THATIANNY JASMINE CASTRO MARTINS DE CARVALHO

DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO/CCE

Ir ao Menu Principal

thatianny jasmine castro martins de carvalho

FUN - DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO/CCE

CMP021 - HABILIDADES MÉDICAS IV - Turma: 02 (2022.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (16/08/2025 - 16/09/2025)

https://ichef.bbci.co.uk/ace/ws/642/cpsprodpb/8EA3/production/_113051563_brazil_deaths22jun_portuguese_640-nc.png.webp

Caro(a) aluno(a),

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor: Bruno Guedes Alcoforado Aguiar

CONHEÇA O PROFESSOR:

Minicurrículo:

Bruno Guedes é biomédico, graduado pela Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí. Concluiu mestrado em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e doutorado em Microbiologia e Imunologia pela Université Laval, Canadá. É professor do Departamento de Medicina Comunitária da UFPI e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Saúde da UFPI. Atua como coordenador científico do Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (CIATEN) e é fundador do Núcleo de Evidências Nev CIATEN, oficializado pelo Ministério da Saúde, com foco na tradução de evidências científicas para gestão em saúde. Coordena projetos financiados pela FAPEPI e pelo CNPq, conduzindo estudos voltados à microbiologia, biologia molecular e tradução de conhecimento para políticas públicas em saúde informados por evidências. É membro da Cochrane 2025-2026.

 

Saiba mais no Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/4066712816178814  

 

   PLANO_DE_DISCIPLINA-ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO E SAÚDE INTEGRAL(1) (2).pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (16/08/2025 - 16/09/2025)

  

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (16/08/2025 - 16/09/2025)

     ●        Determinação social da saúde e processo saúde-doença

     ●        Saúde como direito: histórico, modelos de atenção e políticas públicas

     ●        Organização do SUS: princípios, redes de atenção e participação social

     ●        Fundamentos da epidemiologia e indicadores básicos (incidência, prevalência, surto, endemia, pandemia)

     ●        Vigilância em saúde: epidemiológica, sanitária, ambiental e saúde do trabalhador

     ●        Análise e interpretação de dados em saúde: gráficos, mapas e sistemas de informação (SIM, SINASC, SINAN)

Compreender os fundamentos da saúde pública, reconhecendo a saúde como fenômeno socialmente determinado, analisando a organização do SUS, os princípios da vigilância em saúde e os conceitos básicos da epidemiologia, com ênfase na leitura crítica de dados e na atuação territorial para a promoção da saúde e prevenção de doenças.

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm

- VÍDEOS

https://fiocruz.br/video/brasil-aqui-tem-sus-sao-pedro-do-piaui

 

https://www.youtube.com/watch?v=16RZ6QonGls&ab_channel=CONASEMS

 

-  LINKS DE ARTIGO

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8142.htm

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7508.htm

Você sabia 1

Curiosidade do SUS no Piauí – Projeto pioneiro em Teresina!

Você sabia que Teresina desenvolveu um projeto inovador para atrair homens às Unidades Básicas de Saúde (UBS)? A ação nasceu da constatação de que muitos homens evitam procurar atendimento por barreiras culturais e estruturais, como o machismo, o medo do diagnóstico, o tempo de espera e o ambiente predominantemente feminino nas salas de espera.

🩺 Resultado? Detecção precoce de hipertensão, diabetes, alterações na próstata, casos depressivos e até questões familiares — tudo sem custo extra, apenas com reorganização da equipe e escuta qualificada.

📽️ Você pode assistir ao vídeo completo no canal do CONASEMS:

🔗 Brasil, aqui tem SUS – Teresina/PI

 

https://www.youtube.com/watch?v=16RZ6QonGls&ab_channel=CONASEMS


Você sabia 2

Em São Pedro do Piauí, o SUS transforma vidas por meio da saúde mental!

Você sabia que um projeto do CAPS está revolucionando a forma de cuidar da saúde mental no interior do Piauí?

O que começou com a inquietação de profissionais diante de pacientes invisibilizados, transformou-se em uma experiência premiada de cuidado integral, reinserção social e promoção de autonomia.

Destaques da experiência:

     ●        Busca ativa: profissionais foram até as casas e famílias de pacientes para entender suas histórias e necessidades.

     ●        Apoio afetivo e longitudinal: acolhimento diário, com escuta, afeto e vínculo contínuo com pacientes e familiares.

     ●        Atividades terapêuticas: oficinas de artesanato, pintura, atividades físicas, psicoterapia e clínica integradas, com apoio da ESF e do NASF.

     ●        Resultados extraordinários: pacientes como André, antes em situação de rua e agressivo, hoje são afetuosos, participativos e ajudam outros usuários.

     ●        Casos como o de Luís e Pequena, que se apaixonaram no CAPS, se casaram, tiveram uma filha e construíram uma nova vida, mostram que amor e saúde mental podem caminhar juntos.

🎨 “Hoje eu vendo minhas coisas. Faço artesanato. Minha vida mudou totalmente.”

👪 “Eles só precisavam de cuidado, acolhimento e de alguém que acreditasse neles.”

📽️ Quer ver essa história completa?
 Assista ao vídeo da experiência no canal do CONASEMS:


https://www.youtube.com/watch?v=mlW3rWX0n3M&ab_channel=VideoSa%C3%BAdeDistribuidoradaFiocruz

 

É esperado que cada aluno possa:

 

  1. Reconhecer que a saúde é socialmente determinada e identificar exemplos de doenças influenciadas por fatores sociais, econômicos e ambientais.
  2. Diferenciar promoção, prevenção e recuperação da saúde, relacionando-as a situações práticas do território.
  3. Explicar a evolução histórica da saúde como direito no Brasil, destacando as mudanças a partir da Constituição Federal de 1988.
  4. Descrever a organização do SUS, seus princípios doutrinários e organizativos, redes de atenção e níveis de atenção.
  5. Identificar mecanismos de participação social no SUS, como conselhos e conferências de saúde, e reconhecer seus representantes.
  6. Aplicar conceitos básicos de epidemiologia para interpretar e compreender problemas de saúde pública.
  7. Definir e diferenciar incidência, prevalência, surto, endemia, epidemia e pandemia.
  8. Analisar gráficos e mapas com dados epidemiológicos, extraindo conclusões sobre a situação de saúde.
  9. Reconhecer as áreas da vigilância em saúde e explicar seu papel no controle e prevenção de doenças e agravos.
  10. Utilizar informações provenientes dos sistemas SIM, SINASC e SINAN para compreensão da situação de saúde de uma população.
   FÓRUM I
Período de Habilitação: 16/08/2025 às 00:00 a 15/09/2025 às 23:59
    
Inicia em 13/08/2025 às 0h 0 e finaliza em 15/09/2025 às 23h 59
   FÓRUM 2
Período de Habilitação: 20/08/2025 às 00:00 a 15/09/2025 às 23:59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (16/08/2025 - 16/09/2025)

A nota final será composta por:

  • Participação ativa nos fóruns e discussões: 20%
  • Realização das tarefas e atividades assíncronas: 30%

Avaliação final (de 05/09/2025 a 07/09/2025): 50%

    
Inicia em 05/09/2025 às 0h 0 e finaliza em 07/09/2025 às 23h 59
    
Inicia em 09/09/2025 às 0h 0 e finaliza em 15/09/2025 às 23h 59
SEGUNDA CHAMADA (16/08/2025 - 16/09/2025)
AVALIAÇÃO FINAL (16/08/2025 - 16/09/2025)
Apresentação do modulo / aula pratica (15/08/2022 - 15/08/2022)
Avaliação e preparo pre anestesica (16/08/2022 - 16/08/2022)
monitorização anestesia (17/08/2022 - 17/08/2022)
.Semiologia neurologica / desenvolvimento neuropsicomotor (18/08/2022 - 18/08/2022)
sedação e anestesia geral (19/08/2022 - 19/08/2022)
anestesia locorregional (20/08/2022 - 20/08/2022)
Anamnese pediatrica / aula pratica (22/08/2022 - 22/08/2022)
anestesia de neuroeixo (23/08/2022 - 23/08/2022)
sala de recuperação anestesica (24/08/2022 - 24/08/2022)
.Semiologia do aparelho cardiovascular / aula pratica (25/08/2022 - 25/08/2022)
complicações anaestesicas (26/08/2022 - 26/08/2022)
aula pratica (27/08/2022 - 27/08/2022)
Sinais vitais / aula pratica (29/08/2022 - 29/08/2022)
aula pratica (30/08/2022 - 30/08/2022)
aula pratica (31/08/2022 - 31/08/2022)
.Semiologia abddominal / aula pratica (01/09/2022 - 01/09/2022)
aula pratica (02/09/2022 - 02/09/2022)
aula pratica (03/09/2022 - 03/09/2022)
Exame fisico do recem nascido (05/09/2022 - 05/09/2022)
aula pratica (06/09/2022 - 06/09/2022)
feriado (07/09/2022 - 07/09/2022)
Semiologia linfonodos (08/09/2022 - 08/09/2022)
aula pratica (09/09/2022 - 09/09/2022)
aula pratica (10/09/2022 - 10/09/2022)
Semiologia do aparelho respiratorio (12/09/2022 - 12/09/2022)
aula pratica (13/09/2022 - 13/09/2022)
aula pratica (14/09/2022 - 14/09/2022)
.Semiologia do aparelho genito urinario (15/09/2022 - 15/09/2022)
aula pratica (16/09/2022 - 16/09/2022)
aula pratica (17/09/2022 - 17/09/2022)
Semiologia: Boca, faringe, nariz (19/09/2022 - 19/09/2022)
aula pratica (20/09/2022 - 20/09/2022)
aula pratica (21/09/2022 - 21/09/2022)
.Consulta do adolescente (22/09/2022 - 22/09/2022)
aula pratica (23/09/2022 - 23/09/2022)
aula pratica (24/09/2022 - 24/09/2022)
Semiologia otilogica (26/09/2022 - 26/09/2022)
aula pratica (27/09/2022 - 27/09/2022)
aula pratica (28/09/2022 - 28/09/2022)
.Alimentação da primeira infancia (29/09/2022 - 29/09/2022)
aula pratica (30/09/2022 - 30/09/2022)
aula pratica (01/10/2022 - 01/10/2022)
Faculdade fechada por eleição (03/10/2022 - 03/10/2022)
Feriado (04/10/2022 - 04/10/2022)
Avaliação do Crescimento (05/10/2022 - 05/10/2022)
Metodologias ativas - mapa mental Linfonodos e semiologia otologica.
aula pratica (05/10/2022 - 05/10/2022)
.Avaliação formativa - videos exame fisico (06/10/2022 - 06/10/2022)
avaliação formativa de anamnese - apresentação e discussao de casos clinicos (07/10/2022 - 07/10/2022)
avaliação formativa de anamnese - apresentação e discussao de casos clinicos (08/10/2022 - 08/10/2022)
aula pratica (10/10/2022 - 10/10/2022)
aula pratica (11/10/2022 - 11/10/2022)
aula pratica (12/10/2022 - 12/10/2022)
.aula pratica (13/10/2022 - 13/10/2022)
aula pratica (14/10/2022 - 14/10/2022)
avaliação teorica (15/10/2022 - 15/10/2022)
avaliação teorica (17/10/2022 - 17/10/2022)
avaliação teorica (18/10/2022 - 18/10/2022)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT Total
15 16 17 18 19 20 22 23 24 25 26 27 29 30 31 01 02 03 05 06 08 09 10 12 13 14 15 16 17 19 20 21 22 23 24 26 27 28 29 30 01 03 04 05 06 07 08 10 11 13 14 15 17 18
1 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2020907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2020907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2020904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2020907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2020907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020906**** 9,0 4,6 9,0 9,5 8.0 0 AM
2 2020905**** 9,0 8,0 8,0 9,5 8.6 0 AM
3 2020905**** 10,0 4,0 9,5 9,5 8.3 0 AM
4 2020905**** 10,0 8,6 8,5 9,5 9.2 0 AM
5 2020905**** 9,0 8,0 8,0 9,5 8.6 0 AM
6 2020905**** 10,0 8,0 9,5 10,0 9.4 0 AM
7 2020907**** 9,0 7,0 8,0 10,0 8.5 0 AM
8 2020905**** 8,0 9,0 8,5 10,0 8.9 0 AM
9 2020907**** 8,0 9,0 8,5 10,0 8.9 0 AM
10 2020905**** 9,0 9,0 8,5 10,0 9.1 0 AM
11 2020906**** 9,0 9,0 9,0 9,5 9.1 0 AM
12 2020904**** 9,0 6,6 8,5 9,5 8.4 0 AM
13 2020906**** 8,0 6,0 10,0 9,5 8.4 0 AM
14 2020905**** 9,0 8,0 9,0 10,0 9.0 0 AM
15 2020905**** 9,0 9,6 9,0 10,0 9.4 0 AM
16 2020907**** 9,0 8,0 9,0 10,0 9.0 0 AM
17 2020905**** 10,0 9,0 8,5 9,5 9.3 0 AM
18 2020905**** 10,0 6,6 9,0 10,0 8.9 0 AM
19 2020906**** 9,0 7,6 8,0 9,5 8.5 0 AM
20 2020906**** 9,0 9,0 9,0 9,5 9.1 0 AM
21 2020905**** 10,0 8,0 9,0 9,5 9.1 0 AM
22 2020907**** 9,0 7,6 9,0 10,0 8.9 0 AM
23 2020906**** 10,0 7,0 9,5 10,0 9.1 0 AM
24 2020905**** 9,0 9,0 10,0 9,5 9.4 0 AM
25 2020905**** 9,0 7,0 9,0 9,5 8.6 0 AM
26 2020905**** 9,0 6,0 9,5 9,5 8.5 0 AM
27 2020905**** 10,0 7,6 9,0 10,0 9.2 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: x
Objetivos: • Treinar o aluno para realização da semiologia da criança e do adolescente • Capacitar o aluno a prestar assistência médica integral ao adolescente, respeitando as particularidades da faixa etária • Promover o conhecimento dos alunos acerca das principais medicações e técnicas anestésicas vigentes
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Estratégias Didático – pedagógicas:<br /> <br />• Aulas teóricas: ministradas pelo professor, abordando temas relevantes em saúde da infância, seguindo o conteúdo programático da disciplina.<br />• Aulas prática. <br />• Discussão dos casos atendidos, com investigação diagnostica e com proposição de condutas.<br />• Estudo de casos: discussão de um tema teórico previamente determinado, a partir casos clínicos atendidos, ou simulados, seguindo o conteúdo programático da disciplina.<br />
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: 3 avaliações teoricas<br />2 avaliações formativas <br />Avaliações:<br /> Como critério de avaliação e aprovação do aluno serão utilizadas as normas de funcionamento dos cursos de graduação da Universidade Federal do Piaui. A saber:<br />Será considerado aprovado no componente curricular o aluno que (Art. 111):<br />I – Obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horaria do componente curricular e média aritmética igual ou superior a 7,0 nas avaliações parciais;<br />II – Submetido ao exame final, obtiver média aritmética igual ou superior a 6,0 (seis) resultante da média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final.<br />Será considerado reprovado o aluno que se incluir em um dos três itens (Art. 112):<br />I – Obtiver frequência inferior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente curricular;<br />II – Obtiver média aritmética inferior a 4,0 nas avaliações parciais (Neste caso o aluno não poderá se submeter ao exame final (Art. 113);<br />
Horário de atendimento:
Bibliografia: Bibliografia Básica:<br />• PORTO, C. C. Exame clinico: bases para a pratica medica. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. <br />• CANGIANI, LM ET AL.Tratado de anestesiologia SAESP, 8. ed. São Paulo: Atheneu, 2017<br />• MARCONDES, E; et al. Pediatria Básica. 9ª Edição. São Paulo: Sarvier, 2005<br />+ bibliografia complementar
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
15/08/2022
15/08/2022
Apresentação do modulo / aula pratica
16/08/2022
16/08/2022
Avaliação e preparo pre anestesica
17/08/2022
17/08/2022
monitorização anestesia
18/08/2022
18/08/2022
.Semiologia neurologica / desenvolvimento neuropsicomotor
19/08/2022
19/08/2022
sedação e anestesia geral
20/08/2022
20/08/2022
anestesia locorregional
22/08/2022
22/08/2022
Anamnese pediatrica / aula pratica
23/08/2022
23/08/2022
anestesia de neuroeixo
24/08/2022
24/08/2022
sala de recuperação anestesica
25/08/2022
25/08/2022
.Semiologia do aparelho cardiovascular / aula pratica
26/08/2022
26/08/2022
complicações anaestesicas
27/08/2022
27/08/2022
aula pratica
29/08/2022
29/08/2022
Sinais vitais / aula pratica
30/08/2022
30/08/2022
aula pratica
31/08/2022
31/08/2022
aula pratica
01/09/2022
01/09/2022
.Semiologia abddominal / aula pratica
02/09/2022
02/09/2022
aula pratica
03/09/2022
03/09/2022
aula pratica
05/09/2022
05/09/2022
Exame fisico do recem nascido
06/09/2022
06/09/2022
aula pratica
07/09/2022
07/09/2022
feriado
08/09/2022
08/09/2022
Semiologia linfonodos
09/09/2022
09/09/2022
aula pratica
10/09/2022
10/09/2022
aula pratica
12/09/2022
12/09/2022
Semiologia do aparelho respiratorio
13/09/2022
13/09/2022
aula pratica
14/09/2022
14/09/2022
aula pratica
15/09/2022
15/09/2022
.Semiologia do aparelho genito urinario
16/09/2022
16/09/2022
aula pratica
17/09/2022
17/09/2022
aula pratica
19/09/2022
19/09/2022
Semiologia: Boca, faringe, nariz
20/09/2022
20/09/2022
aula pratica
21/09/2022
21/09/2022
aula pratica
22/09/2022
22/09/2022
.Consulta do adolescente
23/09/2022
23/09/2022
aula pratica
24/09/2022
24/09/2022
aula pratica
26/09/2022
26/09/2022
Semiologia otilogica
27/09/2022
27/09/2022
aula pratica
28/09/2022
28/09/2022
aula pratica
29/09/2022
29/09/2022
.Alimentação da primeira infancia
30/09/2022
30/09/2022
aula pratica
01/10/2022
01/10/2022
aula pratica
03/10/2022
03/10/2022
Faculdade fechada por eleição
04/10/2022
04/10/2022
Feriado
05/10/2022
05/10/2022
Avaliação do Crescimento
05/10/2022
05/10/2022
aula pratica
06/10/2022
06/10/2022
.Avaliação formativa - videos exame fisico
07/10/2022
07/10/2022
avaliação formativa de anamnese - apresentação e discussao de casos clinicos
08/10/2022
08/10/2022
avaliação formativa de anamnese - apresentação e discussao de casos clinicos
10/10/2022
10/10/2022
aula pratica
11/10/2022
11/10/2022
aula pratica
12/10/2022
12/10/2022
aula pratica
13/10/2022
13/10/2022
.aula pratica
14/10/2022
14/10/2022
aula pratica
15/10/2022
15/10/2022
avaliação teorica
17/10/2022
17/10/2022
avaliação teorica
18/10/2022
18/10/2022
avaliação teorica
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1399 18/09/2025 06:43