-

CFL/CEAD007 - CONST DE PLAN DE AULA E DE AVAL NA LÓGICA DAS COMP. NA ÁREA DE C. HUMAN. E SOC.APLIC. - Turma: 1A (2022.1)

Tópicos Aulas
Avaliação de reestruturação de nota para retidos e discentes ingressados de segunda e terceira chamadas chamada (26/06/2022 - 26/06/2022)
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA 08/08/2022 - 24/08/2022 (08/08/2022 - 24/08/2022)


Caríssimo(a) estudante!

Olá! Tudo bem? Estamos iniciando uma nova etapa de aprendizado com a disciplina Construção de Plano de Aula e de Avaliações na lógica das competências na Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

 Que bom contar com a sua participação.  Espero que você possa aproveitar bem essa oportunidade de adquirir um pouco mais de conhecimento e aplicar com propriedade tudo o que conseguir aprender.

Para você ter melhor aproveitamento nesta disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Nesta disciplina iremos transitar na trilha formativa que vai da teoria à prática ao longo das três unidades de estudo.

                                                  Uma excelente trilha de aprendizagem!

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor (a): MIRTES GONÇALVES HONÓRIO 

 

 

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí- UFPI, Especialista em Ensino pela Universidade Federal do Piauí- UFPI, Especialista em Avaliação Educacional pela Universidade de Brasília- UnB, Licenciada em Pedagogia e Orientação Educacional pela Universidade Federal do Piauí- UFPI. Tem publicações na área de Educação com ênfase na formação de professores e avaliação. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino-DMTE, do Centro de Ciências da Educação-CCE, da Universidade Federal do Piauí-UFPI. É líder de grupo no CNPQ, coordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Formação de professores e Práticas Educativas- NEFORPE, integrante do Fórum Municipal de Educação do município de Teresina-PI e Avaliadora do INEP. Tem Experiência na Educação Básica e no Ensino Superior. Pesquisa temáticas relacionadas à formação de professores, avaliação e práticas educativas.

 https://orcid.org/0000-0001-8567-4845

 

Saiba mais no Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7716577944700509

   GRUPOS DE TRABALHO 
SEGUE ARQUIVO EM ANEXO DA RELAÇÃO DOS ALUNOS PARA TRABALHO EM GRUPO.
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO 09/08/2022 -24/08/22 (08/08/2022 - 24/08/2022)

 

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES
Período de Habilitação: 08/08/2022 às 08:00 a 24/08/2022 às 23:59
   FÓRUM DE DÚVIDA
Período de Habilitação: 08/08/2022 às 08:00 a 24/08/2022 às 23:59
UNIDADE I (08/08/2022 - 24/08/2022)

- Plano de aula e etapas para organização

- Avaliação na lógica das competências

  • Identificar a importância do plano de aula na prática docente.
  • Construir plano de aula articulando competências relativas às Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
  • Fomentar a discussão acerca da avaliação na lógica das competências relativas às Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

PROFESSOR SUGERIR MATERIAL COMPLEMENTAR: 

- BIBLIOTECA VIRTUAL

- VÍDEO: Avaliação por competência

  Link: https://www.youtube.com/watch?v=8HyYTPrM3ko

 

-  LINKS DE ARTIGO

Plano de aula na lógica das competências

DEPRESBITYERIS,  Lea.   Avaliando  competências  na  escola  de  alguns  ou  na escola de todos? Disponível em : <https://www.bts.senac.br/bts/article/view/574.>  Acesso em 12 ago. 2022.

    
Inicia em 08/08/2022 às 0h 0 e finaliza em 17/08/2022 às 23h 59
   FÓRUM I
Período de Habilitação: 08/08/2022 às 08:00 a 17/08/2022 às 23:59
UNIDADE II (08/08/2022 - 24/08/2022)

  • Discutir a importância dos projetos de intervenção interdisciplinar na prática educacional no contexto das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
  • Construção de projeto de intervenção.

Construir projeto de intervenção interdisciplinar do contexto das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

SILVA, A.R.  Práticas interdisciplinares na educação básica: elementos para o desenvolvimento de currículos integradores. In: CARVALHEDO, J. L. P.; HONÓRIO, M.G. (orgs). Ensino superior: processos inovadores e formativos de ensinar e aprender.

Link para acesso:

https://www.ifpi.edu.br/teresinacentral/noticias/servidora-do-ifpi-publica-capitulo-em-livro-sobre-ensino-superior/livroNEFORPEEBOOK.pdf

 

Projetos de intervenção interdisciplinar na prática educacional dentro do contexto das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

https://www.academia.edu/33212343/METODOLOGIA_DE_PROJETOS_APRENDER_E_ENSINAR_PARA_A_PRODU%C3%87%C3%83O_DO_CONHECIMENTO_NUMA_VIS%C3%83O_COMPLEXA

AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA - 13/08/2022 - 24/08/2022 (08/08/2022 - 24/08/2022)

Atividade avaliativa (prova on-line).

    
Inicia em 18/08/2022 às 0h 0 e finaliza em 19/08/2022 às 23h 59
    
Inicia em 02/09/2022 às 0h 0 e finaliza em 23/09/2022 às 23h 59
  
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022200**** 8,5 10,0 10,0 9.1 0 AM
2 2022200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
3 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
4 2022200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
5 2022200**** 8,5 10,0 10,0 9.1 0 AM
6 2022200**** 7,5 10,0 10,0 8.5 0 AM
7 2022200**** 8,5 0,0 0,0 5.1 0 RN
8 2022200**** 8,5 10,0 10,0 9.1 0 AM
9 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
10 2022200**** 8,5 10,0 10,0 9.1 0 AM
11 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
12 2022200**** 8,5 10,0 10,0 9.1 0 AM
13 2022200**** 8,5 10,0 10,0 9.1 0 AM
14 2022200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
15 2022200**** 8,5 10,0 10,0 9.1 0 AM
16 2022200**** 8,5 10,0 10,0 9.1 0 AM
17 2022200**** 8,5 10,0 10,0 9.1 0 AM
18 2022200**** 8,5 10,0 10,0 9.1 0 AM
19 2022200**** 8,5 10,0 10,0 9.1 0 AM
20 2022200**** 8,5 10,0 10,0 9.1 0 AM
21 2022200**** 8,5 10,0 10,0 9.1 0 AM
22 2022200**** 8,5 10,0 10,0 9.1 0 AM
23 2022200**** 8,5 10,0 10,0 9.1 0 AM
24 2022200**** 8,5 10,0 10,0 9.1 0 AM
25 2022200**** 8,5 10,0 10,0 9.1 0 AM
26 2022200**** 8,5 10,0 10,0 9.1 0 AM
27 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
28 2022200**** 8,5 10,0 10,0 9.1 0 AM
29 2022200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
30 2022200**** 8,5 10,0 10,0 9.1 0 AM
31 2022200**** 8,5 10,0 10,0 9.1 0 AM
32 2022200**** 7,5 10,0 10,0 8.5 0 AM
33 2022200**** 8,5 10,0 10,0 9.1 0 AM
34 2022200**** 8,5 10,0 10,0 9.1 0 AM
35 2022200**** 7,0 0,0 10,0 6.2 0 AM
36 2022200**** 8,5 0,0 0,0 5.1 0 RN
37 2022200**** 8,5 10,0 7,0 8.5 0 AM
38 2022200**** 7,5 10,0 10,0 8.5 0 AM
39 2022200**** 8,5 10,0 10,0 9.1 0 AM
40 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
41 2022200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
42 2022200**** 8,5 10,0 10,0 9.1 0 AM
43 2022200**** 8,5 10,0 10,0 9.1 0 AM
44 2022200**** 7,5 10,0 10,0 8.5 0 AM
45 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
46 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
47 2022200**** 8,5 10,0 10,0 9.1 0 AM
48 2022200**** 8,5 10,0 10,0 9.1 0 AM
49 2022200**** 8,5 10,0 10,0 9.1 0 AM
50 2022200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
51 2022200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
52 2022200**** 0,0 0,0 10,0 2.0 0 RN
53 2022200**** 8,5 10,0 10,0 9.1 0 AM
54 2022200**** 7,5 10,0 10,0 8.5 0 AM
55 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
56 2022200**** 8,5 10,0 10,0 9.1 0 AM
57 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
58 2022200**** 8,5 0,0 0,0 5.1 0 MATRICULADO

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
TURMAS DE RECUOERAÇÃO 25/09/2022
Notas cadastradas no sistema 21/08/2022
ATIVIDADE PROJETO. 18/08/2022
Prazos! 18/08/2022
Prazos! 16/08/2022
Link para aula síncrona doa dia 11/08/2022 - 17:30 11/08/2022
GRUPOS DE TRABALHO 09/08/2022
Prazos! 09/08/2022
Grupos: 09/08/2022
Link para aula sícrona do dia 08/08/2022 - 19:00 horas 08/08/2022
Aula síncrona 08/08/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1092 27/07/2024 13:34