-

CMR0356 - TEORIAS E TECNICAS PSICOTERAPICAS II - Turma: 01 (2022.2)

Tópicos Aulas
Não Haverá Aula (16/11/2022)

Professora ainda afastada. Retornará dia 30/11.

   Livro: Descobrindo crianças (Oaklander) 
Não Haverá Aula (23/11/2022)

Professora ainda afastada. Retornará dia 30/11.

Apresentação (30/11/2022 - 30/11/2022)

Apresentação da disciplina

Construção da proposta da disciplina

Noções gerais de psicoterapia (07/12/2022 - 07/12/2022)

UNIDADE I –  Noções Gerais de Psicoterapia

 

Leitura dos textos em sala e discussão.

 

Texto base: Construindo a relação de ajuda, capítulo 1 (Miranda e Miranda, 1995)

Textos complementares: Teorias e técnicas psicoterápicas, capítulo 1 (Ribeiro); Construindo a relação de ajuda, capítulo 2 (Miranda e Miranda, 1995); Psicoterapia e relações humanas, capítulo 5 (Rogers e Kinget, 1977)

 

Encaminhamento: Divisão de grupos para a prática

Para casa:

ANÁLISE 1: de um dos textos “Construindo a relação de ajuda” (Miranda e Miranda, 1995, Capítulos 1 ou 2); enviar por e-mail até 23/12 (vale até 2,5, a depender da qualidade e pontualidade)

  Livro: Construindo a relação de ajuda 
Trabalharemos alguns capítulos deste livro, contudo, quem puder, leia por inteiro pois é uma leitura agradável que nos leva a refletir sobre nossa postura e prática.
O psicoterapeuta em ação e seus instrumentos de trabalho (14/12/2022 - 14/12/2022)

Mobilização estudantil - turma liberada

ANÁLISE VALENDO PRESENÇA: leitura dos textos e escolha de um texto para analisar criticamente e enviar por e-mail até 23/12.

Textos base: Construindo a relação de ajuda (Miranda e Miranda, 1995, Capítulo 2, 3 e 4);

Texto complementar: Rogers e Kinget, capítulos 4 e 6.

O psicoterapeuta e a relação terapêutica (21/12/2022 - 21/12/2022)

O psicoterapeuta: a relação terapêutica, habilidades do terapeuta, intervenções, estrutura (setting, recursos) e qualidade da relação terapêutica (rapport, aliança terapêutica, escuta).

 

Texto desta aula: Construindo a relação de ajuda e Psicoterapia e Relações Humanas (continuação das reflexões iniciadas na aula anteror).

Não Haverá Aula - Recesso (28/12/2022)
Não Haverá Aula - Recesso (04/01/2023)
Psicoterapia com adolescentes (11/01/2023 - 11/01/2023)

1º momento: Unidade II - Psicoterapia com adolescentes

Particularidades das Psicoterapias com Adolescentes; Desafios da prática

Texto desta aula: Descobrindo crianças, pg. 321;

Textos complementares: “Sobrevivendo aos extremos” (Inácio Reis); O Enfoque Centrado na Pessoa no Tratamento de Um Caso de Esquizofrenia* (Leitão, 2012);

 

2º momento: Divisão da turma em grupos para apresentar na próxima aula atividade de roleplay, a partir do conteúdo aprendido com a leitura do livro Construindo a relação de ajuda.

Este será um exercício para a prática.

Cada grupo irá apresentar em nossa próxima aula, casos de atendimento a partir da leitura do livro, de forma criativa, a fim de treinar as habilidades para a prática, e tirarem dúvidas a partir de afetações e desafios que surgirem a neste exercício prático.

A prática clínica - Casos de atendimento e Roleplay (18/01/2023 - 18/01/2023)

A Prática Clínica

Cada grupo irá apresentar nesta aula, casos de atendimento a partir das leituras até agora, de forma criativa, a fim de treinar as habilidades para a prática, e tirarem dúvidas a partir de afetações e desafios que surgirem a neste exercício prático.

 

Para a próxima aula: Alunos da turma irão realizar convite aos alunos do estágio profissional III para trazerem suas experiências em roda de conversa com os alunos da disciplina, apresentando suas experiências, principais recursos técnicos/ tipos de intervenção e aspectos gerais do processo em sua abordagem de atuação (TCC, Psicanálise, Humanismo e Saúde coletiva).

 

Caso tenham estagiários com experiência de atendimento com adolescentes, dar preferência. Os estagiários poderão fazer roleplaying se desejarem e os alunos da disciplina concordarem. Organizaremos a sequência de apresentação de acordo com a disponibilidade dos estagiários.

Roda de conversa sobre a prática e seus recursos nas diferentes abordagens (25/01/2023 - 25/01/2023)

Roda de conversa com profissionais ou estagiários da:

Gestalt-Terapia

Psicanálise

TCC

Sobre a prática profissional, trazendo à luz, a experiência com crianças e adolescentes, dos que tiverem experiência com este público.

Saúde Coletiva

Vídeos de atendimentos sob diferentes olhares (01/02/2023 - 01/02/2023)

Exibição de vídeos de atendimentos de diferentes perspectivas para diálogo em sala de aula.

Tarefa: escolher um dos vídeos e escrever uma breve análise crítica a respeito do conteúdo, o que mais mobilizou, etc. a ser entregue até a nossa próxima aula (08/02)

 

Próximas aulas: Apresentação dos grupos das diferentes ênfases (Psicanálise, TCC, Humanismo e Saúde Coletiva), trazendo a teoria e a prática, através de exemplos de situações terapêuticas, em forma de roleplay.

Por conta da importância do roleplay, teremos a apresentação de um único grupo por dia, ficando o primeiro momento teórico e o segundo, prático (seja com roleplay, vídeo de atendimento ou estudo de caso).

Para casa:

ANÁLISE 2: de um dos vídeos assistidos em aula. Enviar por e-mail até a próxima aula (vale até 2,5, a depender da qualidade e pontualidade).

A prática no Humanismo (08/02/2023 - 08/02/2023)

1º momento: Apresentação do grupo do humanismo: pressupostos básicos da teoria e da prática (principais recursos, visão de homem, intervenções, exemplos de situações clínicas).

2ª momento: Roleplay com inspiração nas psicoterapias humanistas/ apresentação de caso clínico / ou exibição de vídeo de atendimento para discussão em sala.

Texto base: à escolha do grupo (podem pedir sugestões à professora)

Texto complementar: A terapia e a era da técnica (Feijoo)

Livros para quem desejar se aprofundar: Os dois nascimentos do homem; Conversa sobre terapia; Do desabrigo à confiança (todos de autoria de Bilê de Tatit Sapienza).

  Livro: Psicoterapia e Relações Humanas (Rogers & Kinget) 
Leitura complementar para quem desejar conhecer um pouco mais a respeito da psicoterapia nesta perspectiva e de alguns tipos de respostas/ intervenções do psicoterapeuta.
A prática na Saúde Coletiva (15/02/2023 - 15/02/2023)

1º momento: Apresentação do grupo da saúde coletiva/ clínica ampliada: pressupostos básicos da teoria e da prática (experiência, principais recursos e técnicas, intervenções, exemplos de situações práticas).

 

2ª momento: roleplay de atendimento na clínica ampliada ou apresentação de vídeo ou de caso clínico e diálogo sobre a prática.

Texto base: à escolha do grupo (caso necessitem de sugestões, podem falar comigo).

Para casa:

ANÁLISE 3: do texto - Afinal, o que significa o social nas práticas clínicas (Dutra, 2008).

Enviar por e-mail até a próxima aula (vale até 2,5, a depender da qualidade e pontualidade).

A prática em Terapia Cognitivo-Comportamental (01/03/2023 - 01/03/2023)

1º momento: Apresentação do grupo da TCC: sobre a TCC, experiência, principais técnicas, intervenções, exemplos de situações clínicas.

2º momento: roleplay na TCC, apresentação de estudo de caso ou de vídeo de atendimento para diálogo sobre a prática


Textos complementares:

Terapia Cognitivo-Comportamental para depressão: um caso clínico (Camargo & Andretta, 2013);

Ansiedade de separação em adultos com transtorno de pânico: um tratamento cognitivo-comportamental (Annicchino & Matos);

Transtorno obsessivo-compulsivo na adolescência (Argimon, Bicca & Rinaldi).


A prática em Psicanálise (08/03/2023 - 08/03/2023)

1º momento: Apresentação do grupo da psicanálise: pressupostos básicos da teoria e da prática (experiência, visão de homem, principais recursos e técnicas, intervenções, exemplos de situações práticas).

 

2ª momento: roleplay a partir da prática em psicanálise ou exibição de vídeo de atendimento da psicanálise ou apresentação de estudo de caso, para diálogo sobre a prática nesta perspectiva.

 

Texto base: à escolha do grupo (caso necessitem de sugestões, podem falar comigo)

Textos complementares:

Considerações sobre a clínica psicanalítica com adolescentes: um estudo de caso (Castro & Lima);

Um estudo de caso no setting terapêutico (Farias & Predebon);

A Clínica Psicanalítica com Adolescentes (Plácido, 2011);

Clínica transdisciplinar: Há novos sujeitos, novos sintomas, uma nova clínica? (Pereira)

Para casa:

ANÁLISE 4: de um dos textos sugeridos para esta aula.

Enviar por e-mail até a próxima aula (vale até 2,5, a depender da qualidade e pontualidade).


Prática - a combinar com a turma (15/03/2023 - 15/03/2023)

Horário da disciplina destinado à atividade prática

Seja para ida à campo para trabalho com adolescentes.

Seja treinamento de habilidades/ roleplay para o plantão.

Prática - a combinar com a turma (22/03/2023 - 22/03/2023)

Horário da disciplina destinado à atividade prática

Seja para ida à campo para trabalho com adolescentes.

Seja roleplay para o plantão.

Roda de conversa sobre a experiência da prática & Finalização da disciplina (29/03/2023 - 29/03/2023)

1º momento: roda de conversa sobre a experiência prática

2} momento: Finalização da disciplina

 

OBS: Data para entrega do relatório a ser combinada com a turma, respeitando os prazos do SIGAA.

Frequências da Turma
# Matrícula NOV DEZ JAN FEV MAR Total
30 07 14 21 11 18 25 01 08 15 01 08 15 22 29
1 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2015901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 5 0 0 0 0 0 0 5
9 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 5 0 0 0 0 0 0 5
23 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 5 0 0 0 0 0 0 5
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018905**** 2,5 9,5 9,5 7.2 0 AM
2 2018904**** 8,5 10,0 10,0 9.5 0 AM
3 2018904**** 10,0 9,5 10,0 9.8 0 AM
4 2018905**** 7,5 9,5 10,0 9.0 0 AM
5 2018904**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
6 2018905**** 9,5 9,5 9,0 9.3 0 AM
7 2018905**** 10,0 9,5 9,0 9.5 0 AM
8 2018905**** 2,6 9,5 8,8 7.0 0 AM
9 2018905**** 10,0 9,5 10,0 9.8 0 AM
10 2017914**** 9,0 9,5 8,5 9.0 0 AM
11 2018904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
12 2018905**** 10,0 9,5 9,5 9.7 0 AM
13 2019902**** 9,0 9,5 9,5 9.3 0 AM
14 2018903**** 10,0 9,5 10,0 9.8 0 AM
15 2018905**** 10,0 9,5 10,0 9.8 0 AM
16 2018903**** 9,0 9,5 9,5 9.3 0 AM
17 2017914**** 9,0 9,5 9,5 9.3 0 AM
18 2015901**** 9,0 9,5 9,5 9.3 0 AM
19 2018904**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
20 2018904**** 10,0 9,5 10,0 9.8 0 AM
21 2019900**** 9,0 9,5 9,0 9.2 0 AM
22 2019901**** 9,0 9,5 9,5 9.3 0 AM
23 2016904**** 10,0 9,5 9,5 9.7 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Tópicos avançados em psicoterapia do adolescente e adulto.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas dialogadas; Estudos de casos, Leituras dirigidas; Seminários; Discussão de artigos e de filmes.
Experiência prática em instituições que trabalhem com adolescentes.
Rodas de conversa com estagiários do final do curso.

Ações a serem realizadas pelos alunos, para a experiência prática da disciplina:

1) Divisão de grupos com afinidade de disponibilidade de horários;
2) Identificar/ mapear instituições que trabalhem com adolescentes na cidade
3) Entrar em contato com as mesmas e saber os trâmites para o trabalho em campo
4) Firmar parceria com a instituição, através de termo de compromisso, ou outros documentos necessários, a depender da instituição, que pode ser escola pública ou privada, CREAS, etc.;
5) Ir à campo, realizar visitas de reconhecimento do campo e das demandas, através de observação e do diálogo com professores, equipe, pessoas que tenham contato com os adolescentes.
6) Identificar as demandas e traçar um plano de ação em grupo, considerando tudo o que fora aprendido até agora no curso. Podem ser realizadas oficinas terapêuticas, oficinas da criatividade, grupos focais, rodas de conversa, etc com adolescentes.
7) Cada grupo irá escolher uma proposta que mais se adeque às demandas do público alvo e do perfil dos componentes do grupo, me informar e eu irei disponibilizar leituras específicas para cada grupo, caso desejem, para lerem e se prepararem para as intervenções em campo;
8) À cada visita à campo, os grupos deverão elaborar um registro de campo, com as atividades realizadas e as afetações despertadas neste encontro, a ser apresentado nos encontros de supervisão semanais (cujo horário será definido em sala).
9) Supervisão semanal: 2 grupos por turno de supervisão (5 grupos de trabalho com 7 membros cada);
10) Ao final do processo de intervenção em campo com os adolescentes, que deverá contar com início, meio e fim, os grupos irão apresentar suas experiências em uma mostra de experiências práticas/ seminários, de forma criativa, em sala de aula.

Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Análises Críticas de textos selecionados (4, valendo 2,5 cada) 10
Seminário 10
Participação em sala de aula/ supervisão (debates, roleplay, diário de campo) 5,0
Auto-Avaliação 5,0


Horário de atendimento: 4ª feira, das 14h às 18h
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ANDOLFI, M.; ANGELO, C. A linguagem do encontro terapêutico. Porto Alegre: Artes médicas, 1996.
KUZNETZOFF, J. Psicoterapia breve na adolescência. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
LAPLANCHE, A. A transcendência da transferência. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
MACKINNON & MICHELS. A entrevista psiquiátrica na prática diária. Porto Alegre: Artes Médicas, 1981.
MANNONI, M. A primeira entrevista em psicanálise. Rio de Janeiro: Campus, 1981.
SOUZA, A. M. Transferência e interpretação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CALLIGARIS, C. Cartas a um jovem terapeuta: reflexões para psicoterapeutas, aspirantes e curiosos. Rio de Janeiro: Campus, 2004.
CORDIOLI, A. V. Psicoterapias. Abordagens atuais. Porto Alegre: Artmed, 2008.
FIORINI, H. J. Teoria e Técnica Psicoterápica. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1999.
Moreira Leitão, V. (2012). O Enfoque Centrado Na Pessoa No Tratamento De Um Caso De Esquizofrenia. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 3(3), 262–281. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17026
OAKLANDER, V. Descobrindo Crianças. São Paulo: Summus Editorial, 1980.
OAKLANDER, V. Hidden Treasure: A map to the child inner self. Londres: Karnac Books, 2007. Capítulo 6. Disponível em: http://books.google.com.br/books?id=zG5jZ5JnWrAC&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false
ROGERS, C. & KINGET, G. Psicoterapia e Relações Humanas. Teoria e prática da terapia não-diretiva. Belo Horizonte, Interlivros, 1977.
YALOM, I. D. Os desafios da terapia; Tradução Vera de Paula Assis. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.
YALOM, I. D. O carrasco do amor. Tradução Maria Adriana Veríssimo Veronese. Rio de Janeiro: Ediouro, 2007.

Obs.: novas leituras serão sugeridas ao longo do semestre. Caso o aluno sinta necessidade, pode me solicitar leituras específicas de seu interesse.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
16/11/2022
16/11/2022
Não Haverá Aula
23/11/2022
23/11/2022
Não Haverá Aula
30/11/2022
30/11/2022
Apresentação
07/12/2022
07/12/2022
Noções gerais de psicoterapia
14/12/2022
14/12/2022
O psicoterapeuta em ação e seus instrumentos de trabalho
21/12/2022
21/12/2022
O psicoterapeuta e a relação terapêutica
28/12/2022
28/12/2022
Não Haverá Aula - Recesso
04/01/2023
04/01/2023
Não Haverá Aula - Recesso
11/01/2023
11/01/2023
Psicoterapia com adolescentes
18/01/2023
18/01/2023
A prática clínica - Casos de atendimento e Roleplay
25/01/2023
25/01/2023
Roda de conversa sobre a prática e seus recursos nas diferentes abordagens
01/02/2023
01/02/2023
Vídeos de atendimentos sob diferentes olhares
08/02/2023
08/02/2023
A prática no Humanismo
15/02/2023
15/02/2023
A prática na Saúde Coletiva
01/03/2023
01/03/2023
A prática em Terapia Cognitivo-Comportamental
08/03/2023
08/03/2023
A prática em Psicanálise
15/03/2023
15/03/2023
Prática - a combinar com a turma
22/03/2023
22/03/2023
Prática - a combinar com a turma
29/03/2023
29/03/2023
Roda de conversa sobre a experiência da prática & Finalização da disciplina
Avaliações
Data Descrição
18/01/2023 1ª Avaliação
22/02/2023 2ª Avaliação
22/03/2023 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Auto-avaliação 29/03/2023
Convocação para prova final 28/03/2023
Nota das Análises Críticas 24/03/2023
Aula dia 25/01/23 18/01/2023
Aula dia 17/01/23 17/01/2023
Aula dia 21-12-22 21/12/2022
Aula dia 14/12/22 13/12/2022
Próxima aula 08/12/2022
Aula dia 07-12-22 07/12/2022
Continuação do cronograma (aulas que não consegui cadastrar no sistema) 03/12/2022
Cronograma 03/12/2022
Um gesto de cuidado 27/11/2022
Início das atividades 19/11/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1100 24/08/2024 20:19