GUTEMBERGY FERREIRA DINIZ

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA/CT

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gutembergy ferreira diniz

MEC - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA/CT

CTF/UFPI132 - PROMOÇÃO DA PESSOA NEGRA, INDÍGENA E COM DEFICIÊNCIA - Turma: TACS 4 (2022.2)

Tópicos Aulas
Introdução á disciplina Promoção da pessoa negra, indígena e com deficiência. (01/08/2022 - 01/08/2022)
   manual_pessoas_com_deficiencia_24420151530317055475.pdf 
Povo indígena e o direito á saúde e Diferenças entre Raça e Etnia. (08/08/2022 - 08/08/2022)
    
Inicia em 05/09/2022 às 12h 0 e finaliza em 26/09/2022 às 23h 59
Conhecendo a cultura Indígena. (15/08/2022 - 15/08/2022)
Vídeos sobre a cultura indígena. (22/08/2022 - 22/08/2022)
Apresentação de atividades sobre a cultura indígena das principais tribos brasileiras. (29/08/2022 - 29/08/2022)
Semana da Diversidade de Floriano: Entendendo as siglas LGBTQIA+ (05/09/2022 - 05/09/2022)
Aula antecipada. (12/09/2022 - 12/09/2022)
Vídeos sobre acultura negra e racismo. (19/09/2022 - 19/09/2022)
Apresentação de atividade individual sobre a influencia da cultura negra para a sociedade brasileira. (26/09/2022 - 26/09/2022)
Conceitos de deficiência, inclusão e tipos de deficiência. (03/10/2022 - 03/10/2022)
Continuação sobre tipos de deficiência. (10/10/2022 - 10/10/2022)
Como agir com a pessoa com deficiência e Acessibilidade. (17/10/2022 - 17/10/2022)
    
Inicia em 17/10/2022 às 10h 0 e finaliza em 30/10/2022 às 23h 59
II SEMANA DO ACS E ACE. (24/10/2022 - 24/10/2022)
Atividade sobre as deficiêcias. (31/10/2022 - 31/10/2022)

 

 

Vídeos sobre deficiência. (07/11/2022 - 07/11/2022)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
01 08 15 22 29 05 12 19 26 03 10 17 24 07
1 2021300**** 0 0 0 3 0 3 0 0 0 0 3 0 0 1 10
2 2021300**** 0 3 0 0 0 0 0 0 0 3 3 0 0 0 9
3 2021300**** 3 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 6
4 2021300**** 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021300**** 6,0 8,0 8,0 8,0 7.5 0 AM
2 2021300**** 8,0 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
3 2021300**** 6,0 8,0 8,0 7,5 7.4 0 AM
4 2021300**** 7,0 6,0 8,0 7,0 7.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Promoção da Pessoa negra, indígena e com Deficiência
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Ementa: Conceito de etnia, raça, racialização, identidade, diversidade, diferença. Populações étnicas e diáspora. Pessoas com deficiências: Conceito, tipos, prevenção e integração social. Legislação que protege os direitos da pessoa negra, indígena e com deficiência. Medidas facilitadoras para a vida dos deficientes físicos. Racismo, xenofobia, LGBTfobia, preconceito, estigmatização, discriminação e necropolítica. Política nacional de saúde da pessoa com deficiência. Políticas Afirmativas. Comissão de heteroidentificação.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação do desempenho dos estudantes será numa dimensão formativa, contínua, e somativa, individualmente e em grupo observando os seguintes aspectos qualitativos e quantitativos: participação nas atividades propostas observando: cumprimento das datas especificadas para entrega das atividades, responsabilidade, criticidade, interesse, ética/tempo, desenvoltura, argumentação, fundamentação teórica, participação, compromisso com as atividades, autonomia, pontualidade, assiduidade, espirito de equipe, aparência pessoal, receptividade às críticas e qualidade dos trabalhos individuais e coletivos produzidos.
O rendimento acadêmico será feito através da apuração da frequência às atividades didáticas e da avaliação do aproveitamento escolar, conforme regulamenta a Resolução do CTF.
Estará(ão) aprovado(s) por média o(s) estudante(s) que alcançar(em) nota final igual ou superior a 6,0 (seis). Para aqueles com nota inferior a 3,0 (quatro) não haverá Exame Final, estando o(s) mesmo(s) reprovado(s) por nota. Para aqueles com nota entre 3,0 e 5,9 haverá o Exame Final. Para este a média final a ser alcançada será 6,0 (seis), sendo realizada a média da nota do Exame Final com a nota obtida durante a Disciplina.
Para a aprovação na disciplina se exige nota final igual ou superior à 6,0 (seis). Para a aprovação no Exame Final se exige nota final igual ou superior à 6,0 (seis).
O estudante com excesso de faltas (frequência inferior a 75% da carga horária da disciplina) estará automaticamente reprovado, sendo desligado da disciplina no semestre ao atingir esse índice independente de qualquer aviso precedente sobre o fato, ficando registrado em seu histórico o conceito RF (Reprovado por falta).
Horário de atendimento: segunda 7:30 ás 10:00h
Bibliografia: 1. BRASIL. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: CORDE. 1994.
2. BRASIL. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm>. Acesso em: 01 out 2019.
3. BRASIL. Lei n. 8.213, de 24 de julho de 1991. Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8213cons.htm> Acesso em: 01 out. 2019.
4. BRASIL. Lei n. 9.394, de 23 de dezembro de 1996, Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil: seção 1, Brasília, DF, p 27833, 23 dez. 1996.
5. BRASIL. Lei n. 11.645, de 10 março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena”. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil: seção 1, Brasília, DF, p. 1, 11 mar. 2008.
6. BRASIL. Lei n. 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil: seção 1, Brasília, DF, p. 1, 30 ago. 2012.
7. BRASIL. Lei n. 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12764.htm>. Acesso em: Acesso em: 01 out 2019.
8. BRASIL. Lei n. 13.409, de 28 de dezembro de 2016. Altera a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil: seção 1, Brasília, DF, p. 3, 29 dez. 2016.
9. BRASIL. Ministério da Educação. A consolidação da inclusão escolar no Brasil: 2003 a 2016. Brasília: MEC, 2016. UFPI/CTF – Projeto Político Pedagógico do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde
10. BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações Étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília. DF: MEC, 2005.
11. BRASIL. Ministério da Educação. CEERT. SESC. Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Educação: Exercitando a definição de conteúdo e metodologias. São Paulo, s/d.
12. BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto Secretaria da Educação Especial. Subsídios para organização e funcionamento de serviços de educação especial. Brasília, DF: MEC. 1995.
13. BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar, 2008a. Disponível em: <portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf Acesso em: 20 mar. 2010.
14. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2010. (Série B. Textos Básicos de Saúde).
15. BRASIL. Portaria Normativa n.º 4, de 6 de Abril de 2018. Regulamenta o procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração dos candidatos negros, para fins de preenchimento das vagas reservadas nos concursos públicos federais, nos termos da Lei n°12.990, de 9 de junho de 2014. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil: seção 1, Brasília, DF, p 34, 10 abr. 2018.
16. BRASIL. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPDDEFICIÊNCIA), Viver sem Limite: Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Brasília, DF: SDH-PR/SNPD, 2013.
17. BRASIL. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Presidência da República. Casa Civil (2015). Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei 13.146 de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm
18. CELIO SOBRINHO, R.; PANTALEÃO, E.; SÁ, M. G. C.S. O Plano Nacional de Educação e a educação especial. Cadernos de Pesquisa, v. 16, n. 160, p. 504-525, abr-jun, 2016.
19. GARCIA, R. M. C. Educação especial na perspectiva inclusiva: determinantes econômicos e políticos. Comunicações, v. 23, ed. especial, p. 7-26, 2016.
20. LAPLANE, A. D. F. O que os dados do Censo Escolar revelam sobre as barreiras à inclusão? Educação e Fronteiras On-line, v. 5, n. 13, p. 7-20, mai-ago, 2015.
21. MENDES, E. G. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Rer. Bras. Educação, set-dez, v. 11,n.33, p. 387-395, 2006.
22. PASIAN, M. S.; MENDES, E. G.; CIA, F. Aspectos da organização e funcionamento do atendimento educacional especializado: um estudo em larga escala. Educação em Revista, n. 33, e155866, 2017. UFPI/CTF – Projeto Político Pedagógico do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde
23. SILVA, M.C.V.; MELETTI, S.M.F. Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais nas Avaliações em Larga Escala: Prova Brasil e ENEM. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 20, n. 1, p. 53-68, p. 53-68, jan./mar. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-65382014000100005&script=sci_arttext
24. SOUZA, F. C.; PRIETRO, R. Plano Nacional de Educação e educação especial. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, n. 1, supl, p. 841-845, 2016.
25.SOUZA, F. F., et al. Políticas e práticas de educação inclusiva: condições e contradição no cotidiano de uma escola de ensino fundamental. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas. Dossiê Educação Especial: diferenças, currículo e processos de ensino e aprendizagem. v. 22, n. 82, p. 1-23, ago. 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14507/epaa.v22n82.2014
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
01/08/2022
01/08/2022
Introdução á disciplina Promoção da pessoa negra, indígena e com deficiência.
08/08/2022
08/08/2022
Povo indígena e o direito á saúde e Diferenças entre Raça e Etnia.
15/08/2022
15/08/2022
Conhecendo a cultura Indígena.
22/08/2022
22/08/2022
Vídeos sobre a cultura indígena.
29/08/2022
29/08/2022
Apresentação de atividades sobre a cultura indígena das principais tribos brasileiras.
05/09/2022
05/09/2022
Semana da Diversidade de Floriano: Entendendo as siglas LGBTQIA+
12/09/2022
12/09/2022
Aula antecipada.
19/09/2022
19/09/2022
Vídeos sobre acultura negra e racismo.
26/09/2022
26/09/2022
Apresentação de atividade individual sobre a influencia da cultura negra para a sociedade brasileira.
03/10/2022
03/10/2022
Conceitos de deficiência, inclusão e tipos de deficiência.
10/10/2022
10/10/2022
Continuação sobre tipos de deficiência.
17/10/2022
17/10/2022
Como agir com a pessoa com deficiência e Acessibilidade.
24/10/2022
24/10/2022
II SEMANA DO ACS E ACE.
31/10/2022
31/10/2022
Atividade sobre as deficiêcias.
07/11/2022
07/11/2022
Vídeos sobre deficiência.
Avaliações
Data Descrição
29/08/2022 1ª Avaliação
26/09/2022 2ª Avaliação
31/10/2022 3ª Avaliação
28/11/2022 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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