23/11/2022
|
23/11/2022
|
Apresentação e discussão da Ementa e do Programa do Componente História Gerall da Educação; levantamento de expectativas; por que e para que estudar história geral da educação
|
25/11/2022
|
25/11/2022
|
Sistematização e aprofundamento sobre a produção da turma: por que e para que estudar história da educação (à luz do texto de Antônio Nóvoa)
|
30/11/2022
|
30/11/2022
|
Estudo do texto de Antonio Nóvoa: por que e para que história da educação?
|
02/12/2022
|
02/12/2022
|
Estudo das concepções de história e de tempo: o tempo cíclico e linear
|
07/12/2022
|
07/12/2022
|
Estudo das concepções de história e do tempo: o tempo na perspectiva cosmológica africana
|
09/12/2022
|
09/12/2022
|
Estudo do Documentário "A Origem do Homem" (Discovery Channel)
|
14/12/2022
|
14/12/2022
|
Apresentação e socialização das análise do documentário "A Origem do Homem" (Discovery Channel)
|
16/12/2022
|
16/12/2022
|
Estudo acerca das teorias da origem da terra e do ser humano
|
21/12/2022
|
21/12/2022
|
Bases dos estudos do Paradigma Integrador/Regenerador
|
23/12/2022
|
23/12/2022
|
Estudo dos Grupos Temático
|
28/12/2022
|
28/12/2022
|
RECESSO
|
30/12/2022
|
30/12/2022
|
RECESSO
|
04/01/2023
|
04/01/2023
|
FERIAS DOCENTES
|
06/01/2023
|
06/01/2023
|
FERIAS DOCENTES
|
11/01/2023
|
11/01/2023
|
TRABALHOS DOS GRUPOS (SEMINÁRIOS TEMÁTICOS): estudo dos temas e preparação
|
13/01/2023
|
13/01/2023
|
TRABALHOS DOS GRUPOS (SEMINÁRIOS TEMÁTICOS): estudo dos temas e preparação
|
18/01/2023
|
18/01/2023
|
APRESENTAÇÃO DO GRUPO 1: História da África: das civilizações e organizações
|
20/01/2023
|
20/01/2023
|
APRESENTAÇÃO DO GRUPO 2: Reconstruindo a Expansão Bantu
|
25/01/2023
|
25/01/2023
|
APRESENTAÇÃO DO GRUPO 3: As instituições tradicionais africanas
|
27/01/2023
|
27/01/2023
|
APRESENTAÇÃO DO GRUPO 4 e 5: Historicizando a linhagem, o pertencimento e a hierarquia; Educando as gerações
|
01/02/2023
|
01/02/2023
|
APRESENTAÇÃO DO GRUPO 6: Criando Tecnologia e Arte
|
03/02/2023
|
03/02/2023
|
A importância das tradições orais na Educação para as Relações Etnicorracias: roda de conversa com Alessandra Masullo
|
08/02/2023
|
08/02/2023
|
Por que ainda é necessário avançar na descolonização dos currículos?
|
10/02/2023
|
10/02/2023
|
Por que ainda é necessário avançar na descolonização dos currículos?
|
15/02/2023
|
15/02/2023
|
Reflexões sobre o descobrimento das Américas
|
17/02/2023
|
17/02/2023
|
Reflexões sobre o descobrimento das Américas
|
22/02/2023
|
22/02/2023
|
Estudo em grupo: pesquisar como os livros didáticos tratam as questões etnicorraciais
|
24/02/2023
|
24/02/2023
|
Estudo em grupo: pesquisar como os livros didáticos tratam as questões etnicorraciais (partilhas das pesquisas)
|
01/03/2023
|
01/03/2023
|
Estudo em grupo: pesquisar como os livros didáticos tratam as questões etnicorraciais (partilhas das pesquisas)
|
03/03/2023
|
03/03/2023
|
Atividade externa: participação na Mesa Redonda: "Uma Agenda para a Construção do Sistema Nacional de Educação na Retomada da Democracia Brasileira"
|
08/03/2023
|
08/03/2023
|
Estudo sobre o contexto histórico contemporâneo: a questão dos povos indígenas e de sua educação
|
10/03/2023
|
10/03/2023
|
Estudo sobre o contexto histórico contemporâneo: a questão dos povos indígenas e de sua educação
|
17/03/2023
|
17/03/2023
|
Estudo sobre o contexto histórico contemporâneo: a questão dos povos indígenas e de sua educação
|
22/03/2023
|
22/03/2023
|
Visão geral da história educação: os pensamentos pedagógicas grega, medieva, moderna e contemporânea (visão eurocêntrica)
|
24/03/2023
|
24/03/2023
|
Apresentação dos grupos: pensamento grego e medieval
|
29/03/2023
|
29/03/2023
|
Apresentação dos grupos: pensamento moderno e contemporâneo
|
31/03/2023
|
31/03/2023
|
Avaliação geral e encerramento
|