Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
A disciplina será desenvolvida mediante aulas expositivas dialogadas, com uso de recursos didáticos, seminários, grupos de discussão, estudos de casos, estudos dirigidos e outros métodos de aprendizagem. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O acompanhamento será feito continuamente pelo professor, para verificar o crescimento do aluno, durante todo o desenvolvimento dos conteúdos da área de conhecimento, orientando-o nas suas dificuldades e dúvidas, e buscando aprofundar a sua motivação em todo o processo ensino/aprendizagem, numa perspectiva de avaliação formativa. <br />A participação do aluno será avaliada a partir da aplicação dos métodos de ensino, levando em conta não somente os aspectos quantitativos, mas fundamentalmente os aspectos qualitativos que denotem compreensão, clareza de ideias, objetividade, criatividade, coerência intrínseca, visão crítica, relevância e pertinência aos conteúdos abordados, considerando, ainda, a pontualidade, o envolvimento com e a assiduidade aos eventos educativos.<br />A avaliação teórica do aluno será realizada consoante regimento interno do CTBJ e ainda o Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, que regulamenta a verificação do rendimento do aluno, utilizando para cada crédito de 15 horas/aulas do componente curricular do Módulo um instrumento de avaliação com registro de notas de 0 (zero) a 10,0 (dez).<br />Esta disciplina possuirá quatro (4) notas. Nas quais ocorrerão por meio de testes escritos, atividades grupais e discussão de textos.<br />A 1ª AVALIAÇÃO Prova escrita + Atividades: 10,0; a 2ª AVALIAÇÃO Prova escrita + Atividades: 10,0; a 3ª AVALIAÇÃO Seminário: 10,0; 4ª AVALIAÇÃO Atividades de dinâmicas de interação em grupo: 10,0.<br />A nota final do aluno será obtida através da média aritmética das quatro avaliações. Será aprovado o aluno que obtiver média ≥ 6,0 e frequência mínima de 75% nas aulas.<br /> |
Horário de atendimento:
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Bibliografia:
| BÁSICA<br /><br />AFONSO, M. L. M. (Org.). Oficinas em dinâmica de grupo: um método de intervenção psicossocial. 3ed. Belo Horizonte, MG: Artesã, 2018.<br /><br />FAILDE, I. Manual do facilitador para dinâmicas de grupo. 3 ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.<br /><br />FRITZEN, S. J. Exercícios práticos de dinâmica de grupos. Vol. I. 42 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. <br /><br />MINICUCCI, A. Dinâmica de grupo: teorias e sistemas. 5ed. São Paulo: Atlas, 2002.<br /><br />PINHEIRO, A. F. S. Técnicas e Dinâmicas de Trabalho em Grupo. Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde. 1 ed. Montes Claros: Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, 2014.<br /><br />COMPLEMENTAR:<br /><br />GAYOTTO, M. L. C. Trabalho em grupo: ferramenta para mudança. 2ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2001.<br /><br />MIRANDA, S. Novas Dinâmicas para Grupos: a aprendência do conviver. Campinas, SP: Papirus, 2002.<br /><br />MOSCOVICI, F.Desenvolvimento interpessoal: treinamento em grupo. 24 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2008.<br /><br />SIMIONATO, R. B. Dinâmicas de Grupo para Treinamento Motivacional. Campinas, SP: Papirus, 2004.<br /><br />ZIMERMAN, D. E. et al. Como trabalhamos com grupos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.<br /> |