AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (31/08/2022 - 18/09/2022)
Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.
Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.
Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.
Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:
- Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
- Fique atento à formatação das mensagens;
- Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
- Respeite o nível de conhecimento de cada um;
- Seja cortês na comunicação.
Parada obrigatória: Leitura do Manual do Aluno;
Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!
Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;
Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;
Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:
- Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
- Autonomia;
- Reflexão;
- Problematização da realidade;
- Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);
Professor como mediador, facilitador.
UNIDADE I
OSTRONOFF, L. J., SALLA, F. Os ofícios no mundo do trabalho contemporâneo: resistências e transformações. BARONE, Rosa Elisa Mirra; APRILE, Maria Rita (org.). Ofícios e saberes: permanências, mudanças e rupturas no mundo do trabalho. Curitiba, Appris, 2019.
RIBEIRO, E. C. S., SANTOS, J. D. G., SOBRAL, K. M.. Trabalho, educação e capital: percursos históricos e impedimentos para a formação omnilateral. Trabalho & Educação | v.28 | n.2 | p.63-77 | maio-ago | 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9878
THIRY-CHERQUES, H. R. Max Weber: o processo de racionalização e o desencantamento do trabalho nas organizações contemporâneas. Rap. — Rio de Janeiro 43(4):897-918, JUL./AGO. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rap/a/rFvYFthDCqtFKqPZVBydTsH/abstract/?lang=pt
UNIDADE II
BICALHO, R., JARDIM, A. Trabalho e educação de jovens e adultos na sociedade contemporânea. Trabalho & Educação | Belo Horizonte | v.27 | n.1 | p. 53-67 | jan-abr | 2018.
Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu
ALMEIDA PRADO, A. C. S., SILVA, C. R., SILVESTRINI, M. S. Juventudes, trabalho e cultura em tempos de racionalidade neoliberal. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 28(2), 706-724. 2020. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoARF1846. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cadbto/a/sGP7bMpgPxZsqddxS8PTNxK/?lang=pt
SILVA, J. H. Juventudes, trabalho e educação: uma tríade estruturante para o fenômeno da juvenilização da eja no brasil? Revista multidisciplinar de ensino, pesquisa, extensão e cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira. V.8 – N19 – Setembro - Dezembro de 2019 – ISSN 2316-9303. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2019.46588. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/e-mosaicos/article/view/46588
UNIDADE III
SALES, C. V., VASCONCELOS, M. A. D. M. Ensino Médio Integrado e Juventudes: desafios e projetos de futuro. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 41, n. 1, p. 69-90, jan./mar. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/2175-623656094. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3172/317243259004.pdf
MORAIS, R. P., COLAÇO, S., SEGUNDO, M. D. M., GOMES, V. C. A formação integral no ensino médio (des)integrado no brasil: a indissociável relação entre trabalho e educação. Trabalho & Educação | v.30 | n.1 | p.117-129 | jan-abr | 2021.
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BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Cadernos de práticas. Ensino Médio. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/ensino-medio/. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
NEVES, D. R., NASCIMENTO, R. P., FELIX JR, M. S., SILVA, F. A., ANDRADE, R. O. B.. Sentido e significado do trabalho: uma análise dos artigos publicados em periódicos associados à Scientific Periodicals Electronic Library. Cad. EBAPE.BR, v. 16, nº 2, Rio de Janeiro, Abr./Jun. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cebape/a/ncWvqK58zG8PqZC5ZQCGz9x/abstract/?lang=pt
KUBO, S. H., GOUVÊA, M. A. Análise de fatores associados ao significado do trabalho. R.Adm., São Paulo, v.47, n.4, p.540-554, out./nov./dez. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rausp/a/87GWQyNKmqLsPnR68HR8Rhw/?format=pdf&lang=pt
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BRASIL. Referenciais Curriculares para a Elaboração dos Itinerários Formativos.
Disponível em:
https://seduc.pi.gov.br/chaodaescola/wp-content/uploads/2020/03/REFERENCIAIS-CURRICULARES-ITINER%C3%81RIOS-FORMATIVOS-GEUSELIA-E-DINIZ.pdf.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Cadernos de práticas. Ensino Médio.
Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/ensino-medio/.
BRASIL. Guia de implementação do Novo Ensino Médio. Brasília: MEC/CONSED, 2018. Disponível em: https://anec.org.br/wp-content/uploads/2021/04/Guia-de-implantacao-do-Novo-Ensino-Medio.pdf.
FERREIRA, M. I. C; POMPONET, A. S. Escolaridade e trabalho: juventude e desigualdades. Revista de Ciências Sociais, v. 50, n. 3, p. 267-302, nov. 2019/fev. 2020.
Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/40228/99494.
POCHMANN, M. Trabalho e formação. Educação & Realidade, v. 37, n. 2, p. 491-508, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/j8XvTYBCW9nXrCp3kvkQw5z/?format=pdf&lang=pt.
SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, p. 152-165, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/wBnPGNkvstzMTLYkmXdrkWP/?format=pdf&lang=pt
TANGUY, L. Do sistema educativo ao emprego. Formação: um bem universal? Educação & Sociedade, v. 20, n. 67, p. 48-69, 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/3qbdj4ZPdjMg6z5XxJPWcCm/?format=pdf&lang=pt
FÓRUM DE DÚVIDA
Período de Habilitação:
31/08/2022 às 08:00
a
18/09/2022 às 23:59