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CH/CEAD007 - HISTORIA DAS RELAÇÕES FAMILIARES E DAS IDENTIDADES DE GENERO NA CONTEMPORANEIDADE - Turma: 5A (2022.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (19/09/2022 - 19/09/2022)

 

 

Aluno(a), seja bem-vindo(a) a disciplina História das Relações Familiares e Identidades de Gênero na Contemporaneidade!

É com muito prazer que damos início! Desde já gostaria salientar que estamos nos organizando da melhor maneira possível para contribuir positivamente com o processo de formação de cada um de vocês.

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor Dr. Fábio Leonardo Castelo Branco Brito

   

Saudações, com vocês o Prof. Dr. Fábio Leonardo Castelo Branco Brito, 

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Piauí (2010), especialização em História do Brasil pela Faculdade Latino Americana de Educação (2011), mestrado em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí (2013), doutorado em História Social pela Universidade Federal do Ceará (2016). É Professor Adjunto I do Departamento de História da Universidade Federal do Piauí e docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil da mesma instituição. É co-líder do GT "História, Cultura e Subjetividade" (DGP/CNPq), membro do GT Nacional de História Cultural (ANPUH) e da Rede de Pesquisa em História e Cultura no Mundo Contemporâneo. Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como membro do conselho editorial da Revista Espacialidades (UFRN). Integra o Núcleo de Estudo em História Social das Cidades (NEHSC) da PUC-SP. É também roteirista de produtos audiovisuais, participando, atualmente, da construção de roteiros para filmes curtas-metragens, webséries e projetos de dramaturgia para as redes sociais. Tem como principais interesses a História do Brasil Contemporâneo e a Teoria e Filosofia da História, bem como os estudos que articulam História, Cultura e Subjetividade em dimensões como arte, música, cinema, literatura, juventudes, identidades de gênero, espacialidades, práticas discursivas, produção de subjetividades e filosofia da diferença.

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0216271040048140  

 

                                                

AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (19/09/2022 - 19/09/2022)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um.

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

  

Os Livros indicados para os estudos dessa disciplina na plataforma serão indicados em cada semana de acordo com a unidade temática. 

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

   Fórum de Apresentação
Período de Habilitação: 16/09/2022 às 08:00 a 07/10/2022 às 23:59
   Fórum de Dúvidas
Período de Habilitação: 16/09/2022 às 08:00 a 07/10/2022 às 23:59
Unidade 1 – Gênero, sexualidade e educação: perspectivas teóricas e metodológicas (19/09/2022 - 19/09/2022)

Unidade 1 – Gênero, sexualidade e educação: perspectivas teóricas e metodológicas

Disponível em: http://colegioatrio.com/genero-e-sexualidade/

  • A emergência do “gênero”
  • Gênero, sexualidade e poder
  • A construção escolar das diferenças


Textos:

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.

Link: https://www.ufpb.br/escolasplurais/contents/noticias/e-books/secao-1-10-32-de-de-finibus-bonorum-et-malorum-escrita-por-cicero-em-45-ac

        Identificar os conceitos fundamentais relacionados ao campo de estudos de gênero e suas conexões com a educação.

 


“Heterogênero: uma categoria útil de análise”, de Tânia Navarro Swain.

https://www.scielo.br/j/er/a/SmFzkDRbFhLcxZQFsY5M7xL/?format=pdf&lang=pt


SINTETIZANDO 

Os estudos de gênero, emergentes com os debates e as políticas relacionadas ao feminismo e ao movimento homossexual – posteriormente chamado LGBTQIAP+ - estabeleceram novas fronteiras de compreensão da sociedade, bem como novos paradigmas no campo da educação

   Fórum 1
Período de Habilitação: 19/09/2022 às 08:00 a 14/10/2022 às 23:59
Unidade 2 -Relações familiares no Brasil e no Piauí (19/09/2022 - 19/09/2022)

Unidade 2 -Relações familiares no Brasil e no Piauí

Disponível em: https://www.todamateria.com.br/familia-contemporanea/

IMAGEM 2 – Imagem de estúdio de uma família estendida do final do século XIX.

 

    • As relações familiares e o matrimônio no Piauí oitocentista
    • “O lar transformado em inferno”: o olhar dos literatos sobre os ressentimentos dentro do casamento


Textos:

 

SILVEIRA, Mona Ayala Saraiva da. As relações familiares e o matrimônio no Piauí oitocentista. In: LIMA, Nilsângela Cardoso (Org.). Páginas da história do Piauí colonial e provincial. Teresina: EDUFPI, 2020. p. 163-190.

Link: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/570203/2/P%C3%A1ginas%20da%20Hist%C3%B3ria%20do%20Piau%C3%AD%20colonial%20e%20provincial_livro_Cead%20%5BE-book%5D.pdf

 

COSTA, Maria Lígia Fernandes; CASTELO BRANCO, Pedro Vilarinho. “O lar transformado em inferno”: o olhar dos literatos sobre os ressentimentos dentro do casamento. História Unisinos, São Leopoldo, v. 15, n. 02, p. 256-265, maio-ago. 2011.

Link: https://revistas.unisinos.br/index.php/historia/article/view/htu.2011.152.11/509 

 

   

  • Analisar as permanências e continuidades nas relações familiares no Brasil e no Piauí entre meados do século XIX e início do século XX.

 


“Casa-grande e senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal” – Gilberto Freyre

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/229314/mod_resource/content/1/Gilberto%20Freyre%20-%20Casa-Grande%20e%20Senzala.pdf

   Fórum 2
Período de Habilitação: 27/09/2022 às 08:00 a 14/10/2022 às 23:59
Unidade 3: Corpos em transe: gênero e sexualidades nas vanguardas estéticas do Brasil (19/09/2022 - 07/10/2022)

Unidade 3 – Corpos em transe: gênero e sexualidades nas vanguardas estéticas do Brasil 

 

Disponível em: https://resistenciaemarquivo.wordpress.com/2014/04/11/e-proibido-proibir-diz-a-tropicalia-no-festival-da-cancao/

 

      • Juventude e políticas do corpo nos anos 1960 e 1970
      • “Ele é o homem, eu sou apenas uma mulher”: corpo, gênero e sexualidade nas vanguardas tropicalistas
      • O corpo em transe: descentramentos de gênero no filme Esperando João (1981), de Jomard Muniz de Britto
Textos:

CARDOSO, Elizangela Barbosa. Juventude e políticas do corpo nos anos 1960 e 1970: entrevista com Teresinha Queiroz. Outros Tempos, São Luís, v. 17, n. 29, p. 373-388, 2020.

Link: https://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/778/pdf

 

CASTELO BRANCO, Edwar de Alencar. Ele é o homem, eu sou apenas uma mulher: corpo, gênero e sexualidade entre as vanguardas tropicalistas. Anais do VII Seminário Fazendo Gênero, Florianópolis, 28, 29 e 30 ago. 2006.

Link: http://www.wwc2017.eventos.dype.com.br/fg7/artigos/E/Edwar_de_Alencar_Castelo_Branco_16.pdf

 

BRITO, Fábio Leonardo Castelo Branco. O corpo em transe: descentramentos de gênero no filme Esperando João, de Jomard Muniz de Britto (João Pessoa, 1981). Outros Tempos, São Luís, v. 17, n. 29, p. 355-372, 2020.

Link: https://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/767/pdf

 

  • Discutir as perspectivas de corpo, gênero e sexualidade no contexto das vanguardas artísticas dos anos 1960 e 1970 no Brasil.

 

“Esperando João” (1981) – Direção: Jomard Muniz de Britto

https://www.youtube.com/watch?v=vjwv6npMkBE


SINTETIZANDO 

As décadas de 1960 e 1970, tomadas pelo advento da pós-modernidade brasileira, foram responsáveis pelas transformações no campo das relações de gênero e dos usos do corpo, sobretudo por uma parcela da juventude vinculada às artes e às vanguardas tropicalistas



   Fórum 3
Período de Habilitação: 04/10/2022 às 08:00 a 14/10/2022 às 23:59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (19/09/2022 - 07/10/2022)
    
Inicia em 02/10/2022 às 8h 0 e finaliza em 14/10/2022 às 23h 59
Frequências da Turma

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Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
2 2022200**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 AM
3 2022200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
4 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
5 2022200**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 AM
6 2022200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
7 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
9 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
10 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
11 2022200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
12 2022200**** 4,0 10,0 10,0 6.4 0 AM
13 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
14 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
15 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
16 2022200**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 AM
17 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
18 2022200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
19 2022200**** 5,0 10,0 10,0 7.0 0 AM
20 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
21 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
22 2022200**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 AM
23 2022200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
24 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
25 2022200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
26 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
27 2022200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
28 2022200**** 5,0 10,0 10,0 7.0 0 AM
29 2022200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
30 2022200**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 AM
31 2022200**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
32 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
33 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
34 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
35 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
36 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
37 2022200**** 4,0 10,0 10,0 6.4 0 AM
38 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
39 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
40 2022200**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 AM
41 2022200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
42 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
43 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
44 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
45 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
46 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
47 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
48 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
49 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
50 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
51 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
52 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
53 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
54 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
55 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
56 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
57 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
58 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
59 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM

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Título

Data
INFORME 06/10/2022
LINK PARA ACESSO A AULA DE HOJE (04/10) 04/10/2022
LINK PARA ACESSO A AULA DE HOJE (27/09) 27/09/2022
LINK PARA ACESSO A AULA DE AMANHÃ (24/08) 24/09/2022
LINK PARA ACESSO A AULA DE HOJE (20/09) 20/09/2022

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