Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
1. EMENTA:
Bases da técnica cirúrgica: Técnica operatória Conceituação e Nomenclaturas. Resposta Neuro-Endócrina e Metabólica ao Trauma. Infecção em Cirurgias. Avaliação e preparação do paciente no período pré-operatório. Fundamentos da anestesia local, regional e geral. Intubação traqueal e traqueostomia. Acesso Venoso Central. Preparação para o ato operatório: Material cirúrgico, Equipe cirúrgica. Preparação para o ato operatório: Posicionamento da paciente e da equipe cirúrgica; Local da operação. Ato operatório: diérese, hemostasia e síntese. Fios para sutura, Nós cirúrgicos, Suturas. Ato operatório: Dinâmica operatória. Vias de acesso cirúrgico. Fundamentos da cirurgia ambulatorial. Laboratório em cirurgia experimental.
2. OBJETIVOS
2.1. GERAL
Promover o conhecimento das bases biológicas da cirurgia: nomenclaturas, princípios da técnica cirúrgica. Infecção em cirurgia. Bases da anestesia e cirurgia ambulatorial.
2.2. ESPECÍFICOS Conhecer as bases e os princípios da técnica cirúrgica, nomenclaturas e termos usuais em cirurgia. Conhecer e compreender as operações fundamentais em cirurgia: diérese, hemostasia e síntese. Conhecer e compreender, bem como utilizar técnicas e fios de sutura. Conhecer os fundamentos da anestesia local, regional e geral. Compreender o que é infecção em cirurgia, bem como fatores que previnem e tratam este processo.
3. ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS
O conteúdo programático será desenvolvido por meio de exposições dialogadas, aulas práticas, estudos individuais e em grupos de discussão (GDs) com consultas a textos, bibliografias ou publicações científicas e discussões sobre casos clínicos e problemáticas regionais.
4. ORIENTAÇÕES PARA O ALUNO
As aulas práticas serão realizadas em laboratório de técnica cirúrgica, utilizando material cirúrgico específico para treinamento de sutura e nós cirúrgicos. Não haverá reposição de aula prática. Para as aulas práticas será indispensável uso de vestimentas adequadas com o ambiente hospitalar. O professor disponibilizará material para os alunos utilizando o sistema SIGAA, e-mail e/ou xerox.
|
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
5. AVALIAÇÃO DO MÓDULO
Serão realizados 2 testes cognitivos que abordarão tanto os conteúdos ministrados em sala de aula como aquele contido nos livros texto e nas atividades práticas, e uma prova pratica. Além disso, também serão realizadas atividades práticas, GDs e TBLs.
MÉDIA FINAL = (AP1+ AP2)/5
AP1 = teste cognitivo 1 AP2 = teste cognitivo 2+ prova pratica.
Como critério de avaliação e aprovação do aluno serão utilizadas as normas de funcionamento dos cursos de graduação da Universidade Federal do Piauí. A saber: Será considerado aprovado no componente curricular o aluno que (Art. 111): I Obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente curricular e média aritmética igual ou superior a 7,0 nas avaliações parciais; II Submetido ao exame final, obtiver média aritmética igual ou superior a 6,0 (seis) resultante da média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final. Será considerado reprovado o aluno que se incluir em um dos três itens (Art. 112): I Obtiver frequência inferior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente curricular; II Obtiver média aritmética inferior a 4,0 nas avaliações parciais (Neste caso o aluno não se poderá se submeter ao exame final Art. 113); III Obtiver média aritmética inferior a 6,0 resultante da média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final.
|
Horário de atendimento:
| |
Bibliografia:
| Bases da técnica cirúrgica Bibliografia Básica: Goffi, FS: Técnica Cirúrgica - bases anatômicas, fisiopatológicas e técnicas da cirurgia. Ed. Atheneu, 4a edição, 2007. MARQUES, R.G. Técnica operatória e cirúrgica experimental . Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
Bibliografia Complementar: SABISTON Jr, D.C. Textbook of Surgery: The Biological Basis of Modern Surgical Practice. 4.th. Philadelphia: Saunders, 2004. MAGALHÃES, H.P. Técnica cirúrgica e cirurgia experimental. São Paulo: Sarvier, 1996. Monteiro, ELC; Matos E. Técnica Cirúrgica. Guanabara Koogan. 1ª edição 2006
|