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DCE0005 - ECONOMIA DAS EMPRESAS - Turma: 01 (2022.2)

Tópicos Aulas
Apresentação e análise do Plano de Disciplina (17/11/2022 - 17/11/2022)

Apresentação e análise do Plano de Disciplina.

PLANO DE DISCIPLINA 2022.2

 EMENTA:

 Conceituação de empresas: visão sistêmica. Comportamento humano na administração. Instrumentos de ação gerencial. Análise organizacional. A empresa e o ambiente externo. Planejamento empresarial. Ação empresarial.

 OBJETIVOS:

 Compreender e avaliar a organização e sua relação com o sistema econômico.

  • Identificar os conceitos de gestão de pessoas, estratégia competitiva, cooperação empresarial e análise econômica da organização.

 PROGRAMA:

 Estrutura, organização e sistema.

1.1.   Dimensões do grupo.

1.2.   Grupo estável.

1.3.   Organização.

1.4.   Estrutura.

1.5.   Sistema.

1.6.   Comportamentos sociais.

1.7.   Tipologia das organizações.

1.8.   Conformidade.

1.9.   Organicidade.

1.10. Objetivo do benefício.

1.11. Grupos informais.

1.12. Estereótipos culturais.

1.13. Empresa pública e privada.

1.14. Poder e autoridade nas organizações.

1.15. Poder como forma de pressão para alcançar metas.

1.16. Tipologia da liderança.

1.17. Comunicação.

 Organizações e sistemas complexos.

2.1.   Características dos sistemas complexos.

2.2.   Não linearidade.

2.3.   Análise racional.

 Sistemas organizacionais.

3.1.   Definição.

3.2.   Culturas e estilos organizacionais.

3.3.   Estrutura organizacional.

3.4.   A função do PMO.

3.5.   Sistema de gerenciamento de projetos.

3.6.   Processos de gerenciamento de projetos.

3.7.   Grupos de processos de gerenciamento de projetos.

3.8.   Grupos de processos de iniciação.

3.9.   Grupos de processos de planejamento.

3.10. Grupos de processos de execução.

3.11. Grupos de processos de monitoramento e controle.

3.12. Grupos de processos de encerramento.

 Analise de custo.

4.1.   Conceitos básicos de custo.

4.2.   Outros conceitos básicos.

4.3.   Distinção entre custo e despesa.

4.4.   Encargos financeiros.

4.5.   Classificação de custos.

4.6.   Elementos que compõe o custo de fabricação.

4.7.   Frequência de pedidos.

4.8.   Custo total.

4.9.   Analisando propostas de fornecedores.

4.10. Métodos de custeio.

4.11. Calculando o custo.

4.12. Critério de rateio dos CIF aos departamentos.

4.13. Produção equivalente.

4.14. Custeio variável.

4.15. Análise custo/volume/lucro.

4.16. Ponto de equilíbrio.

4.17. Custo-padrão.

4.18. Custo baseado em atividades.

4.19. Aplicação prática do ABC.

4.20. Fixação do preço de venda.

4.21. Aspectos que interferem na formação de preço.

 Margem de contribuição.

5.1.   Definição.

5.2.   Cálculo.

 Estratégias empresariais.

6.1.   Estratégia nos negócios.

6.2.   Conceito moderno de estratégia.

6.3.   Tipos de estratégias empresariais.

6.4.   Estratégias de crescimento.

6.5.   A estratégia e os clusters competitivos.

6.6.   Gestão estratégica.

6.7.   Pensamento estratégico.

6.8.   Flexibilidade.

6.9.   O processo de definição da estratégia.

 Processos de gestão de pessoas.

7.1.   Provisão – planejamento e recrutamento de pessoas.

7.2.   Aplicação – desenho e análise os cargos e avaliação e desempenho.

7.3.   Manutenção – remuneração e benefícios.

7.4.   Desenvolvimento – treinamento e desenvolvimento de pessoas.

7.5.   Monitoração.

7.6.   Como motivar os funcionários.

 Planejamento estratégico.

8.1.   Planejamento e administração estratégica.

8.2.   Níveis de planejamento.

8.3.   Atividades de planejamento de marketing.

8.4.   Planejamento e gestão estratégica de marketing.

8.5.   Formulação de estratégias.

8.6.   Missão.

8.7.   Visão.

8.8.   Valores.

8.9.   Objetivos.

8.10. SMART.

8.11. Análise da situação.

8.12. Análise ambiental.

8.13. SWOT.

8.14. Análise de portfólio.

8.15. Formulação de alternativas de estratégicas.

8.16. Avaliação das alternativas.

8.17. Decisão.

8.18. Utilidade do plano estratégico.

 Política de preços.

9.1.   Valor e preço.

9.2.   A estratégia de preços no varejo

9.3.   O preço e o comportamento do consumidor.

 PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS:

 a)     Roteiros de estudo;

b)     Estudo e discussão de texto;

c)      Estudo em grupo;

d)     Seminários.

 RECURSOS METODOLÓGICOS:

 a)     Quadro branco;

b)     Datashow;

c)      Livros-texto.

d)     Apostilas.

 SISTEMA DE AVALIAÇÃO

 a)     Três provas individuais, nos 10ª, 20ª e 30º.encontros, no valor de dez pontos – a aplicação da 3ª prova poderá ser antecipada se o assunto da disciplina já tiver sido encerrado;

 I. A prova pode ser respondida a lápis. Porém, provas a lápis não poderão ter a sua correção contestada.

II. Não escreva entre as linhas nem nas margens esquerda, direita, superior ou inferior. Use o verso da prova ou a folha fornecida pelo professor.

III. Respostas com caligrafia ilegível serão consideradas erradas.

IV. Durante a prova é proibido fazer ou atender ligações telefônicas, além de utilizar aparelhos de som ou assemelhados.

V. É proibido o uso de celular, prancheta eletrônica ou assemelhado como calculadora.

VI. Erros de português são inadmissíveis. Somente quinze falhas serão toleradas.

VII. Deixe um espaço de uma linha entre as respostas.

VIII. A simples reprodução do texto original não será aceita como resposta. Interprete-o à sua moda.

IX. Não serão aceitos exemplos iguais aos citados no texto ou na exposição do professor. Crie exemplos próprios.

X. Não responda o que não lhe foi perguntado.

XI. Vale o que está escrito.

XII. Questões que necessitem de cálculos devem apresentar memória de cálculo.

XIII. Cálculos e respostas numéricas devem ser arredondados até a segunda casa decimal.

XIV. Economia não tem acento (^).

XV. Explicar e dissertar são diferentes de citar.

XVI. Não lhe serão pedidas definições, mas as suas interpretações e aplicações práticas.

XVII. Considere que o professor não sabe a resposta e você terá de escrever explicando os termos incomuns, de forma que ele a entenda.

XVIII. Se você tiver mais de 25% de faltas não justificadas, não poderá participar de uma eventual prova de repescagem.

IXX. Se você for flagrado em atitude desonesta receberá nota zero e não poderá participar de uma eventual prova de repescagem.

XX. Não seja simplista nas suas respostas, tentando resumir em poucas linhas o que necessita de muitas para ser eficientemente explicado.

XXI. Após o término e a saída do primeiro aluno da sala onde se realiza a prova, é vedada a entrada de novos alunos.

XXII. A cópia de trechos de textos sem a indicação de autoria configura crime de contrafação, previsto na lei no 9.610/98 – lei dos direitos autorais, pelo que a questão será invalidada de forma integral.

XXIII. Em provas onde a consulta é aberta, é vedada a troca ou o repasse de textos de qualquer natureza.

XXIV. O conteúdo das disciplinas pré-requisito serão cobradas de forma resumida nas avaliações.

XXV. O desrespeito a estas orientações acarretará na desconsideração de eventual questão extra ou questão desafio.

 b)     O conteúdo da disciplina pré-requisito, Economia Neoclássica II, será cobrado nas provas escritas.

c)      O aluno receberá a sua prova via SIGAA e terá entre duas e quatro horas para enviá-la para o professor pela mesma plataforma.

d)     Participação nas aulas.

BIBILIOGRAFIA

 Básica

 ANSOFF, H. Igor & MCDONNEL, Edward J. Implantando a Administração Estratégica. São Paulo. Atlas. 1993.

  • BRICKLEY, James A., SMITH JR, Clifford W. and ZIMMERMAN, Jerold. L. Managerial Economics and Organization Architecture. Boston. McGraw-Hill Irwin. 2001.
  • BESANKO, David, DRANOVE, David e SHANLEY, Mark. (2000) Economics of Strategy. New York. John Wiley & Sons (versão em português: Economia da Estratégia (3ª Edição). Porto Alegre. Bookman. 2006.
  • BULGACOV, Sérgio. Manual de Gestão Empresarial. Atlas, São Paulo: 1999.
  • BRUNSTEIN, Israel. Economia de Empresas: gestão econômica de negócios. Atlas, São Paulo: 2009.
  • BULGARELLI, Waldirio (2000). Sociedades Comerciais. São Paulo. Atlas. 2001.
  • CAMILO, Silvio Parodi Oliveira. Registro de Empresa. Porto Alegre. Edições Sebrae. 1999.
  • FERRAZ, João Carlos & HAGUENAUER, Lia & KUPPFER, David. Made in Brazil – Desafios competitivos para a indústria. Rio de Janeiro. Campus. 1995.
  • FOSS, Nicolai J. & KNUDSEN, Christian (ed.) Towards a competence theory of firm. Routledge. London. 1996.
  • McGUIN, Primo. Avaliação Econômica de Empresas: técnica e prática. Atlas, São Paulo: 1995.

 Complementar

 GHEMAWAT, Pankaj. A estratégia e o cenário dos negócios: texto e casos. Porto Alegre. Bookman. 2000.

  • HASENCLAVER, L. e KUPFER, D. Economia Industrial. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
  • HENKIN, Hélio. Fundamentos Teóricos da Subcontratação Industrial: Formulações à Luz da Teoria dos Custos de Transações. Porto Alegre. Textos Didáticos. Departamento de Economia. UFRGS, 1996.
  • HENKIN, Hélio e HEXSEL, Astor. Os Conceitos de Eficácia Operacional e estratégia propostos por Porter: fundamentos econômicos e análise crítica. Revista de Administração USP. V.38 N.3 Julho-Agosto-Setembro, 2003.
  • PORTER, Michael E. Estratégia Competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Rio de Janeiro: Campus, 1986.
Estrutura, organização e sistema (18/11/2022 - 18/11/2022)

Estrutura, organização e sistema - primeira parte

Estrutura, organização e sistema (24/11/2022 - 24/11/2022)

Estrutura, organização e sistema - segunda parte

Organizações e sistemas complexos (25/11/2022 - 25/11/2022)

Organizações e sistemas complexos.

Sistemas organizacionais (01/12/2022 - 01/12/2022)

Sistemas organizacionais - primeira parte.

Sistemas organizacionais (02/12/2022 - 02/12/2022)

Sistemas organizacionais - segunda parte.

Sistemas organizacionais (08/12/2022 - 08/12/2022)

Sistemas organizacionais - terceira parte.

Sistemas organizacionais (09/12/2022 - 09/12/2022)

Sistemas organizacionais - quarta parte.

Sistemas organizacionais (15/12/2022 - 15/12/2022)

Sistemas organizacionais - quinta parte.

Análise de custos (16/12/2022 - 16/12/2022)

Análise de custos - primeira parte.

Primeira prova (12/01/2023 - 12/01/2023)

Primeira prova

Análise de custos (19/01/2023 - 19/01/2023)

Análise de custos - segunda parte

Análise de custos (20/01/2023 - 20/01/2023)

Análise de custos - terceira parte.

Análise de custos (26/01/2023 - 26/01/2023)

Análise de custos - quarta parte.

Análise de custos (27/01/2023 - 27/01/2023)

Análise de custos - quinta parte

Análise de custos (02/02/2023 - 02/02/2023)

Análise de custos - sexta perte.

Análise de custos (03/02/2023 - 03/02/2023)

Análise de custos - sétima parte.

Margem de contribuição (09/02/2023 - 09/02/2023)

Margem de contribuição - primeira parte.

Margem de contribuição (10/02/2023 - 10/02/2023)

Margem de contribuição - segunda parte.

Segunda prova (16/02/2023 - 16/02/2023)

Segunda prova.

Estratégias empresariais (23/02/2023 - 23/02/2023)

Estratégias empresariais - primeira parte.

Estratégias empresariais (24/02/2023 - 24/02/2023)

Estratégias empresariais - segunda parte.

Processos de gestão de pessoas (02/03/2023 - 02/03/2023)

Processos de gestão de pessoas - primeira parte.

Processos de gestão de pessoas (03/03/2023 - 03/03/2023)

Processos de gestão de pessoas - segunda parte.

Planejamento estratégico (09/03/2023 - 09/03/2023)

Planejamento estratégico - primeira parte.

Planejamento estratégico (10/03/2023 - 10/03/2023)

Planejamento estratégico - segunda parte.

Planejamento estratégico (16/03/2023 - 16/03/2023)

Planejamento estratégico - terceira parte.

Planejamento estratégico (17/03/2023 - 17/03/2023)

Planejamento estratégico - quarta parte.

Política de preços (23/03/2023 - 23/03/2023)

Política de preços - primeira parte.

Política de preços (24/03/2023 - 24/03/2023)

Política de preços - segunda parte.

Frequências da Turma
# Matrícula NOV DEZ JAN FEV MAR Total
17 18 24 25 01 02 08 09 15 16 12 19 20 26 27 02 03 09 10 16 23 24 02 03 09 10 16 17 23 24
1 2015901**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
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