinar no ensino superior: uma aproximação necessária e urgente. IN: EDUCARE, XII Congresso Nacional de Educação. Formação de professores: complexidade e formação docente. PUC-PR 26 à 29/10/2015. Curitiba-PR: 2015.

 

   Fórum de Apresentações
Período de Habilitação: 15/07/2022 às 08:00 a 05/08/2022 às 23:59
   Fórum de dúvida
Período de Habilitação: 15/07/2022 às 08:00 a 05/08/2022 às 23:59
UNIDADE I (15/07/2022 - 05/08/2022)

 

Abordagem introdutória da Base Nacional Comun Curricular – BNCC, no contexto do ensino médio

Marcos legais aos Os fundamentos pedagógicos que embasam a BNCC.

Os itinerários formativos e sua aplicação na área de linguagens no contexto do novo ensino médio

Concepções, objetivos, pressupostos, eixos estruturantes dos itinerários formativos e como eles se aplicam a área de linguagens no contexto do novo ensino médio

 

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 12 ago. 2021.

 

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 12 ago. 2021. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 12 ago. 2021.

 

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB nº 5, de 04 de maio de 2011. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino médio. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=8016- pceb005-11&category_slug=maio-2011-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 12 ago. 2021.

 

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Guia de implementação do novo ensino médio. 2019. Disponível em: http://novoensinomedio.mec.gov.br/resources/downloads/pdf/Guia.pdf. Acesso em: 12 ago. 2021. 

 

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 15/07/2022 às 08:00 a 05/08/2022 às 23:59
    
Inicia em 09/01/2023 às 8h 0 e finaliza em 11/01/2023 às 23h 59
UNIDADE II (15/07/2022 - 05/08/2022)

 

 

As 10 competências gerais da BNCC

Competências específicas na Área de Linguagens

Os Itinerários formativos na área de linguagens no contexto do novo ensino médio, com vistas à prática pedagógica

 

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Guia de implementação do novo ensino médio. 2019. Disponível em: http://novoensinomedio.mec.gov.br/resources/downloads/pdf/Guia.pdf. Acesso em: 12 ago. 2021.

COELHO, Daniele de Oliveira. Os itinerários formativos de linguagens no desenvolvimento das competências socioemocionais. Seminários Docentes. CODED, 2020. Disponível em: https://www.ced.seduc.ce.gov.br/wpcontent/uploads/sites/82/2021/02/223-Anexo-98883968387.pdf

 

Giusta, Agnela da Silva. Concepções de aprendizagem e práticas pedagógicas. IN: Educação em Revista | Belo Horizonte | v. 29 | n. 01 | p. 17-36| mar. 2013. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte-MG: p. 20-36

 

Machado, Michelle Jordão. Itinerários formativos e mediação pedagógica transdisciplinar no ensino superior: uma aproximação necessária e urgente. IN: EDUCARE, XII Congresso Nacional de Educação. Formação de professores: complexidade e formação docente. PUC-PR 26 à 29/10/2015. Curitiba-PR: 2015.

 

   FÓRUM II
Período de Habilitação: 15/07/2022 às 08:00 a 05/08/2022 às 23:59
    
Inicia em 09/01/2023 às 17h 0 e finaliza em 11/01/2023 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (15/07/2022 - 05/08/2022)

Após o percurso trilhado ao longo das unidades didáticas, agora será realizada a verificação da aprendizagem.

  
    
Inicia em 09/01/2023 às 8h 0 e finaliza em 11/01/2023 às 23h 59
Unidade I Abordagem introdutória da Base Nacional Comum Curricular – BNCCCC, no contexto do ensino médio (05/08/2022 - 05/08/2022)
Frequências da Turma

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Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022200**** 9,0 10,0 9,0 9.2 0 AM
2 2022200**** 9,0 10,0 8,0 9.0 0 AM
3 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
4 2022200**** 8,0 10,0 8,0 8.4 0 AM
5 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
6 2022200**** 8,0 10,0 9,0 8.6 0 AM
7 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
8 2022200**** 8,0 5,0 10,0 7.8 0 AM
9 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
10 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
11 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
12 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
13 2022200**** 9,0 10,0 8,0 9.0 0 AM
14 2022200**** 8,0 9,0 9,0 8.4 0 AM
15 2022201**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
16 2022201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
17 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
18 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
19 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
20 2022200**** 9,0 9,0 10,0 9.2 0 AM
21 2022200**** 8,0 8,0 10,0 8.4 0 AM
22 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
23 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
24 2022200**** 9,0 10,0 8,0 9.0 0 AM
25 2022200**** 5,0 10,0 10,0 7.0 0 AM
26 2022201**** 8,0 10,0 7,5 8.3 0 AM
27 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
28 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
29 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
30 2022200**** 9,0 10,0 9,0 9.2 0 AM
31 2022200**** 9,0 10,0 5,0 8.4 0 AM
32 2022201**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
33 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
34 2022200**** 8,0 10,0 5,0 7.8 0 AM
35 2022200**** 8,0 8,0 9,0 8.2 0 AM
36 2022201**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
37 2022200**** 8,0 9,0 9,0 8.4 0 AM
38 2022200**** 5,5 9,0 10,0 7.1 0 AM
39 2022200**** 5,0 10,0 10,0 7.0 0 AM
40 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
41 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
42 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
43 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
44 2022201**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
45 2022200**** 9,0 8,0 10,0 9.0 0 AM
46 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
47 2022201**** 8,0 10,0 8,0 8.4 0 AM
48 2022200**** 8,0 10,0 4,0 7.6 0 AM
49 2022200**** 8,0 10,0 7,0 8.2 0 AM
50 2022200**** 9,0 8,0 8,0 8.6 0 AM
51 2022200**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
52 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
53 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
54 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
55 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
56 2022200**** 8,0 10,0 8,0 8.4 0 AM
57 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
58 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
59 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
60 2022201**** 9,0 8,5 10,0 9.1 0 AM
61 2022200**** 8,0 10,0 8,0 8.4 0 AM
62 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
63 2022200**** 8,0 10,0 9,0 8.6 0 AM
64 2022200**** 9,0 10,0 9,0 9.2 0 AM
65 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
66 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
67 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
68 2022200**** 8,0 10,0 9,0 8.6 0 AM
69 2022200**** 9,0 10,0 9,0 9.2 0 AM

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Data
RECUPERAÇÃO DE NOTA/ALUNOS DESISTENTES. - 06/01/2023 12:04 07/01/2023
RECUPERAÇÃO 06/01/2023
COMUNICADO PROVA 05/08/2022
Data da avaliação 04/08/2022
AULA 02 01/08/2022
AULA 02 01/08/2022
Link atualizada da 29/07 29/07/2022
Novo link para responder ficha diagnóstica 18/07/2022
Link para responder ficha diagnóstica 18/07/2022
Orientação para elaboraçãome realização de painel 16/07/2022
Novo link 15/07/2022
Link para todos os encontros/aulas 15/07/2022

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