-

MSC021 - DIDÁTICA - Turma: 01 (2022.2)

Tópicos Aulas
UNIDADE I-FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA DIDÁTICA (10/08/2022 - 10/08/2022)

Discussão do texto básico de Melo e Urbanetz (2008, p. 15-64) e sua relação com o texto complementar de Candau (2014, p.13-19); produção de mapa conceitual.

UNIDADE I- FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA DIDÁTICA (10/08/2022 - 10/08/2022)

O paradigma emergente e a prática pedagógica (BEHRENS, 2010): abordagens e categorias; discussão dos conceitos prévios: paradigma, relacionar com o conceito de Thomas Kuhn; texto complementar "Paradigmas em educação" de Mário Osório Marques; técnica de rotação por estação.

   Paradigmas em educação 
UNIDADE I-FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA DIDÁTICA (17/08/2022 - 17/08/2022)
Apresentação professor/aluno; diagnóstico: Didática, o que é? Objeto de estudo? Necessidade da Didática no Programa de Mestrado em Saúde e Comunidade?; Proposta do Plano de Curso da disciplina Didática; Texto 1, Didática e seus fundamentos (MELO; URBANETZ, 2008, p. 15-64).
  Didática-saúde (OLIVEIRA, 2017) 
Texto complementar com a temática educação e saúde, especialmente no contexto da Enfermagem (mediar os painéis e o artigo científico).
  Planejamento de ensino (SILVA, 2016) 
Texto complementar sobre planejamento de ensino para os painéis e produção do artigo científico.
UNIDADE I-FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA DIDÁTICA (24/08/2022 - 24/08/2022)

Discussão do texto básico de Melo e Urbanetz (2008, p. 15-64) e sua relação com o texto complementar de Candau (2014, p.13-19); produção de mapa conceitual.

UNIDADE I- FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA DIDÁTICA (31/08/2022 - 31/08/2022)

O paradigma emergente e a prática pedagógica (BEHRENS, 2010): abordagens e categorias; discussão dos conceitos prévios: paradigma, relacionar com o conceito de Thomas Kuhn; texto complementar "Paradigmas em educação" de Mário Osório Marques; técnica de rotação por estação.

Avaliação individual do conteúdo da unidade I. (14/09/2022 - 14/09/2022)
    
Inicia em 14/09/2022 às 10h 20 e finaliza em 14/09/2022 às 10h 51
UNIDADE I-FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA DIDÁTICA (21/09/2022 - 21/09/2022)

Roda de conversa e/ou Fórum sobre a leitura do texto "Prática educativa: entre o essencialismo e a práxis (BANDEIRA, IBIAPINA, 2014) Revista FAEEBA, nº 42, link de acesso, Disponível em https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1031/711

file:///C:/Users/Hilda/Downloads/1031-Texto%20do%20artigo-2440-1-10-20141211%20(4).pdf

UNIDADE II- PLANEJAMENTO DIDÁTICO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO (28/09/2022 - 28/09/2022)

Exploração prévia do conceito de planejamento no trabalho pedagógico do educador e realização da técnica de painel.

Capítulo 4, O planejamento da prática docente (FARIAS, et al., 2014, p.  107-132) e Capítulo 1 (BANDEIRA, 2018 p. 19-31)-Painel I

Capítulos 1 e 10 (VEIGA, 2011, p. 15-42 e p. 267-298)  gênese da aula e sua organização didática- Painel II;

Texto 7, 8, 9, 10, textos do EBOOK-Encontro com a Didática: tecendo fios com a educação e a saúde (BANDEIRA; LOPES, 2018)-Painel III; OBS: alguns textos desses capítulos sugeridos podem ser substiuído por outro do mesmo EBOOK, conforme interesse dos mestrandos.

Técnica do Painel.

  Didática-saúde (OLIVEIRA, 2017) 
Texto complementar com a temática educação e saúde, especialmente no contexto da Enfermagem (mediar os painéis e o artigo científico).
  Planejamento de ensino (SILVA, 2016) 
Texto complementar sobre planejamento de ensino para os painéis e produção do artigo científico.
UNIDADE III- A AULA COMO MANIFESTAÇÃO PEDAGÓGICA (05/10/2022 - 05/10/2022)

Apresentação de slides com sugestões de verbos para elaboração dos planos;

Análise dos planos de cursos e elaboração dos planos de aula;

Conversar sobre o artigo científico.

    
Inicia em 28/09/2022 às 14h 5 e finaliza em 04/10/2022 às 16h 30
    
Inicia em 12/10/2022 às 8h 5 e finaliza em 26/10/2022 às 23h 59
    
Inicia em 04/11/2022 às 9h 50 e finaliza em 07/11/2022 às 12h 50
UNIDADE IV-PRODUÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO (26/10/2022 - 26/10/2022)

Sistematização do artigo científico.

Produção científica do texto no formato de artigo científico, conforme periódico selecionado para submissão. (09/11/2022 - 09/11/2022)

Produção de artigos científicos para os periódicos científicos qualisados;

 Artigo revisado pelo especialista da língua portuguesa, pela professora da disciplina e demais coautores orientadores.

Socialização do plano de aula elaborado pela dupla.

Analise dos artigos científicos produzidos (16/11/2022 - 23/11/2022)
Roda de conversa sobre o artigo produzido com ajustes necessários, conforme o periódico selecionado para submissão. (30/11/2022 - 30/11/2022)
Revisão do artigo: normas ABNT e do escopo do periódico, revisão da língua por especialista. (07/12/2022 - 07/12/2022)
    
Inicia em 30/11/2022 às 14h 5 e finaliza em 07/12/2022 às 23h 59
Revisão do artigo científico (12/12/2022 - 12/12/2022)
Atividade de revisar o artigo científico, considerando as sugestões apresentadas.
Considerações sobre a análise dos artigos científicos e avaliação sobre o trabalho desenvolvido na disciplina Didática no PPGSC. (14/12/2022 - 14/12/2022)

-Submissão do artigo científico ao periódico qualisado em Saúde Coletiva;

-Avaliação sobre o movimento e desenvolvimento da disciplian Didática.

    
Inicia em 14/12/2022 às 11h 5 e finaliza em 22/12/2022 às 23h 59
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
17 24 31 14 21 28 05 26 09 16 23 30 07 12 14
1 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2022100**** 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
3 2022100**** 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
4 2022100**** 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
5 2022100**** 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
6 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2022100**** 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 3
9 2022100**** 0 0 0 0 0 0
10 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2022100**** 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 3
12 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2022100**** 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 3
14 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022100**** 8,0 9,0 10,0 9.0 0 AM
2 2022100**** 9,0 9,5 10,0 9.5 0 AM
3 2022100**** 9,0 9,5 10,0 9.5 0 AM
4 2022100**** 8,0 9,0 10,0 9.0 3 AM
5 2022100**** 8,0 10,0 10,0 9.3 0 AM
6 2022100**** 7,0 9,0 10,0 8.7 3 AM
7 2022100**** 8,0 8,5 10,0 8.8 0 AM
8 2022100**** 7,0 8,5 10,0 8.5 0 AM
9 2022100**** 7,0 8,5 10,0 8.5 3 AM
10 2022100**** 10,0 9,0 10,0 9.7 0 AM
11 2022100**** 6,0 9,5 10,0 8.5 0 AM
12 2022100**** 6,0 8,5 10,0 8.2 3 AM
13 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 3 AM
14 2022100**** 9,0 10,0 10,0 9.7 3 AM
15 2022100**** 9,0 8,5 10,0 9.2 3 AM
16 2022100**** 8,0 9,0 10,0 9.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: -
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será desenvolvida, por meio de aulas expositiva/dialogadas, atividades colaborativas, atividades em grupo e individual, produção de sínteses, elaboração do plano de aula e produção do artigo científico.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo de avaliação da aprendizagem será efetivado conforme dispositivos legais dessa IES. Desse modo, o licenciando será avaliado individualmente e em grupo, observando os seguintes aspectos:
Freqüência mínima de 75% da carga horária;
Assiduidade, interesse, participação e responsabilidade na realização e entrega dos trabalhos;
Qualidade dos trabalhos produzidos e autoavaliação;
Assiduidade, interesse, participação e responsabilidade na realização e entrega dos trabalhos;
Para efeito de registro de notas:
1ª Nota: prova escrita, fazendo uso da revisão bibliográfica estudada na disciplina;
2ª Nota: Realização de Seminários, produção do plano de aula e microaual;
3ª Nota: Produção de artigo científico.

Horário de atendimento: 8:00/12:00h
Bibliografia: Referências Básicas
BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 4. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.
MELO, Alessandro; URBANETZ, Sandra Terezinha. Fundamentos de Didática. 20 ed. Curitiba: Ibpex, 2008.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas (Org.). 2 ed. São Paulo: Papirus, 2015.

Referências Complementares
ÁVILA, Cristina Maria; VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Didática e docência na educação superior: implicações para formação de professores (Orgs.). 2 ed. São Paulo: Papirus, 2015.
BANDEIRA, Hilda Maria Martins; IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Prática educativa: entre o essencialismo e a práxis. In: Revista da FAEEBA: educação e contemporaneidade. Salvador: UNEB, n. 42, v. 23, p. 107-117, jul./dez. 2014. Disponível em: <www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/ download/1031/711>. Acessado em: 18 abr. 2016.
BANDEIRA, Hilda Maria Martins; LOPES, Maria do Socorro Leal. Encontro com a Didática: tecendo fios com a educação e a saúde. Curitiba: Appris, 2018.
CANDAU, Vera Maria. Rumo a uma nova Didática. (Org.). 21 ed. Petrópolis: Vozes, 2011. (p.49-55).
DAMIS, Olga Teixeira. Arquitetura da aula: um espaço de relações. In: DALBEN, A. et al. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
GIL, Antônio Carlos. Metodologia do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2005. (p.33-41).
LIBÂNEO, José Carlos; ALVES, Nilda (Orgs.). Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012.
MORIN, EDGAR. O método 3: o conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 2012.
MARQUES, Mário Osório. Paradigmas em educação Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/1241/1215. Data de acesso em 12 de julho, 2018.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2010.
SANTOS, Akiko. Didática sob a ótica do pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2003
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A prática pedagógica do professor de didática. 13 ed. São Paulo: Papirus, 2011.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro; SILVA, Edileuza Fernandes da. A escola mudou. Que mude a formação de professores! (Orgs.). 3 ed. São Paulo: Papirus, 2015.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
10/08/2022
10/08/2022
UNIDADE I-FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA DIDÁTICA
10/08/2022
10/08/2022
UNIDADE I- FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA DIDÁTICA
17/08/2022
17/08/2022
UNIDADE I-FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA DIDÁTICA
24/08/2022
24/08/2022
UNIDADE I-FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA DIDÁTICA
31/08/2022
31/08/2022
UNIDADE I- FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA DIDÁTICA
14/09/2022
14/09/2022
Avaliação individual do conteúdo da unidade I.
21/09/2022
21/09/2022
UNIDADE I-FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA DIDÁTICA
28/09/2022
28/09/2022
UNIDADE II- PLANEJAMENTO DIDÁTICO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
05/10/2022
05/10/2022
UNIDADE III- A AULA COMO MANIFESTAÇÃO PEDAGÓGICA
26/10/2022
26/10/2022
UNIDADE IV-PRODUÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO
09/11/2022
09/11/2022
Produção científica do texto no formato de artigo científico, conforme periódico selecionado para submissão.
16/11/2022
23/11/2022
Analise dos artigos científicos produzidos
30/11/2022
30/11/2022
Roda de conversa sobre o artigo produzido com ajustes necessários, conforme o periódico selecionado para submissão.
07/12/2022
07/12/2022
Revisão do artigo: normas ABNT e do escopo do periódico, revisão da língua por especialista.
12/12/2022
12/12/2022
Revisão do artigo científico
14/12/2022
14/12/2022
Considerações sobre a análise dos artigos científicos e avaliação sobre o trabalho desenvolvido na disciplina Didática no PPGSC.
Avaliações
Data Descrição
31/08/2022 1ª Avaliação
26/10/2022 2ª Avaliação
23/11/2022 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Artigo-Didática-acesso ao drive 11/12/2022
plano de aula-faltosos 04/11/2022
Sobre a microaula (09/11/2022) 04/11/2022
Link de acesso 21/09/2022
Leitura prévia-aula 01 16/08/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1073 26/04/2024 07:11