Apresentação e análise do Plano de Disciplina (18/11/2022 - 18/11/2022)
Apresentação e análise do Plano de Disciplina.
PLANO DE DISCIPLINA 2022.2
EMENTA:
a) Conceito e fundamentos da ética geral e profissional.
b) Conduta do ser humano e do profissional de economia na esfera pública e privada.
c) Desempenho ético-moral e ético-profissional.
d) A Lei Profissional e o Código de Ética do Economista
OBJETIVOS:
Transmitir os fundamentos da ética geral e profissional, com ênfase na profissão de economista.
PROGRAMA:
1. Unidade I: Conceitos básicos de ética.
1.1. Definições fundamentais.
1.2. Ética e moral.
1.3. Divergências e variações da ética.
1.4. Princípios fundamentais da ética.
1.5. A ética e as ciências.
1.6. A ética e a virtude.
1.7. A ética profissional.
2. Unidade II: Fundamentos objetivos da ética.
2.1. Aspectos do ser humano.
3. Unidade II: Fundamentos subjetivos da ética.
3.1. Conceitos gerais.
3.2. Evolução da consciência histórica na história da humanidade e na pessoa.
3.3. Os condicionamentos da consciência e os meios para a sua formação.
3.4. A consciência e a lei.
3.5. A consciência e o ato ético.
3.6. Os desafios para a consciência.
3.7. Os mecanismos de defesa e a consciência.
3.8. A crise da consciência ética.
3.9. A crise ética brasileira.
4. Unidade II: A ética profissional do economista.
4.1. O código de ética profissional do economista.
4.2. A legislação da profissão de economista.
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS:
a) Roteiros de estudo;
b) Estudo e discussão de texto;
c) Estudo em grupo;
d) Seminários;
e) Aula expositiva.
RECURSOS METODOLÓGICOS:
a) Quadro branco;
b) Datashow;
c) Livros-texto;
d) Apostilas.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO
a) Duas provas individuais discursivo-analíticas – opção de uma avaliação em grupo, a critério do professor;
è No 7º e 15º encontros.
I. A prova pode ser respondida a lápis. Porém, provas a lápis não poderão ter a sua correção contestada.
II. Não escreva entre as linhas nem nas margens esquerda, direita, superior ou inferior. Use o verso da prova ou a folha fornecida pelo professor.
III. Respostas com caligrafia ilegível serão consideradas erradas.
IV. Durante a prova é proibido fazer ou atender ligações telefônicas, além de utilizar aparelhos de som ou assemelhados.
V. É proibido o uso de celular, prancheta eletrônica ou assemelhado como calculadora.
VI. Erros de português são inadmissíveis. Somente quinze falhas serão toleradas.
VII. Deixe um espaço de uma linha entre as respostas.
VIII. A simples reprodução do texto original não será aceita como resposta. Interprete-o à sua moda.
IX. Não serão aceitos exemplos iguais aos citados no texto ou na exposição do professor. Crie exemplos próprios.
X. Não responda o que não lhe foi perguntado.
XI. Vale o que está escrito.
XII. Questões que necessitem de cálculos devem apresentar memória de cálculo.
XIII. Cálculos e respostas numéricas devem ser arredondados até a segunda casa decimal.
XIV. Economia não tem acento (^).
XV. Explicar e dissertar são diferentes de citar.
XVI. Não lhe serão pedidas definições, mas as suas interpretações e aplicações práticas.
XVII. Considere que o professor não sabe a resposta e você terá de escrever explicando os termos incomuns, de forma que ele a entenda.
XVIII. Se você tiver mais de 25% de faltas não justificadas, não poderá participar de uma eventual prova de repescagem.
IXX. Se você for flagrado em atitude desonesta receberá nota zero e não poderá participar de uma eventual prova de repescagem.
XX. Não seja simplista nas suas respostas, tentando resumir em poucas linhas o que necessita de muitas para ser eficientemente explicado.
XXI. A cópia de trechos de textos sem a indicação de autoria configura crime de contrafação, previsto na lei no 9.610/98 – lei dos direitos autorais, pelo que o trabalho será invalidado de forma integral.
XXII. O desrespeito a estas orientações acarretará na desconsideração de eventual questão extra ou questão desafio.
b) Participação em trabalhos de equipe;
c) Trabalhos individuais;
d) Participação nas aulas.
BIBILIOGRAFIA
NALINI, J. R. Ética geral e profissional. 6ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2008.
- CAMARGO, M. Fundamentos de ética geral e profissional. 11ª Ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
- VAZQUEZ, A. S. Ética. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2006.
- RIOS, T. A. Ética e competência. São Paulo: Cortez, 2001.
- SÁ, A. L. de. Ética profissional. São Paulo: Atlas, 2001.
- CHANGEUX, J. P. Uma ética para quantos? Bauru: EDUSC, 1999.
- COMPARATO, F. K. Ética. São Paulo: Companhia das letras, 2006.
- HABERMAS, J. A ética da discussão e a questão da verdade. São Paulo: Martins Fontes, 2004.