Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Procedimentos de Ensino e Aprendizagem: A disciplina, com carga horária de 60 horas, está estruturada em 02 unidades (introdução à bioquímica e biomoléculas; metabolismo das biomoléculas) contará com aulas teóricas presenciais expositivas e dialogadas, e aulas práticas realizadas no laboratório de Bioquímica. A verificação da aprendizagem será contínua e ocorrerá tanto nas aulas teóricas como práticas, por meio: da resolução e discussão de listas de exercícios, estudos de caso, leitura e discussão de artigos científicos etc.; da discussão dos resultados experimentais e entrega de relatórios; e atividades avaliativas teórico-práticas (realizadas em sala de aula ou na plataforma Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - Sigaa). As atividades experimentais no laboratório abordam aplicações e/ou aspectos experimentais do conteúdo programático. Os materiais de apoio (livros digitais, resumo das aulas, atividades, videoaulas, artigos científicos etc.) serão disponibilizados no Sigaa) e Google Drive da disciplina. Os artigos científicos (previamente selecionados e referentes aos conteúdos programáticos abordados) usados para grupos de discussão, estudo dirigido e/ou apresentação de seminários estarão disponíveis em periódicas indexados e de acesso gratuito. Os exercícios e/ou trabalhos, as atividades avaliativas, frequência, participação e desempenho dos alunos serão registrados e monitorados pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Recurso didático: Serão utilizados os recursos disponíveis no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), e na plataforma Google (Sala de Aula/Classroom, Drive e Formulários), como ambiente virtual de aprendizagem, o atendimento individualizado aos discentes será feito pelo aplicativo WhatsApp e correio eletrônico (e-mail). Os materiais de apoio elaborados pela docente da disciplina, recursos audiovisuais, videoaulas etc. serão disponibilizados no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Os alunos serão acompanhados pelo professor na execução de atividades e exercícios disponíveis e indicados no sistema Sigaa e/ou na plataforma Google Formulários).
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação da aprendizagem é pautada na Resolução n. 043/95 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPEX/UFPI. Serão realizadas pelo menos 3 formas distintas de avaliação A avaliação da aprendizagem e o grau/nível do aproveitamento/rendimento acadêmico (numa escala de 0 a 10) serão realizados pelo acompanhamento contínuo do desempenho e participação do aluno (principalmente no sistema Sigaa), com o objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno com retornos/feed backs constantes para correção de equívocos, erros ou dificuldades na compreensão dos conteúdos ministrados, considerando principalmente os resultados obtidos em 03 avaliações parciais. A média aritmética das 03 notas (nota 01, nota 02 e nota 03) da disciplina, registradas em uma escala de 0 a 10, em datas previamente agendadas e com concordância dos alunos matriculados na disciplina, será a média final da disciplina. Essas notas serão compostas da seguinte forma: A) Nota 01 e Nota 02 - média aritmética de 03 tipos de atividades: 1) média das notas atribuídas à resolução de todas as atividades ou exercícios propostos nas aulas; 2) participação, frequência e entrega de relatórios das atividades experimentais no laboratório de Bioquímica; 3) avaliação cadastrada no Sigaa com questões objetivas e subjetivas (P1 e P2), previamente agendadas no cronograma da disciplina. B) Nota 03 - média aritmética das resoluções de exercícios ou trabalho (questão problema ou estudo de caso), realizado individualmente referente aos conteúdos programáticos definidos, e avaliação cadastrada no Sigaa com questões objetivas e subjetivas (P3), previamente agendadas no cronograma da disciplina. C) A média aritmética da disciplina será: Média = (N1 + N2 + N3) / 3. Os alunos que não obedecerem aos prazos e datas marcadas antecipadamente para realização das atividades avaliativas e/ou qualquer outra forma de avaliação do desempenho acadêmico e do processo ensino-aprendizagem ficarão como nota 0 (zero), salvo os casos previstos na Resolução n. 043/95 do CEPEX/UFPI. A avaliação final (exame final), quando necessária constará de todo o conteúdo programático. Os critérios que norteiam a aprovação ou reprovação do aluno na disciplina são: a) média aritmética igual ou maior que 7,0 nas avaliações parciais e frequência igual ou maior que 75%: aprovado; b) média aritmética igual ou maior que 4,0 e menor que 7,0 e frequência igual ou maior que 75%: submetido a exame final; c) média aritmética menor que 4,0: reprovado por nota; d) média aritmética maior que 6,0 (resultante da média aritmética das avaliações parciais e do exame final) e frequência igual ou maior que 75%: aprovado; e) média aritmética menor que 6,0 (média aritmética das avaliações parciais e do exame final): reprovado; f) frequência menor que 75 % da carga horária da disciplina: reprovado por falta. |
Horário de atendimento:
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Bibliografia:
| CAMPBELL, M. K. Bioquímica 3. ed. Porto Alegre, Editora Artes Médicas, 2000. CHAMPE P. C; HARVEY R.A.; FERRIER D.R. Bioquímica ilustrada. 3. ed. Editora Artmed, 2006. LEHNINGER, A. L. Bioquímica. São Paulo: Edgard Blucher, 2003. PRATT C. V.; CORNELY K. Bioquímica Essencial. Editra Guanabara Koogan, 2006. KOOLMAN J.; ROHM K.cH. Bioquímica texto e atlas. e. ed. Editora Artmed, 2005 VOET, D. Fundamentos de Bioquímica. Editora Artmed, 2000. Bibliografia complementar Artigos do periódico Química Nova (pdf). Artigos do periódico Química Nova na escola (pdf). Artigos do periódico Revista Virtual de Química (pdf). Videos da Royal Society of Chemistry. Vídeos do TED-Ed. |