-

CBT0017 - LINGUA ESPANHOLA APLICADA AO TURISMO III - Turma: 01 (2022.2)

Tópicos Aulas
Enem. (19/11/2022 - 19/11/2022)
Apresentação da turma e da Ementa da disciplina. Atividades com textos. Apresentações de atividades com leitura, escrita e expressão oral. Atividade com canção. (26/11/2022 - 26/11/2022)
Atividades do livro Nuevo Ven. (03/12/2022 - 03/12/2022)
Atividades do livro: Prática escrita e oral com canção: (10/12/2022 - 10/12/2022)
Atividades do livro do aluno. (17/12/2022 - 17/12/2022)
Recesso escolar. (24/12/2022 - 24/12/2022)
Recesso escolar. (31/12/2022 - 31/12/2022)
Recesso escolar. (07/01/2023 - 07/01/2023)
Tradução de um vídeo divulgativo de um ponto/lugar turístico do Brasil. Atividade individual. (14/01/2023 - 14/01/2023)
Preparação dos seminários. (21/01/2023 - 21/01/2023)
Apresentação dos seminários sobre os pintores espanhóis e hispanoamericanos: 1. Contexto Histórico 2. El/La Pintora 3. Su Obra. Alane: Frida Kahlo; Iarli: Botero; Milla: Diego Rivera. (28/01/2023 - 28/01/2023)
Apresentação dos seminários sobre os pintores espanhóis e hispanoamericanos: 1. Contexto Histórico 2. El/La Pintora 3. Su Obra. Clara: Pablo Picasso; João Paulo: Diego Velázquez: Fábio. Atividades sobre Indefinidos. Cançao: Corazón Prohibido de Gloria Estefan (04/02/2023 - 04/02/2023)
Aplicação dos exercícios propostos pelo livro. Atividade de compreensão leitora. Atividades com diálogos em dupla: habilidades auditiva, oral e leitora. (11/02/2023 - 11/02/2023)
Aplicação da segunda avaliação: primeira parte: "Presentar una fiesta, un plato y una bebida, un cantante, tres puntos turísticos y los medios de transportes". (18/02/2023 - 18/02/2023)
Aplicação da segunda avaliação: segunda parte: Apresentação do site sobre o assunto: Miradas Piauí: fotografias y textos sobre los lugares de interés turístico. (25/02/2023 - 25/02/2023)
Atividades para a prática da pronúncia de cada aluno. Exercícios do livro e da gramática. (04/03/2023 - 04/03/2023)
Seminários: apresentação de uma festa, um prato y uma bebida típica, um cantor, três pontos turísticos e os meios de transporte de uma cidade de língua espanhola. (11/03/2023 - 11/03/2023)
Apresentação de um vídeo divulgativo de um atrativo turístico do Piauí. Atividade oral, escrita e auditiva. (18/03/2023 - 18/03/2023)
Aplicação da terceira avaliação: discussão do livro paradidático El querer es poder. Leitura do resumo do filme Volver e discussão com as perguntas elaboradas pelos alunos. (25/03/2023 - 25/03/2023)
Fechamento e preenchimento do diário. (01/04/2023 - 01/04/2023)
Frequências da Turma
# Matrícula NOV DEZ JAN FEV MAR Total
26 03 10 17 14 21 28 04 11 18 25 04 11 18 25
1 2021905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 8
2 2020900**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
3 201492**** 4 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 0 12
4 20116**** 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 60
5 2021904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4
6 2017913**** 4 4 4 4 0 0 0 4 4 4 4 4 4 4 4 48
7 2021903**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 8
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021903**** 9,3 9,6 9,9 9.6 0 AM
2 2017913**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
3 2021904**** 9,8 9,9 10,0 9.9 0 AM
4 20116**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
5 201492**** 6,8 7,3 7,0 7.0 0 AM
6 2020900**** 9,1 9,4 9,4 9.3 0 AM
7 2021905**** 8,2 8,0 8,6 8.3 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo das situações prático-discursivas da língua espanhola através de atividades de nível pré-intermediário que possibilitem o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas da língua (ler, falar, ouvir e escrever), enfatizando a comunicação em situações específicas da área turística, mas não unicamente.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Aulas expositivas e participativas;
• Atividades práticas e teóricas;
• Exposição e discussão oral dos discentes;
• Análise e discussão dos conteúdos em documentos autênticos;
• Tarefas individuais e em grupo.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A disciplina será ministrada em 60 horas aula através de aulas teóricas e práticas nas quais os alunos terão participação efetiva em atividades práticas envolvendo as quatro principais habilidades da língua: LER, ESCREVER, OUVIR E FALAR, como dito anteriormente. Nesse sentido, levaremos em consideração os seguintes pontos:

• Frequência às aulas (75%). Atrasos prolongados podem implicar falta;
• Participação nos trabalhos propostos;
• Pontualidade na entrega das atividades;
• Exposição oral;
• Análise da produção escrita e atividades auditivas;
• Três avaliações parciais e uma final, para o aluno que não obtiver a média.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BIBLIOGRÁFICA BÁSICA
LLORACH, E. A. Gramática de la lengua española. Madrid: Espasa, 1994.
MILANI, E. M. Gramática de espanhol para brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2000.
MORENO, Concha; TUTS, Martina. Cinco Estrellas: español para el turismo. Madrid: SGEL, 2009.
NUEVO VEN 2. Francisco Castro, Fernando Marín, Reyes Morales. Edelsa, 2004, Madrid. Libro del alumno.
SEÑAS: Diccionario para la enseñanza de la lengua española para brasileños / Universidad de Alcalá de Henares. Tradução de
Eduardo Brandão & Cláudia Berliner. São Paulo, Martins Fontes: 2013.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
GARCIA, M. de Los A. J. & HERNÁNDEZ, J. S. Minidicionário Espanhol 3 em 1. São Paulo: Scipione, 2000.
HERMOSO, A. G. et al. Gramática de español lengua extranjera. Madrid: Edelsa, 1997.
_______, Conjugar es fácil en español. Madrid: Edelsa, 1999.
_______ & DUEÑAS, C. R. ECO. Madrid: Edelsa, 2004
MOREIRA, Glauber Lima; ALVES COSTA, Lucimara. Análisis de la variación denominativa del léxico del turismo en
diccionarios de ELE. Entrepalavras, [S.l.], v. 8, n. 1, p. 10-29, abr. 2018. ISSN 2237-6321. Disponível em:
<http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1098>. doi:http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-11098.
MOREIRA, Glauber Lima. ¿Pero es qué todavía es útil usar el diccionario? Un diálogo sobre la importancia de su empleo en la
clase de ELE con Concha Maldonado y Odair Nadin. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 14, n. 3, p. 2388-2395, set. 2017. ISSN
1984-8412. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2017v14n3p2388>.
doi:https://doi.org/10.5007/1984-8412.2017v14n3p2388.
MILANI, E. M. Gramática de espanhol para brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2000.
NUEVO VEN 2. Francisco Castro, Fernando Marín, Reyes Morales. Edelsa, 2004, Madrid. Libro de ejercicios 2.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
19/11/2022
19/11/2022
Enem.
26/11/2022
26/11/2022
Apresentação da turma e da Ementa da disciplina. Atividades com textos. Apresentações de atividades com leitura, escrita e expressão oral. Atividade com canção.
03/12/2022
03/12/2022
Atividades do livro Nuevo Ven.
10/12/2022
10/12/2022
Atividades do livro: Prática escrita e oral com canção:
17/12/2022
17/12/2022
Atividades do livro do aluno.
24/12/2022
24/12/2022
Recesso escolar.
31/12/2022
31/12/2022
Recesso escolar.
07/01/2023
07/01/2023
Recesso escolar.
14/01/2023
14/01/2023
Tradução de um vídeo divulgativo de um ponto/lugar turístico do Brasil. Atividade individual.
21/01/2023
21/01/2023
Preparação dos seminários.
28/01/2023
28/01/2023
Apresentação dos seminários sobre os pintores espanhóis e hispanoamericanos: 1. Contexto Histórico 2. El/La Pintora 3. Su Obra. Alane: Frida Kahlo; Iarli: Botero; Milla: Diego Rivera.
04/02/2023
04/02/2023
Apresentação dos seminários sobre os pintores espanhóis e hispanoamericanos: 1. Contexto Histórico 2. El/La Pintora 3. Su Obra. Clara: Pablo Picasso; João Paulo: Diego Velázquez: Fábio. Atividades sobre Indefinidos. Cançao: Corazón Prohibido de Gloria Estefan
11/02/2023
11/02/2023
Aplicação dos exercícios propostos pelo livro. Atividade de compreensão leitora. Atividades com diálogos em dupla: habilidades auditiva, oral e leitora.
18/02/2023
18/02/2023
Aplicação da segunda avaliação: primeira parte: "Presentar una fiesta, un plato y una bebida, un cantante, tres puntos turísticos y los medios de transportes".
25/02/2023
25/02/2023
Aplicação da segunda avaliação: segunda parte: Apresentação do site sobre o assunto: Miradas Piauí: fotografias y textos sobre los lugares de interés turístico.
04/03/2023
04/03/2023
Atividades para a prática da pronúncia de cada aluno. Exercícios do livro e da gramática.
11/03/2023
11/03/2023
Seminários: apresentação de uma festa, um prato y uma bebida típica, um cantor, três pontos turísticos e os meios de transporte de uma cidade de língua espanhola.
18/03/2023
18/03/2023
Apresentação de um vídeo divulgativo de um atrativo turístico do Piauí. Atividade oral, escrita e auditiva.
25/03/2023
25/03/2023
Aplicação da terceira avaliação: discussão do livro paradidático El querer es poder. Leitura do resumo do filme Volver e discussão com as perguntas elaboradas pelos alunos.
01/04/2023
01/04/2023
Fechamento e preenchimento do diário.
Avaliações
Data Descrição
28/01/2023 1ª Avaliação
25/02/2023 2ª Avaliação
25/03/2023 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1100 24/08/2024 19:24