SUZIETE BATISTA SOARES GUSMÃO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO-PROCAMPO/CAFS

Ir ao Menu Principal

suziete batista soares gusmão

ECCA - COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO-PROCAMPO/CAFS

DAA0271 - ED E NOVAS TEC DA COM E INFOR - Turma: 01 (2022.2)

Tópicos Aulas
Tecnologias Educacionais na Era Digital (17/11/2022 - 12/01/2023)
   Texto 1-O Google está nos tornando estúpidos? 
O Papel docente mediador (17/01/2023 - 23/02/2023)
  MATERIAIS MEDIADORES E ABERTOS PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO.pdf 
Prezados/as, segue a ordem dos grupos com os tópicos do texto. Grupo 1: Vitória Introdução Pressupostos do conceito de aprendizagem Provar o quê? Um pouco sobre o conhecimento O conhecimento e a sociedade contemporânea Grupo 2: Felipe Marcos legais Os conteúdos educacionais nesse contexto: bases para uma proposta Grupo 3: João Marcos A nova sociedade dita do conhecimento nem sempre sociedade sábia Grupo 4: Wallerya Memória socrática e memória sofista Desafio metodológico: uma proposta concreta Grupo 5: Thaíssa ETAPA 1: FORMAÇÃO DE UM POOL INSTITUCIONAL ETAPA 2: CHAMADA DE TRABALHO ETAPA 3: PRÉ-SELEÇÃO DOS PROJETOS ETAPA 4: FORMALIZAÇÃO DO COMPROMISSO E ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS ETAPA 5: PROGRAMA DE FORMAÇÃO PARA A AUTORIA MULTIMÍDIA ETAPA 6: SELEÇÃO FINAL DOS CONTEÚDOS PRODUZIDOS ETAPA 7: REMIXAGEM EM EQUIPE DE FORMATAÇÃO E FINALIZAÇÃO MULTIMIDIA ETAPA 8: DISTRIBUIÇÃO Grupo 6: Luana FLUXO: Central de produção de material mediador de aprendizagem – conteúdos curriculares complementares abertos Considerações ao fim
Estilos de ensino e aprendizagem (28/02/2023 - 30/03/2023)
Frequências da Turma
# Matrícula NOV DEZ JAN FEV MAR Total
17 22 24 29 01 06 08 13 15 20 22 10 12 17 19 24 26 23 28 02 07 09 14 16 21 23 28 30
1 2022901**** 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
2 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
3 2022901**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
4 2019901**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 56
5 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2022901**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
7 2022901**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
8 2020900**** 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 0 36
9 2022902**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
10 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2022901**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 8
12 2022901**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
13 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
14 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
15 2022901**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 12
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
2 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
3 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
4 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 14 AM
5 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
6 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2022902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
8 2020900**** 0,0 0,0 0,0 0.0 36 RF
9 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
10 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
11 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
12 2019901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 56 RF
13 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
14 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
15 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Utilizaremos diferentes estratégias para efetivação dos objetivos propostos:
# Aulas expositivas e práticas no laboratório;
# Seminários e debates temáticos;
# Estudos discursivos em grupo;
# Apresentação de trabalhos em grupos;
# Elaboração de projetos tecnologias digitais na educação.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Os alunos serão sujeitos de um processo de avaliação contínua, no qual haverá lugar a uma avaliação
processual;

A classificação final dos alunos terá em conta os seguintes parâmetros: (i) Assiduidade e participação
nas atividades da turma por meio, inclusive, de seminários; (ii) Trabalhos Escritos; (iii) Trabalho
monográfico de um tema escolhido.
A¹: Atividades em sala de aula
A²: Assiduidade e participação nas atividades da turma 100%
A³: Trabalho monográfico de um tema escolhido 100% (Plano de Ação)
Horário de atendimento: 10-12
Bibliografia: CARR, Nicholas. Is Google Making us Stupid? What the Internet is doing to our brains. The Atlantic
Magazine, 2008. Disponível em: http://www.theatlantic.com/magazine/ archive/2008/07/is-google-
making-us-stupid/6868/#. Acesso em: 27/04/2015.

OLIVEIRA, Eva Aparecida. A técnica, a techné e a tecnologia. Revista Eletrônica do curso de Pedagogia
do Campos Jutaí-UFG, Goiânia, V.II, n.5, p.1-13, jul/dez.2008.
VALENTE, José Armando. Informática na educação no Brasil: Análise e contextualização histórica. In:
VALENTE, José Armando (Org.). O Computador na Sociedade do Conhecimento. Campinas – SP:
UNICAMP/NIED, 1999.
NOVAIS, V. A educação e a escola no olho do furacão... e o gestor diante disso?. São Paulo, PUC-SP,
2004.
GALVÃO, Rosangela Miola; MARTINS, Nathália; FRANCO, Sandra Aparecida Pires. Artefatos digitais
e leitura crítica: formação para a ação docente. Revista Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, RJ, nº
216. Jan./mar. 2017. p. 33 a 41.
SANTOS, Elisângela Ribas dos. Estímulo ao Pensamento Computacional a partir da Computação
Desplugada: uma proposta para Educação Infantil. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa.
Vol 15(3), 2016.

BARATO, Jarbas Novelino. WebGincanas: Um Uso Estruturado da Web em Educação. Disponível em:
https://jarbas.wordpress.com/037-webgincanas-um-artigo/, acesso em: 21.08.2017.

COELHO, Patrícia Margarida Farias et. al. Ensino e jogos digitais: uma breve análise do game “produção
de textos: trabalhando com pontuação” como recurso didático. Revista Tecnologia educacional. Ano
XLVI, nº 216, jan./mar. 2017.
BIRRO, Rafael Garcia; MENEZES, Crediné Silva de. Um ambiente para criação de jogos educacionais
baseados em mapas e locais. Revista tecnologia educacional. Ano XLVI, nº 216, jan./mar. 2017.

CHEDIAK, Sheylla; SILVA, Damione Damito Sanches Sigalas Dameão da; CALHAU, Rodrigo
Fernandes. Podcast papo de professor: aprendizagem colaborativa no desenvolvimento profissional do
docente. Revista tecnologia educacional. Rio de Janeiro, RJ, nº 216. jan./mar. 2017.
ARXER, Eliana Alves et. al. Plataforma geekie: uma opção para avaliar e mapear conhecimentos dos
alunos. Revista tecnologia educacional. Rio de Janeiro, RJ, nº 216. jan./mar. 2017.
GARONE, Priscilla Maria Cardoso; GALLO, Sérgio Nesteriuk. Design e educação a distância:
experiência digital para uma disciplina da botânica. Revista tecnologia educacional. Rio de Janeiro, RJ, nº
216. jan./mar. 2017.
BARBOSA, Cláudia. Utilização do Instagram no ensino e aprendizagem de português língua estrangeira
por alunos chineses na Universidade de Aveiro. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, 16(1),
2017.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
17/11/2022
12/01/2023
Tecnologias Educacionais na Era Digital
17/01/2023
23/02/2023
O Papel docente mediador
28/02/2023
30/03/2023
Estilos de ensino e aprendizagem
Avaliações
Data Descrição
12/01/2023 1ª Avaliação
23/02/2023 2ª Avaliação
23/03/2023 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 20:41