-

CMR0046 - EVOLUCAO - Turma: 01 (2022.2)

Tópicos Aulas
MATE (Medida de Aceitação da Teoria Evolutiva) (21/11/2022 - 21/11/2022)

Por favor, clique no link (ou copie no seu navegador) e responda ao questionário MATE (Medida de Aceitação da Teoria Evolutiva), um questionário elaborado por pesquisadores da área (Rutlege & Warden, 1999; Rutledge & Kim, 2007) que busca saber sobre o conhecimento de certos assuntos que envolvem os conceitos evolutivos! Espero que gostem de saber um pouco mais sobre seu conhecimento sobre Evolução!

https://forms.gle/qFSMEfTihjmLG4SR6

Após responderem, por favor, calculem a pontuação e preencham a pontuação obtida e me enviem. Aproveitem e relitam sobre os pontos que vocês tiverem dificuldades nas respostas!

Plano de ensino e Introdução (21/11/2022 - 21/11/2022)
As evidências da Evolução (23/11/2022 - 23/11/2022)

Documentário National Geographic

https://www.youtube.com/watch?v=26SV_X506VY

Evidência da Evolução em nossos corpos

https://www.youtube.com/watch?v=rFxu7NEoKC8

   Manifesto SBG Ciência e Criacionismo.pdf 
História da Biologia Evolutiva (30/11/2022 - 30/11/2022)
Equilíbrio de HW (05/12/2022 - 05/12/2022)
Prática Equilíbrio de HW Teste qui quadrado (07/12/2022 - 07/12/2022)

https://wpcalc.com/en/equilibrium-hardy-weinberg/

Variação (14/12/2022 - 14/12/2022)
  A new view of the tree of life.pdf 
Segue o artigo que comentei em aula.
Variação (19/12/2022 - 19/12/2022)
https://www.nature.com/articles/s41437-018-0113-y#ref-CR19
Avaliação 1 (09/01/2023 - 09/01/2023)

As evidências da Evolução (Cap 3 Ridley)

O surgimento da Biologia Evolutiva (Cap 1 Ridley)

Equilíbrio de Hardy-Weinberg (Início do Cap de Variação e início Cap 5 A Teoria da Seleção Natural do Ridley)

Variação (Cap 9 Futuyma)

A origem da variação genética (Cap 10 Futuyma)

Textos (no SIGAA)

Seleção Natural e Adaptação (11/01/2023 - 11/01/2023)
Modelos de Seleção (18/01/2023 - 18/01/2023)

Link da palestra que comentei ontem em aula, dos Grant sobre a pesquisa com os tentilhões:

https://www.youtube.com/watch?v=lQ0rJRaOV78&t=1512s

Modelos de Seleção (23/01/2023 - 23/01/2023)
Seleção natural Prática (25/01/2023 - 25/01/2023)
Seleção natural Prática Camuflagem (30/01/2023 - 30/01/2023)
Prática de seleção natural (01/02/2023 - 01/02/2023)

Para esta prática vocês precisam acessar o seguinte link:

https://app.legendsoflearning.com/join/YXNzaWdubWVudC0yMjc4Mzc1

 

Assim que acessarem, vocês terão acesso a algumas informações sobre seleção natural e sobre o jogo.

Basicamente, explore como organismos com diferentes características sobrevivem a vários agentes de seleção dentro do ambiente. Desafie-se a determinar quais mutações são vantajosas com várias pressões de seleção, quais mutações não oferecem nenhum benefício e como criar uma população estável de coelhos

O monitor da disciplina irá auxiliá-los, caso precisem. 

Acompanharei o desenvolvimento de cada um de vocês na atividade pelo próprio site (ele me dá total acesso a suas atividades e o andamento do jogo de cada um).

Espero que divirtam-se e aprendam bastante!

Deriva genética (06/02/2023 - 06/02/2023)
Prática Deriva Genética (08/02/2023 - 08/02/2023)
Prática Deriva Genética (13/02/2023 - 13/02/2023)

Para a prática, acessem o link:

https://cartwrig.ht/apps/genie/

Sobre a simulação

Esta simulação foi projetada para demonstrar a deriva genética e o fluxo gênico em uma população finita. Cada célula na grade representa um indivíduo na população e sua cor representa um alelo único. À medida que as simulações acontecem, você pode inverter as frequências de alelos na população, mudando conforme as cores das células individuais mudam com o tempo.

Executando a simulação

Controles
Para iniciar a simulação, pressione “Iniciar”
Para parar a simulação, pressione “Pause”
Para gerar aleatoriamente uma nova população inicial e começar a simulação novamente, pressione “Reiniciar”
Você também pode editar a taxa de mutação usada durante a simulação.
Para criar uma barreira na grade, basta clicar na célula em que deseja que a barreira apareça.
Para remover uma barreira, basta clicar na célula novamente. Para saber mais sobre barreiras, consulte “Barreiras” abaixo
Para forçar a ocorrência de uma mutação em uma célula, clique na célula enquanto pressiona a tecla SHIFT. Para saber mais sobre mutações, consulte “Mutações” abaixo
Barreiras
Nesta simulação, as barreiras representam marcos físicos nos quais o indivíduo não pode viver. As células marcadas como barreiras não serão copiadas para as células vizinhas e as células vizinhas não podem ser copiadas para as barreiras. Portanto, construir uma linha de barreiras criaria uma linha física através da qual as células não podem ser copiadas. Barreiras podem então ser usadas para forçar a ocorrência de especiação por meio do isolamento de subpopulações.

Você pode criar uma barreira clicando em qualquer célula.
Você pode clicar e arrastar para criar uma barreira em muitas células.
Mutações
Você pode ajustar a taxa de mutação usada pela simulação.
A taxa de mutação deve ser realisticamente baixa. Se a taxa de mutação for muito alta, você verá muitas cores na grade sendo repetidas para alelos distintos.
As cores neon brilhantes são reservadas para células com alelos mutantes.
Você pode forçar a ocorrência de uma mutação em uma célula clicando na célula enquanto mantém pressionada a tecla SHIFT. Se clicar e arrastar, você pode forçar a ocorrência da mesma mutação em muitas células.

 

Avaliação II (15/02/2023 - 15/02/2023)
Assuntos para avaliação 2:
Capítulo 12: Seleção Natural e Adaptação do livro do FUTUYMA.
Cap 4: Seleção Natural e Variação, do livro do Mark Ridley (2006) (páginas 102 até 111)
Texto Modelos de Seleção Natural
Cap 5: A Teoria da Seleção Natural p. 134-165 do livro Mark Ridley
Cap 6: Eventos Aleatórios na Genética de Populações do livro Mark Ridley.
Aulas práticas e artigos
Diversidade Molecular e Conservação (27/02/2023 - 27/02/2023)
Especiação (01/03/2023 - 01/03/2023)
Especiação (06/03/2023 - 06/03/2023)
Avaliação 3 (15/03/2023 - 15/03/2023)

- Diversidade Molecular

Livro: Biologia Molecular e Evolução, de Sérgio Russo Matioli

Capítulo 22 (edição mais nova): A genética e a conservação da natureza

ou Capítulo 17 (livro da biblioteca ou disponível on line): Diversidade Molecular e Conservação (Antonio M. Solé-Cava)
 
Livro: Ridley p. 181 sobre Ne
 
- Espécies
Livro Futuyma, D. J. Biologia Evolutiva. 
Capítulo 15
 
- Especiação
Futuyma, D. J. Biologia Evolutiva.
Capítulo 16
 
- Evolução Molecular
 
Cap. 7 “A seleção natural e a deriva genética na Evolução Molecular” de RIDLEY, M. Evolução. 3ª ed. Porto Alegre: ArtMed Editora. 2006.
 
Artigo relacionado com esta aula no SIGAA: “A new view of the three of life” de Hug et al. (2016).
Avaliação da disciplina (15/03/2023 - 15/03/2023)

Gostaria de ter um feedback de vocês sobre as disciplinas que ministrei este semestre! O questionário é anônimo, por favor, sinta-se a vontade para colocar seu ponto de vista, sugestões, etc. Sejam gentis em suas colocações e tragam contribuições construtivas para a melhoria das disciplinas.

https://forms.gle/9egC5SZ3jmGcxMeu7

Correção de provas (20/03/2023 - 20/03/2023)
Exame Final (22/03/2023 - 22/03/2023)

O exame final englobará todo o conteúdo da disciplina.

Frequências da Turma
# Matrícula NOV DEZ JAN FEV MAR Total
21 23 28 30 05 07 12 14 19 21 26 28 02 04 09 11 16 18 23 25 30 01 06 08 13 15 27 01 06 08 13 15 20 22 27 29
1 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2020902**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 72
6 2019904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2017908**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2017912**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 72
10 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2016905**** 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
15 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 16
17 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 20115**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 72
20 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019900**** 5,2 7,5 8,2 7.0 0 AM
2 20115**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
3 2019903**** 6,2 7,0 9,0 7.4 0 AM
4 2020905**** 6,5 8,2 6,5 7.1 0 AM
5 2020906**** 3,0 3,3 0,0 2.1 16 RF
6 2018902**** 3,5 2,5 0,0 2.0 0 RN
7 2016905**** 2,5 0,0 0,0 0.8 60 RF
8 2019901**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
9 2019900**** 7,0 3,7 5,0 3.5 4.4 0 RN
10 2019900**** 3,8 5,5 4,0 4.5 4.5 0 RN
11 2018904**** 6,0 4,5 4,8 1.3 3.2 0 RN
12 2017912**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
13 2017908**** 4,8 6,2 7,0 2.8 4.4 0 RN
14 2020902**** 5,8 4,0 3,8 2.7 3.6 0 RN
15 2019904**** 5,0 6,5 6,0 8.8 7.3 0 EF
16 2020902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
17 2019901**** 5,0 9,0 7,0 7.0 0 AM
18 2019901**** 8,0 8,0 7,0 7.7 0 AM
19 2017902**** 2,0 4,3 3,0 3.1 0 RN
20 2019902**** 4,0 5,3 5,0 7.6 6.2 0 EF

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Teorias da evolução; Métodos de estudo da evolução; Sistemas adaptativos, Processos seletivos; Fontes de variação; Genética de populações e evolução; Processos de especiação.
Objetivos: Desenvolver o raciocínio evolutivo possibilitando ao aluno compreender a diversidade dos seres vivos hoje existentes como resultados de um processo evolutivo, bem como utilizar o conhecimento de processos evolutivos para interpretar os fenômenos bio1ógicos e suas diversas aplicaçoes.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas dialogadas, exercícios (problemas), trabalhos em grupo, leitura de texto seguida de discussão e exercícios e discussões em grupo. Aulas práticas adaptadas para o ensino de Evolução.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Serão realizadas três (3) avaliações, com questões subjetivas e objetivas.

Não serão permitidas gravações de voz, imagens ou fotos durante as aulas.
Para requerimento de segunda chamada, o estudante deverá seguir o Regimento Geral da Graduação por meio da Resolução 177/12 Art 108.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BÁSICAS
FUTUYMA D. J., Kirkpatrick, M. Evolution. Sinauer Associates: Oxford University Press; 4 edition. 2017.
FUTUYMA D. J. Biologia Evolutiva. 2ª ed. Ribeirão Preto: SBG. 1992.
FUTUYMA D. J. Evolution. Sunderland: Sinauer Associates Inc.. 2005.
FUTUYMA, D. J. Biologia Evolutiva. 3ª ed. FUNPEC Editora. 2009.
MATIOLI, S. R. Biologia Molecular e Evolução. Ribeirão Preto: Holos. 2001.
RIDLEY, M. Evolução. 3ª ed. Porto Alegre: ArtMed Editora. 2006.

COMPLEMENTARES:
BROWN, M.; MUNN, M.; FURRY, C. Toothpick fish: a middle school activity for teaching genetics and environmental science. Disponível em: http://genetics-education-partnership.mbt.washington.edu/Download/file.html. Acessado em maio de 2011.
DARWIN, C. A origem das espécies. Martin Claret.
FUTUYMA, D. J. Evolução, ciência e sociedade. São Paulo: Sociedade Brasileira de Genética. 2002.
KLAUTAU-MAGALHÃES, M. N.; OLIVEIRA, S. F.; MOREIRA, A.; PEDROSA, H.; CORREIA, A. Dinâmica dos alfinetes no ensino da Genética de Populações. Genética na Escola, 03.02, 42-46. 2008.
MAYR, E. Biologia, Ciência Única. Companhia das Letras. 2005.
MEYER, D.; EL-HANI, C. N. Evolução: o sentido da biologia. Editora UNESP. 2005.
MOODY, P. A. Introdução à Evolução. Brasília: Ed. Da UNB. 1975. 426p.
MORI, L.; MIYAKI, C. Y.; ARIAS, M. C. A Seleção Natural: o caso das joaninhas. Genética na Escola, 04.02, 41-46, 2009.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
21/11/2022
21/11/2022
Plano de ensino e Introdução
21/11/2022
21/11/2022
Aula 1 e Plano de ensino e apresentação da disciplina
21/11/2022
21/11/2022
MATE (Medida de Aceitação da Teoria Evolutiva)
23/11/2022
23/11/2022
As evidências da Evolução
28/11/2022
28/11/2022
História da Biologia Evolutiva
28/11/2022
28/11/2022
Texto em sala O que nem Darwin imaginava + Textos aula passada
30/11/2022
30/11/2022
História da Biologia Evolutiva
05/12/2022
05/12/2022
Equilíbrio de HW
05/12/2022
05/12/2022
Equilíbrio de HW
07/12/2022
07/12/2022
Prática Equilíbrio de HW Teste qui quadrado
12/12/2022
12/12/2022
Seleção Natural CINS -
12/12/2022
12/12/2022
Seleção Natural CINS
14/12/2022
14/12/2022
Variação
19/12/2022
19/12/2022
Variação
09/01/2023
09/01/2023
Avaliação 1
11/01/2023
11/01/2023
Seleção Natural e Adaptação
11/01/2023
11/01/2023
Seleção Natural
16/01/2023
16/01/2023
Modelos de Seleção
18/01/2023
18/01/2023
Modelos de Seleção
23/01/2023
23/01/2023
Modelos de Seleção
25/01/2023
25/01/2023
Seleção natural Prática
30/01/2023
30/01/2023
Seleção natural Prática Camuflagem
01/02/2023
01/02/2023
Prática de seleção natural
06/02/2023
06/02/2023
Deriva genética
08/02/2023
08/02/2023
Prática Deriva Genética
13/02/2023
13/02/2023
Prática Deriva Genética
15/02/2023
15/02/2023
Avaliação II
27/02/2023
27/02/2023
Diversidade Molecular e Conservação
01/03/2023
01/03/2023
Especiação
06/03/2023
06/03/2023
Evolução Molecular
06/03/2023
06/03/2023
Especiação
13/03/2023
13/03/2023
Correções de provas
15/03/2023
15/03/2023
Avaliação 3
15/03/2023
15/03/2023
Avaliação da disciplina
20/03/2023
20/03/2023
Correção de provas
22/03/2023
22/03/2023
Exame Final
Avaliações
Data Descrição
09/01/2023 1ª Avaliação
15/02/2023 2ª Avaliação
15/03/2023 3ª Avaliação
22/03/2023 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Notas disponíveis 17/03/2023
Não teremos aula hoje 22/02 22/02/2023
Prática on line hoje e correção de prova em sala 13/02/2023
Atividade de hoje 01/02/2023
Prática hoje lab Zoologia 30/01/2023
Aula extra hoje 26/01 18h lab bio geral 26/01/2023
Cancelamento de aula 25/01 25/01/2023
Atualização prática de hoje 25/01/2023
Prática 25/01 24/01/2023
Sobre a avaliação de Evolução 08/01/2023
Notícia 16/12/2022
Não haverá aula hoje 28/11 28/11/2022
Link para o inventário conceitual de evolução está funcionando! 25/11/2022
Links e materiais da aula de 23/11 disponíveis 23/11/2022
Sobre o questionário MATE (Medida de Aceitação da Teoria da Evolução) 22/11/2022
Início das aulas hoje - segunda-feira 21/11 21/11/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 21/05/2024 03:13