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CH/CEAD014 - MUNDO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO - Turma: 8A (2022.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (31/08/2022 - 18/09/2022)

 

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor (a): Dr. Alexandre R. Santos

 

Doutor em Administração pela UFPB (2022), Mestre em Administração pela UNIFOR (2015), Especialista em Gestão Empresarial pela Universidade Federal do Piauí (2003) e Bacharel em Administração pela UFPI (2003). Atualmente é Administrador da Universidade Federal do Piauí, já tendo ocupados as funções de Secretário Administrativo do CCHL, Assessor da Pró-Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa, Presidente da Comissão de Licitação e Diretor Administrativo e Pró-Reitor de Administração da UFPI, Tutor e Professor (conteudista e orientador) da Universidade Aberta do Piauí /UAB do Curso de Bacharelado em Administração e Administração Pública. Atua como Administrador e Consultor nas áreas: Orçamento Público, Organizacional, Qualidade, Inovação e Processos.

   1 - PLANO DE DISCIPLINA - Mundo do Trabalho e Educação (prof. Alexandre Santos).pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (31/08/2022 - 18/09/2022)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

Parada obrigatória: Leitura do Manual do Aluno;

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

 

UNIDADE I

 

OSTRONOFF, L. J., SALLA, F. Os ofícios no mundo do trabalho contemporâneo: resistências e transformações. BARONE, Rosa Elisa Mirra; APRILE, Maria Rita (org.). Ofícios e saberes: permanências, mudanças e rupturas no mundo do trabalho. Curitiba, Appris, 2019.

 

RIBEIRO, E. C. S., SANTOS, J. D. G., SOBRAL, K. M.. Trabalho, educação e capital: percursos históricos e impedimentos para a formação omnilateral. Trabalho & Educação | v.28 | n.2 | p.63-77 | maio-ago | 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9878

 

THIRY-CHERQUES, H. R. Max Weber: o processo de racionalização e o desencantamento do trabalho nas organizações contemporâneas. Rap. — Rio de Janeiro 43(4):897-918, JUL./AGO. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rap/a/rFvYFthDCqtFKqPZVBydTsH/abstract/?lang=pt

 

UNIDADE II

 

BICALHO, R., JARDIM, A. Trabalho e educação de jovens e adultos na sociedade contemporânea. Trabalho & Educação | Belo Horizonte | v.27 | n.1 | p. 53-67 | jan-abr | 2018.

Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu 

 

ALMEIDA PRADO, A. C. S., SILVA, C. R., SILVESTRINI, M. S. Juventudes, trabalho e cultura em tempos de racionalidade neoliberal. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 28(2), 706-724. 2020. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoARF1846. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cadbto/a/sGP7bMpgPxZsqddxS8PTNxK/?lang=pt

 

SILVA, J. H. Juventudes, trabalho e educação: uma tríade estruturante para o fenômeno da juvenilização da eja no brasil? Revista multidisciplinar de ensino, pesquisa, extensão e cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira. V.8 – N19 – Setembro - Dezembro de 2019 – ISSN 2316-9303. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2019.46588. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/e-mosaicos/article/view/46588

 

UNIDADE III

 

SALES, C. V., VASCONCELOS, M. A. D. M. Ensino Médio Integrado e Juventudes: desafios e projetos de futuro. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 41, n. 1, p. 69-90, jan./mar. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/2175-623656094. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3172/317243259004.pdf

 

MORAIS, R. P., COLAÇO, S., SEGUNDO, M. D. M., GOMES, V. C. A formação integral no ensino médio (des)integrado no brasil: a indissociável relação entre trabalho e educação. Trabalho & Educação | v.30 | n.1 | p.117-129 | jan-abr | 2021. 

Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/26901 

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf

 

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Cadernos de práticas. Ensino Médio. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/ensino-medio/. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/

 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 

NEVES, D. R., NASCIMENTO, R. P., FELIX JR, M. S., SILVA, F. A., ANDRADE, R. O. B.. Sentido e significado do trabalho: uma análise dos artigos publicados em periódicos associados à Scientific Periodicals Electronic Library. Cad. EBAPE.BR, v. 16, nº 2, Rio de Janeiro, Abr./Jun. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cebape/a/ncWvqK58zG8PqZC5ZQCGz9x/abstract/?lang=pt 

KUBO, S. H., GOUVÊA, M. A. Análise de fatores associados ao significado do trabalho. R.Adm., São Paulo, v.47, n.4, p.540-554, out./nov./dez. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rausp/a/87GWQyNKmqLsPnR68HR8Rhw/?format=pdf&lang=pt

 

BRASIL. Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: CNE/MEC, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2018-pdf/102481-rceb003-18/file

 

BRASIL. Referenciais Curriculares para a Elaboração dos Itinerários Formativos.

Disponível em:

https://seduc.pi.gov.br/chaodaescola/wp-content/uploads/2020/03/REFERENCIAIS-CURRICULARES-ITINER%C3%81RIOS-FORMATIVOS-GEUSELIA-E-DINIZ.pdf.

 

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Cadernos de práticas. Ensino Médio.

Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/ensino-medio/.

 

BRASIL. Guia de implementação do Novo Ensino Médio. Brasília: MEC/CONSED, 2018. Disponível em: https://anec.org.br/wp-content/uploads/2021/04/Guia-de-implantacao-do-Novo-Ensino-Medio.pdf.

 

FERREIRA, M. I. C; POMPONET, A. S. Escolaridade e trabalho: juventude e desigualdades. Revista de Ciências Sociais, v. 50, n. 3, p. 267-302, nov. 2019/fev. 2020.

Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/40228/99494. 

 

POCHMANN, M. Trabalho e formação. Educação & Realidade, v. 37, n. 2, p. 491-508, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/j8XvTYBCW9nXrCp3kvkQw5z/?format=pdf&lang=pt. 

 

SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, p. 152-165, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/wBnPGNkvstzMTLYkmXdrkWP/?format=pdf&lang=pt 

 

TANGUY, L. Do sistema educativo ao emprego. Formação: um bem universal? Educação & Sociedade, v. 20, n. 67, p. 48-69, 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/3qbdj4ZPdjMg6z5XxJPWcCm/?format=pdf&lang=pt 

 

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES
Período de Habilitação: 31/08/2022 às 08:00 a 18/09/2022 às 23:59
   FÓRUM DE DÚVIDA
Período de Habilitação: 31/08/2022 às 08:00 a 18/09/2022 às 23:59
UNIDADE I (31/08/2022 - 18/09/2022)

“EDUCAÇÃO E TRABALHO. FORMAÇÃO E EMPREGO”

Fonte: https://www.pinterest.pt/pin/480337116508099710/

 Trabalho e educação. Formação e emprego.

  1. Conhecer os processos históricos de trabalho e escolaridade dos trabalhadores na economia capitalista;
  2. Compreender o processo de divisão social do trabalho e a evolução das relações trabalhistas;
  3. Entender a importância do trabalho humano para o desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade contemporânea.    

 

 

Abaixo seguem algumas sugestões de material complementar ao conteúdo da unidade I

1. SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação v. 12 n. 34 jan./abr. 2007.

https://www.scielo.br/j/rbedu/a/wBnPGNkvstzMTLYkmXdrkWP/?format=pdf&lang=pt   

2. Vídeo sobre História do Trabalho no Brasil https://www.youtube.com/watch?v=KndJwK5RaDk

 

 

Acesso ao site abaixo para descobrir 8 curiosidades sobre o mundo do trabalho: quantas horas um trabalhador de 65 anos trabalhou na sua vida? Quem fez o primeiro currículo? Quanto tempo um trabalhador gasta por dia procurando arquivo no computador? e mais...

https://www.tuacarreira.com/quiz-curiosidades-sobre-o-trabalho-que-voce-nao-sabia/

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 31/08/2022 às 08:00 a 30/09/2022 às 23:59
UNIDADE II (31/08/2022 - 18/09/2022)

Escolaridade, trabalho e juventude no Brasil

 

a) apreender ideias sobre trabalho, educação e cidadania na atualidade;

b) desenvolver atividades de ensino-aprendizagem para enriquecer conhecimentos e ampliar a visão dos discentes sobre a temática do trablaho e da educação; e

c) construir pensamento crírico sobre a realidade social do trabalho e educação.  

 

 

  1. POCHMANN, Marcio. Trabalho e Formação. Educ. Real., Porto Alegre, v. 37, n. 2, p. 491-508, maio/ago. 2012. Brasília: Positiva/CNTE, 2020. https://www.scielo.br/j/edreal/a/j8XvTYBCW9nXrCp3kvkQw5z/?format=pdf&lang=pt.

 

  1. Devastação do trabalho: https://www.youtube.com/watch?v=0tz44F5IFMY&list=PLHK-p1PtwCjzcArzxI_Iq4CjQxkTC7Dbd

 

  1. Teoria de Marx sobre trabalho: https://www.youtube.com/watch?v=nJPx2S2LkfM

 

  1. Realidade sobre o trabalho no Brasil IBGE: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/34641-pnad-continua-trimestral-desocupacao-cai-em-22-das-27-ufs-no-segundo-trimestre-de-2022

 

 

Curiosidade sobre tecnologia e o mundo do trabalho:

 

  1.  https://www.youtube.com/watch?v=CzIla7Fyks8
  2. https://www.meupositivo.com.br/doseujeito/tecnologia/curiosidades-sobre-o-mundo-da-tecnologia/ 
  3. https://blog.mackenzie.br/mercado-carreira/mercado-de-trabalho/7-fatos-relevantes-sobre-o-atual-mercado-de-trabalho/
   FÓRUM II
Período de Habilitação: 06/09/2022 às 08:00 a 30/09/2022 às 23:59
UNIDADE III (31/08/2022 - 18/09/2022)

Fonte: https://www.gratispng.com/png-wm2h6a/

 

CONCEPÇÕES, PRINCÍPIOS E DIRETRIZES DA FORMAÇÃO PARA O TRABALHO NO NOVO ENSINO MÉDIO

1. Analisar processos de formação profissional no âmbito das políticas para educação e trabalho.

 2. Conhecer aspectos da formação integral relacionada ao mundo do trabalho sobre a ótica de docentes e egressos da educação profissional.

ORLANDINI, Márcia Leonora Santos Regis, PALUMA, Thiago, SOUZA, Anna Mariah Araújo de (Org.). Desafios do trabalho contemporâneo [recurso eletrônico]. Uberlândia; editora, Catharina Lopes Scodro. UFU, 2019.

http://www.edufu.ufu.br/sites/edufu.ufu.br/files/arquivos/desafios_do_trabalho_contemporaneo.pdf.

Desafio da Educação profissional: https://www.youtube.com/watch?v=ToIBo2ST5jo

A importância da educação profissional século XXI: https://www.youtube.com/watch?v=AW7tHX7LKNc

Educação tecnológica e profissional: https://www.youtube.com/watch?v=RbZ5DtsRQa4

Curiosidade: https://www.youtube.com/watch?v=OqyJv-Ns9-k

Cresce a informalidade: https://g1.globo.com/economia/noticia/2022/05/18/brasil-perde-28-milhoes-de-trabalhadores-com-carteira-em-8-anos-informalidade-e-conta-propria-crescem.ghtml

Sobre o que é desemprego: https://www.ibge.gov.br/explica/desemprego.php

   FÓRUM III
Período de Habilitação: 10/09/2022 às 08:00 a 30/09/2022 às 23:59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (31/08/2022 - 18/09/2022)
  

    
Inicia em 16/09/2022 às 7h 0 e finaliza em 30/09/2022 às 23h 59
Frequências da Turma

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Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2022200**** 7,5 0,0 10,0 6.5 0 AM
3 2022200**** 7,8 10,0 10,0 8.7 0 AM
4 2022200**** 3,8 9,0 10,0 6.1 0 AM
5 2022200**** 7,8 10,0 10,0 8.7 0 AM
6 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
7 2022200**** 6,7 3,0 10,0 6.6 0 AM
8 2022200**** 8,8 9,0 10,0 9.1 0 AM
9 2022200**** 7,5 8,5 10,0 8.2 0 AM
10 2022200**** 8,8 9,0 10,0 9.1 0 AM
11 2022200**** 6,3 6,0 10,0 7.0 0 AM
12 2022200**** 8,8 10,0 10,0 9.3 0 AM
13 2022200**** 7,5 9,0 10,0 8.3 0 AM
14 2022200**** 8,9 10,0 10,0 9.3 0 AM
15 2022200**** 7,8 8,0 10,0 8.3 0 AM
16 2022200**** 6,7 6,0 10,0 7.2 0 AM
17 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
18 2022200**** 8,8 9,0 10,0 9.1 0 AM
19 2022200**** 8,8 10,0 10,0 9.3 0 AM
20 2022200**** 6,3 6,0 10,0 7.0 0 AM
21 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
22 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
23 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
24 2022200**** 6,3 8,5 10,0 7.5 0 AM
25 2022200**** 8,9 9,0 10,0 9.1 0 AM
26 2022200**** 7,5 8,5 10,0 8.2 0 AM
27 2022200**** 8,8 0,0 10,0 7.3 0 AM
28 2022200**** 8,8 6,0 10,0 8.5 0 AM
29 2022200**** 7,5 8,5 10,0 8.2 0 AM
30 2022200**** 8,8 9,0 10,0 9.1 0 AM
31 2022200**** 7,5 9,0 10,0 8.3 0 AM
32 2022200**** 8,8 9,0 10,0 9.1 0 AM
33 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
34 2022200**** 7,8 9,0 10,0 8.5 0 AM
35 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
36 2022200**** 0,0 3,0 10,0 2.6 0 RN
37 2022200**** 7,8 9,0 10,0 8.5 0 AM
38 2022200**** 8,9 9,0 10,0 9.1 0 AM
39 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
40 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
41 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
42 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
43 2022200**** 7,8 8,5 10,0 8.4 0 AM
44 2022200**** 7,8 0,0 10,0 6.7 0 AM
45 2022200**** 8,8 9,0 10,0 9.1 0 AM
46 2022200**** 8,8 10,0 10,0 9.3 0 AM
47 2022200**** 7,5 8,5 10,0 8.2 0 AM
48 2022200**** 7,5 9,0 10,0 8.3 0 AM
49 2022200**** 7,5 10,0 10,0 8.5 0 AM
50 2022200**** 7,8 10,0 10,0 8.7 0 AM
51 2022200**** 8,9 10,0 10,0 9.3 0 AM
52 2022200**** 7,5 3,0 10,0 7.1 0 AM
53 2022200**** 7,5 6,0 10,0 7.7 0 AM
54 2022200**** 6,7 6,0 10,0 7.2 0 AM
55 2022200**** 7,5 9,0 10,0 8.3 0 AM
56 2022200**** 7,8 0,0 10,0 6.7 0 AM
57 2022200**** 6,3 8,5 10,0 7.5 0 AM
58 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN

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Plano de Curso

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Título

Data
INFORME 22/09/2022
LINK PARA ACESSO A AULA SÍNCRONA (17/09) 16/09/2022
LINK PARA ACESSO A AULA DE HOJE (13/09) 13/09/2022
CURSO DE EXTENÇÃO ONLINE DISPONÍVEL PARA INSCRIÇÕES 12/09/2022
INFORME II 09/09/2022
INFORMES 08/09/2022
LINK PARA ACESSO A AULA DE HOJE (06/09) 06/09/2022
LINK PARA ACESSO A AULA DE HOJE (18/08) 31/08/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1085 04/07/2024 16:18