-

CMR0047 - ESTAGIO SUPERVISIONADO I- LICENCIATURA EM BIOLOGIA - Turma: 01 (2022.2)

Tópicos Aulas
Aula de acolhimento (21/11/2022 - 21/11/2022)
- Texto acadêmico sobre as mudanças do ensino de ciências com a BNCC (25/11/2022 - 25/11/2022)
- Texto acadêmico 2 para avaliação crítica (28/11/2022 - 28/11/2022)
- Aula assíncrona com resenha crítica sobre o texto 2 (02/12/2022 - 02/12/2022)
Jogo do brasil - atividade assíncrona (05/12/2022 - 05/12/2022)
Jogo do Brasil - atividade assíncrona (09/12/2022 - 09/12/2022)
Paralização dos alunos (12/12/2022 - 12/12/2022)
- Aula assíncrona com resenha crítica sobre o texto 2 (16/12/2022 - 16/12/2022)
- Tipos de Tecnologia na educação (19/12/2022 - 19/12/2022)
- Aula de natal com comemoração (23/12/2022 - 23/12/2022)
Cont. de tipos de tecnologias e mídias digitais (26/12/2022 - 26/12/2022)
Recesso (30/12/2022 - 30/12/2022)
Recesso (02/01/2023 - 02/01/2023)
retorno - discussão texto tecnologias (06/01/2023 - 06/01/2023)
Cont. de tipos de tecnologias e mídias digitais (09/01/2023 - 09/01/2023)
BNCC 1 (13/01/2023 - 13/01/2023)
BNCC 2 (16/01/2023 - 16/01/2023)
- Organização das ideias para o Projeto de Integração (Ensino médio) (23/01/2023 - 23/01/2023)
Aula reservada para a construção das ideias e preparo dos materiais e documentos escritos (Projeto Integração- Ensino médio) (27/01/2023 - 27/01/2023)
- Aula reservada para a construção das ideias e preparo dos materiais e documentos escritos (Projeto Integração- Ensino Médio) (30/01/2023 - 30/01/2023)
- Aula reservada para a construção das ideias e preparo dos materiais e documentos escritos (Projeto Integração- Ensino Médio) (03/02/2023 - 03/02/2023)
- Aula reservada para a construção das ideias e preparo dos materiais e documentos escritos (Projeto Integração- Ensino Médio) (06/02/2023 - 06/02/2023)
- Aula reservada para a construção das ideias e preparo dos materiais e documentos escritos (Projeto Integração- Ensino Médio) (10/02/2023 - 10/02/2023)
- Aula reservada para a construção das ideias e preparo dos materiais e documentos escritos (Projeto Integração- Ensino Médio) (13/02/2023 - 13/02/2023)
- Finalização do projeto de integração e orientações finais para o projeto de integração (17/02/2023 - 17/02/2023)
Projeto de integração (Ensino médio) na escola (20/02/2023 - 20/02/2023)
- Projeto de integração (Ensino médio) na escola (24/02/2023 - 24/02/2023)
- Organização das ideias para o Projeto de Intervenção (Ensino Fundamental) (27/02/2023 - 27/02/2023)
- Apresentação do relatório de vivência do projeto de integração no ensino médio (03/03/2023 - 03/03/2023)
- Aula reservada para a construção das ideias e preparo dos materiais e documentos escritos. (Projeto intervenção -Ensino Fundamental) (06/03/2023 - 06/03/2023)
- Aula reservada para a construção das ideias e preparo dos materiais e documentos escritos. (Projeto intervenção -Ensino Fundamental) (10/03/2023 - 10/03/2023)
- Finalização do projeto de integração e apresentação em sala (13/03/2023 - 13/03/2023)
- Orientações finais para o projeto de intervenção (Ensino Fundamental (17/03/2023 - 17/03/2023)
- Projeto de intervenção na escola (Ensino Fundamental) (20/03/2023 - 20/03/2023)
- Projeto de intervenção na escola (Ensino Fundamental) (24/03/2023 - 24/03/2023)
Apresentação do relatório de vivência do projeto de intervenção no Ensino Fundamental (27/03/2023 - 27/03/2023)
- Aula de debate sobre a disciplina e ultimo dia de aula (31/03/2023 - 31/03/2023)
exame final (03/04/2023 - 03/04/2023)
Frequências da Turma
# Matrícula NOV DEZ JAN FEV MAR ABR Total
18 21 25 28 02 05 09 12 16 19 23 26 30 02 06 09 13 16 20 23 27 30 03 06 10 13 17 24 27 03 06 10 13 17 20 24 27 31 03
1 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2020907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2020902**** 0 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 0 37
4 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2019904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2019904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019904**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
2 2016905**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
3 2020905**** 10,0 8,5 9,0 9.2 0 AM
4 2018900**** 8,0 10,0 9,0 9.0 0 AM
5 2019904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2018905**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
7 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2018902**** 8,0 0,0 0,0 2.7 0 RN
9 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
10 2020902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 37 RF
11 2020907**** 10,0 10,0 8,0 9.3 0 AM
12 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Processo de formação e a trajetória da profissionalização docente e suas instâncias constitutivas; Laboratório e oficinas de: Planejamento, ação docente e avaliação; construção de materiais didáticos; utilização das novas tecnologias em educação (internet, TV, escola).
Objetivos: OBJETIVO GERAL: Planejar, Refletir e Investigar a prática pedagógica em Ciencias Biológicas buscando a produçao de conhecimento. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Propiciar ao aluno um sólido conhecimento sobre o ensino de Biologia incluindo o estudo sistemático dos fatos, conceitos e teorias fundamentais sob o ponto de vista crítico; - Desenvolver a capacidade de compreender e aprofundar as explicaçoes atualizadas de processos e conceitos biológicos, a importância da ciencia e tecnologia na vida moderna; - Obter conhecimento relativo as propostas curriculares em Biologia, considerando as experiencias do cotidiano e importância da biologia na formaçao do cidadao.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Haverá encontros semanais síncronos com os alunos matriculados; estudos individuais e coletivos sobre o
conteúdo a ser trabalhado; participação em fóruns de discussão com trabalhos científicos; oficinas para elaboração de: planos de aula e/ou ensino, sequências didáticas, avaliação para o ensino básico; estudo e seleção de conteúdos norteados pela Base Nacional Comum Curricular.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação terá caráter diagnóstico, formativo e somativo. Desse modo, o licenciado será avaliado individualmente e/ou em grupo e, portanto, deverá participar das atividades propostas, sendo observado os seguintes aspectos:
• Frequência mínima de 75% da carga horária, que será distribuída em atividades síncronas e assíncronas;
• Assiduidade, interesse, participação e responsabilidade na realização e entrega das atividades propostas
no presente plano;
• Qualidade dos trabalhos produzidos.
Para efeito de registro de notas serão considerados:
1ª Nota: Participação nas atividades propostas em sala de aula, sendo o total a somatória das atividades entregues e participação com valor de 0 a 10;
2ª Nota: Relatórios do Projeto de intervenção na escola e de integração da escola com a Universidade, sendo estes documentado em formato escrito e estruturado segundo a ABNT, sendo a nota final a média aritmética dessas atividades que valerá de 0 (zero) a 10 pontos;
3ª Nota: Resumo expandido do Projeto de intervenção na escola ou o de integração com a universidade, sendo este documentado como um relato de experiência e com reflexão crítica sobre a atividade desenvolvida, além da participação em evento científico desse trabalho, sendo o valor total de 0 a 10.
A nota final será a média das atividades propostas acima sendo a nota de aprovação igual ou maior que 7,0.
As avaliações serão regidas de acordo com a resolução n° 187/2022 do CEPEX.
Horário de atendimento:
Bibliografia: Básica
BRANDIM, Maria Rejane Lima; NOGUEIRA, Johnson Fernandes (org.) Ensino de Ciências e de Biologia:
reflexões e práticas [texto]. Parnaíba: Edufpi, 2018.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
DELIZOICOV, D., ANGOTTI, J. & PERNAMBUCO, M.P. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo: 2 a Edição. Ed. Cortez, 2007.
GIORDAN, Marcelo; CUNHA, Marcia B. Divulgação científica na sala de aula. Ijuí: Ed. Unijuí. 2015. PIFFERO, Eliane de Lourdes Fontana et al. Metodologias Ativas e o ensino de Biologia: desafios e possibilidades no novo Ensino Médio. Ensino & Pesquisa, 2020.
PICONEZ, Stela C. B. A prática de ensino e o estágio supervisionado. 24 ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
SEMIS, Laís et. al. (Coord.). Manual das Ferramentas Digitais: 103 dicas para preparar aulas e
atividades para o ensino remoto ou híbrido. NOVA ESCOLA, 2020.
Complementar
BARRETO, Edna Silva; OLIVEIRA, Maria Marly de; ARAÚJO, Mônica Lopes Folena. O Estágio
Supervisionado Obrigatório na formação do professor de Ciências e Biologia: perspectivas de licenciandos e
orientadores. Revista Tempos e Espaços em Educação, Aracajú, v. 8, n. 16, maio/ago. 2015. Disponível em:
https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/3951. Acesso em: 02 de jul. de 2022.
CORCIONE, D. Fazendo oficina. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicações/versus_brasil_vivencias_estagios.pdf. Acessado em: 02 jul. 2022. SCALABRIN, Izabel Cristina; MOLINARI, Adriana Maria Corder. A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. Revista Unar, v. 7, n. 1, p. 1-12, 2013.
Revistas eletrônicas
Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas- https://revista.pgsskroton.com/index.php/ensino
Revista Nova escola- https://novaescola.org.br/
Revista Experiências em Ensino de Ciências- https://if.ufmt.br/eenci/
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
21/11/2022
21/11/2022
Aula de acolhimento
25/11/2022
25/11/2022
- Texto acadêmico sobre as mudanças do ensino de ciências com a BNCC
28/11/2022
28/11/2022
- Texto acadêmico 2 para avaliação crítica
02/12/2022
02/12/2022
- Aula assíncrona com resenha crítica sobre o texto 2
05/12/2022
05/12/2022
Jogo do brasil - atividade assíncrona
09/12/2022
09/12/2022
Jogo do Brasil - atividade assíncrona
12/12/2022
12/12/2022
Paralização dos alunos
16/12/2022
16/12/2022
- Aula assíncrona com resenha crítica sobre o texto 2
19/12/2022
19/12/2022
- Tipos de Tecnologia na educação
23/12/2022
23/12/2022
- Aula de natal com comemoração
26/12/2022
26/12/2022
Cont. de tipos de tecnologias e mídias digitais
30/12/2022
30/12/2022
Recesso
02/01/2023
02/01/2023
Recesso
06/01/2023
06/01/2023
retorno - discussão texto tecnologias
09/01/2023
09/01/2023
Cont. de tipos de tecnologias e mídias digitais
13/01/2023
13/01/2023
BNCC 1
16/01/2023
16/01/2023
BNCC 2
23/01/2023
23/01/2023
- Organização das ideias para o Projeto de Integração (Ensino médio)
27/01/2023
27/01/2023
Aula reservada para a construção das ideias e preparo dos materiais e documentos escritos (Projeto Integração- Ensino médio)
30/01/2023
30/01/2023
- Aula reservada para a construção das ideias e preparo dos materiais e documentos escritos (Projeto Integração- Ensino Médio)
03/02/2023
03/02/2023
- Aula reservada para a construção das ideias e preparo dos materiais e documentos escritos (Projeto Integração- Ensino Médio)
06/02/2023
06/02/2023
- Aula reservada para a construção das ideias e preparo dos materiais e documentos escritos (Projeto Integração- Ensino Médio)
10/02/2023
10/02/2023
- Aula reservada para a construção das ideias e preparo dos materiais e documentos escritos (Projeto Integração- Ensino Médio)
13/02/2023
13/02/2023
- Aula reservada para a construção das ideias e preparo dos materiais e documentos escritos (Projeto Integração- Ensino Médio)
17/02/2023
17/02/2023
- Finalização do projeto de integração e orientações finais para o projeto de integração
20/02/2023
20/02/2023
Projeto de integração (Ensino médio) na escola
24/02/2023
24/02/2023
- Projeto de integração (Ensino médio) na escola
27/02/2023
27/02/2023
- Organização das ideias para o Projeto de Intervenção (Ensino Fundamental)
03/03/2023
03/03/2023
- Apresentação do relatório de vivência do projeto de integração no ensino médio
06/03/2023
06/03/2023
- Aula reservada para a construção das ideias e preparo dos materiais e documentos escritos. (Projeto intervenção -Ensino Fundamental)
10/03/2023
10/03/2023
- Aula reservada para a construção das ideias e preparo dos materiais e documentos escritos. (Projeto intervenção -Ensino Fundamental)
13/03/2023
13/03/2023
- Finalização do projeto de integração e apresentação em sala
17/03/2023
17/03/2023
- Orientações finais para o projeto de intervenção (Ensino Fundamental
20/03/2023
20/03/2023
- Projeto de intervenção na escola (Ensino Fundamental)
24/03/2023
24/03/2023
- Projeto de intervenção na escola (Ensino Fundamental)
27/03/2023
27/03/2023
Apresentação do relatório de vivência do projeto de intervenção no Ensino Fundamental
31/03/2023
31/03/2023
- Aula de debate sobre a disciplina e ultimo dia de aula
03/04/2023
03/04/2023
exame final
Avaliações
Data Descrição
21/01/2023 1ª Avaliação
17/02/2023 2ª Avaliação
24/02/2023 3ª Avaliação
24/03/2023 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1092 26/07/2024 20:29